Barra de São Miguel é um desses paraísos espalhados pelo planeta, que vale a pena conhecer. Principalmente, quem gosta de sombra e água fresca, mar calmo e transparente. Sorte minha que esse paraíso fica aqui, pertinho, a 3 horas de carro (de Aracaju, onde moro), em Alagoas. Se você não conhece, prepare-se para algumas dicas sobre essa praia alagoana.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleHistória da Barra de São Miguel
Durante o período colonial, quando era habitada por tribos indígenas tupis-guaranis, a área onde hoje está localizada a Barra de São Miguel era conhecida como “Barra do Rio Jequiá”. Ela se destacava como um ponto estratégico devido à sua posição próxima à foz do rio Jequiá, facilitando o comércio e o transporte de mercadorias.
No entanto, foi somente em 1875 que a Barra de São Miguel começou a se desenvolver como um povoado. Nesse ano, foi construída uma capela dedicada a São Miguel Arcanjo, dando origem ao nome atual da cidade.
Ao longo dos anos, a Barra de São Miguel prosperou devido à pesca e à agricultura, bem como ao turismo crescente. Suas belas praias, águas cristalinas e paisagens naturais atraem visitantes de todo o Brasil e do mundo.
Barra de São Miguel no mapa do turismo
Trata-se de um destino bastante prestigiado pelos alagoanos, uma vez que está a 20 minutos de carro, de Maceió. Mas os sergipanos também aproveitam bastante, assim como os turistas dos quatro cantos o país. O mar de Alagoas encanta a todos – sempre calmo, com piscinas naturais, protegidas por arrecifes de corais, e temperatura na medida.
Tradição na Barra de São Miguel
Fui muitas vezes à Barra de São Miguel, na adolescência. Hoje, ótimos hotéis tomam conta da região, como o Kenoa, o Iloa e o Mangrovia, que oferecem mais que uma estada: uma experiência. Mas, não posso esquecer o Village Barra Hotel, super antigo, mas que depois de reformado, atende ao sonho de kombo perfeito de qualquer turista: conforto + comodidade. Ele fica a dois passos da praia e nem precisa atravessar a rua para dar um mergulho naquela imensidão verde. Abaixo, um pouco da estrutura do Village Barra de São Miguel:
Natureza
Acordar de manhã, abrir a janela e dar de cara com esse mar não tem preço! Melhor ainda é observar, da janela, a lua nascendo, refletida no mar.
Comes e Bebes no Village Barra
Impossível deixar de falar nas comidinhas, drinques e refeições que o hotel serve. O café da manhã é típico dos melhores hotéis do nordeste, com uma variedade enorme de sucos, bolos, pães, queijos, tapiocas, iogurtes e todas as delícias que você pode imaginar.
Outros posts sobre paias de Alagoas:
Programação
Mas, não pense que na Barra de São Miguel é só quarar no sol, comer e dormir. Dá para fazer uns passeios de barco à Praia do Gunga e à Lagoa do Roteiro. Dá para dar um pulinho em Maceió e jantar por lá. Ou ainda dar uma esticada até a Praia do Francês, que fica logo ali, coladinha à Barra.
Barra de São Miguel à noite
À noite, é possível sair para comer uma pizza ou uma tapioca, no centro da cidade. Mas, a minha sugestão é o restaurante do Village e, depois, apreciar as deliciosas caipiroscas de frutas da região e os petiscos no bar da piscina, com boa música ao vivo.
A Barra de São Miguel tem apenas 8 mil habitantes. Este é o local ideal para descansar, esquecer da vida e se preocupar, apenas, com o horário que a lua nasce. Uma semana por lá e a gente volta revigorada, energia renovada, pronta para retomar a rotina – até às férias ou o feriado seguinte. Afinal, a Barra de São Miguel fica logo ali, ao alcance dos sonho de todos nós.
Mas, é verdade, Alagoas tem muito a oferecer. Por isso, quero sugerir o post 10 Melhores praias de Alagoas e Maceió: conheça 10 destinos do Caribe brasileiro, do blog elizabethwerneck.com.
Respostas de 22
Muito lindo. Quero conhecer. Gostei da ideia de ficar hospedada lá e dar um passeio p Maceió. Fazer o inverso: curtir a praia e visitar a capital
Sim, é muito pertinho. E o melhor: é sossegado… Recomendo!
Lugar lindo ! Ótimo para passar dias contemplando toda essa beleza.
Sim, Claudia, lugar lindo… para se voltar mil vezes!
É o meu preferido. Pretendo voltar.
Que legal, Janete! Também adoro o hotel e volto sempre que posso!
Obrigada pela visita!
Grande abraço,
sonia.
Belíssima Praia!! Gosto muito e vou sempre! O banho de mar é maravilhoso e recomendo um delicioso caldinho de Massunin nas Barracas de praia. Tem lojinhas com moda praia muito boas!
Ana Claudia, é verdade…! Esse caldinho é típico de Alagoas e eu adoro!
Obrigada pela visita!
Beijão,
sonia.
Excelente post! Espero que mais gente veja. Temos que aumentar o turismo nacional.
Se depender de nós…
Valeu, Magda!
sonia
Lugar lindo! Vale visitar mais de uma vez 🙂 Obrigada pela lembrança, Sônia
Waneska,
Se eu pudesse, iria umas 4 vezes por ano. Essa é a minha referência de paraíso!!!
Beijão,
sonia.
Com certeza! E é perto de muitos outros pontos legais, como você bem citou. Vale muito curtir esta maravilha
Sem dúvida! Eu sempre recomendo pra todo mundo que quer ser feliz!
Ah Alagoas sua linda! Sou apaixonada por esse estado e Barra de São Miguel é mais um lugar lindo de viver. Adorei a dica de hospedagem. Nunca fiquei hospedada ai, mas já quero kkkkk
Você tem toda a razão. Também sou apaixonada pelo estado todo e Barra de São Miguel está no topo das minhas preferências.
Esse hotel é um clássico, bastante antigo, mas foi reformado e oferece quartos espetaculares de frente para o mar.
E o melhor: o preço é ótimo!
Grande abraço e obrigada pela visita.
Barra de São Miguel está na minha lista de desejos! Já salvando essa dica de hospedagem. Delícia de lugar!
Angela,
Barra de São Miguel é a minha referência de paraíso! e esse hotel é o meu preferido!
Agora já sei qual será o primeiro lugar que visitarei em Alagoas. Estou impressionada com Barra de São Miguel. O que mais preciso agora é sol, mar e tranquilidade.
Deyse, Barra de São Miguel é a minha referência de paraíso! Se começar por lá, vc está começando com o pé direito!
Não conheço Barra de São Miguel, mas adoro o litoral de Alagoas. Praias deliciosas e um mar que não me canso de olhar!
Verdade, Sylvinha, são praias maravilhosas, não me canso de ir pra lá.
Beijo!