Esta é a capital e segunda maior cidade do Vietnã. Em 3000 A.C, Hanói, a “cidade da curva do rio”, já era habitada e se chamava Thang Long. De lá pra cá, ela teve outros nomes e muitas influências estrangeiras. O resultado de tudo isso é uma cidade incrível, super acessível e pronta para ser explorada.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleHanói: Culta e elegante
Apesar de ter sofrido tanto com as invasões chinesas e mongóis, ocupação japonesa, dominação francesa e guerras, a cidade é reconhecida como próspera, culta e elegante. Confesso que vi uma cidade pulsante, em crescimento, com mil coisas acontecendo ao mesmo tempo. O trânsito é caótico, mas o povo é dócil e gentil. Caminhar pelas ruas de Hanói é uma experiência impagável!
Estrutura
Ao contrário do que se possa imaginar, hotéis e restaurantes maravilhosos esperam pelos turistas, que chegam de todas as partes do planeta. Todas as melhores redes de hotel estão por lá: Meliá, Hilton, Sofitel Legend Metropole, Sheraton e outros. Turistas muito exigentes não vão se decepcionar. Hanói pode oferecer todo o luxo e comodidades que existem em Nova Iorque, Londres ou Dubai.
Hanói à noite
Nós começamos a explorar a cidade pelo Lago Hoan Kiem, que ficava a 50 metros do nosso hotel, assim que chegamos à noite. Esse é o melhor lugar para ficar. Em torno do lago, bares e restaurantes incríveis, românticos e convidativos. O lago é frequentado por turistas e locais, que ali praticam Tai Chi Chuan, caminham, jogam xadrez, sendo que a atividade mais frequente é dançar. Vimos diversos grupos dançando, com a orientação de um professor ou instrutor.
Noite animada
Hanói me deu a impressão de que seus moradores são felizes. A cidade iluminada, muita gente na rua, bares e restaurantes movimentados…deu prazer de caminhar pelas calçadas – largas e estreitas -, à noite. Não tivemos medo e não percebemos nada suspeito. Achamos seguro caminhar sem destino, entrar por aquelas ruas estreitas ou venidas largas. A cada esquina, uma surpresa!
Histórias e lendas
O lago fica no Bairro Antigo, a área mais concorrida da cidade, onde tudo acontece. E no centro dele está a Torre da Tartaruga. Além de tanta história, o país, de um modo geral, é cheio de lendas e uma delas é esta: no início do século 15, durante a ocupação Ming, o General Le Loi recebeu, de presente, uma espada mágica de uma tartaruga divina, que vivia no lago. Com essa espada, ele expulsou os chineses e se proclamou imperador.
Tartaruga poderosa
Tempos depois, quando o imperador velejava no lago, a tartaruga apareceu e pediu a espada de volta. Desde então, o lago ficou conhecido como Ho Hoan Kiem – lago da espada restituída. No século 19, um pagode foi erguido no meio do lago: Thap Rua – Torre da Tartaruga, para celebrar esse acontecimento sobrenatural. Hoje, ele é símbolo da cidade de Hanói.
A ponte Raio de Sol
No lago, atravessando a linda ponte de madeira vermelha, denominada ponte Raio de Sol (The Huc), chega-se ao Den Ngoc So, o Templo da Montanha de Jade. Pequeno e muito bem conservado, ele foi criado por um mandarim, Nguyen Van Sieu. Lá dentro, numa antecâmara, é conservada uma tartaruga enorme, que apareceu no lago, em 1968, e todo mundo jura que é a mesma que entregou a espada ao General Le Loi. O templo também é dedicado aos espíritos da terra, à literatura e à medicina, assim como ao general que derrotou os mongóis no século 13.
O Bairro antigo
Num dos lados do lago, fica o bairro antigo, o Old Quarter ou Khu phố cổ Hà Nội, também conhecido como 36 ruas. Ele merece ser explorado a pé, rua a rua. Trata-se da área comercial mais movimentada e barulhenta da cidade, cheia de curiosidades, com lojas que vendem absolutamente tudo. Em tese, cada rua é especializada em um produto, mas o que eu vi foi uma mistura de artesanato, sapato, roupa, comida, velas, doces… envolvidos pelo trânsito caótico, sonorizado com buzinas de todo tipo, o tempo todo. Tenho a impressão de que a buzina é uma descoberta recente, no Vietnã, e todos estão testando a dita cuja ao mesmo tempo.
Mercados em Hanói
O mercado é parte importante dessa cidade e também fica no Old Quarter. O Dong Xuan é o mais antigo da cidade, construído em 1889, e ocupa um prédio de três andares. Atacadistas e pequenos comerciantes oferecem uma grande variedade de produtos, de roupas a utensílios domésticos, passando por gêneros alimentícios, artesanato e produtos falsificados. O Dong Xuan também é o lugar onde se pode apreciar a culinária vietnamita e assistir a tradicionais apresentações artísticas. E se você quiser saber sobre a culinária vietnamita, não deixe de ler o post O que comer no Vietnã e os sabores vietnamitas, do blog Uma viagem diferente. Você vai se surpreender com as opções.
Ambulantes
A cidade tem outros mercados menores, que vendem o lindo artesanato vietnamita e, em torno deles, vendedores ambulantes também comercializam de um tudo: flores, frutas, chapéus…
Ópera de Hanói
Também nas imediações do Lago Hoan Kiem, está um dos prédios mais bonitos de Hanoi: a Ópera – Nha Hat Lon (Casa da Grande Canção) -, lembrança dos Franceses. A ópera, fundada em 1911, tem 600 lugares e é a sede da Orquestra Sinfônica de Hanói. Embora tenha sido o centro da vida cultural da cidade, antes da Segunda Guerra Mundial, a Ópera, por muito tempo, andou abandonada e entrou em decadência. Em 1994, é que decidiram restaurá-la: investiram 14 milhões de dólares e devolveram essa joia para a cidade e para a sua população. Na programação, balés, recitais de piano e outras manifestações culturais.
Chegamos ao fim deste post, mas Hanói tem muito mais o que ver. Halong Bay, o principal cartão postal do Vietnã, o Teatro de Marionetes na Água, o Museu da Prisão, o Templo da Literatura, o Museu da Mulher Vietnamita, Museu dos Vestígios de Guerra e o Museu de Ho Chi Minh são alguns dos temas que pretendo dividir com você. É beleza demais para eu guardar só pra mim!
Respostas de 12
No coração do Vietnã, uma infraestrutura turística colossal, como bem indicado no blog!! Informações e fotos que convidam o turismo neste lugar! Excelente blog!!
Obrigada, Tamara. O Vietnã é um destino maravilhoso e está preparado para receber os turistas.
Obrigada pela visita.
Grande abraço.
Muito bacana saber sobre Hanói, capital e coração do Vietnã. Pelas fotos me parecem bem animada e agitada. E quantos atrativos culturais ela tem, certamente um local que eu ia gostar de visitar.
Tenho certeza Deyse, de que você adoraria. Muita coisa diferente pra gente ver e aprender.
Eu adorei o Vietnã e voltaria facinho, facinho!
Obrigada pela visita.
Eu adoraria conhecer o Vietnã e Hanoi entraria no roteiro. Adorei as fotos e as informações
É um destino maravilhoso, Ângela! Os costumes, a estética, a gentileza do povo vietnamita… gostei de tudo isso, além da história.
Muito obrigada pela visita!
Grande abraço!
os vietnamitas adoram esse lago né? dançam a noite…tai chi de dia..yoga de tarde…caminhadas o dia todo. Muito bom rever Hanoi pelo teu post sobre o coração do vietna.
Mairim,
Eles adoram dançar, é verdade! vi vários grupos dançando à noite, em torno do lago.País incrível, né?
obrigada pela visita!
Grande abraço!
Um lugar fantástico!! Que riqueza a cultura desse lugar!! Adorei teu post.
Obrigada, Claudia!
O Vietnã nos conquistou completamente. Muita vontade de voltar lá e conhecer outras cidades.
Obrigada pela visita.
Hanoi me surpreendeu demais! Eu adorei a loucura, o caos, a gastronomia, a arquitetura. Me senti super bem nessa cidade! Espero voltar la ano que vem 😀
Também achei um país incrível… Queria muito a chance de voltar e passar um mês explorando o país.
Obrigada pelo comentário, Diego.
Grande abraço!