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Explorando a Croácia e Bósnia de carro: roteiros e dicas Essenciais

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De carro pela Croácia e Bósnia - paisagens pelo caminho

Croácia e Bósnia de carro. Com mais de 4800 quilômetros de costa croata e o lindo interior da Bósnia, a viagem não poderia ser de outra forma. Além disso, os dois países são pequenos e dá para fazer roteiros incríveis; a paisagem é fantástica; a comodidade de parar em qualquer lugar e fazer os próprios horários; as rodovias bem sinalizadas e o asfalto impecável. Abaixo, quero dividir com você, uma das melhores experiências da minha vida:  uma viagem pela Croácia e Bósnia, de carro – um Captur patrocinado pela Renovel – concessionária Renault, em Aracaju, Sergipe.

Os prazeres de se viajar de carro, seja pelos Bálcãs, Brasil ou em qualquer outro país, são enormes. Mas, claro, precisamos viajar com segurança. E sobre esse tema, sugiro que você leia um post super completo do blog Mapa na Mão, que se aventurou pela América do Sul –  Chile de Carro: 15 perguntas e respostas para viajar com tranquilidade.

Rodovia croata
As belas rodovias croatas nos levaram a destinos incríveis
À margem das rodovias, vendedores ofereciam seus produtos
Pelo caminho, encontramos vendedores simpáticos oferecendo seus produtos
pela estrada, na Croácia
Eram pêssegos, figos, cerejas, nectarinas, sucos, doces, geleias, azeite e pimenta

Croácia e Bósnia de carro: viagem em família

Éramos cinco: eu, meu marido (João Miguel), minha irmã (Claudia) e meus dois sobrinhos, de 21 e 17 anos (Gustavo e Guilherme). E cinco pessoas significam, pelo menos, cinco malas.

restaurante em Split, Croácia
Gustavo, Guilherme, Claudia, eu e João Miguel, almoçando, em Split

Croácia e Bósnia de carro: um carro para caber tudo

A gente precisava de um carro grande, que fosse confortável, principalmente, para quem estivesse dirigindo e que todas as malas coubessem no porta-malas. Para tanto, depois de pesquisar ainda aqui, no Brasil, chegamos à conclusão de que esse carro deveria ser um Renault Captur, que reúne todas essas características, além do melhor custo-benefício e, de quebra, aquele design francês, lindo e elegante que todo mundo conhece.

Renault Captur
A escolha pelo Renault Captur não poderia ter sido mais feliz
De carro pela Croácia e Bosnia
Na mala, cabia 4 malas e 3 mochilas, além de sapatos aquáticos, pés de pato e chapéus.

Croácia e Bósnia de carro: para dirigir

É preciso, apenas, ter a CNH válida, pelo menos, por 12 meses. Mas, João Miguel resolveu fazer uma CNH  internacional, para evitar qualquer contratempo. Ao contrário do que imaginávamos, não fomos parados uma única vez numa blitz ou coisa parecida.

Croácia e Bósnia de carro e as estradas

As rodovias croatas e bósnias são excelentes e as principais são pedagiadas. As menores têm mão dupla. Mas são todas inteiras, sem buracos e não encontramos nenhuma em obra. A rodovia que nos levou a Dubrovnik era muito sinuosa, dessas que fazem muita gente ficar com enjoo. Mas, resistimos, bravamente.

Croácia e Bósnia de carro: velocidade

A velocidade média das rodovias que pegamos era de 50, 70 e 130 km/hora. É verdade: João Miguel extrapolou, mas era para sentir o carro, que se saiu muito bem nessas estradas sinuosas – estável, inclusive, nas curvas mais fechadas e nas ultrapassagens.

Croácia e Bósnia de carro: pedágio

Nas rodovias pedagiadas, a gente paga por distância percorrida. No primeiro posto de pedágio, a gente pega um comprovante e no posto seguinte é que a gente vai saber quanto custa e paga ao funcionário. Nos pedágios, os cartões de crédito são aceitos. Mas as tarifas não são altas. Nós pagamos entre 5 e 30 kunas (R$ 2,84 e R$17,01).

Croácia e Bósnia de carro: GPS

Para nos orientar no caminho, usamos o GPS do carro e o aplicativo Waze. E deu muito certo. Além disso, a sinalização nas estradas é bem razoável.

Croácia e Bósnia de carro: abastecendo na Croácia

O preço da gasolina era 9,84 kunas, que equivalem a R$ 5,63. Para abastecer, é preciso prestar atenção nos tipos diferentes de gasolina (S90, E90, E60) e Diesel que os postos oferecem. O sistema é self-service, como na grande maioria dos postos na Europa, mas sempre encontramos um funcionário disposto a ajudar. Para o Captur, que fez 12 quilômetros por litro, na estrada, sempre abastecíamos com Euro Super Class Plus. Nós rodamos 1800 quilômetros e, de acordo com as nossas contas, gastamos entre 700 e 800 reais.

abastecendo na Croácia
Abastecer não é tão complicado e sempre tem alguém por perto que ajuda os marinheiros de primeira viagem

Croácia e Bósnia de carro: com Renault Captur

Por 18 dias, o Captur foi nosso companheiro pelas rodovias croatas e bósnias – ultrapassou com segurança, subiu e desceu as ladeiras de Dubrovnik com elegância, superou a estrada de terra para chegar a Medjugorje e, com certeza, se destacou no quesito “conforto”. O modelo era automático e ainda contava com outros itens que fazem a diferença, principalmente, quando se está viajando por estradas desconhecidas – sensor de câmera de ré, sensor de chuva, controlador de velocidade, além de multimídia, isolador acústico, ar-condicionado digital, GPS, bluetooth e outros detalhes que, certamente, contribuíram para o sucesso da nossa viagem.

Renault Captur, nas estradas de terra.
O Renault Captur se saiu bem, principalmente, nas estradas de terra.

O aluguel do carro

Pegamos o carro no aeroporto de Zagreb, capital da Croácia, depois que passamos por Londres e Varsóvia. O carro estava reservado e pegar as chaves na Sixt não levou mais que 3 minutos. Pagamos com cartão de crédito ainda no Brasil e, na hora de pegar o carro, foi preciso apresentar o cartão com saldo suficiente para o valor do seguro a ser bloqueado. Na entrega do carro, o cartão é desbloqueado.

Uma dica: se você tem espírito mais aventureiro, experimente pegar uma estrada de moto. É libertador, como diz o meu amigo Rodrigo, que escreveu esse post para ajudar os viajantes que se aventuram pelo mundo, de moto: Como se organizar para viajar de moto, no seu blog www.omundoemlanches.com.br.

Croácia e Bósnia de carro: roteiro

O nosso roteiro foi o seguinte: ZagrebLagos de PlitviceZadarSplitHvarDubrovnikKravica WaterfallMedjugorjeMostarSarajevo – Zagreb. De Zagreb, pegamos o voo para Londres, Varsóvia e São Paulo. Destino final, Aracaju/Se.

Distâncias

Zagreb – Lagos de Plitvice: 130 km – D1 e E65

Lagos de Plitvice – Zadar: 118 km – D1 e E71

Zadar – Split: 158 km – E65 e E71

Split – Drvenik (onde pegamos a balsa): 114 km – Fizemos esse caminho porque preferimos ir pela costa e passar por Markarska. Mas poderíamos ir de Split para Hvar em 1 hora e meia, pela D116, percorrendo apenas 50 km. Esse trajeto também inclui uma balsa.

Drvenik – Sucuraj (trajeto de balsa): menos de 50 minutos

Sucuraj – Jelsa (onde nos hospedamos na ilha de Hvar): 50 km

Hvar – Dubrovnik: 207 km – Seguimos pela D116 para pegar a balsa e, em seguida, a D8. Levamos umas 6 horas para percorrer esse trajeto porque não tínhamos pressa e paramos em todos os lugares que chamavam a nossa atenção. É interessante saber que, para chegar a Dubrovnik, cruzamos a fronteira da Bósnia – entramos e saímos do país. E foi tudo muito tranquilo, não ficamos mais que meia hora na fila para passar.

Fronteira da Bósnia
No mapa do Google dá para ver que uma pontinha da Bósnia avança para o mar.
Aduana Croácia - Bósnia
Na aduana, apenas 6 carros à nossa frente. Seguimos para o guichê “all passaports” quando chegamos perto.
Aduana Croácia - Bósnia
O funcionário da aduana apenas olha os passaportes e carimba
Aduana Croácia - Bósnia
Quem vai de ônibus tem que descer e apresentar o passaporte no escritório

Dubrovnik – Kravica Waterfall, na Bósnia: 129 km. D8 até a M17.3.

Kravica Waterfalls – Medjugorje: 16 km – Pegamos a M6, R424 e R425A, para chegar a Medjugorje. Um trecho da estrada não tinha asfalto, era terra batida.

Medjugorje – Mostar: 26 km. Seguimos pela R424 para chegar a Mostar.

Mostar – Sarajevo: 129 km, pela E73/M17/M18.

Sarajevo – Zagreb: – 400 km, pela E70. O trajeto durou 6 horas – com várias paradas no caminho.

Zagreb, nosso ponto de partida

A capital croata é uma bela surpresa. Super arborizada, ela se divide em cidade alta e baixa. Embora as praias sejam o objeto de desejo, Zagreb não pode ficar de fora do roteiro turístico. Além das belezas naturais, a cidade tem 21 museus, 10 teatros, uma universidade e 350 bibliotecas. A programação cultural é vasta e o povo é muito simpático.

Zagreb, na Croácia
Toda a beleza de Zagreb vista da cidade alta

Lagos de Plitvice

Depois de dois dias em Zagreb, saímos cedinho em direção ao nosso primeiro destino: os Lagos de Plitvice. Os lagos consistem numa série de cascatas grandes e pequenas, em meio a florestas e lagos com água verde esmeralda, numa área de 300 quilômetros quadrados. Para visitar esse paraíso, e escolher entre as 4 trilhas diferentes, paga-se 250 kunas (aproximadamente, 142 reais).

Lagos de Plitvice
Do alto, uma das trilhas pelos Lagos de Plitvice
Lagos de Plitvice
Uma das cascatas dos Lagos de Plitvice

Zadar

Dos Lagos de Plitvice, seguimos mais 118 quilômetros para Zadar, a cidade onde existe um órgão marítimo – um sistema de tubos por baixo dos degraus que ficam de frente para o mar. Com o movimento das ondas, os acordes musicais são produzidos e viram música aos ouvidos dos mais românticos.

órgão marítimo em Zadar, Croácia
Ao lado do cais, o órgão marítimo foi projetado em 2005, pelo arquiteto Nikola Basic

Ouça, abaixo, o som produzido pelas ondas do mar:

Mas Zadar não se resume ao órgão marítimo e muito menos às suas praias. Sua história e beleza arquitetônica conquistam turistas de todos os cantos do planeta. Disputada nos séculos 12 e 13, a cidade mudou o nome para Zara, conheceu a prosperidade e enfrentou a  Segunda Guerra Mundial, quando foi bombardeada. Hoje, palácios e igrejas se espalham pela cidade, tornando-a única.

igreja de São Donato, em Zadar
A igreja de São Donato, do século 9, é palco de muitos concertos por causa da sua acústica.

Rumo a Split

Depois de Zadar, seguimos para Split, sempre pelo litoral, para apreciar a paisagem – que surpreendia a cada curva. Assim que chegamos, depois de nos acomodarmos, seguimos para o centro da cidade, onde fica a praia mais popular de Split, a praia que a população frequenta – Bacvice Beach. Era um sábado e já passava das 18:30, mas as pessoas ainda estavam lagarteando nas pedras ou se refrescando no mar. E dava a impressão de que só sairiam de lá, depois que o sol se pusesse.

Bacvice Beach, em Split, Croácia
Bacvice Beach é a praia mais popular de Split e fica bem no centro da cidade

Praia

No dia seguinte, escolhemos outra praia, mais sossegada e de pedras – Ovcice Beach. Pegamos a via costeira e seguimos até encontrar estacionamento. Estacionar é um grande problema, em todas as cidades pelas quais passamos. As vagas na rua têm dono e só nos resta os estacionamentos, que são escassos.

Split, Croácia
Quase não era um sacrifício rodar em busca de estacionamento. As ruas de Split são lindas.
A praia em Split, Croacia
Praias de águas transparentes e temperatura baixa – tudo o que eu queria.
Praia em Split, na Croácia
Sem ondas, as praias são propícias para as crianças

Quando o sol baixou, fomos caminhar pelo enorme e bem conservado Palácio do Imperador Diocleciano, um dos maiores atrativos da cidade. Lá, fomos surpreendidos com os festejos pelo Dia Mundial da Música.

Palácio de Diocleciano - Peristilo, Split - Croácia
Na área central do Palácio, o acesso à área sagrada: os templos de Cibele, Vênus, Júpiter e o mausoléu
Festival da Música em Split, Croácia
Uma das muitas bandas espalhadas por dentro e por fora do Palácio de Diocleciano.

Saímos de lá em direção ao Calçadão de Riva, oficialmente conhecido como Obala Hrvatskog Narodnog Preporoda, a orla da cidade, outro ponto turístico bastante animado, com seu  calçadão de mármore e suas lindas tamareiras – endereço dos melhores bares e restaurantes da cidade.

Calçadão de Riva, em Split, Croácia
Esse calçadão é uma verdadeira festa, frequentado por moradores e turistas

Saímos de Split com pena…tínhamos um roteiro a cumprir e o que quer que fosse que tivesse que ficar de fora seria muito frustrante. Hvar era o nosso destino seguinte. Nesse dia, acordamos cedo para chegar a Drvenik, onde pegamos uma balsa para Sucuraj e seguimos até Jelsa, uma cidadezinha próxima a Hvar.

Drvenik, Croácia
Drvenik: pena que só passamos por essa cidade. Ela merece, pelo menos, um dia inteiro

Hvar

Esta cidade é um destino festejado na Europa, além de ser uma cidade linda, cheia de história e tesouros arquitetônicos. Hvar é uma cidade muito antiga, mais precisamente, do século 4 a.C., cercada por perfumados campos de lavanda e praias paradisíacas.

Catedral de Santo Estêvão, em Hvar, Croácia
A principal praça de Hvar e, ao fundo, a Catedral de Santo Estêvão
O calçadão de Hvar, na Croácia
O calçadão, onde turistas e locais se misturam e se divertem

Dubrovnik

Passamos 4 dias maravilhosos em Dubrovnik, cuja história surpreende a todos: fundada no século 7, ela foi bombardeada pelas tropas iugoslavas em 1992, sendo alvo de mais de 2 mil bombas e mísseis guiados. Mais da metade das casas e monumentos foram destruídos. Mas, a União Europeia e a Unesco se uniram para recuperar a cidade e hoje ela está em pleno vigor.

Dubrovnik, Croácia
As escadarias são uma característica da cidade
Dubrovnik, Croácia
Haja perna para subir e descer ladeiras e escadarias de Dubrovnik
Stradùn, a rua principal de Dubrovnik, na Croácia
Stradùn, a rua principal de Dubrovnik, foi construída no século 12 e pavimentada em 1468

Kravica Waterfalls – Bósnia e Herzegovina

De Dubrovnik, voltamos pelo mesmo caminho que viemos e entramos na Bósnia, sem problema. Com a ajuda do GPS e algumas poucas placas, chegamos ao local da cachoeira de Kravica – um dos principais cartões postais do país, parecido com os Lagos de Plitvice, mas com uma diferença: neste, é possível nadar, alugar um caiaque, fazer piquenique e outras atividades ao ar livre.

Kravice Waterfalls
Só a natureza para produzir um cenário tão lindo como esse

Kravica
com o calor de quase 40 graus, eu não resisti a essa água verde e transparente

Para entrar, pagamos BAM 10 , o equivalente a mais ou menos R$ 25,00 (5 dólares).

Medjugorje

Os 16 quilômetros que percorremos para chegar à cidade das aparições de Nossa Senhora foram em estrada de terra. Nada que o Renault Captur não desse conta. É que estávamos tão acostumados ao asfalto perfeito que estranhamos. Quando chegamos lá, ao meio-dia, sob uma temperatura de quase 40 graus… simplesmente, não deu para subir a íngreme colina das aparições. Fiquei muito frustrada. Você pode ler um post sobre Madjugorje aqui.

Estrada para Medjugorje, Bósnia
Essa foi a única estrada de terra que pegamos nessa viagem
Croácia e Bósnia de carro: Medjugorje, na Bósnia
O Turismo religioso é parte importante da Economia de Medjugorje
Croácia e Bósnia de carro: Medjugorje
As lojinhas com imagens, terços e lembrancinha se multiplicam no centro da cidade

Mostar

A próxima parada foi em Mostar, considerada a mais bela cidade da Bósnia e capital da região da Herzegovina. A cidade é famosa pela Ponte Velha, que foi construída no século XVI, destruída em 1993, durante a Guerra da Bósnia, e reconstruída 10 anos depois, pelo mesmo método da construção, de 500 anos atrás.

Croácia e Bósnia de carro: Mostar
Só de ver essa entrada da cidade arborizada, eu me apaixonei.
Croácia e Bósnia de carro: Ponte Velha em Mostar
A Ponte Velha se estende sobre Rio Neretva com uma torre de pedra em cada ponta.

A Ponte Velha, o Palácio do Bispo, as mesquitas, a sinagoga, a igreja e o mosteiro franciscano, o antigo bazar, os museus e até residências que estão abertas à visitação são bons motivos para a permanência na cidade. Em 3 dias, é possível ver tudo e ainda curtir a atmosfera de Mostar.

Croácia e Bósnia de carro: Mostar
Paisagens que são verdadeiras obras de arte
Croácia e Bósnia de carro: Mostar
o antigo bazar, onde estão os melhores restaurantes lojas de artesanato e cafés

Croácia e Bósnia de carro: Sarajevo

Por fim, depois de seguirmos pelas estradas mais lindas que já vimos, chegamos a Sarajevo. Embora a guerra tenha sido muito recente, a impressão que dá é que a população já superou o terror da guerra – impresso nas paredes dos prédios, comprovado nos muitos cemitérios espalhados pela cidade e devidamente registrado no Museu de Crimes Cometidos contra a Humanidade e Genocídio.

Croácia e Bósnia de carro: rodovia na Bósnia
Montanhas enormes e lagos verdes e límpidos emolduram as rodovias da Bósnia.
Croácia e Bósnia de carro: Sarajevo
Essa é a famosa Praça dos Pombos, com uma fonte construída em 1753 no centro
Croácia e Bósnia de carro: Sarajevo - as marcas de guerra
As marcas da guerra continuam nas paredes dos prédios da cidade
Croácia e Bósnia de carro: Museu de Crimes cometidos contra a Humanidade e Genocídio, em Sarajevo
Numa sala do Museu de Crimes cometidos contra a Humanidade e Genocídio, mensagens de paz e amor.
Croácia e Bósnia de carro: Sarajevo - cemitérios
Para onde quer que se olhe, em torno da cidade, lá estão os cemitérios

De Sarajevo, voltamos para Zagreb, entregamos o carro e pegamos nosso voo de volta. Viajar de carro pela Croácia e Bósnia foi uma experiência que pretendemos repetir – se possível, com o Renault Captur. Dois países lindos, de natureza exuberante, povo simpático, muita arte e história. E é sobre isso que vou falar nos próximos posts. Me aguardem!

Croácia e Bósnia de carro eoutros posts sobre a Croácia:

Zagreb: a capital da Croácia

Lagos Plitvice: dicas e roteiros

Zadar: o que fazer na cidade

O que fazer em Split: a segunda maior cidade da Croácia

Hvar: a paradisíaca ilha croata

Dubrovnik: o que fazer na cidade mais visitada da Croácia

E se você quiser saber mais sobre outra cidade lindíssima da Croácia, acesse o post A pequena e romântica cidade de Trogir, do blog dani.tur.br.

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autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

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comentários

50 respostas

      1. Olá! Boa noite! Gostaria de saber como fizeram para estacionar o carro mas idades que passaram.
        Conseguiram vagas públicas? Ou pagas por diária? Valores… enfim, se vc pudesse me ajudar nessa questão eu te agradeceria muito. Obg

        1. Monique, bom dia!
          Estacionamento é um problema na maioria das cidades mundo afora. Na Croácia e na Bósnia não é diferente. Muitas vezes, demos sorte e encontramos estacionamento nas ruas. Mas, em geral, era estacionamento pago. E não era caro. Lembro que pagamos o correspondente a 10 reais, por umas 4 horas, em Split. Mas isso foi há 4 anos. Não poderia lhe o valor correto, hoje, infelizmente. E nos apartamentos que alugamos, geralmente, tinha vaga.

      1. Marisa, as estradas da Bósnia são muito boas! Fique tranquila. o único senão é a chegada em Medjugorje. A gente pega uns 20 minutos de terra batida, mas nada que nos faça desistir de chegar lá. Mas de Sarajevo para Zagreb é muito boa.

  1. Sonia, acabei de “viajar” por lugares tão lindos lendo seu post agora… gratidão por dividir com os leitores a sua experiência! Aguardando as próximas! Bjão pra você e pro João Miguel.

  2. Olá, Sonia!
    adoro viajar com vc em cada relato feito, mas acredito que chegou a hora de vc planejar uma viagem e apresentar aos amigos p montar um grupo e viajarmos juntos. Que acha?

    1. Que legal saber disso, Suzana!
      Vou escrever mais sobre as cidades, espero que você acompanhe. A Croácia e a Bósnia são apaixonantes!
      Um grande abraço e obrigada pela visita!
      sonia.

  3. Que maravilha, Soninha! Muitas informações e lindas imagens que fazem a gente viajar junto. Os vídeos também ajudam muito a “entrar no clima” do lugar. Parabéns e obrigada por compartilhar suas experiências!

    1. Querida, muito obrigada pelas palavras sempre generosas.
      Fico feliz que vc tenha gostado!
      Mil vezes obrigada pela sua visitinha ao blog!
      Beijão,
      sonia.

    1. Oi, Paloma,
      Nossa viagem durou, mais ou menos, 20 dias. Deu bem para conhecer a região e explorar o que o pais tem de melhor – as praias. Eu recomendo a Croácia como destino de férias sem medo de errar. O país é uma unanimidade.
      Grande abraço.

  4. Sou super adepta de viagens rodoviárias e fiquei encantada com o teu roteiro de Croácia e Bósnia de carro. Já salvei esse post para viagens futuras.

    1. Que legal… que bom que vc gostou.
      Foi uma viagem inesquecível. A Croácia é um país incrível e quero voltar lá, se Deus quiser!
      Obrigada pela visita.
      Grande abraço.

  5. Amei esse roteiro da Croácia a Bósnia de carro. Tenho muita vontade de conhecer a Croácia, mas agora depois de ler esse post, a Bósnia entrou na lista. Vi que foram 18 dias intensos e cheios de paisagens belíssimas. Vou mostrar esse post para meu marido, adoramos viagens de carro por aí.

    1. Cynara, depois que começamos a viajar de carro, não queremos outra vida. Adoramos desbravar o interior dos países descobrir as raízes, a essência do povo… é muito prazeroso. A Croácia e a Bósnia são dois países incríveis e nós adoramos conhecê-los.

  6. Um dos meus grandes sonhos, conhecer estes 2 destinos! Belíssimos e riquíssimos em historia. Sem dúvida, Croácia e Bósnia serão destinos que conhecerei de carro brevemente.

  7. Uau Sonia, que viagem top vocês fizeram da Croácia até a Bósnia de carro. A Croácia está na minha lista, é linda né? Não vejo a hora!!!

  8. Muito bom seu relato!
    Estou pensando em fazer um roteiro bem parecido agora em junho.
    São tantos lugares para conhecer que fico meio perdido em como dividir os dias… estou pensando em fazer assim:

    Zagreb – 2 dias
    Split / Hvar – 2 dias
    Mostrar – 1 dia
    Sarajevo – 3 dias
    Kotor – 1 dia
    Dubrovnik – 3 dias

    Você acha que tá legal?
    Alguns lugares como Mostar e Kotor seria mais para dar uma passeada mesmo.

    1. Leandro,
      Acho que você fez um belo roteiro. Kotor e Mostar, você consegue ver em um dia, cada um, com certeza. São 2 lugares lindíssimos, mas é possível. Aliás, essa região é maravilhosa, nós nos surpreendemos. Certamente, você vai se apaixonar.

    1. Olá,
      Isso vai depender muito da locadora. Certamente, você vai pagar uma taxa de fronteira. Na nossa viagem mais recente, a locadora queria cobrar 100 euros por cada fronteira que atravessássemos. Mas através da broker, conseguimos pagar apenas 100 euros pela 4 fronteiras da viagem. Fique atento aos seguros que o seu cartão oferece. Você precisa alugar com ele pra ter direito às vantagens que ele oferece. Leia o nosso poste sobre aluguel de carro nos Bálcãs. Ele é recente, é de uma viagem que fizemos agora, em fevereiro.
      Obrigada pelo comentário.
      Um grande abraço.

  9. bom dia Sonia. vou com meus pais de idade e tô preocupada. descerem em milao e queríamos or até Belgrado e kotor. Budapeste…
    mas pelo q li aqui a locadora não permite. é isso. ? essa carta verde.?
    aguardo sua ajuda

    1. Dra. Renata, realmente, alugar um carro nos Balcãs e sair viajando é um pouco complicado, pois dependendo do país em que é feito o aluguel do carro, há limitações. Sei que se alugar um carro em Zagreb, capital da Croácia, é mais simples. Nessa viagem, especificamente, eu só viajei pela Croácia e pela Bósnia e não tive problema. Mas em outra, que fiz agora, em fevereiro, eu aluguei em Bucareste e não podia passar na Ucrânia, nem na Bósnia, nem na Croácia. Eu tenho a impressão de que alugando na Itália ou na Hungria não haja esse tipo de problema.
      Tenho um post sobre isso: aluguel de carro nos Bálcãs. A sua ideia era alugar em Milão?

    1. Márcia,
      Como a região é riquíssima, foi difícil escolher o que ver. Mas tudo o que a gente viu e visitou foi maravilhoso! A gente quer muito voltar!!!

  10. BOA TARDE,

    GOSTARIA DE FAZER VIAGEM DE CARRO DESDE VENEZA( ALUGAR AI UM CARRO) E VISITAR SLOVENIA, CROACIA, BOSNIA E MONTENEGRO.
    QUERIA SABER SUA EXPERIENCIA COM SEGURANÇA EM VIAJAR SOZINHO DE CARRO, QUANTO AS ESTRADAS ( SE SAO BOAS EM GERAL)CRUZAR FRONTEIRAS SEM TER PROBLEMA COM PASSAPORTE, ETC….GRATO

    1. Mário, nós fizemos a viagem de carro com muita segurança e tranquilidade. As estradas são boas, bem sinalizadas e não tivemos nenhum problema na fronteira. Tudo muito tranquilo, eu lhe asseguro. Nós já fizemos Croácia e Bósnia e carro. Depois, fizemos Romênia, Eslovênia, Hungria, Sérvia e Bulgária e também foi bem tranquilo, tanto em relação às estradas quanto nas fronteiras. Eles apenas pediam o passaporte e o documento do carro.
      Chegamos hoje de uma viagem de carro pela Turquia e foi a mesma coisa. Tudo tranquilo, nenhum problema na estrada. Você pode viajar tranquilo!

  11. e como foi atravessar a fronteira pra bosnia, pois estou indo em abril, e as locadoras informam que não é permitido entrar com o carro alugado na bosnia, por não fazer parte da UE. Como fizeram?

    1. Leonardo, nós alugamos o carro em Zagreb, Croácia. Não tivemos nenhum problema para atravessar a fronteira. Foi tudo muito tranquilo. Sei que tem algumas limitações nos Bálcãs. Quando fomos ano atrasado para a Romênia e mais alguns países como Hungria, Eslovênia, Sérvia, Bulgária, tinha alguns lugares que a gente não podia ir. O Kosovo, por exemplo. Se você alugar o carro na Croácia, vc entra na Bósnia, sim. Nós entramos. A não ser que tenha mudado alguma coisa…

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