Museu Pushkin de Belas Artes
O Museu Pushkin de Belas Artes fica em Moscou. Dedicado à arte europeia, é também um dos centros culturais mais importantes do país, visitado por mais de 1 milhão de pessoas por ano. Na frente dele, só o Hermitage, em Saint Petersburg, também, na Rússia. Para abrigar todas as peças, ele é composto de 3 prédios. O principal é este, abaixo. Os outros ficam ao lado e devem fazer parte da visita.



Museu Pushkin
O Museu Pushkin, fundado por Ivan Tsvetaev, chefe do Departamento de Teoria e História da Arte da Universidade de Moscou, foi inaugurado em 1912 e o seu acervo é composto de pinturas, esculturas, fotografias, moedas e desenhos – mais ou menos, 700 mil obras de arte de diferentes épocas.

Museu Pushkin: as obras em exposição
O Museu Pushkin de Belas Artes possui uma das maiores coleções do mundo de arte do Egito Antigo e da Grécia. Dizem que a escultura abaixo foi inspirada em Cleópatra, imperatriz do Egito. Isso por causa do bracelete com uma cobra gravada, no braço esquerdo da escultura. A obra original, que serviu de modelo a muitas outras, ao longo do tempo, está no Vaticano.

Museu Pushkin: antiguidades Clássicas
Outras obras e muitas réplicas se espalham pelas salas do museu. Antiguidades clássicas, assim como pinturas do século VIII ao XX ocupam várias salas do museu. O Pushkin possui uma das maiores coleções de réplicas do mundo, em gesso e bronze. O fundador do museu considerava válida a réplica com fins educativos e, até hoje, elas são utilizadas nas atividades pedagógicas do museu.




Museu Pushkin: Egito Antigo
A arte do Egito antigo também está bem representada, uma vez que o Museu Pushkin conseguiu reunir mais de 6 mil peças, sendo a maior coleção de peças egípcias do mundo. Abaixo, estudantes guiados por um professor observam um sarcófago, que nada mais é que uma urna funerária para mortos ilustres.



Pinturas do século XVI ao XX
A coleção de pinturas começou antes mesmo do Museu Pushkin ser inaugurado. Em 1924, ele foi enriquecido com peças doadas pelo Hermitage, em São Petersburgo, e outros museus do país. Mas, ganhou força, mesmo, com a série de pinturas francesas do Museu de Arte Nova do Ocidente, em Moscou. Quadros de Botticelli, Rembrandt, Monet, Renoir, Picasso, Van Gogh, Matisse e tantos outros estão lá, para encanto dos visitantes do museu.









Esculturas e artes decorativas
Esculturas e adornos de todas as épocas chamam a atenção pela diversidade, qualidade e quantidade. São mais de 600 obras europeias originadas de acervos privados e outras aquisições no decorrer do tempo. Abaixo, relaciono algumas delicadezas, as que eu mais gostei:






Muito Mais
Algumas peças me chamaram a atenção, embora muitas delas fossem réplicas. E eu não vou deixar de registar aqui. O Código de Hamurabi, que todos nós vimos nos tempos de escola, é uma delas. Trata-se de uma réplica. Ainda assim, impressiona. O monólito com 46 colunas traz 282 leis escritas em 3600 linhas e tem 2,25 metros de altura.






O Museu Estatal Pushkin de Belas Artes é programa para um dia inteiro. Ele fica aberto às terças, quartas, sábados e domingos, de 11 às 20 horas. Às quinta e sextas, das 11 às 21 horas. A entrada custa 300 rublos (aproximadamente R$ 17,00) e 150 rublos (R$ 8,58), a meia entrada. Menores de 16 anos não pagam. O museu fica na rua Volkhonka, 12 – pertinho da Catedral do Cristo Salvador – por dentro, a mais bonita de todas.
Agora, me fale: você não teve vontade de ver tudo isso de pertinho?
Comentário (8)
Já estou louca pra conhecer Moscou! E essa dica do Museu Pushkin de Belas Artes é sensacional! O acervo é incrível, que nos leva ao conhecimento da fascinante história antiga. Adorei!
É verdade, este museu é maravilhoso e uma visita obrigatória, pela sua riqueza de conteúdo.
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Grande abraço
Que acervo de obras-de- arte impressionantes. E réplicas de maravilhas – como as de Michelangelo! Imperdível! Valeu pela dica!
Obrigada, Tamara.
O museu é muito importante e visita obrigatória para quem vai a Moscou.
Um grande abraço!
Esse Museu Pushkin de Belas Artes é incrível! Adorei as dicas desse post! Fiquei com vontade de conhecer!
Que legal, Ângela! Programe-se. Você vai adorar a Rússia!
Grande abraço e muito obrigada pela visita e pelo comentário.
Quanta arte num Museu só. adorei. Já quero conhecer Moscou e o Museu Pushkin. 🙂
Moscou é uma cidade lindíssima e vale muito a pena, a visita. E o melhor: tem mais de 80 museus igualmente importantes para visitar.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Grande abraço!