Ho Chi Minh, antiga Saigon, é uma ótima opção para conhecer um pouco mais do Vietnã. A cidade oferece várias opções de lazer para turistas que chegam de todas as partes do planeta. Para chegar lá depois de passar por Hanói, compramos a passagem no aeroporto, pela Viet Jet, que oferece inúmeros voos para Ho Chi Minh, em vários horários. O trajeto durou 2 horas, custou em torno de 150 reais e foi bem tranquilo.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleHo Chi Minh – a antiga Saigon
Ho Chi Minh é a maior cidade e centro financeiro do Vietnam. Também é conhecida como “Pérola do Oriente”, tem mais de 9 milhões de habitantes e uma economia que cresce 10% ao ano. Rica em história e cheia de energia moderna, Ho Chi Minh é um caldeirão de tradições antigas e inovações contemporâneas, o que a torna uma das cidades mais fascinantes do Sudeste Asiático.
A cidade tem uma história rica e complexa, marcada por influências coloniais francesas e um papel central na Guerra do Vietnã. Antes conhecida como Saigon, foi a capital do Vietnã do Sul até 1975, quando o Norte comunista tomou o controle do país e a cidade foi renomeada em homenagem ao líder revolucionário Ho Chi Minh.
Ho Chi Minh e os franceses
Por muitos anos, a cidade foi ocupada pelos franceses, que deram uma bela contribuição à arquitetura da cidade. Andando por Ho Chi Minh, vemos a marca dos franceses por todos os lados. O prédio dos correios, que fica no centro da cidade, é um desses exemplos. Ele foi projetado por Gustave Eiffel – engenheiro francês, que participou da construção da Torre Eiffel, em Paris, e da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque.
A agência dos correios é de 1891. No seu interior, temos a impressão de que estamos numa linda estação de trem. O teto é abobadado, apoiado em pilares de ferro pintados de verde, com capitéis dourados. Na parede, mapas antigos da região e um quadro de Ho Chi Minh, ao fundo, que a tudo observa.
Teatro Municipal | Ópera
O Teatro Municipal é outra herança dos franceses, em Ho Chi Minh. Construído em 1899, ele foi concebido como sala de concertos. Por isso, também é chamado de Ópera. Na entrada, duas colunas em forma de deusas greco-romanas. No alto, arabescos e figuras aladas enfeitam o prédio, que no interior é simples e considerado excelente para qualquer tipo de apresentação – música erudita ocidental, teatro tradicional vietnamita, concertos de rock e até apresentações de ginástica.
Edifício do Comitê do Povo
O prédio mais fotografado da cidade foi baseado na Prefeitura de Paris. Trata-se do Edifício do Comitê do Povo, conhecido como Hôtel de Ville, uma vez que nele funciona a Prefeitura da cidade. Foi em frente a esse prédio que o povo se reuniu, em 1945, para criar o Comitê Administrativo Provisório do Vietnã do Sul. Ele não é aberto ao público.
Hotéis
Nas imediações, hotéis elegantes e tradicionais, famosos por receber celebridades de passagem pela cidade. Um deles é o Hotel Rex, da década de 50. Construído pelos franceses, ele se tornou uma referência das atividades sociais e militares dos soldados americanos, durante a guerra do Vietnam. Era desse hotel que oficiais transmitiam, para a imprensa, o resumo do dia. Hoje, ele ainda é bastante procurado, principalmente, para realizar casamentos. É ponto de encontro para um chá e o seu bar, na cobertura, de onde se tem uma linda vista da cidade, é muito concorrido.
Outro hotel, também nas imediações do Comitê do Povo, é o Continental. Como o Rex, ele também foi construído durante o domínio francês – 1886 – e, até hoje, conserva a mesma fachada e o glamour de antigamente. Durante a guerra do Vietnam, era a referência para jornalistas e escritores, que apelidaram o bar do terraço de “Plataforma Continental”.
O nosso hotel
O hotel que nós escolhemos ficava no centro e eu considero um verdadeiro achado. Por isso, escrevi um post especial sobre ele.
A cidade
A uns 500 metros desse local, está a Catedral de Notre Dame, do final do século 19. Quando foi terminada, em 1880, era a maior edificação da cidade. A fachada é coberta por azulejos trazido de Marselha. Os vitrais eram de Chartres, mas foram destruídos na Segunda Guerra Mundial. Na frente da catedral, uma imagem de Nossa Senhora, denominada Santa Maria Rainha da Paz, foi trazida de Roma, com o objetivo de que ela trouxesse a paz para a cidade devastada pela guerra.
Casas-Tubo e prédios-foguete
Andando pelas ruas do Vietnam, o que se vê, no geral, são as casas-tubo e prédios-foguete, assim denominados por eles. As casas são altas, estreitas e compridas, podendo chegar ao outro lado da rua. Algumas chegam a ter, apenas, 2 metros de largura e mais de 50 metros de profundidade. E os prédios-foguete são altos e finos. Não sei como se sustentam!
Ho Chi Minh e o trânsito
Assim como em Hanói, o trânsito em Ho Chi Minh é caótico e é dominado por motos. Definitivamente, atravessar uma rua na cidade chega a ser uma aventura, um risco que se corre, uma atitude irresponsável. São mais de 4 milhões de motos contra 350 mil carros. Mas, adianto que, nos 8 dias que passei entre as duas principais cidades do país, não vi uma única confusão ou acidente no trânsito.
E o que tem para ver em Ho Chi Minh?
Não canso de repetir: Ho Chi Minh é uma cidade linda, com avenidas largas e muito arborizada. Muitos parques, shoppings, restaurantes, uma verdadeira metrópole, com inúmeras opções para o turista. A gente precisa fazer uma agenda para não deixar de ver coisas importantes, como o Palácio da Reunificação, o Palácio do Comitê do Povo, Museu da História Vietnamita, o Museu de Vestígios da Guerra, o Museu de Ho Chi Minh, além dos templos, dos pagodes, dos mercados e dos Túneis Cu Chi, localizados a 15 km de Ho Chi Minh, que declinamos por causa do calor. Mas essas opções são assuntos para o próximo post!
Respostas de 16
Adoro acessar o site; viajo junto com vocês. Ha uma riqueza em detalhes que nos aproxima de cada lugar lindo!!!
Obrigada, querida!!! Grande beijo!
Rejane rios..eu que disse: Adoro…
Valeu, querida!
Uma delícia viajar com você. ??????????
Que bom! Obrigada!
Maravilha Sonia Pedrosa! Fiquei curiosa e quem sabe eu inclua Saigon no meu roteiro de viagem, Não imaginei que tivesse essa beleza que você tão bem descreve para nós. Parabéns!
Obrigada! O Vietnã merece um mês inteiro por lá! São muitos, os lugares, para explorar! Recomendo!
Obrigada! Pode incluir e vc não vai se arrepender!
O Vietnã é um país incrível! Vale tirar um mês inteiro por lá, para conhecer cada região…. Grande abraço e obrigada pelas palavras!
Muito interessante e instrutivo o texto Ho Chi Minh: uma razão para ir ao Vietnã. Realmente, Ho Chi Minh nunca esteve em minha lista de desejos de viagens, mas gostei dos atrativos que conheci por aqui, as edificações são lindas. Obrigada!
Obrigada a você, Dayse, pela visita e pelo comentário.
O Vietnã é um país incrível, surpreendente.
Ho Chi Minh é uma cidade linda e cheia de peculiaridades…nós adoramos.
Grande abraço!
Conteudo muito legal ainda quero visitar o Vietnan todo, até para ver essa influência dos franceses e curtir um passeio de moto com máscara também. Entretanto, vou esperar passar essa historia de covid. Abraços e parabens.
Que legal, Moisés! O Vietnã é, realmente, um país incrível e merece uma dedicação maior para gente descobrir toda a beleza que ele guarda.
Obrigada pela visita. Grande abraço.
Ho Chi Minh realmente me convenceu que preciso conhecer o Vietnã. Amei o post
Angela, o Vietnã é um país maravilhoso, muitas cidades merecem a nossa visita.
Grande abraço.