Cidade verde. Acho que podemos dar esse título a Moscou. São mais de 96 parques, 18 jardins públicos e 100 quilômetros quadrados de áreas verdes espalhados pela capital russa – bulevares, avenidas e praças floridas. E o governo ainda pretende construir, nos próximos anos, mais 254 novas áreas verdes para os 10 milhões de felizes moscovitas.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleMoscou: cidade verde
O Zaryadye Park é uma dessas áreas incríveis, que confirmam esse título de cidade verde. Descobrimos o Zaryadye meio por acaso, explorando a Catedral de São Basílio. Quando subimos ao último andar da igreja, uma das vistas era essa, ao fundo. Quando descemos, demos a volta na catedral e fomos lá conferir.
Zaryadye Park: como é
O parque é novo, foi inaugurado em setembro de 2017, para comemorar o 870º aniversário de Moscou e ainda não está nos guias sobre a cidade. O Zaryadye tem quase 78 mil metros quadrados, sendo que 1/3 dele são ocupados por uma sala de concertos polivalente. A principal característica do parque é que a paisagem está em primeiro plano. Parece que todo o resto foi camuflado e a gente vai descobrindo à medida que caminha. Caixas de som são distribuídas por todo o espaço e são responsáveis pela trilha sonora de quem passa por ali.
Moscou e a Ponte Flutuante
Do parque, temos uma vista incrível da Praça Vermelha e das avenidas margeadas pelo Rio Moskva. Para chegar mais perto do rio, pegamos a “ponte flutuante”, em forma de V, que sai do meio do parque e avança sobre o Moskva. Os 70 metros da ponte não têm apoio e ainda assim, aguenta 240 toneladas, o que significa que 4 mil pessoas podem estar no deck de observação, simultaneamente. Com a foto (terceira) aérea do wikipedia, podemos observar melhor.
Midia Center
No parque, um centro de mídia ocupa uma área de 8,5 mil metros quadrados. Ali, são exibidos filmes sobre monumentos e lugares históricos, atrações naturais e arquitetônicas, e uma exposição cultural denominada “Moscou Agora“. No cinema, as cadeiras estarão localizadas em uma plataforma móvel em frente a uma tela côncava, que cria uma imagem panorâmica. Para completar, um som surround e efeitos especiais, como pulverização de água, geradores de vento, fumaça e fragrâncias, que tornam a experiência real e inesquecível. Um espetáculo!
A atração “voo sobre a Rússia“, que ainda não estava funcionando, vai proporcionar aos visitantes, ver toda a beleza e amplitude do país. Será possível visitar o extremo norte, os montes Urais, os cumes do Cáucaso e mais 30 localizações russas. Tudo em 4D.
O Anfiteatro
Ao lado da Sociedade Filarmônica, fica o anfiteatro, coberto por uma cúpula, para proteger os visitantes da chuva, do sol e da neve. Esta é a maior estrutura translúcida do mundo e tem a função de manter, também, a temperatura, seja inverno ou verão. O anfiteatro acomoda 2500 pessoas.
Como em todo lugar civilizado, o Zaryadye oferece estacionamento, que é subterrâneo e para 430 carros.
Moscou e os Jardins de Alexandre
Ao caminhar pela Praça Vermelha, em direção ao Túmulo do Soldado Desconhecido, deparamo-nos com grandes portões de ferro, trabalhados, com vários símbolos das forças armadas russas. Por esses portões, entramos nos Jardins de Alexandre, construído em 1823, em homenagem ao tzar Alexandre I. Trata-se de um dos primeiros parques urbanos públicos de Moscou.
Beleza e relaxamento
Os Jardins ficam ao lado da Praça Vermelha. Trata-se de um espaço perfeito para relaxar e observar o lindo projeto paisagístico, com mais de 200 árvores, 1700 arbustos, gramado verdinho e aparado, arvores frondosas, fontes, estátuas, um verdadeiro colírio para os olhos. Fiquei com inveja… Bom, também, para observar os moscovitas que passam pelos jardins ou chegam com a mesma intenção de relaxar e ver a vida correr.
Como o tempo não era muito propício para visitar os parques, deixei o Gorki, o Krasnopresnenskiy, o Catariana, o Serebryany Bor, o Vorontsov e tantos outros que fazem de Moscou uma cidade verde, para a próxima viagem à Russia – no verão. Nessa, eu explorei os museus – tema do próximo post. Até lá!
Respostas de 21
Como não gostar de ver tanta beleza, tanta riqueza de conhecimentos e não ficar morrendo de vontade de comprar um passagem e se mandar para ver de pertinho tudo isso………..adoro, viajo só vendo….hahahaha
Ednalva, programe-se! A Rússia espera por você!!!!
Breve, 2018 quero ir a Grecia, ainda não conheço…….beijão e um ano novo cheio de aventuras, viagens e muita sáude!!!
Maravilha! A Grécia é um belíssimo destino!
Eu ia conhecer Moscou – a cidade verde, no ano que vem, mas, pelo jeito, vou ter que adiar os planos, enquanto aquela loucura estiver acontecendo!
Alexandra,
Daqui a pouco, passa e você vai conhecer um país espetacular que é a Rússia!
hehehehe… tb viajo assim… lendo, vendo as fotos… me transporto! Beijão e obrigada!
Sou apaixonada pela Rússia, e em especial por Moscou. Já fui à Moscou seis vezes ficando sempre quarenta dias e conhecendo outras cidades russas também. Posso confirmar que se uma pessoa ficar em Moscou por uns cinco anos, saindo todos os dias – mesmo assim não terá tido oportunidade de ver tudo o que há de interessante na cidade.
Saber pelo menos o alfabeto russo é de vital importância para se visitar a cidade.
No quesito parques e áreas verde, Moscou tem mais de quarenta por cento da cidade em áreas verdes, em mais de noventa e seis parques, de dezoito jardins públicos e de 100 quilômetros quadrados de áreas verdes espalhados pela capital russa – bulevares, avenidas e praças floridas.
E o governo local construiu nos últimos anos mais duzentas e cinquenta e quatro novas áreas verdes para os frequentadores desta belíssima cidade.
Você razão, Maria da Glória. Moscou é inesgotável!
A Rússia foi uma paixão à primeira vista. Sou completamente apaixonada pelo país e quero voltar mais vezes.
Obrigada pelas informações! Vou incluí-las no texto.
Um grande abraço!
Não tinha conhecimento da dimensão das áreas verdes em Moscou. Pelo contrário, sempre me vinha à cabeça uma cidade mais cinza e gélida. Muito bom ler esse artigo e ter, a partir de agora, uma outra noção da cidade.
Leo,
Moscou é uma cidade linda, com muitas áreas verdes, muito jardim e canteiros. Foi uma surpresa e tanto para mim e acredito que para todos que vão à capital russa.
Nossa, que especial! Não sabia que Moscou detinha esse título de cidade verde! Me encantam cidades com parques de natureza, com muito verde! Amo passear em localidades assim e tenho certeza de que amarei passear em Moscou. Dica anotada!
Deyse,
Na verdade, esse título, eu que dei à Rússia. Não é nada oficial, mas é uma cidade muito verde, sim. Você tem que ir lá conferir!
Nossa que bacana esse seu post sobre essas áreas verdes em Moscou, não tinha conhecimento. Ainda não fui a Rússia, mas quero muito ir um dia. Parabéns pelo belo post.
Hebe,
Moscou tem muitas áreas verdes, é uma cidade linda, justamente, por isso. A Rússia foi uma grande surpresa pra mim!
Moscou é uma cidade que meu marido quer muito conhecer, adorei o que vi aqui, comentei a respeito das áreas verdes e ele ficou impressionado pois não sabia disso. Vamos torcer pela paz por lá para que possamos programar uma viagem :).
Cynara,
Eu sempre digo que, se fosse me dada a chance de viajar apenas uma vez na vida, eu viajaria para a Rússia. Foi o país mais incrível que eu já conheci.
Nao sabía que Moscou tinha tanta área verde. Adorei! Um destino que quero conhecer!
Angela,
Moscou é uma surpresa e tanto. A cidade me surpreendeu, com tanta coisa bonita para mostrar, entre elas, as áreas verdes. Muitos canteiros, jardins e praças. Eu me apaixonei por Moscou e pela Rússia de um modo geral.
Bela matéria, Soninha! Nunca tinha ouvido falar nesse aspecto verde de Moscou. Muito legal.
Moscou é uma cidade belíssima, principalmente, porque é arborizada, cheia de parques e jardins!