logo existe um lugar no mundo 1578

5 motivos para conhecer Cumalikizik, na Turquia

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Entrada de Cumalikizik, na Turquia
Entrada de Cumalikizik, na Turquia

Cumalikizik é uma vila turca, fundada há 700 anos, pelos otomanos. A sua importância se deve a lembranças vivas dessa época, a exemplo da arquitetura e das ruas de pedra, que fazem dessa vila, um destino fundamental para quem se interessa pela história e pelas das tradições. Ruas estreitas e de pedra abrigam casas antigas, que vivem em harmonia com a natureza. As árvores e as flores estão por todos os lados. Nós estivemos lá em junho de 2023, inspirados por Cris, uma brasileira que mora há muitos anos em Istambul e tem um canal do Youtube, com dicas incríveis sobre vários destinos na Turquia.  Abaixo, vamos dividir com você, a nossa experiência em Cumalikizik.

placas da cidade e da UNESCO, em Cumalikizik Turquia
Eu, entre as placas da cidade e da UNESCO

Localização e acesso a Cumalikizik

Cumalikizik está localizada a apenas 10 quilômetros de Bursa, o que torna a cidade ideal para um bate e volta. Você pode chegar lá de carro, como nós fizemos, ou optar por um ônibus, bastando se dirigir para um dos terminais em Bursa e pegar o número 38 para Cumalikizik. Para explorar a vila, a gente deixa o carro num estacionamento, na entrada da cidade.

entrada da cidade
Apenas alguns poucos e específicos carros podem entrar na vila

História de Cumalikizik

A história do nome de Cumalikizik é cercada por lendas. Originalmente conhecida como Waqf, a vila foi renomeada Cumalikizik, que em tradução simples significa “garota da sexta-feira”. Acredita-se que este nome tenha sido inspirado pelo fato de a vila ser, na época, um local de descanso nos fins de semana.

Outra versão conta que a tribo Kiziks chegou à região, onde já estava a tribo Karakecili, e pediu a Ertugrul, pai de Osman, uma pátria para se estabelecer. Karakecili se opôs veementemente ao pedido e, como Ertugrul não queria briga, indicou um outro lugar, aos pés do Monte Uludag, na época, Kesis. E para garantir a paz entre as tribos Oghuz, ele casou 7 filhos do mestre da tribo Kızık com 7 filhas da tribo Karakeçili. Um dos 7 filhos de Kızık bey, Cumali Bey, casou e se estabeleceu com sua família no local que deu origem a Cumalikızık – a partir do seu nome, Cumali.

MMTOUT

Explore Cumalikizik em um dia – o que fazer

Embora seja apenas uma vila, Cumalikizik possui atrações fascinantes o suficiente para preencher um dia inteiro de exploração. Recomendamos chegar cedo para aproveitar ao máximo a visita e conhecer os motivos pelos quais você precisa ir até lá para conhecê-la.

Ruas de pedra de Cumalikisik
As ruas de pedra e casas antigas
As ruas da cidade de Cumalikizik
Outra rua da cidade cheia de história

Tomar o café da Manhã

Embora Cumalikizik tenha diversos atrativos históricos, o café da manhã turco, servido em vários restaurantes da cidade, é o grande chamariz para os visitantes. O kahvaltı é uma refeição importante e substancial. Como se sabe, os turcos gostam de uma mesa farta e variada e com o café da manhã, eles capricham: pães de vários tipos, tomates, azeitonas, pepinos, queijos diversos, ovos, vários tipos de pastas, geleias e mel, iogurte e chá preto.

Café da manhã turco, com tomate, azeitona e pepino, na Turquia
O café da manhã é a nossa refeição preferida
Restaurante de café da manhã
Um dos endereços para o café da manhã
Restaurante para o café da manhã em Cumalikizik, Turquia
Esse restaurante oferece o café da manhã ao ar livre
Restaurante de café da manhã
Mais outra opção para o café da manhã em Cumalikizik

Ver as Charmosas Casas Otomanas

O destaque de Cumalikizik são suas casas otomanas, construídas no século 13. Com 270 casas desta época, algumas em processo de restauração ou manutenção, a vila exibe a beleza da arquitetura antiga, com construções em madeira, pedra e adobe – tijolos simples feitos de barro, água e palha – pintadas de azul, roxo, amarelo e, geralmente, com um grande pátio interno. Mais de 180 dessas casas ainda estão habitadas, tornando-as verdadeiros tesouros históricos. Algumas delas estão abertas à visitação.

casas da cidade
Geralmente, as casas têm 2 ou 3 andares e as janelas avançam além das paredes.
As casas da cidade
O comércio está em todas as ruas da cidade

Vivenciar experiências Autênticas

Ao caminhar pelas ruas estreitas de pedra, bastante arborizadas, você se sentirá transportado para um filme sobre a Turquia antiga. E isso é tão real que a cidade é o cenário preferido para a gravação de filmes de época, especialmente, do período otomano, quando a cidade abrigou as primeiras tribos e foi palco de acontecimentos importantes, que influenciaram boa parte do planeta. A despeito das paredes impregnadas de história, os comerciantes armam as suas barracas e oferecem o artesanato e os produtos típicos da região, como sabonetes, frutas, geleias, sucos, doces e cerâmicas.

O comercio no centro da cidade
lojas de artesanato por toda a vila
Sucos de várias frutas à venda, em Cumalikizik
Sucos de cereja, romã, amora, uva e framboesa à venda
Doces em Cumalikizik
Doces de laranja, de figo, de leite, de framboesa e damasco

Conhecer a Mesquita de Cumalıkızık – Testemunho da Arquitetura Otomana

A modesta Mesquita de Cumalikizik é um exemplo significativo da arquitetura otomana clássica, refletindo a rica herança cultural e religiosa da região. Com um minarete renovado e um espaçoso salão de oração, essa mesquita cativa os visitantes com sua beleza e história. As duas fotos abaixo são do site do Turkiye Kultur Portali.

Mesquita de Cumalikizik
O valor histórico da mesquita de Cumalikizik se soma ao da vila
Interior da mesquita de Cumalikizik,
O interior da mesquita de Cumalikizik reúne os moradores da vila nas horas de oração.

Visitar o Museu da Aldeia de Cumalikizik

Neste espaço, inaugurado em 2015, dá para se ter uma ideia de como vivia o povo de Cumalikizik há 700 anos, os costumes, os estilo de vida, as tradições. Lá estão expostos fotos de família, equipamentos e instrumentos de trabalho, documentos antigos, objetos doados pela população. O museu está aberto de terça a domingo, de 9h30 às 17h30. As fotos abaixo são do site do museu.

Museu da Aldeia de Cumalikizik, Turquia
O museu foi criado com o apoio da população
Interior do Museu de Cumalikizik, Turquia
Fotos, documentos e objetos de famílias de Cumalikizik

Cumalikizik em junho

Nós estivemos na vila em meados deste mês e pudemos apreciar a arquitetura, comprar o artesanato e experimentar as frutas e sucos da estação. Todo ano, neste período, acontece o Festival de Cumalikizik, mais conhecido como Festival da Framboesa, uma celebração cultural que destaca as tradições locais. Uma oportunidade única para vivenciar a autenticidade e a hospitalidade turca. Cumalikizik é uma viagem no tempo, que certamente ficará na sua memória. Ao incluí-la em seu roteiro de viagem, você será presenteado com experiências culturais e históricas inesquecíveis.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

48 respostas

      1. Fascinante Sonia. Eu amei a Turquia especialmente a região da Capadócia. E você tem a capacidade de fazer com que a gente queira visitar os locais por onde passa.

    1. Mais um brilhante texto que nos faz viajar para longe sem sair do lugar.
      Um balsano de informações que desperta uma ponta de esperança nesta humanidade que , mesmo sendo capaz de criar tanta beleza ,passa por momentos turbulentos.
      Obrigada amiga !

  1. Oi Sonia, é maravilhoso ver os relatos das suas viagens. Se algum dia estivermos nesses lugares, seus comentários facilitam muito a escolha do nosso roteiro. E, se não formos a esses lugares, sua descrição é tão legal que parece que já estivemos lá.
    Obrigado amiga por mais esse passeio maravilhoso!

      1. Sônia, impossível não amar seus relatos! Quanta riqueza nas suas viagens!
        Vou ficando tão bem informada, que gostaria de ler por horas a fio tudo que você escreve!
        É pra mim um grande prazer, pois as fotos saciam minha curiosidade e acabo me sentindo incluída nesta aventura fascinante! Parabéns querida, você é incrível!

        1. Marili querida, obrigada pelas palavras, pela generosidade. Que bom que o texto provoca tudo isso em você. Fico muito feliz e com mais vontade de fazer mais e melhor.

  2. Como sempre Sônia, você impecável. Não tem como não desejar conhecer, esse belo vilarejo, repleto de cultura, boa comida e muitas frutas deliciosas.
    Obrigadaaa. Bjosss

    1. É verdade, Dura, um país riquíssimo, culturalmente falando. Ficamos impressionados com tanta coisa que há para ver e vivenciar.

  3. Impressionante a riqueza de informações e detalhes!!!
    Sônia, qdo vc escreve se sente viajando e nós temos a sensação de estarmos nesses lugares fantásticos!!!
    Obgdo por esses presentes!

    1. Heuler, muito obrigada por essas palavras. Eu que agradeço imensamente pela visita e por esse retorno. Fico muito feliz com isso! E com mais e mais vontade de fazer melhor.

  4. Li, reli e certamente vou reler novamente. Texto gostoso de ler com muitos detalhes de uma cultura pouco conhecida por nós e por outro lado observamos que muito influenciaram os nossos costumes.
    Adorei as fotos, ver a arquitetura, a pavimentação das ruas, o artesanato e tudo mais…
    Parabéns pelo importante registro é muito agradecida por socializar tantas maravilhas…

    1. Luciana, que bom que você gostou! A Turquia é um país muito rico culturalmente e, por isso, mesmo, inspirador! Obrigada pela visita e pelo comentário generoso!

    1. Cíntia, vi duas casas dessas e não fotografei, acredita? Quando fico muito impactada com algum lugar, esqueço de tirar as fotos. Foi o que aconteceu com Cumalikizik. Tirei poucas fotos para postar no instagram e quase nenhuma para o blog.

  5. Fiquei louca para conhecer esta vila otomana de Cumalikizik na Turquia! Um lugar cheio de charme e história! Parabéns pelo post completíssimo!

    1. Alexandra, Cumalikizik é muito especial, especialmente, para quem é ligado em história, em fatos históricos como o período otomano. Eu confesso que eu adorei.

  6. Que fofa que é Cumalikizik! Adoro a Turquia como um todo e acho incrível conhecer a história de pequenos locais assim que fogem do óbvio.

  7. Muito interessante conhecer a vila turca Cumalikizik. Eu adoro visitar lugares com essa imensidão de história pra contar…e a Turquia é um prato cheio. Esses dias ainda vi um seriado sobre o tomada de Constantinopla pelo Império Otomano!

  8. Que local pitoresco, parecem cenários de filme de fantasia, achei lindíssimo.
    E sempre uma postagem fantástica. Parabéns pelo excelente conteúdo. 😉

  9. Que interessante, Soniha! Adoraria ter conhecido Cumalikzik. Se um dia voltar a Turquia, certamente este será um dos primeiros destinos do meu roteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos