logo existe um lugar no mundo 1578

Guia completo para explorar Zadar: dicas e atrações imperdíveis

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Zadar
Zadar

Em junho desse ano, iniciamos nosso passeio pela Croácia, por Zagreb, capital do país, onde alugamos um carro – um Renault Captur para caber 5 viajantes. Passamos pelos incríveis Lagos Plitvice e chegamos a Zadar, uma linda cidade de 70 mil habitantes, às margens do Mar Adriático.

Zadar – Dalmácia

Zadar fica na Dalmácia, a região mais vistada do país. Em 1990, o turismo decaiu em função da guerra, mas há algum tempo, voltou com força total. Litoral rochoso, praias de pedras e águas verdes e translúcidas, ilhas desertas e cidades charmosas são alguns dos atrativos que o visitante encontra quando chega à Croácia.

Dalmácia, Croácia
A Dalmácia é a região litorânea da Croácia

O início

A história de Zadar começou há, pelo menos, 3 mil anos e, pelo que se sabe, passou pela mão de muita gente. Na Idade Média, era a base da esquadra bizantina e nos séculos 12 e 13 foi disputada por Veneza e pela Hungria, até que em 1409 foi vendida, com suas ilhas e outras cidades dálmatas, a Veneza. Daí, o nome da cidade se tornou Zara e a prosperidade chegou, com a construção de igrejas e palácios suntuosos.

Igreja de Santa Maria, em Zadar, na Croácia
Construída em 1066, a Igreja de Santa Maria passou por modificações até chegar a essa fachada renascentista.
Igreja de Santa Anastácia, em Zadar, Croácia
A Catedral de Santa Anastácia, do século 9, guarda os despojos da santa.

Até se tornar a cidade moderna de hoje, Zadar foi governada por muitos. Só depois da Segunda Guerra Mundial, quando foi estupidamente bombardeada, é que ela voltou a pertencer à Croácia.

Zadar, na Croácia
A ponte cruza a cidade, que é moderna, mas cheia de ruínas romanas.
Zadar, na Croácia
Um muro resguarda o centro histórico de Zadar

Mercado

Depois de atravessar a muralha, encontramos o mercado da cidade, uma feira colorida e animada, frequentada por turistas e locais. Todos são atraídos pelas frutas, queijos, verduras e legumes vendidos nas barraquinhas e pelos bares, restaurantes e lojas que ficam em volta.

Zadar, na Croácia
Não sei quantas barraquinhas vendem uma infinidade de coisas – de roupas a frutas
Zadar, na Croácia
cerejas, figos, uvas, nectarinas, pêssegos, melancias e tantas outras frutas atraem os visitantes
Zadar, na Croácia
Lojinhas se enfileiram para vender vestidos, calças, bonés, chapéus, saídas de praia e uma infinidade de opções

Zadar e o Centro Histórico

A Praça do Povo, conhecida como Narodni Trg, é uma grande praça pública com origens no período renascentista. Há alguns séculos, ela tem sido o centro da vida civil pública de Zadar e, geralmente, está lotada de moradores e turistas admirando a requintada e histórica arquitetura do local. A praça também está repleta de bares, restaurantes e cafés – um cenário perfeito para fazer uma refeição, tomar um drinque e relaxar.

Zadar, na Croácia
Restaurantes charmosos servem os deliciosos pratos croatas

Prédios históricos

Em torno da Praça do Povo estão vários prédios históricos, como a Gradska Loza, de 1565, que era um tribunal e hoje é usado para exposições; o Palácio da Guarda Municipal, do século 16, com a torre do relógio, de 1798, e o museu etnográfico que abriga trajes típicos do país inteiro, além da Prefeitura da cidade, construída em 1934.

Gradska Loza, Zadar, Croácia
Em Gradska Loza acontecem as melhores exposições da cidade
Praça do Povo, em Zadar, Croácia
A torre do relógio foi construída em 1798

Riva

A melhor forma de explorar Zadar é caminhando, se perdendo nas suas vielas, que se multiplicam no centro histórico. Mas, um belo calçadão nos leva à beira-mar. Pelo caminho, passamos pelo Museu Arqueológico, a Igreja de Santa Maria e a Catedral de Santa Anastácia, o Museu da Arte Sacra, o Fórum Romano, a Igreja de São Donato, o Mosteiro Franciscano e no final, o órgão do mar e o monumento ao sol.

Igreja de Santa Maria, Museu Arqueológico e Museu de Arte Sacra, em Zadar, Croácia
A Igreja de Santa Maria está ao lado do Museu Arqueológico e do Museu de Arte Sacra, e de frente para o Fórum
Feirinha
O artesãos da cidade expõem seus produtos ao longo do calçadão. Lá no final, o incrível Mar Adriático
Praça da cidade
Zadar é uma cidade perfeita para caminhadas

A Igreja de São Donato

O mais belo exemplo de arquitetura bizantina da região da Dalmácia, no início, chamava-se Igreja da Trindade. Depois, seu nome foi trocado para homenagear o fundador, o Bispo Donato. Foi construída no século 9, sobre as pedras do antigo fórum romano. Desde 1997, ela não é usada como igreja e como tem uma ótima acústica, é ali que acontecem os concertos em Zadar.

Fórum Romano e Igreja de São Donato
O fórum romano, a igreja de São Donato e campanário formam um dos mais bonitos cenários da cidade.
A Igreja de São Donato
A Igreja de São Donato é feita de pedras provenientes do antigo Fórum Romano

Zadar: o Órgão do Mar e a Saudação ao sol

No final do calçadão, está o órgão do mar. Idealizado e construído pelo arquiteto croata, Nikola Basic, em 2005, ele é a grande atração da cidade. Trata-se de um sistema de tubos que emitem sons com o movimento das ondas do mar. No fim de tarde, os visitantes se reúnem para ver o por do sol ao som dos acordes produzidos pelos tubos. A música gerada pelo Órgão do Mar é contínua e depende das condições do mar. Quanto mais agitado o mar, mais intensa e dramática se torna a música, enquanto em águas calmas, a melodia é mais suave.

Calçadão
No fim do calçadão, duas das maiores atrações da cidade
o "piano"
Atá lá, a pintura da calçada simula um teclado

Influência do Vento

Além das ondas do mar, o vento também desempenha um papel na criação de música. O Órgão do Mar é sensível ao vento, e a combinação de elementos naturais resulta em uma experiência sonora única. O Órgão do Mar tornou-se uma atração turística popular em Zadar, atraindo visitantes que buscam uma experiência sensorial entre a arte e a natureza.

Beira mar da cidade
O órgão do mar é uma arquibancada com canos por baixo
orifício no chão é parte do órgão.
Os sons do órgão do mar saem pelos orifícios feitos no chão de mármore

o mar
Muita gente aproveita para dar um mergulho no mar verde e transparente

Outras atrações

Mais adiante, virando a direita, temos a outra atração, que mistura tecnologia e natureza: o monumento Saudação ao Sol – um grande painel circular, com placas de energia solar que absorvem a luz do sol ao longo do dia e, assim que o sol se põe, faz um espetáculo de luzes que encanta a todos.

Navio atracado
É justamente nesse lugar que os navios de cruzeiro param
Placas de energia solar
Placas de energia solar são os responsáveis pelo espetáculo noturno. Foto: Pixabay
foto da cidade
A foto aérea dá uma ideia do espaço onde estão as duas atrações. Foto: Pixabay

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

36 respostas

  1. Que linda cidade!!! Adorei o órgão do mar… que cidade limpa, plana, é esse mar, cor maravilhosa! Tem muita história guardada nesse lugar, visitar mesmo que só por fotos ou vídeos é aprender a ver o mundo com os olhos de quem sabe contar com amor o que vê…

  2. Amiga Sônia,estou adorando essa previa de conhecimentos q vc nos proporciona……..maravilha!!! Pretendo fazer essa viagem no próximo ano. Sucesso!!!

  3. Sonia, sua distraída!!
    Pertinho aí da Saudação ao Sol tem um café chamado Brazil!! Cê devia ter ido lá para contar pra gente que diabos é isso!… rs…
    Mais outro lugar sensacional para visitar…

  4. Obrigada por nos proporcionar conhecer tantos lugares lindos.Viajo através das suas palavras.Nunca imaginei que a Croácia fosse tão bela.Parabéns por mais uma linda publicação

  5. Que cidadezinha mais linda! Encantada com os lugares, com a limpeza, e com o que me parece uma.firma de acolhimento desse povo que já sofreu tantas perdas. A saudação ao sol é um espetáculo a parte e quero fazer parte desse show da natureza. Vc nos inspira e nos proporciona dicas maravilhosas. Estou me programando, logo, logo, partiu Croácia.

    1. Maravilha, Zilda!!!
      É uma viagem linda, dessas de ficar para sempre na memória!
      E que bom poder lhe inspirar, minha amiga!
      Obrigada pelas palavras e um beijão pra vc,
      sonia.

  6. Nossa, muito lindo mesmo, Sonia! Você marca a viagem com todas as características turísticas, históricas e os pontos maravilhisos de cada cantinho…….A barraquinha de frutas me lembrou Aracaju….aquelas frutas incríveis do nordeste….delicia pura! Saudades….

  7. Que linda experiência… muito obrigada Sonia por agregar com tantos detalhes e que só ainda mais nos enriquece com conhecimentos e informações. Amei Parabéns!!

    Um grande beijo ?
    Pri Carvalho
    Consultora de Viagens ✈️

    1. Cynara, se você for entre maio e setembro, sugiro o litoral da Croácia que é maravilhoso! Você não pode deixar de conhecer!
      Grande abraço!

  8. Estou viajando pelos Balcãs e acabei fugindo das praias no verão porque estava muito caro, mas agora que o friozinho chegou vou rumar para lá e quero muito conhecer Zadar. Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos