logo existe um lugar no mundo 1578

Boulder: dicas para conhecer a cidade mais saudável do mundo!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Boulder_Montanhas_Rochosas
Boulder_Montanhas_Rochosas

Em novembro de 2010, assisti a um Globo Repórter sobre Boulder, uma cidadezinha do estado do Colorado, nos Estados Unidos, reconhecida como a mais saudável e feliz do país. E é sobre ela que vamos falar, agora.

Denver, No Estados Unidos
Centro da cidade de Denver

Boulder, a descoberta

Na matéria, o repórter Flávio Fachel falava da qualidade de vida, da longevidade dos moradores e enfatizava o fato de que, lá, grande parte das pessoas era magra, só comia verduras, legumes e frutas. Nada de muitas calorias, nada de guloseimas! E todos pedalavam para o trabalho, faziam trilhas e sempre terminavam o dia caminhando ao pé das Montanhas Rochosas, que emolduram o horizonte da cidade. E o melhor: todos eram felizes! Segundo o repórter, lá, as pessoas não convidam os amigos para um jantar, um almoço. O convite é, sempre, para uma caminhada, para correr, pedalar ou esquiar – nas estações de Vail e Aspen, que ficam muito perto. 

ciclovias que ligam toda a cidade
Ciclovias que cortam toda a cidade

Querer é poder

Confesso que eu, particularmente, não ficaria muito feliz só comendo folha e outras coisas “muito saudáveis”. Tudo demais é veneno, já dizia a minha avó – até as coisas saudáveis. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. E acho que ela estava certa. Que mal faz um bombom? Minha vida seria muito sem graça sem um chocolate ou uma sobremesa. Mas, o programa foi tão bom que me deu vontade de conhecer a cidade. Lembro de que essa vontade foi crescendo a cada bloco e, quando o programa terminou, eu estava convencida e decidida a ir até lá. E falei para o vento, com força e bem explicado: eu vou a Boulder!

O Destino

O tempo passou e, no início de 2011, minha enteada começou a se preparar para ir para Nova Iorque, fazer um estágio na ONU, que seria objeto do seu trabalho de conclusão do curso de Jornalismo. E eu, claro, me ofereci para ir com ela – passaria uma semana por lá e, depois, passaria por Denver, para ver meus dois queridos amigos Max e Denise, e a linda Erica, que ainda não tinha 1 ano de nascida. E assim, fiz. Em maio, depois de 5 dias em Nova York com Bruna, embarquei para Denver.

Meus amigos Max, Denise e Erica, em Boulder, Colorado, Estados Unidos
Meus amigos Max, Denise e Erica ainda com um aninho.

O universo sempre a favor

Depois de tanto tempo sem vê-los, estava ansiosa para estar com eles. Max e Denise haviam se mudado de Brasília para Denver há uns 4 anos, já tinham comprado uma casa linda, enorme, e já tinham uma filha! Sim, e dois gatos, não posso esquecer! Eu queria muito conversar, por o papo em dia e, principalmente, conhecer Erica. Esses eram os motivos da minha viagem até lá. Mas, claro, também queria conhecer a capital do Colorado. Mas, eles fizeram mais que isso. Além de me mostrarem toda a cidade, eles programaram uma pequena, mas especial viagem no final de semana. O destino? Boulder, que fica a uns 40 km de Denver. Em pouco mais que meia hora, chega-se lá. Max e Denise são apaixonados pela cidade e queriam me mostrar o lugar aonde eles pretendem morar quando se aposentarem.

Centro da cidade de Denver, Colorado, perto de Boulder
Denver e o centro da cidade – ruas largas, prédios modernos e muito verde.
centro da cidade de Denver, Colorado, perto de Boulder
Em Denver, o verde está por toda parte

Rumo a Boulder

No sábado, acordamos cedo e pegamos a – linda – estrada para Boulder. Quase chegando, paramos numa galeria que vendia produtos de artesanato e decoração. Eram umas cinco lojas lindas, coloridas, dessas que a gente consegue passar horas perambulando, observando. Comprei um gato de louça, colorido, para quem olho, todos os dias na minha estante. Lá pelas 11 horas, estávamos em meio à linda feira de orgânicos da cidade. Grande, com tudo que se possa imaginar. No horizonte, as majestosas Montanhas Rochosas.

As ruas de Boulder, Colorado
As ruas limpas e tranquilas de Boulder
um dos parques de Boulder, Colorado
Nos finais de semana, a população ocupa as áreas verdes da cidade.
Jardim com flores em Boulder, Colorado
A cidade é cheia de cantinhos charmosos, muito verde e muitas flores

Hippies empreendedores

Essa onda verde e natural começou em Boulder, em 1960, com os hippies. Eles chegaram lá em busca de uma vida tranquila e saudável e, para sobreviver, montaram um pequeno negócio: uma fábrica de chá – mais natural, impossível! E o negócio prosperou, cresceu, ganhou o mundo. Hoje, todos conhecem o Celestial Seasonings, que oferece mais de cem tipos de chá e chega a ser um ponto turístico na cidade. Por ano, eles recebem mais de 2 milhões de visitantes.

O que há para ver

É possível visitar a fábrica e o museu, com degustação, fotos da época, documentos e utensílios antigos. Mas, o apelo, mesmo, fica por conta da loja. Linda, delicada, colorida… tudo tão bonito que Erica não resistiu e puxou, de uma das prateleiras, um conjunto para chá, com desenhos de Beatrix Potter (a do filme “Miss Potter“). Muito bom gosto dessa menina, viu?! Em um segundo, xícaras, pires  e pratos se espatifaram no chão. Não sobrou nada.

Chá Celestial
o chá famoso                                                            
Fábrica do Chá Celestial
Fábrica, museu e loja. Tudo no mesmo lugar

Depois da feira, da fábrica e percorrer a cidade, almoçamos num lindo restaurante. Como já tinha tido minha quota de natureza naquele dia, pedi carne. E no final, uma sobremesa, claro! 

Quando ir a Boulder

Verão, primavera e outono garantem temperatura amena, é tranquilo para curtir a cidade e aproveitar o que ela oferece de bom. O inverno é bem rigoroso, com muita neve – o que atrapalha um pouco a locomoção. Mas a cidade fica linda, toda branquinha.

Onde se hospedar em Boulder

Eu sempre escolho e oriento o centro da cidade, onde geralmente se concentram boa parte dos pontos turísticos. Boulder tem ótimos hotéis e você pode achar o seu no Booking.com.

Um ps: eu adorei Boulder, adorei o passeio. Vale a pena conhecer a cidade! Só não posso garantir a luxuosa companhia dos meus amigos Max, Denise e Erica, que conheciam tudo e foram perfeitos anfitriões. 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

12 respostas

  1. Eu tbm já descobri tanta coisa nos globo repórter! Agora essa cidade eu tbm nunca tinha ouvido falar! Curioso hein . Quero conhecer

    1. Mairim, essa cidade é incrível, eu adorei conhecer e sugiro a todos que tiverem a oportunidade de passarem por perto..
      Grande abraço!

  2. Conheço Boulder, uma cidade encantadora, quando lá cheguei para visitar a cidade, perguntei, o que tem de tão maravilhosa nessa cidade que todo o americano gostaria de morar, a resposta foi, essa cidade é a melhor do mundo para se viver bem, e com saúde, para mim foi o suficiente essa resposta. É maravilhosa.

    1. Que legal, Carlos!!!
      Não conheço ninguém que tenha ido lá.
      Eu adorei a cidade, aquelas montanhas, o trânsito tranquilo, o povo de bicicleta.
      Obrigada pelo comentário aqui. Um grande abraço!

  3. Que relato delicioso de ler. E o universo realmente conspira para as coisas acontecerem né. Você desejou muito conhecer Boulder e Boulder veio. E da melhor forma possível, na companhia de amigos especiais. E essa cidade hein!! Incrível para viver, mas talvez tranquila demais para mim…kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos