logo existe um lugar no mundo 1578

15 motivos para conhecer Doha, a irresistível e fascinante capital do Qatar

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Skyline de Doha, Qatar
Skyline de Doha, Qatar

Motivos para conhecer Doha são muitos. A capital do Qatar é uma cidade onde o passado e o presente se fundem em uma paisagem urbana moderna e dinâmica. Trata-se de uma metrópole cosmopolita que cativa os visitantes ao misturar tradição e modernidade, com harmonia. Atrativos não faltam a esta cidade.

No texto a seguir, descrevo alguns dos melhores motivos para você planejar a sua viagem para conhecer Doha ou aproveitar um stopover – que é a forma mais barata de conhecer a capital do Qatar – sobre a qual eu falo neste post.

História

Localizada na costa do Golfo Pérsico, Doha foi fundada em 1820. Sua economia era baseada na pesca e no comércio de pérolas. Antes de se tornar independente em 1971, era um protetorado da Inglaterra. O país tinha certa independência, mas era subordinado à Inglaterra, que decidia sobre os assuntos de política externa.

Doha também passou por uma depressão e a crise só terminou quando, em 1930, o petróleo foi descoberto e esta virou a principal fonte de renda do país, com uma produção de 800 barris por dia.

O Qatar pode parecer um país jovem, mas a sua história começou muito antes do que imaginamos. Existem documentos e comprovações de escavações arqueológicas de que o país e partes da Arábia Saudita foram colonizados há mais de 50 mil anos.

15 motivos para conhecer Doha

Ao explorar as ruas de Doha, os visitantes são imediatamente envolvidos pela rica herança cultural da região, evidente em seus mercados tradicionais, mesquitas ornamentadas, museus e prédios. Tudo é muito bonito e grandioso, de impressionar, mesmo. Abaixo, listamos os os 15 motivos para conhecer Doha, que fazem da cidade um destino imperdível para viajantes de todo o mundo:

1. Souq Waqif

Este foi o primeiro ponto turístico que conhecemos, uma vez que estávamos hospedados dentro desse mercado. Chegamos por volta das 18 horas em Doha e foi só deixar as malas no hotel e saímos para bater perna no entorno. Achei muito estranho quando um homem apontou o celular para mim e começou a me gravar. Acho que era porque eu estava com os ombros à mostra, meu vestido não tinha manga.

Souq Waqif , em Doha, Qatar
O Souq Waqif te uma arquitetura que nos transporta no tempo
mesas do restaurante na porta, no Souq Waqif, em Doha, Qatar
Os restaurantes com suas mesinhas na porta e o ar-condicionado ligado

No Souq Waqif, encontramos de tudo, desde especiarias a roupas, passando pelo artesanato, decoração, joias, almofadas, tapetes, brinquedos e pássaros, além de outros bons hotéis, bares e restaurantes. Esse mercado é um ótimo lugar para experimentar a cultura, a gastronomia e a atmosfera de Doha, para se perder e explorar as ruas estreitas e os edifícios históricos. O souq também é conhecido por seus cafés e restaurantes que servem pratos da culinária local e internacional e sobre isso, eu falo neste post.

Compras no Souq Waqif, Doha, Qatar
Uma infinidade de bugigangas é oferecida aos visitantes
Tapetes no Souq Waqif, em Doha, Qatar
Tapetes de todos os tamanhos à venda no Souq Waqif

2. Museu de Arte Islâmica

Este museu icônico está localizado na Corniche e abriga uma vasta coleção de artefatos islâmicos de todo o mundo, incluindo cerâmicas, joias, têxteis e manuscritos. O museu foi projetado pelo arquiteto I. M. Pei, o mesmo da Pirâmide do Louvre, em Paris, e foi inaugurado em 2008. Sua arquitetura faz do museu uma obra-prima, combinando elementos tradicionais islâmicos e design contemporâneo.

Museu de Arte Islâmica, em Doha, Qatar
A bela arquitetura do museu deve ser apreciada por fora e por dentro. Foto: Pixabay

3. Museu Nacional do Qatar

Inaugurado recentemente, este museu oferece uma visão da história e da cultura do país, desde os tempos antigos até os dias atuais. Conhecido pela sua arquitetura inspirada nos cristais do deserto, o museu foi inaugurado em 2022 e seu design foi inspirado num fenômeno natural, quando os grãos de areia se cristalizam se unem, formando um mineral que se assemelha a uma rosa, que tem o nome de “Rosa do Deserto”.

Rosa do Deserto, no Museu Nacional do Qatar, em Doha.
Esta é a rosa do deserto, à venda na lojinha do museu
Loja do Museu Nacional de Doha
A irresistível lojinha do museu
Museu Nacional do Qatar
O museu é cercado por palmeiras
Museu Nacional do Qatar
Os salões do museu são impressionantes
Indumentária
A indumentária árabe é tema abordado no museu

4. Corniche

Esta avenida de 7 quilômetros de extensão, ao longo da baía de Doha, oferece vistas deslumbrantes da cidade e do Golfo Pérsico. Por isso, é um dos 15 motivos para conhecer Doha, um ótimo local para passear ou simplesmente relaxar nos parques bem cuidados, com áreas de lazer, ciclovias, espaço para caminhadas, corridas e outras atividades ao ar livre, além de restaurantes e cafés.

Corniche
A avenida movimentada fica mais bonita à noite, quando as luzes se acendem

Centro Cultural Islâmico Abdullah bin Zaid Al Mahmoud

Inaugurado em 2011, esta instituição é conhecida por promover a compreensão e o diálogo entre diferentes culturas, além de ser um centro de estudo e disseminação da cultura islâmica. O centro oferece uma variedade de programas educacionais, eventos culturais e atividades comunitárias, além de ser uma referência arquitetônica impressionante, com sua moderna e distinta estrutura, de chamar a atenção de quem vai ao Souq Waqif.

Centro Cultural Islâmico Abdullah bin Zaid Al Mahmoud
A iluminação artística destaca o prédio do Centro Cultural e eu com meu vestido sem mangas, que chamou a atenção

5. The Pearl-Qatar

Trata-se de uma ilha artificial, a exemplo das que existem em Dubai, um projeto imobiliário que abriga residências, empresas e áreas de lazer. Tudo com muito luxo e sofisticação. A ilha se estende por quase 4 milhões de metros quadrados ao longo da costa de Doha e é conhecida por sua arquitetura moderna, marina, praias, restaurantes, lojas de luxo e vida noturna animada. É considerado um dos destinos mais exclusivos da cidade.

The Pearl
A foto do Wikipedia não mostra toda a beleza desse ilha artificial

6. Qanat Quartier

Esta área residencial inspirada em Veneza é um dos pontos mais visitados da cidade. Neste espaço estão 10 bairros, com condomínios de luxo, comércio, restaurantes, praia e marina. Vale a pena dar uma passadinha por ele para conhecer.

Qanat Quartier, em Doha, Qatar
O Qanat Quartier é uma área conhecida por seus canais coloridos, pontes elegantes e edifícios com fachadas vibrantes
Sonia e João Miguel em Qanat Quartier, Doha
A gente não resistiu a uma foto nesse belo cenário de Doha.

7. Lusail

Esta cidade está localizada no norte de Doha também é um dos 15 motivos para visitar Doha. Trata-se de uma cidade planejada, que representa o futuro do desenvolvimento no Qatar. Lá, estão reunidos luxo, tecnologia e sustentabilidade. Com ela, o Qatar quer atrair investimentos, fomentar o turismo e diversificar sua economia. Lusail abriga bairros residenciais, comerciais e entretenimento.

Crescent Tower de Lusail. no Qatar
Lá atrás, a Crescent Tower de Lusail

8. Mesquita Imam Muhammad ibn Abd al-Wahhab

Esta mesquita é dedicada a Muhammad ibn Abd al-Wahhab, um proeminente estudioso e teólogo muçulmano. Situada no bairro de Al Jebailat, a Grande Mesquita do Estado do Qatar, a maior do país, configura-se num dos pontos importantes da cidade e está entre os 15 motivos para conhecer Doha. Inaugurada em 2011, as suas linhas arquitetônicas simples são características da arquitetura islâmica. A mesquita, que tem capacidade para 30 mil pessoas, abriga três bibliotecas, salas separadas de oração e ablução para homens e mulheres, e salas especiais para a memorização do Alcorão.

Mesquita Imam Muhammad ibn Abd al-Wahhab, em Doha, Qatar
A Mesquita Imam Muhammad ibn Abd al-Wahhab se localiza num espaço impressionante. Foto do Google
Mesquita Imam Muhammad ibn Abd al-Wahhab, em Doha, Qatar
Neste salão, cabem 11 mil fiéis

9. Skyline

Contrastando com toda a tradição, Doha também é famosa pelo fantástico skyline em West Bay. Esta foto, nós tiramos a partir da Corniche, mas é possível ter essa vista perfeita a partir do Souq Waqif. Alguns prédios se destacam no horizonte, como a Doha Tower ou Burj Qatar, que foi projetado para parecer com as torres de lama e argila para pássaros, que ainda existem no país. Em 2012, o Doha Tower ganhou o prêmio CTBUH Skyscraper Award de Melhor Edifício Alto do Mundo, do Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano. Outro prédio que surpreende é a Torre Tornado, que é mais fino no meio, lembrando uma ampulheta. Ele também ganhou o mesmo prêmio, em 2009.

O skyline à noite
O colorido skyline de Doha
O Burj Qatar
O Burj Qatar se destaca entre os outros prédios
Torre Tornado
O premiado Torre Tornado entre outros prédios, altos e finos, de Doha
Prédios altos e iluminados, em Doha, Qatar
Outros prédios coloridos e iluminados embelezam a noite de Doha

10. Katara Cultural Village

Este centro cultural está situado entre The Pearl-Qatar e o distrito de West Bay. Seu design é inspirado na arquitetura tradicional do Qatar, com labirintos de ruas estreitas que remetem aos antigos souqs. Inaugurada em 2010, este é o lugar para quem quer explorar a rica herança cultural e as artes deste país. Por lá, vamos encontrar um teatro ao ar livre, um anfiteatro para 5 mil pessoas, galerias de arte, teatro, mesquitas, espaços para exposição, planetário, lojinhas de artesanato, restaurantes, café, praia e até as Galeries Lafayettes.

Katara Cultural Village
Visitar este centro cultural é uma experiência imperdível. Foto do Google.

11. Jornada milagrosa

Este monumento é uma instalação de arte de Damien Hist, localizada em frente ao Sidra Medicine, que é um hospital para mulheres e crianças. São 14 esculturas de bronze que representam a vida, desde a concepção ao final da gestação. Cada estátua pesa, em média, 200 toneladas e toda obra levou 3 anos para ficar pronta. Essa instalação muito me lembrou o Vigeland Park, em Oslo.

12. Cidade da Educação

No Qatar, a educação ainda é uma prioridade e lá foi inaugurado, em 2023, este espaço que abriga 8 universidades das mais importantes do mundo, parques tecnológicos, incubadoras de startups, além da Biblioteca Nacional do Qatar, com meio milhão de livros, Oxygen Park, clube de golfe, 2 mesquitas, galeria de arte, Museu Árabe de Arte Moderna, o Al-Shaqab, um centro equino de excelência e estádio. O conforto, a beleza e a tecnologia do prédio estimulam os estudantes que chegam de todas as partes do mundo.

Biblioteca Nacional do Qatar
A bela biblioteca na Cidade da Educação

13. Parques e espaços verdes

Apesar de ser uma cidade moderna, ou por isso, mesmo, os espaços verdes em Doha são muitos e espalhados. Os governantes não economizaram na hora de pensar nos moradores da cidade, como deveria ser em qualquer lugar do mundo e ofereceram o que há de melhor à população e aos visitantes.

Alguns exemplos são o Parque Al Wakrah, com suas palmeiras, oliveiras e jardins, áreas para a prática de esportes e piqueniques; o Parque Al Kor Panda, onde vivem 2 pandas, que podem ser observados pelos visitantes e o Aspire Park, cheio de lagos, fontes e áreas de recreação para crianças; e ainda tem o Parque Al Bidda, ideal para praticar esportes, como basquete, volei, tênis e até fazer uma tirolesa, no centro de Doha. Este também é o lugar para os skatistas. Olhado para a direita do parque, dá para ver a incrível fachada do Emir Palace, sede do governo do Qatar.

Emir Palace
Também conhecido como Palácio Amiri Diwan, esta é a residência oficial e o escritório administrativo do Emir do Qatar.

Outros parques

Chamam a atenção, o Parque Souq Waqif, com seus lindos jardins e a bela iluminação à noite; o Mia Park, que é o parque do Museu de Arte Islâmica; o parque do Sherathon Hotel, com piscinas para remo, jardins, áreas de piquenique e sua iluminação noturna belíssima; o Oxygen Park, uma verdadeira academia ao ar livre dentro da Cidade da Educação, e o Umbrella Park, próximo à Corniche, cheio de flores e esculturas.

Umbrella Park
Umbrella Park e a sua decoração de sombrinhas coloridas

14. Passeio de dhows

Nada como um passeio nesse típico barquinho de madeira pelo Golfo Pérsico, antigamente, usado para a exploração de pérolas, para ver a cidade de outra perspectiva. No fim de tarde, é perfeito para ver o slyline de Doha. Para contratar o passeio, o píer fica ao lado do Mia Park. Logo na entrada do pier, fica um dos pontos mais fotografados da cidade: o Pearl Monument – um ícone que não deixa a origem do país ser esquecida. Mas eu não fotografei, pode?! Por isso, vai uma foto do Google, só para ilustrar.

The Pearl Monument
Este monumento é uma ostra enorme aberta com uma pérola.

15. Passeio no deserto

Por absoluta falta de tempo, nós não fizemos este passeio que deve ser uma bela experiência. Mesmo assim, recomento. Eles são feitos num carro 4X4, apropriados para explorar as dunas. Na área desértica, que fica a 40 minutos de Doha, é possível apreciar a paisagem, acampar e até passar a noite. Fico imaginando o belo pôr do sol. Ainda vamos conferir isso, com certeza.

Muito mais de Doha

A capital do Qatar não se restringe a esses “15 motivos para conhecer Doha”, que citei. Há muito o que explorar e experimentar nessa cidade, nesse país: um passeio de balão ao amanhecer é uma possibilidade. Conhecer a Ilha Roxa, a 1 hora de carro de Doha, é outra. Mais um: visitar o Desert Falls Water and Adventure Park, na fronteira com a Arábia Saudita. A 80 quilômetros de Doha, fica a praia de Khor Al Adaid, com seu Mar Interior, com dunas de até 40 metros de altura – dá para resistir?

Ainda tem o Mundo dos Pássaros Irritados, inspirados no Angry Birds e muitas outras praias, ilhas, parques temáticos que podem preencher, facilmente, um roteiro de uma semana. Eu já sei que eu vou voltar ao Qatar.

Para mais informações sobre o Qatar, acesse estes posts:

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

14 respostas

  1. Amei conhecer mais um dos seus roteiros! Parece cenário de um filme maravilhoso! Imagino o quanto de ” souvenis ” você já deve ter em casa dos seus passeios ( culturais, principalmente) fantásticos. As lembranças vividas, então, não tem preço.! Parabéns por tudo ! Um beijo!

    1. É verdade, Lúcia. Essas memórias a gente guarda pra sempre. São inesquecíveis… a gnete sempre traz alguma coisa das viagens, tive até que fazer uma estante especial para essas lembrancinhas. Vou mandar uma foto pra você.
      Obrigada pela mensagem, Lucia.
      Um beijão pra você!

  2. Me interessei pelo stopover. É uma excelente maneira de adicionar destinos na nossa viagem. Procurando sobre Doha me deparei com seu blog e conteúdo . Muito rico! Me atrai muito fotografia e poder fotografar os mercados tradicionais, mesquitas, e arquitetura local me faz pensar em planejar uma viagem pra Doha. Ali vc ja em deu motivos suficientes…rsrs.

  3. Quando penso no Qatar, imagino um roteiro aproveitando um stopover, mas depois do que vi aqui sobre o que fazer em Doha, terei que confirmar se os dias disponíveis no stopover serão suficientes, fiquei muito curiosa para conhecer tudo.

    1. Cynara, acho que vale super a pena dar uma esticadinha maior pra conhecer esse país incrível. A próxima chance que eu tiver, vou ficar mais dias, com certeza.

  4. Adorei as dicas sobre Doha! A mistura entre passado e presente na paisagem urbana é fascinante. Fiquei animada para planejar minha viagem e explorar essa metrópole cosmopolita cheia de atrativos. Obrigada pelo guia útil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos