logo existe um lugar no mundo 1578

Como se vestir no Qatar: guia de estilo para turistas

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Museu

Como se vestir no Qatar: esta é uma das nossas preocupações quando viajamos para um país do oriente médio, cujos costumes fogem do nosso pleno conhecimento. E para não passar ou causar nenhum constrangimento, é preciso saber o que é e não é permitido, antes mesmo de fazer a mala. O Qatar é um país islâmico e isso deve ser considerado, especialmente, no quesito dress code, além, claro, do clima. No post abaixo, eu deixo todas as dicas do que levar na mala, de como se vestir no Qatar e a nossa experiência por lá.

O que vestir no Qatar?

Para começo de conversa, é bom saber que o Qatar não é dos países mais rígidos em relação a este quesito, desde que respeitemos as normas culturais locais, ditadas pelo Islã. O Qatar valoriza o conservadorismo no vestuário, especialmente, nos espaços públicos, e precisamos nos adequar a isso. Havendo uma certa compostura, está tudo certo. Foi o que percebemos.

O que vemos na rua

De acordo com o Islã, os homens não podem mostrar o corpo, do umbigo ao joelho, e as mulheres só podem mostrar o rosto e as mãos. Em Doha, vimos os cataris vestidos de duas formas: tanto da maneira ocidental, assim como a gente, e com seus trajes tradicionais – os homens vestidos com o thobe, aquela camisa branca e longa e o lenço na cabeça chamado ghutra. E as mulheres, na verdade, poucas mulheres, com burca (roupa que cobre todo o corpo e rosto). Vimos mais com a roupa ocidental e o hijab, aquele véu que cobre a cabeça ou com a abaya (vestido longo, de mangas compridas.

Como se vestir no Qatar?
No Souq Waqif, vimos muitas mulheres cobertas
Souq Waquif, Doha, Qatar
A população se divide na hora de se vestir e a gente encontra de tudo.

Leia mais sobre Doha nos posts abaixo:

Arrumando as malas

Nosso destino não era o Qatar, apenas aproveitamos a promoção da Qatar Airways, que oferecia hotéis de 4 e 5 estrelas, a partir de 14 dólares a diária, por pessoa, para quem quisesse esticar a escala em uma, duas, três ou quatro noites em Doha. De qualquer forma, o nosso destino, a Turquia, também era verão e pedia roupas leves.

Separamos camisas de algodão, de manga curta, camisa polo e bermudas para João Miguel. E pra mim, vestidos e alguns lenços para as visitas às mesquitas, tanto em Doha quanto na Turquia. Deixei uma sempre na bolsa para isso. Nós também levamos chapéu e bonés. Nos dois destinos, o sol seria muito forte e no primeiro, o calor chegou a 50 graus. É bom estar preparado.

O que nós vestimos em Doha

Nos shoppings, nos museus, no mercado, encontramos mulheres com trajes ocidentais – calças jeans, vestidos, saias. Acho que muito em função da população, 90% dela de imigrantes. Também vimos muitos homens de calça e camisa polo. Eu usei vestido sem manga, sem querer. Por causa disso, um homem apontou um celular para mim e começou a me gravar. João Miguel usou bermuda o tempo todo e tudo bem. Inclusive, à noite, quando fomos ao Yasmine Palace, comemorar o Dia dos Namorados e aniversário de casamento.

João Miguel em Doha, Qatar
João Miguel andou assim por toda a cidade
nós no Yasmine Palace
À noite, jantando no Yasmine, comemorando o dia dos namorados e o aniversário de casamento
O que vestir no Qatar?
Este vestido é um exemplo do que não usar no Qatar. Ombros à mostra não é de bom tom.

Regras do que vestir no Qatar

O importante é que as mulheres estejam, sempre, com os ombros cobertos, com roupas que cubram o corpo. Você pode optar por vestidos largos e longos, camisa de manga curta e comprida, camisetas de maga curta e calças compridas, saias longas, saias pouco abaixo do joelho. Nada de decotes e transparências, roupas coladas ao corpo, muito justas, mostrando as curvas.

Os homens devem evitar regatas em locais públicos, assim como shorts. No mais, calças compridas, bermudas um pouco mais longas, camisas que fiquem abotoadas, sem mostrar o peito, e para os compromissos formais, ternos e gravatas, assim como nos países ocidentais.

Como se vestir no Qatar para ir à praia ou piscina

Nesses locais, o recomendado é que você modere, use trajes mais comportados, mas os biquínis são aceitos, tanto quanto os maiôs. As bermudas são bem-vindas no lugar da sungas. Dizem que para ir à praia do Katara Cultural Village, deve-se vestir uma camiseta para cobrir o peito e os ombros e uma bermuda para cobrir os joelhos, tanto para homens quanto para mulheres. . Mas isso, eu não posso garantir, porque eu não fui a essa praia.

Como se vestir para visitar as mesquitas

Homens e mulheres devem se vestir, especialmente, de maneira conservadora, quando visitar as mesquitas. As mulheres devem cobrir seus cabelos com um lenço, e ambos os sexos devem evitar roupas apertadas, optando por peças que cubram completamente braços e pernas. É comum remover os sapatos antes de entrar em casas e em certos espaços públicos, incluindo locais de culto. Por isso, prefira calçados mais fáceis de tirar.

Fitness e Esportes

Em academias ou durante a prática de esportes, o vestuário é geralmente mais flexível. No entanto, ainda é aconselhável manter um nível de modéstia.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos