logo existe um lugar no mundo 1578

Loy Krathong – a celebração dos espíritos das águas

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Loi Krathong
Loi Krathong

Loy Krathong é uma das festas mais bonitas do planeta e ela acontece na Tailândia. Portanto, todo sacrifício vale a pena.  A festa celebra os espíritos das águas e, geralmente, ela acontece em novembro, na lua cheia do 12º mês lunar do calendário tailandês. Além da decoração, com estruturas feitas à base de plantas e flores, as lanternas e as procissões de barcos são o ponto alto da festa. Esse ano, por causa da morte do rei, não teve lanternas no céu – uma pena!

O lindo arranjo de flores na festa de Loy Krathong, em Bangcoc, Tailândia
O lindo arranjo de flores na festa de Loy Krathong
arranjo de flores na festa de LoY Krathong
Arranjos coloridos se espalham pela festa de Loy Krathong
Decoração da festa de Loy Krathong
Decoração em forma de flor de Lótus.
Arranjos na água
Locais e visitantes se posicionam para depositar os arranjos na água.

Arranjos na água
Arranjos de todas as cores tomam conta do rio Chao Phraya

Onde e quando acontece o Loy Krathong

Geralmente, a festa acontece em novembro, na lua cheia do 12o. mês lunar do calendário tailandês. Chiang Mai, a segunda maior cidade da Tailândia, e Ayutthaya, a primeira capital do país, têm a fama de realizar os melhores Loy Krathong. Mas Bangkok também realiza, nem sempre às margens do rio Chao Phraya. Nesse dia, os canais e lagos também ficam iluminados.

Outra festa tailandesa lindíssima é o Festival das Lanternas, que, em 2023, vai acontecer nos dias 27 e 28 de novembro. Para mais informações, acesse o post Informações Úteis sobre o Festival das Lanternas 2023, do blog Tailandiando, comandado por um casal de brasileiros (Bruno e Victória) que mora em Bangkok.

Como é o Loy Krathong

Pequenas jangadas feitas de tronco de bananeira e decoradas com flores, velas e incenso – em homenagem à deusa das águas, Phra Mae Khongkha, flutuam pelas águas. Acredito que toda a população se volte para essa festa, nesse dia. Conversamos com várias pessoas e todas elas já estavam programadas para, à noite, encontrar a família e os amigos e levarem as oferendas.

A festa de Loy Krathong no o parque Santi Chai Prakan
Em Bangkok, o parque Santi Chai Prakan se ilumina para a festa.
O pavilhão do parque Santi Chai Prakan
O pavilhão do parque Santi Chai Prakan ganha vida com a iluminação artística
Vários corais se apresentam pelo parque Santi Chai Prakan
Vários corais se apresentam pelo parque Santi Chai Prakan
Decoração do parque Santi Chai Prakan, na festa de Loy Krathong
Toda a decoração é feita com flores, folhas e gravetos.
Decoração do parque Santi Chai Prakan, na festa de Loy Krathong
Tailandesa orgulhosa do arranjo que fez.
Arranjos seguem pelo rio, na festa de Loy Krathong, em Bangkok, Tailândia
Os arranjos seguem rio abaixo

Menininha na festa de Loy Krathong, em Bangkok, Tailândia
Desde cedo, os tailandeses participam da festa.

Loy Krathong em Bangkok

Demos muita sorte de ir à Tailândia, justamente, nessa época, quando acontece a festa de Loi Krathong. Perto do nosso hotel, o parque Santi Chai Prakan se enfeitou para o evento. Chegamos por volta das 7 da noite e encontramos turistas e locais, que se misturavam com a produção das jangadas. Concursos de beleza e outros espetáculos aconteciam a cada 20 metros. Tudo muito colorido e iluminado.

João Miguel na festa de Loy Krathong, em Bangkok, Tailândia
João Miguel e as luzes do Parque Santi Chai Prakan.
Produção de arranjos na festa de Loy Krathong, em Bangkok, Tailândia
Produção em ritmo acelerado
Produção de arranjos na festa de Loy Krathong, em Bangkok, Tailândia
Turistas aprendendo a fazer as jangadas
Modelo na festa de Loy Krathong, em Bangkok, Tailândia
Modelo encenando a produção dos arranjos

Phra Sumen

Nesse parque, fica o Forte Phra Sumen, construído em 1783, para defender a cidade contra uma invasão pelo rio. Trata-se de uma das edificações mais antigas do país, um valioso patrimônio militar. Hoje, não sei se ele funciona para alguma coisa. Só sei que ele é um monumento nacional protegido, enfeita o espaço e é parte do Loy Krathong

João Miguel na festa de Loy Krathong, em Bangkok, Tailândia
João Miguel e o Forte Phra Sumen.

O Significado do Loy Kratong

Crianças e adultos constroem suas jangadas no capricho, acendem as velas e soltam as jangadas no rio. Cada uma mais bonita, mais elaborada que a outra. O governo também participa, assim como as empresas, com jangadas maiores e mais elaboradas. Eles acreditam que fazê-las navegar pelas águas simboliza a superação de todos os sentimentos negativos, como rancor e inveja, a chance de recomeçar sem essa negatividade, além de trazer boa sorte.

arranjos de flores
Os arranjos precisam ser coloridos e vibrantes.

A tradição

Houve um tempo em que os tailandeses também cortavam o cabelo e as unhas e colocavam nas jangadas, como símbolos dos males que carregavam e queriam deixar para trás. Assim, eles estavam renunciando a tudo que é ruim. Hoje, pelo menos os mais jovens, só se preocupam em fazer uma linda jangada, bem colorida e iluminada para soltá-la nas águas dos rios ou lagos. A beleza do Loy Krathong afasta qualquer espírito maligno e a animação das pessoas são o melhor presságio. programe-se para conhecer essa festa em 2023.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

23 respostas

  1. Que encanto de festa! Parece um show de artes com essas barcas coloridas e artesanalmente perfeitas… maravilhoso!!!

  2. Eu acho lindas essas celebrações na Ásia. Cada festival mais lindo que o outro. Quero muito conhecer e presenciar um deles.

    1. É verdade. Muito coloridos, com muita música e fé. Nós adoramos esse!Ele sempre acontece em novembro, de acordo com a lua. Antes de ir, é bom conferir as datas.
      Grande abraço!

  3. Soninha, você sempre nos mostrando coisas incríveis! Adorei saber um pouco sobre essa festa de Loy Krathong. Deu vontade de ir à Tailândia.

  4. As festas tradicionais asiáticas são encantadoras. Deve ter sido uma experiência muito enriquecedora participar da Loy Krathong, a celebração dos espíritos das águas. Que sorte estar aí bem nessa época! Obrigada por compartilhar!

  5. Vou pra Tailândia esse ano e estou com a ansiedade a mil tentando planejar tudo. São tantos festivais, lugares e comidas que a gente fica atordoada né rsrs

  6. Quero muito conhecer a Tailândia, ma agora, depois de ler sobre o Loy Krathong vou programar para irmos no mês de novembro. Que maravilha esse evento, adoro presenciar momentos como esse, que traduzem a cultura local.

    1. Cynara, outro bom motivo para você escolher novembro é que, neste mês, a temperatura é mais amena. Para você ter uma ideia, nós pegamos 38 graus, à noite, nessa festa. O suor corria pelas pernas (eu estava de saia). Durante o dia, dava 40 graus ou mais. O país é maravilhoso, aliás, o sudeste asiático é maravilhoso, mas o clima… tem que pensar duas vezes antes de se aventurar por lá, escolher bem o mês. De qualquer forma, é uma grande aventura e nós não nos arrependemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos