logo existe um lugar no mundo 1578

Descubra Eskisehir, Turquia: o fascinante encontro entre tradição e modernidade

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Uma das casas de Odunpazari

Eskisehir é uma cidade localizada no oeste da Turquia, na região da Anatólia Central, cuja história remonta a milhares de anos, com evidências de assentamentos humanos desde a Idade do Bronze. É a capital da província de Eskisehir e é reconhecida, também, pela vida cultural vibrante. Eskisehir estava no nosso caminho, quando fizemos uma viagem pela Turquia de carro, em junho de 2023 e isso foi uma das melhores coisas que nos aconteceu. Agora, vamos dividir aqui, tudo o que vimos e vimemos em Eskisehir – o que ver, onde ficar, o que comer e onde.

Eskisehir

Com uma população em torno de 700 mil habitantes, Eskisehir significa cidade velha, mas na verdade é uma cidade universitária, com três instituições importantes: a Universidade Técnica de Eskisehir, a Universidade de Eskişehir Osmangazi e a Universidade da Anatólia, sendo esta última a maior do país e a segunda maior do mundo, se considerarmos o número de matrículas.

Ponte no centro da cidade de Eskisehir, Turquia
O centro da cidade é um charme
Ruas arborizadas
Ruas arborizadas são parte do encanto da cidade

O que ver em Eskisehir

Entre as atrações turísticas da cidade, estão bairro histórico de Odunpazarı, com suas ruas de paralelepípedos e arquitetura tradicional, o Parque Sazova, o Kent Park e o Museu de Aviação de Eskisehir. Mas a cidade é muito mais que isso. Andar pelas suas ruas e explorar os cantinhos charmosos são a melhor programação, além de visitar os pontos turísticos.

Odunpazari

Este bairro histórico, cujo nome significa mercado de lenha, é reconhecido por sua arquitetura tradicional, ruas de paralelepípedos e atmosfera pitoresca. O bairro foi fundado quando, em 1907, o sultão Kilicarslan acampou nesse território para combater na Guerra de Dorylaion. Esse acampamento deu início à cidade de Eskisehir.

Várias casas de estilo otomano, antigas e recentes, coloridas, de madeira e pedra estão ao longo de ruas estreitas e sinuosas, cheias de lojinhas, bares galerias de arte e cafés. A arquitetura tradicional turca dos konaks (grandes casas), onde encontramos resquícios das era seljúcida e otomana,  reflete a vida familiar e os costumes do passado. O bairro também é cenário para eventos culturais e festivais, onde artistas apresentam seus trabalhos. Separe uma tarde para caminhar por Odunpazari.

Odunpazari
O bairro é o mais lindo cartão postal da cidade
casas de Odunpazari
As ruazinhas estreitas são um convite para explorar o bairro
Ruas de Odunpazari
O bairro foi totalmente construído por turcos
Casa verde em Odunpazari
O colorido das casas encanta os visitantes
Sonia e João Miguel no bairro de Odunpazari
O bairro também é cenário para fotos
lojas em Odunpazari
Várias lojinhas vendem o artesanato local

Parque Sazova

Também conhecido como Parque da Cultura e da Arte de Eskisehir, este espaço de 400 mil metros quadrados, oferece muito verde, arquitetura e atividades para todas as idades, como por exemplo, um castelo de contos de fadas com funcionários em trajes medievais, um navio pirata, um trenzinho aberto e playgrounds com castelos infláveis, teatros de cogumelos e escorregadores de dinossauros. E não é só. No parque ainda tem um zoológico, teleférico, aquário, planetário e labirinto.

Aberto desde 2008, no lago de 25 mil metros quadrados, tem um navio pirata e, em torno, estão o museu de ciências, a Casa Espacial, espaço para concertos, locais para piquenique, jardins de chá, barracas de sorvete e um anfiteatro.

Parque Sazova
O castelo é a referência do Parque Sazova
Navio Pirata
Um navio pirata em tamanho natural é a alegria da criançada
binquedos
Brinquedos infantis estão espalhados por todo o parque

Castelo

Embora lembre o da Cinderela, o Castelo de contos de fadas tem muito da arquitetura turca, dos edifícios históricos espalhados pelo país, como a Torre de Galata, em Istambul. Cada torre do castelo corresponde a uma construção famosa. A entrada no parque é gratuita, mas para entrar no castelo, paga-se 150 liras turcas, em torno de 5 dólares.

Castelo
o castelo domina o horizonte do parque

Kent Park

Bem cuidado, este parque é um exemplo de planejamento urbano. Muito espaço, muito verde e uma praia artificial para os frequentadores que lotam o parque, especialmente, no verão. O Kent Park também é endereço para os caminhantes e corredores que cortam os caminhos repletos de esculturas. Ainda tem as opções de passeios a cavalo (₺10 por passeio) e passeios de gôndola no rio (₺12 por barco).

Kent Park
O parque tem entrada imponente.
kent Park
o lago e a pista para caminhadas e pedaladas
Lanchonete do Kent Park, em Eskisehir, Turquia
Uma das lanchonetes do parque, onde tomamos nosso café da manhã
Praia do Kent Park, em Eskisehir, Turquia
A praia artificial, com areia, cadeiras, guarda-sóis e piscina para todos

Museu de Aviação de Eskisehir

Este museu, fundado em 1997 e dedicado à aviação civil e militar, é administrado pela Universidade de Anadolu. Ele está localizado na rodovia Bursa – Ancara D-200 / E90. Numa área de 39 mil metros quadrados, várias aeronaves civis e militares estão expostas ao ar livre. No prédio do museu, a exposição é de indumentária de voo, distintivos, maquetes de aeronaves e motores. Quem gosta do tema não deve perder.

Museu de Aviação de Eskisehir
Um F4 no museu. Foto do Wikipedia.

Outros museus em Eskisehir

A oferta de museus na cidade é grande e diversificada. Um deles, bem interessante, é a Casa Histórica de Lületaşı (Lületaşı Müzesi), dedicado à arte e artesanato de uma pedra exclusiva de  Eskişehir, a pedra de meerschaum (lületaşı), com belas esculturas; outro museu interessante é o da República de Eskişehir (Eskişehir Cumhuriyet Müzesi), que foca na transição do Império Otomano para a moderna República da Turquia;  o Museu de Arqueologia (Eskişehir Arkeoloji Müzesi) abriga artefatos que datam da pré-história até a era otomana.

O Museu de Ciência e Arte (Eskişehir Bilim, Sanat ve Kültür Parkı) oferece uma experiência interativa, com foco em ciências e artes; o Museu da Luta pela Independência (Eskişehir Kurtuluş Müzesi), situado na casa histórica que serviu como quartel-general durante a Guerra de Independência Turca, conta a história da luta da Turquia pela independência através de documentos, fotos e artefatos da época. E sim, Eskisehir também tem um museu de cera, certamente, inspirado pelo famoso Madame Tussauds e exibe figuras de cera de figuras históricas turcas e internacionais, artistas e personagens famosos.

Kurşunlu Külliyesi

Trata-se de um complexo histórico que inclui uma mesquita, um hamam (banho turco), harém, uma escola teológica, refeitório, tumba dos xeques Mevlevi e dois caravançarais. O nome da mesquita está relacionado à cúpula, que é coberta de chumbo. Foi construído em 1517 por Çoban Mustafa Pasha, um dos vizires do Império Otomano.

Hoje, no complexo funciona uma Oficina de Sopro de Vidro Quente e um Centro de Artes do Vidro. Este é o endereço do Festival Internacional de Vidro Odunpazarı e de outros muitos eventos. Lá, também funciona uma biblioteca desde 2010. O complexo reflete a arquitetura e a arte islâmica da época e é um importante ponto turístico na região de Eskisehir. Abaixo, a foto do complexo, de autoria do site do governo de Turquia.

Kurşunlu Külliyesi
Só do alto dá para se ter ideia do tamanho do complexo. Foto do órgão de cultura da Turquia

Para mais posts sobre a Turquia, clique em:

Istambul: 10 motivos para conhecer a maior cidade da Turquia – https://existeumlugarnomundo.com.br/istambul/

Bursa: o que fazer na cidade otomana – https://existeumlugarnomundo.com.br/bursa-turquia/

5 motivos para conhecer Cumalikizik, na Turquia – https://existeumlugarnomundo.com.br/cumalikizik-descubra-uma-vila-turca/

Pérgamo, Turquia: a metrópole da antiguidade – https://existeumlugarnomundo.com.br/pergamo-turquia/

Éfeso, Turquia: Patrimônio da Humanidade – https://existeumlugarnomundo.com.br/efeso-turquia/

Virgem Maria: a casa da mãe de Jesus na Turquia – https://existeumlugarnomundo.com.br/virgem-maria-casa-mae-jesus-turquia/

Sogut, Turquia: uma cidade do Império Otomano – https://existeumlugarnomundo.com.br/sogut-turquia-uma-cidade-otomana/

10 melhores praias da Turquia – https://existeumlugarnomundo.com.br/praias-da-turquia/

Capadócia: roteiro para este destino incrível na Turquia – https://existeumlugarnomundo.com.br/capadocia-roteiro-para-este-destino/

Eskisehir à noite

Caminhamos pelas ruas de Eskisehir sem medo. A segurança é total. Além disso, a cidade é toda iluminada, tem vida nas ruas. As pessoas costumam sair depois do jantar para caminhar, encontrar os amigos e confraternizar. Eskisehir é conhecida por sua vida noturna animada e diversificada, muito em função, também, dos estudantes na cidade.

São muitos os restaurantes e bares que oferecem a deliciosa culinária turca, com pratos como kebab, lahmacun e pide. O Porsuk River, que divide a cidade em duas e fica ao longo da área conhecida como “Adalar”, é uma opção para moradores e visitantes. Há uma grande variedade de cafés, bares e pubs à beira do rio, onde se pode apreciar a vista, tanto durante o dia quanto à noite.

Eskisehir centro
O Parque Alladdin é entre os muitos iluminados à noite, na cidade

O que e onde comer em Eskisehir

Bares, restaurantes e cafés para todos os bolsos estão espalhados pela cidade, especialmente, pelo centro e pelo bairro Odunpazari, que eu recomendo. A culinária turca é rica, diversificada e saborosa. São muitos os pratos e bebidas especiais, que podemos experimentar. Um dos mais tradicionais é o çiğ börek, mas nós também experimentamos um que é típico da região, num restaurante especializado: kebab de balaban, que consiste em kofte, que é uma espécie de almôndegas ou bolinhos de carne temperada, geralmente de carne de cordeiro ou carne bovina, misturada com especiarias como cominho, pimenta, canela e hortelã, além de pão pide picado com molho de tomate e iogurte.

Balaban
Esta é uma das delícias turcas. De tudo que experimentei, este é o meu prato preferido.
Restaurante Tahiri Odunpazari Balaban Koftecisi em Eskisehir, Turquia
Tahiri Odunpazari Balaban Koftecisi: este é o restaurante referência do Balaban em Eskisehir

Onde se hospedar em Eskisehir

Eskisehir oferece diversas opções de hospedagem e para todos os bolsos, como todas as cidades maiores da Turquia. Nós encontramos um hotel um pouco mais afastado do centro, mas de ótimo custo benefício. E como estávamos de carro, isso não fez muita diferença. Confortável e novo, o Questa Therma & Spa Hotel atendeu todas as nossas expectativas.

Hotel
A fachada do hotel. Foto de divulgação do hotel
quarto de hotel
Nosso quarto no hotel

 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos