logo existe um lugar no mundo 1578

Vila de Santo Antônio – Bahia: um refúgio de belezas naturais escondido na Linha Verde

Compartilhe esse artigo:

LinkedIn
Telegram
Casinhas coloridas na Vila de Santo Antônio, na Bahia

No final de 2022, tiramos uns dias para descansar. E isso significa nada de correria, horários ou compromissos. Deixamos para trás a escova no cabelo, o sapato no pé, a dieta e seguimos para a Vila de Santo Antônio, um lugarzinho muito especial, na Bahia. Gostamos tanto da experiência que queremos dividi-la com você.

Ruas de terra na Vila de Santo Antônio, na Bahia
Ruas de terra e coqueiros

Localização

A Vila de Santo Antônio fica no quilômetro 73 da Estrada do Coco, entre Porto de Sauipe e Imbassaí, a pouco mais de 200 quilômetros de Aracaju. Para chegar lá, pegamos a SE-100 até encontrar a placa indicando a entrada, em direção ao litoral. Mais 3 quilômetros por uma estrada de terra e encontramos o vilarejo. Quem vai de Salvador, são apenas 90 quilômetros. Do aeroporto de Salvador, 73 quilômetros.

Entrada da Vila de Santo Antônio, na Bahia
É preciso estar atento ao totem que indica a entrada da vila

Vila de Santo Antônio: como é

A Vila, que pertence ao Município de Mata de São João, é um povoado rústico, de casinhas coloridas, com árvores e flores a enfeitar as pequenas e poucas ruas de areia. Nenhuma farmácia ou supermercado. Academia e cabelereiro, nem pensar. Quem precisa de alguma coisa, tem que ir a Imbassaí, que fica a 2 km. A simplicidade é a tônica da Vila de Santo Antônio, assim como a tranquilidade. Barulho, só das palhas dos coqueiros e, à noite, ainda dá para ouvir as ondas do mar, o coaxar dos sapos, o canto das cigarras e dos grilos.

Uma rua na Vila de Santo Antônio, Bahia
Uma das poucas ruas da Vila de Santo Antônio

Vila de Santo Antônio: o que fazer

A ideia é fazer absolutamente nada, já que o objetivo de ir para lá é descansar. E para isso, nada como ir à praia, que fica 200 metros do centro da vila. Quase deserta durante a semana, a praia tem areia branca, fofa na chegada da praia e firme uns 3 metros depois. Dá para andar de bicicleta. O mar é claro, limpo, esverdeado e também um pouco agitado. Em torno, um coqueiral acompanha toda a extensão e emoldura a paisagem. Algumas poucas pedras se acumulam à beira-mar e se encarregam de formar as piscinas naturais, que aparecem na maré seca e fazem a alegria de crianças e de quem gosta da calmaria. Na maré alta, tem até surfista. Não sei se dizer se a praia enche nos finais de semana. Mas durante a semana, quando fui, estava quase deserta.

As piscinas da Praia de Santo Antônio
O coqueiral da praia e as piscinas que se formam
Praia de Santo Antônio, Bahia
A areia durinha da praia é um convite para pedaladas
O mar da praia de Santo Antônio
A transparência do mar da Praia de Santo Antônio, a poucos metros da pousada.
Praia de Santo Antônio, Bahia
Uma praia quase deserta para os visitantes da vila

Vila de Santo Antônio: onde se hospedar

A vila tem várias pousadas, todas simples, rústicas e charmosas. Mas a nossa sugestão é a Pousada Recanto Verde, com apenas 7 chalés, administrada por Patrícia, dona Dorinha e Frederico. A cada chalé, eles deram o nome de um pássaro: Bem-te-vi, Rouxinol, Pardal, Andorinha, Beija-flor, Sabiá e Casa dos Pássaros. Todos têm varanda, rede, mesa e cadeiras para tomar o café da manhã. A pousada fica em meio a um grande terreno, cheio de plantas, flores e coqueiros. Nos fundos, há um espaço para quem quer fazer a própria comida.

entrada da Pousada Recando Verde
A entrada da pousada Recanto Verde
Pousada Recanto Verde
A área da pousada
Bangalôs da Pousada Recanto Verde
Bangalôs simples e cheios de charme. Foto do Booking.com
Bangalô da Pousada Recanto Verde
Este é o bangalô Bem-te-vi, onde nós ficamos
Muitas flores e plantas em torno dos bangalôs

Estrutura

Os quartos são bons, têm TV, internet, cama muito confortável, banheiro e box grandes e ar-condicionado. As opções são as suítes com varanda, para até 3 pessoas, os apartamentos com vista para o jardim e os com varanda, que recebem até 4 pessoas. O café da manhã, a gente escolhe entre as muitas opções, na véspera – café, leite, pão, bolo, frutas, suco, ovo mexido, tapioca, enfim, aquelas coisas gostosas que a gente adora. Ele é servido na hora que a gente marca. A pousada fica a 150 metros da praia, quase particular, com apenas 5 bares ao longo do areal.

Quarto da Pousada Recanto Verde
Um dos quartos da pousada. Foto: Booking
Quarto da Pousada Recanto Verde, em Vila de Santo Antônio, Bahia
Outro quarto da pousada. Foto do Booking
O café da manhã da Pousada Recanto Verde
O variado e farto café da manhã

Vila de Santo Antônio: onde comer

Embora pequena, a Vila de Santo Antônio oferece vários restaurantes, onde a gente pode apreciar a fantástica culinária baiana, além da Pizzaria Pitanga, que em nada deixa a desejar se compararmos com as pizzarias de São Paulo – espaço amplo, decoração rústica, atendimento impecável e a pizza com massa fininha e crocante. Entre muitas opções de petiscos, inclusive, escolhemos uma pizza grande, de gorgonzola com cebola caramelizada e a outra metade de queijo brie com geleia de frutas vermelhas – inesquecíveis.

Pizzaria Pitanga, em Vila de Santo Antônio, Bahia
Pizzaria Pitanga, única na cidade
Pizza da Pizzaria Pitanga
Nossa pizza – uma escolha inesquecível
Luciano canta música popular brasileira na Pizzaria Pitanga
Música ao vivo na Pizzaria Pitanga, com o músico, Luciano.

Entre os restaurantes, destaco o Maria Moqueca, Nativo, O Pescador e o Santo Antônio, onde pudemos degustar moquecas de peixe e camarão, mariscadas, ostras, siri catado e sururu, além de outras iguarias locais. Na praia, tem a barraca Santo Antônio, Maresia, 4 Estações e Domingos do Diogo, que oferecem petiscos e refeições.

Fachada do Restaurante Santo Antônio
O Restaurante Santo Antônio também vende artesanato local
Um dos bares da Praia de Santo Antônio, em Vila de Santo Antônio, Bahia
Um dos poucos bares da praia

Dica

Quem gosta de frutos do mar, vai se dar muito bem na Vila de Santo Antônio. Mas quem não é chegado a um peixinho ou camarão, pode se sentir prejudicado. Na vila, não tem um único lugar que faça um sanduíche e a Pizzaria Pitanga só abre de quinta a domingo. Mas isso não chega a ser um problema e sim uma oportunidade de ir até Imbassaí ou Sauipe e comer por lá. Mas só isso, mesmo. Porque o sossego e a tranquilidade moram na Vila de Santo Antônio.

Moqueca de camarão
A moqueca perfeita que eu comi na barraca Domingos do Diogo

Compartilhe esse artigo:

Publicitária

comentários

72 respostas

1. Amiga, já passamos por lá, é realmente muito agradável. Agora tô cheia de vontade de voltar lá e conferir tudo isso que você falou e mostrou…………valeu muito!!!

1. É um lugar paradisíaco, já conheço há pouco mais de 10 anos e infelizmente a fama está trazendo problemas,vou deixar pra ir lá durante a semana quando eu puder

1. Eu não fiquei no final de semana. Mas durante a semana, mesmo sendo numa época de férias, a praia estava vazia!

1. Que paraíso a Vila de Santo Antônio – Bahia, parece um pouco com Caraiva ou é impressão minha? Só sei que a Bahia é repleta de joias escondidas!

1. Dilson, muito obrigada pelas palavras!!!!
      O preço varia de acordo com a época. Por isso, não falei… para não criar uma frustração. Mas no booking, dá pra ver.
      Grande abraço.

1. Um dos melhores lugares mais bonitos da linha verde,enquanto muitos querem a agitação de praia do forte,eu corro para a vila santo Antônio

1. Através do seu blog, estamos sempre descobrindo novos e surpreendentes lugares a serem visitados. Este aí está mais fácil por ser pertinho e não precisar de dólares! Kkk

2. Já fui muito nos anos 90. Um paraíso. Matéria excelente, como sempre. Só faltou falar de um personagem emblemático, o pescador “seu” Chiquito, uma espécie de prefeito, padre e pajé da Vila.

3. Eu adoro as praias da Bahia, mas ainda não conheço a Vila de Santo Antônio, me passou mesmo uma sensação de tranquilidade, um verdadeiro paraíso. Vou colocar na minha lista, quem sabe em uma próxima viagem?

4. Sônia, obrigada por compartilhar esse paraíso e as dicas que nos passa é muito legal!
    Certamente que vou conhecer e até por ser tão pertinho de nós, aqui de Aracaju.
    Parabéns pela narrativa que nos faz sonhar e ter vontade de estar nesse lugar tão bonito.

Glicia

1. Ainda não conheço nenhum destino na Bahia E desde já, ao ler esse post, fiquei encantada com essa praia maravilhosa e com essas imagens lindas da natureza e praia. Obrigada pela dica da Vila de Santo Antônio.

5. Olá gostaria de informação quanto a estrada ,se carro sem tração chega tranquilo. E se a estrada é segura e de fácil localização, Obrigada.

1. Sim, Márcia, a entrada é de fácil localização, embora o totem esteja com o nome meio apagado. A estrada não está ruim. É de terra e dá uma tremedeira no carro, mas a gente passa sem medo.

6. A Vila de Santo Antônio na Bahia parece daqueles lugares que a gente vê em filmes. Perfeição surreal. As fotos do blog estão fantásticas, e tudo faz a gente querer estar naqueles cenários magníficos.

7. Eu adoro descobrir essas vilas que nos ajudam a desconectar do mundo! e essa de santo antonio, deve ser mega especial, aliás, a bahia é especial né?

1. Edilson, a Vila de Santo Antônio é um lugar pra gente voltar mil vezes! Eu também quero voltar!
      Obrigada pela sua vista e comentário.
      Grande abraço.

8. Eu ainda não conheço essa parte do litoral da Bahia, mas tenho muitaaa vontade! Vila de Santo Antônio é bem o meu tipo de lugar, tranquilo e lindo. Obrigada pela dica

9. Nossa eu amo lugares tranquilos assim! Vou mandar o post pro meu marido quem sabe ele se anima. Não tem nada que ele odeie mais do que ambulantes empurrando coisas que a gente não quer comprar. Ele ama agua do mar quente, embora não seja tão fã de praia e calor. Mas um chalé com TV internet, uma linda vista e natureza ah ele ama! Obrigada pela dica da pousada Recanto verde e dessa pizzaria pitanga, amei!

10. Vila de Santo Antônio parece ser o lugar ideal para umas férias sem compromisso mesmo hein! Mas olha, eu não sairia pra comer um pizza em hipótese alguma, adoro frutos do mar e não faria questão de experimentar todas as opções :).

11. Delícia de lugar, Soninha. Morro de vontade de conhecer Imbassaí e agora já acrescentei Vila de Santo Antônio ao roteiro.

12. Ual Sônia! quanta riqueza a vila de santo antonio apresenta. Eu adoro lugares tranquilos para descansar e passar férias, e esse chalé parece ser bem confortável! Eu amo a energia da bahia, não nada igual né

13. Eu não conhecia essa Vila de Santo Antonio na Bahia! Que delicia de lugar! Amo lugares tranquilos e sossegados onde podemos relaxar , nos desconectar do mundo, e comer! Nossa fiquei com água na boca com essa pizza de gorgonzola , brie geleia de frutas vermelhas! A moqueca também estava com uma cara boa demais! E essa Pousada Recanto Verde que delicia de lugar! Saudades da água quente do Nordeste, faz anos que não vou pra lá!

1. Caroline,
      A Vila de Santo Antônio é, mesmo, um paraíso! Nós nos apaixonamos por lá e queremos voltar.
      Aproveite a inspiração e se programe para conhecer esse lugarzinho especial da Bahia!
      Grande abraço.

14. Sonia, que graça a Vila de Santo Antônio – Bahia, parece um paraíso escondido né? Já quero ir. (rs) Amei de verdade, vou pegar suas dicas para montar meu roteiro