O Museu Ho Chi Minh retrata a vida do herói vietnamita, que se chamava pelo mesmo nome dado a Saigon – Ho Chi Minh. Ele foi a principal personagem por trás da luta pela independência do país. Então, Hanói é cheia de referências a esse líder que o povo, verdadeiramente, venera. Talvez porque a história seja recente. Talvez, porque o povo vietnamita não esqueça, mesmo, os seus heróis.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleMuseu Ho Chi Minh
Uma dessas referências é este museu, criado em 1990, no aniversário de 100 anos do homenageado. Cercada por jardins bem cuidados, fontes e árvores frondosas, fica a estrutura pomposa, grandiosa, mesmo, quase um monumento, que relata a vida e as conquistas de Ho Chi Minh. Este é lugar para conhecer o papel que Ho Chi Minh desempenhou na independência do Vietnã e, de quebra, a história do Estado comunista.
Como é o Museu Ho Chi Minh
Depois de comprar o ingresso e entrar por um portão e atravessar jardim enorme do museu, subimos uma escadaria e demos de cara com o próprio Ho Chi Minh, recepcionando a todos que chegam. Os vietnamitas fazem questão de tirar fotos aos pés do seu herói.
O herói vietnamita
Ho Chi Minh nasceu em 1890, na Vila de Hoang Tru. Estudou em Hue, uma cidade importante no país e, em 1911, resolveu sair do Vietnã, para conhecer o mundo. Naquela época, o nome dele ainda era Nguyen Tat Thanh. Na Europa, com as influências socialistas, fundou organizações comunistas em Paris, em Moscou e na China. Toda essa história está no museu.
Um museu diferente
Confesso que achei o museu engraçado. Alguns dizem que não passa de propaganda comunista, mas outros acham que é um museu informativo, até meio popularesco. Muita coisa, não entendi, achei meio non sense… Por que aquelas pirâmides todas, por exemplo? De vez em quando, achava que aquilo tudo era um carro alegórico de escola de samba. De qualquer forma, por muitos motivos, acho que a visita vale a pena.
Em 1941, ele voltou ao Vietnã, quando adotou o nome de Ho Chi Minh, que significa “aquele que ilumina”, e criou a Liga da Independência Vietnamita. Em 1966, tornou-se presidente da República Democrática do Vietnã.
O herói vietnamita enfrentou os franceses e os americanos, mas morreu 6 anos antes da reunificação do país. A independência é considerada a sua maior realização.
O Museu Ho Chi Minh fica na Praça Ba Dinh, ao lado do mausoléu, onde fica o corpo embalsamado do líder vietnamita. A visita ao mausoléu seria o nosso programa seguinte, mas, todos os anos, o corpo de Ho Chi Minh vai para Moscou, por três meses, para a manutenção. E nós fomos ao Vietnã, justamente, nessa época.
O Museu fecha na hora do almoço e também às segundas-feiras e sextas-feiras à tarde. O ingresso custa menos de 5 reais.
Respostas de 7
Como sempre, informações e fotografias excelentes……..fico ansiosa para a próxima publicação.
A Mentalidade deste Povo é muito respeitosa,séria,oque está faltando aqui no Brasil
Isso, mesmo. Eles são muito respeitosos, atenciosos.. um aprendizado, pra nós!
O museu é lindo!!!A cultura de um povo está guardada em livros e museus.Vale muito a pena visitar museus.Enriquece o conhecimento de quem visita
Sem dúvida! Os museus e as feiras livres… são lugares que a gente têm que conhecer em cada cidade!
Adorei conhecer tudo através de você!
Magnífico trabalho!
Parabéns!
Obrigada! E apareça mais vezes!