logo existe um lugar no mundo 1578

10 melhores praias da Turquia. Guia completo de paraísos turcos.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Praia de Kaputas, na Turquia
Praia de Kaputas, na Turquia

Se você está planejando reunir cultura, história e praias arrebatadoras, numa viagem de férias, você não tem outra escolha senão a Turquia. Nesse post, vou falar sobre as melhores praias da Turquia, que conhecemos na nossa viagem por este país, em junho de 2023.

Praia de Oludenis, uma das melhores praias da Turquia, vista do alto, em Fethyie.
Praia de Kalkan vista do alto.

As melhores praias da Turquia

A Turquia tem mais de 8 mil quilômetros de costa banhada pelo Mar Egeu e Mediterrâneo. É verdade que nem todas são de areia branca e fininha. A maioria é de seixos, pedra e cascalho.  Por isso, não podemos deixar de levar uma sapatilha para proteger os pés. A água também não chega a ser morninha como as nossas águas no nordeste brasileiro. Mas eu garanto que, diante de tanta beleza, ninguém resiste e acaba se entregando a essa orgia aquática.

A Riviera Turca corresponde a 25% do litoral banhado pelo Mar Mediterrâneo, de Bodrum à Antália, e reúne as melhores praias da Turquia, um litoral dos mais belos do mundo, com águas azul turquesa e cristalinas, cenários de tirar o fôlego.

Oludeniz, na Turquia, vista do alto: uma das melhores praias da Turquia
Outro ângulo da praia de Oludeniz em Fethyie

Nosso roteiro pelas  melhores praias da Turquia

Nós queríamos fazer uma viagem, realmente, assim, combinando cultura, história e praia. Afinal, era junho, verão, temperatura acima dos 30 graus. E a Turquia reunia tudo isso, sem fazer força. Quando a gente pensou na comida turca, no Império Otomano, nos dervixes e no artesanato… tudo tão original, tão genuíno… Se existia alguma dúvida, ela se dissipou em segundos. E lá fomos nós.

Esta, que foi a nossa segunda vez na Turquia, nós nem paramos em Istambul. Alugamos um carro no aeroporto e seguimos direto para Bursa, e este foi o primeiro post sobre a nossa incrível viagem. Em seguida, demos uma passadinha em Cumalikizik, que fica pertinho. Também escrevi um post exclusivo sobre esta cidade tombada pela Unesco.

Seguimos nossa viagem e passamos em Pérgamo, Éfeso, demos uma paradinha na Casa de Nossa Senhora e chegamos a Bodrum, onde começa a nossa seleção com as melhores praias da Turquia. Abaixo, você vai conhecer a nossa lista:

  1. Gerenkuyu

Esta enseada escondida, cercada por penhascos e cavernas, oferece uma experiência tranquila e isolada para que escolhe essa praia, em Bodrum, Mugla. É o destino ideal para quem quer desfrutar, também, da natureza e da tranquilidade. Essa praia nos foi sugerida no hotel, mas quase ninguém conhecia, por incrível que pareça. Até o waze se atrapalhou com a direção. O importante é que achamos e pegamos a praia bem vazia, do jeito que a gente gosta.

praia de Gerenkuyu, na Turquia
A praia de Gerenkuyu vista do alto parece um quadro.
Sonia caminha na Praia de Gerenkuyu, em Bodrum, Mugla, Turquia
o azul de Gerenkuyu é inacreditável
  1. Turunç Beach

Esta é uma das praias da Turquia, na região de Marmaris, tem uma das águas mais transparentes que vimos nessa viagem. Além de verdes e calmas. Gelada? Sempre – para os nossos parâmetros. Praia lindíssima, mas de pedra. Não se esqueça de levar a sapatilha. A estrutura é ótima, tem mesa, cadeira e guarda-sol em toda a praia, mas você tem que pagar. Não me lembro do preço, mas sei que não foi caro. Alguma coisa em torno de 50 reais. Sobra pouco espaço na praia para quem não quer usar a estrutura, mas isso é possível.

Turunç Beach, na Turquia
Água gelada e tranquila é o que nos espera em Turunç Beach
Praia de Turunç, Marmaris, Turquia
A estrutura que a praia de Turunç oferece é um convite à preguiça, ao ócio.
  1. Amos Beach

Esta praia, também localizada na região de Marmaris, nós avistamos do alto e ficamos loucos para achá-la. Era uma visão do paraíso e não poderíamos deixar de conhecê-la. Seguimos a nossa intuição, atravessamos e descemos toda a montanha e, quando chegamos num lugar onde poderia ser a praia, arriscamos. Era um restaurante, o Amos Restaurante, e resolvemos parar e, pelo menos perguntar. Mas a praia era ali mesmo, para a nossa alegria.

Mar verde e super transparente, água calma, pouca gente, sem música, sem barulho, sossego total. Para completar, o restaurante era muito bom, almoçamos por lá. Comida deliciosa e farta. Recomendamos sem medo de errar.

Praia de Amos, na Turquia
A água verde-esmeralda, tranquilidade e a estrutura da Praia de Amos
Sonia e João Miguel no Amos Restaurante, na Amos Beach, Turquia
Almoçar com essa vista foi dos grandes prazeres nesta manhã
  1. Oludeniz

Localizada a 14 quilômetros de Fethiye, província de Mugla, Oludeniz, que significa mar morto por causa das suas águas calmas, é o ponto de encontro entre o Mar Egeu e o Mediterrâneo e, certamente, uma das melhores praias da Turquia. Uma característica da praia é a cor da água – azul clarinha, tipo água-marinha. É uma praia de pedra e, separada por uns 50 metros de distância, está a Lagoa Azul, onde também é possível mergulhar.

Praia de Oludeniz, na Turquia
Praia de Oludeniz. Do lado esquerdo, a lagoa. Do direito, o mar aberto
Lagoa Azul em Oludeniz, Turquia
A Lagoa Azul, que neste dia, nem estava tão azul assim, também conta com uma estrutura de cadeiras e guarda-sóis

Parapente e mergulho

Oludeniz também é o paraíso do parapente, devido às boas condições climáticas e a altitude do Monte Babadag, que é de quase 2 mil metros. Na cidade, à beira-mar, você pode contratar o passeio de parapente e ver Fethiye de cima. O voo custa em torno de 250 reais. Várias agências de mergulho ministram aulas e providenciam a licença necessária para quem quiser conhecer a rica vida submarina.

Praia de Oludeniz, na Turquia
A Praia de Oludeniz é estruturada para receber os visitantes
voo de Parapente numa das praias da Turquia: Oludeniz, em Fethyie
Os voos de parapente deixam o céu colorido, especialmente, no verão

Passeios de barco

É em Fethyie que a gente pega um barco para passear pelas ilhas em torno, ter acesso a praias deslumbrantes, onde só se chega de barco, como é o caso do Burterfly Valley, o Vale das Borboletas, Blue Cave, Ilha de São Nicolau e outras belas praias da Turquia.

Barcos de passeio na Praia de Oludeniz, Turquia
Tem barcos enormes que cabem mais de 100 pessoas. Se quiser tranquilidade, escolha o menor.
Barco grande e pequeno nos praias da Turquia
Barcos de todos os tamanhos atracam nas praias mais remotas da Turquia
  1. Outras praias

A sugestão que eu posso dar é: quanto menor o barco, melhor – talvez seja um pouco mais caro, mas tem menos pessoas, sem música ou com música baixa. Os maiores têm uma música ensurdecedora e costumam levar mais de cem pessoa a bordo. Imagino que não seja agradável, mas isso é uma questão de gosto. Os passeios costumam durar 6 horas e têm almoço incluído. O passeio que fizemos pelas ilhas e praias da Turquia começou às 10 da manhã e às 17, já estávamos de volta.

Praia da Turquia
O azul das praias da região e os barcos de passeio ideais – pequenos
Blue Cave, Turquia
Blue Cave é uma das paradas do barco para todo mundo mergulhar
Barcos de passeio numa ilha da Riviera Turca
Nesses barcos, cabem mais de 100 pessoas, a música é bem alta e a animação, proporcional
João e Sonia no passeio de barco
Nós, no nosso barquinho – sem música – sossegado
  1. Vale das Borboletas

Nós avistamos o Vale das Borboletas de cima, ainda na estrada e não acreditamos no que vimos, de tão lindo que era. O azul intenso sob aquele sol contrastava com a vegetação, fazendo um colorido de cinema. No passeio, pudemos constatar que o mar é real e ainda transparente.

O Vale das Borboletas tem uma pequena estrutura e muita gente dorme uma, duas ou três noite por lá. Tem um pequeno bar, que serve café da manhã e jantar e algumas cabanas. Mas nós ficamos apenas duas horas e seguimos o nosso passeio de seis horas por outras ilhas. Valeu demais. Esta, realmente, é uma das melhores praias da Turquia. Mas um detalhe que não posso deixar de mencionar: nós não vimos as borboletas.

O Vale das Borboletas, uma das praias da Turquia
O Vale das Borboletas visto de cima, e seu azul sem igual
Sonia e João Miguel, no Vale das Borboletas, Turquia
Eu e João Miguel, feito pintos no lixo, no Vale das Borboletas
  1. Praia de Kaputas

Posso dizer que esta praia foi a melhor surpresa da nossa viagem pelas rodovias da Turquia. Fizemos uma curva e, no final, aquele azul sem igual apontou. Trata-se de uma das praias mais deslumbrantes do país e está localizada entre as cidades de Kas e Kalkan, na província de Antália. Suas principais características são suas águas cristalinas de cor azul-turquesa, os seixos e seu cenário natural, cercado por falésias rochosas. Kaputas foi a nossa preferida entre a praias da Turquia que conhecemos.

Kaputas Beach, Turquia
João Miguel e eu, impressionados com a cor da água

Estrutura

Nós chegamos a Kaputas Beach de carro, mas também é possível chegar de ônibus local ou um táxi dolmus (compartilhado) de Kas ou Kalkan, que estão muito próximas. Chegando, lá, você tem que descer uma escadaria, mas não é tão difícil assim. Ainda no alto, tem um restaurante, banheiros e chuveiros gratuitos. Embora seja um destino turístico popular, a praia de Kaputas mantém sua beleza natural e é frequentemente considerada uma das mais belas praias da Turquia.

Kaputas Beach, na Turquia
A escadaria da praia de kaputas
Estacionamento na Kaputas Beach, na Turquia
A praia de Kaputas tem estacionamento, mas é na rodovia
Restaurante da praia de kaputas, na Turquia
O único restaurante da praia é grande e bastante agradável
Banheiros e chuveiros na praia de Kaputas, na Turquia
Banheiros e chuveiros, tudo muito limpo e organizado.

         8. Praia de Seyrek Çakil

Esta é mais uma das belas praias da Turquia. Localizada na cidade de Kaş, sua característica principal é o show de peixinhos que costumam saltar, nas suas águas azuis-turquesa, além de ser de pedra. A praia também oferece espreguiçadeiras, barracas e cabanas, chuveiros e banheiros, para o conforto de quem passa o dia por lá O estacionamento, assim como na praia de kaputas, é ao longo da rodovia. Cartões de crédito não são aceitos, leve dinheiro vivo.

Praia de Seyrek Çakil, na Turquia
Seyrek Çakil é um verdadeiro cartão postal

9. Praia de Konyaalti

Esta é mais uma que visitamos, na cidade de Antália, na costa do Mediterrâneo e endereço do nosso hotel. Como a grande parte das praias da Turquia, ela é de pedras, e o mar, de águas cristalinas e verdes. Nós ficamos num pedacinho conhecido por Alabama, acho que em função do Bar, onde tomamos o nosso café da manhã. Por causa das pedrinhas, pequenas e pontudas, o sapatinho é necessário. Ao longo da praia, vários restaurantes atendem os visitantes, com conforto e um certo requinte, com espreguiçadeiras, futons e cadeiras confortáveis.

Praia de Konyalti, na Turquia
Konyaalti é uma praia extensa com pedrinhas perversas
Praia de Konyalti, na Turquia
Passarelas são espalhadas pela praia para todos poderem caminhar
João, Sonia e o garçom do Bar Alabama, na Praia de Konyalti, Turquia
Atendimento super amigável do Bar Alabama
café da manhã no Bar Alabama, na Praia de Konyalti, Turquia
Nosso café da manhã na praia

10. Praia de Patara

Localizada na costa sul do país, há 15 quilômetro das ruínas, ao longo do Mar Mediterrâneo, Patara é uma das praias da Turquia com mais extensão. São mais de 18 quilômetros de areia e 1500 metros de largura. Sim, esta praia é de areia fina e fofa, com dunas, área de desova de tartarugas marinhas. Por isso, ela fecha das 20 horas às 8 da manhã.

As águas de Patara, que fica dentro de um parque nacional, também são cristalinas e geladas. A praia também oferece várias passarelas, desta vez, por causa da areia super quente, no verão. Patara já foi eleita uma das melhores praias do mundo, mas nós, particularmente, não achamos. Até porque a nossa preferência é por praias menores, baías charmosas e tranquilas. Abaixo, uma foto do site Beach Sercher.

Patara Beach, Turquia
A imensidão da praia de Patara

Estas são apenas 10 praias da Turquia, mas o litoral turco é rico em praias belíssimas, cidades pitorescas, cheias de história. Vale a pena alugar um carro em Istambul e descer pelo litoral, vivenciando cada pedacinho, experimentando a culinária, deliciando-se com a música e os costumes – assim como a gente fez e pensa em repetir.

Para outros posts sobre a Turquia:

Istambul: 10 motivos para visitar a maior cidade da Turquia

Bursa, Turquia: o guia completo para uma viagem inesquecível

Cumalikizik, Turquia: o segredo mais bem guardado da Anatólia

Conheça Pérgamo: uma antiga metrópole da Turquia

Éfeso, Turquia: descubra este tesouro histórico e Patrimônio da Humanidade

Descubra a Casa da Virgem Maria: um local sagrado na Turquia

Sogut, Turquia: explore esta fascinante cidade do Império Otomano

Capadócia: o guia definitivo para este destino incrível na Turquia

Descubra Eskisehir, Turquia: o fascinante encontro entre tradição e modernidade

Antalya: o melhor guia de viagem para a Riviera Turca

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

26 respostas

  1. Puxa Sônia, a vontade que dá é de comprarmos logo uma passagem e sairmos imediatamente para conhecermos esses lugares fantásticos ! Quanto mais a gente
    conhece, mais temos para conhecer, não é? Viajar é tudo! Pena que tudo tem que ser muito bem planejado e requer tempo! Mas, vale a pena sonhar e , quem sabe, dará certo um dia!

  2. Sonia, cada praia lindaaa. Não imaginava esse paraíso na Turquia. Eu já queria conhecer o país, agora com essas praias acendeu mais o meu desejo.
    Como sempre os textos nos leva a viajar junto. Bjs

  3. tropical e linda , aliás , linda organizada sofisticada e clima de pessoas educadas e comportadas nas praias , sem apologias ao corpo .
    _ provavelmente muitas crisálidas procriaram naquele vale , para se chamar borboleta, né ? grande abraço e obrigado por mais esta radiografia encantada, digo , destino revelador .

  4. Difícil escolher a mais bonita, uma surpresa pra mim, nunca imaginei que a Turquia tivesse tanta beleza natural e prais lindas.

    1. Oi, Mateo! Se você reserva com uma antecedência de 3 meses, pelo menos, você consegue preços muito bons. Acabei de olhar o hotel que a gente ficou em Bursa, o Grand Family Hotel & Spa e a diária para duas pessoas custa, hoje, 168 reais. Os demais hotéis foram mais caros porque a gente foi reservando à medida que nossa viagem foi avançando. A gente reservava na véspera e aí, os preços são mais altos. Mas se vc reservar com antecedência, vai pegar preços muito bons, melhores do que no Brasil.
      Quanto às refeições, é possível almoçar ou jantar com 40 reais. E até menos, dependendo do que vc coma. O pide, por exemplo, que é uma espécie de pizza, é possível comer por 10 ou 15 reais.

    1. Oi, Angela, fizemos, sim, ano passado. E foi muito tranquilo. Alugamos o carro em Istambul e descemos pelo litoral. Foi uma viagem maravilhosa, que recoemendo a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos