logo existe um lugar no mundo 1578

Sirince: todas as dicas para descobrir o encanto desse vilarejo turco

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Sirince, Turquia
Sirince, Turquia

Sirince foi uma das belas surpresas na nossa viagem de carro pela Turquia em junho de 2023. Neste post, vamos dividir com você, o que vimos em Sirince e o que nos fez nos apaixonar pela cidade, querer voltar e sugerir a vila a outros viajantes

Casas antigas de Sirince, Turquia
Este é o cartão-postal de Sirince

Sirince, uma aldeia turca

Trata-se de uma pequena aldeia na Turquia, situada no alto de uma colina e cercada por pomares de pêssegos.  Acredita-se que Sirince tenha sido fundada no século XV por habitantes de Éfeso que fugiram para o interior para escapar dos piratas. A vila, que até 1920 era uma aldeia grega, tem cerca de 600 habitantes e é conhecida por suas ruas de paralelepípedos, casas antigas e bem preservadas e vinícolas – um dos mais belos vilarejos da costa do Mar Egeu.

Rua de Sirince, na Turquia
As ruas de Sirince são bem cuidadas e arborizadas

O nome da vila

Sirince, que se pronuncia mais ou menos assim,  Shirindge, já foi chamada de Çirkince, que significa feio, em turco. A ideia era que ninguém se interessasse em conhecer o vilarejo, o nome tinha o propósito desencorajar os visitantes. Em 1926, o nome foi trocado pelo governador da província de Izmir, por Sirince, que significa agradável.

Uma rua de Sirince, Turquia
Uma das bem cuidadas ruas de Sirince

Localização

Sirince fica na província de Izmir, a 8 quilômetros de Éfeso e Selcuk, a 527 quilômetros de Istambul.

Quanto tempo ficar

Nós chegamos a Sirince de manhã e fomos embora depois do almoço. Em algumas horas, dá para conhecer a vila, comer e comprar lembrancinhas. Mas para ter uma experiência completa, nada como passar, pelo menos, dois dias na vila, experimentar a culinária, caminhas pelas suas ruas, conhecer o povo simpático que habita a vila, ver o sol se pôr e aproveitar a noite.

Onde se hospedar

O vilarejo oferece opções de hospedagem, seja em um hotel boutique charmoso, uma pousada histórica ou uma casa de férias privada. Certamente, você encontrará um lugar acolhedor para relaxar e aproveitar a beleza desta pitoresca vila turca. Sugiro que você faça a sua escolha considerando a autenticidade do ambiente, a arquitetura e o estilo tradicional da vila. Optar por uma pousada em uma casa histórica pode proporcionar uma experiência mais autêntica. Obviamente, o conforto também precisa ser levado em conta. Ter café da manhã incluído, wi-fi gratuito, ar-condicionado e estacionamento faz a diferença. No Booking.com, encontramos diárias a partir de 220 reais para o casal. Mas seguem algumas opções interessantes, abaixo:

Nisanyan Evleri Hotel

Este hotel boutique é uma coleção de casas de aldeia autênticas e cabanas de montanha. Conhecido por seu charme rústico e vistas panorâmicas deslumbrantes, o Nisanyan Evleri oferece uma experiência única de hospedagem com um toque de luxo. Tem piscina, banho turco e uma torre medieval, onde se pode ter um jantar privativo, observando as estrelas e, quem sabe, a lua.

Nisanyan Evleri Hotel
Um dos aconchegantes e belos quartos do Nisanyan Evleri Hotel

Markiz Konakları Boutique Hotel

Situado em uma casa histórica restaurada, este hotel oferece quartos confortáveis decorados em estilo tradicional, café da manhã e um lindo jardim. O hotel dispões de estacionamento, spa, banho turco, restaurante, sala de reuniões e transfer.

Cama com dossel
Cama com dossel é o que espera por você, neste hotel aconchegante . Foto do Booking.com

Kirkinca Boutique Hotel

Localizado no coração de Sirince, este hotel combina o charme rústico tradicional com o conforto moderno. Os quartos são decorados com móveis antigos e oferecem belas vistas da vila e das montanhas ao redor. O hotel oferece estacionamento, restaurante, piscina e wi fi grátis.

Quarto do Kirkinca Hotel, em Sirince, Turquia
O quarto do Kirkinca Hotel é grande e confortável. Foto do Booking.com

Terrace Houses Sirince

Estas casas são perfeitas para quem busca uma experiência autêntica e se sentir parte da aldeia. Os donos, que têm experiência em artesanato, compraram e cuidaram meticulosamente da restauração de cada casa. Equipadas com cozinhas e áreas de estar, as Terrace Houses são um lugar especial em Sirince, 5 casas, cada uma com sua personalidade, abrigam de 4 a 6 pessoas, com conforto.

A suíte do Terrace Houses, em Sirince, Turquia
A suíte de uma das casas do Terrace Houses

Como chegar a Sirince

Não há transporte regular para a aldeia. As alternativas são participar de uma excursão, pegar um táxi ou alugar um carro. Nós ficamos com esta última opção porque estávamos viajando pelo país de carro. A proximidade com Éfeso facilita, pois existe a possibilidade de combinar a visita – Éfeso + Sirince.

O que fazer em Sirince

Caminhar pelas ruas de paralelepípedo, observar a arquitetura das casas construídas no século XIX, quando ainda era uma aldeia grega, e apreciar a atmosfera autêntica do lugar. Hoje, muitas das casas de paredes brancas, telhados de terracota e varandas de madeira foram restauradas e convertidas em restaurantes e pousadas para receber os visitantes. É tudo feito com capricho e a vila surpreende quem chega.

Ruas de Sirince, na Turquia
Caminhar é a melhor forma de conhecer a vila

Puro charme

Ao longo das ruas de paralelepípedos, a gente encontra lojas e restaurantes cheios de charme, as pousadas e um mercado aberto. Embora o turismo tenha aumentado e contribuído para a economia da aldeia, a agricultura continua sendo a principal atividade. Os habitantes de Sirince produzem azeite e cultivam os melhores pêssegos do país.

Lojinha de Sirince, na Turquia
Uma das inúmeras lojinhas oferece tudo o que a gente adoraria comprar
Loja
Outra loja irresistível da via de Sirince
Lojinha de sabonetes em Sirince
Lojinha de sabonetes em Sirince

Vinho e frutas de Sirince

Sirince também é conhecida pelo vinho que produz, que são muito populares, especialmente, os feitos com maçãs, pêssegos e cerejas. Nas barracas que vendem os vinhos, é possível fazer degustação. Você pode experimentar os vinhos locais, os azeites e observar outros produtos no mercado de artesanato. O povo de Sirince produz e vende rendas, roupas, bordados, bonecas de pano, tapetes, joias, sabonetes, cerâmica, frutas secas, especiarias e crochê.

Loja de vinho
Nessa loja, você compra o vinho e bebe um café feito na areia quente
Loja de vinhos
Nessa loja, além de vinho, encontramos sucos, geleias e doces irresistíveis
Café feito na areia quente
Este é o local para fazer o café na areia quente

Onde comer em Sirince

Experimentar a rica culinária turca também é uma programação a fazer na vila. A culinária de Şirince é uma deliciosa combinação de sabores turcos e influências da cozinha grega. Pratos típicos incluem moussaka, Gozleme e doces como baklava. A variedade de lugares para comer é grande e você vai ter dificuldade em escolher. Nós almoçamos no que consideramos o mais charmoso: Siricem Pension, restaurante e cafe.

A colorida fachada do Sirincem, em Sirince, Turquia
A colorida fachada do Sirincem
O ambiente decorado e arborizado do Siricem, em Sirince, Turquia
O ambiente decorado e arborizado do Siricem
Sonia e João Miguel no restaurante
Eu e João Miguel na entrada do restaurante
João Miguel almoçando no Sirincem, em Sirince, Turquia
Entre os muitospratos da culinária turca, João Miguel escolheu esse kebab
Um dos pratos no Sirincem, em Sirince, Turquia
A minha opção foi frango e estava uma delícia

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

6 respostas

    1. Essa vila é simplesmente linda!!! Descobrimos graças a uma brasileira que mora na Turquia há muitos anos e tem um perfil no instagram e um canal no Youtube – Turquia para você.

  1. A Turquia é cheio de cantinhos surpreendentes e descubro vários por intermédio de seu blog! Eu não conhecia a vila de Sirince, Turquia, e fiquei louca para visitar, depois de ler seu post! Obrigada por compartilhar!

    1. A Turquia é nosso vício, Alexandra. Pelo meu marido, a gente voltava todo ano.
      É um país riquíssimo, culturalmente falando. Vale a pena visitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos