logo existe um lugar no mundo 1578

Cruzador Aurora: uma lenda russa no coração de São Petersburgo

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Cruzador_Aurora
Cruzador_Aurora

Entre tantos monumentos espalhados pelas ruas de São Petersburgo, na Rússia, está o festejado Cruzador Aurora – um navio com história e participação importante na vida do país. Saiba, nesse post, por que ele é tão importante e por que você precisa conhecê-lo se for visitar a cidade de Pedro, o Grande.

Cruzador_Aurora
O Cruzador Aurora – nome em homenagem à deusa do amanhecer na mitologia romana

Cruzador Aurora: a visita

O Cruzador Aurora, um dos símbolos da Revolução de outubro de 1917, é considerado patrimônio histórico de São Petersburgo. Construído em 1900, depois de uma longa história, ele se transformou em museu e está ancorado às margens do Rio Neva, onde já recebeu mais de 30 milhões de visitantes, desde 1924, quando um livro de visitas teve início.

Cruzador_Aurora
O Cruzador Aurora, nas imediações da Fortaleza de Pedro e Paulo

Peso e medidas

O Cruzador Aurora pesa quase 6 mil toneladas, tem 126 metros de comprimento e 16.7 metros de largura.  Sua velocidade é de 19,2 nós, e seu alcance máximo, 4000 milhas náuticas. A tripulação era formada por 570 pessoas, incluindo 20 oficiais, e carregava 42 armas de quatro calibres diferentes.

Cruzador Aurora
O navio chama a atenção de gente de todas as idades

História

Apesar de ter participado de três guerras – as duas guerras mundiais e a Guerra Russo-Japonesa, o Cruzador Aurora é lembrado por ter tido uma participação importante na Revolução Bolchevique: em 25 de outubro, às 10 da noite, tiros vindos do navio deram o sinal para que os bolcheviques invadissem o Palácio de Inverno, residência do czar. Com a invasão, Vladmir Lênin assumiu o governo.

Cruzador Aurora
Cruzador Aurora, uma relíquia russa

Os marinheiros do apoiaram a revolução e, por algum tempo, um comitê revolucionário funcionou dentro do navio.

Cruzador Aurora
Um desses canhões deu o tiro que foi o sinal para a invasão
O Palácio de Inverno
O Palácio de Inverno, residência imperial

O Museu

Antes de se tornar um museu, em 1948, o navio funcionou como base de treinamento para futuros oficiais. Em 1956, ele se tornou uma filial do Museu Naval Central. De lá pra cá, a fama do navio só aumentou: ele foi tema de filme, desenho animado, documentários, várias músicas foram feitas em sua homenagem, foi retratado em selos nacionais e estrangeiros e moedas comemorativas foram cunhadas com a imagem dele. O Cruzador Aurora é um dos museus mais visitados pela população e pelos turistas. Há filas para a compra de ingresso, mas nada que desanime o visitante.

Cruzador Aurora
Uma fila permanente na entrada do museu não chega a assustar

Exposição

Fotos, quadros, móveis, mapas, objetos e documentos referentes ao Cruzador Aurora e à tripulação estão espalhados pelos cômodos do navio, além de referências das guerras das quais o navio participou. A exposição apresenta, também, materiais de construção naval nacional, o design e a construção de outros cruzadores e cópias holográficas dos modelos de navios.

Cruzador Aurora
um dos móveis do comitê revolucionário
Cruzador Aurora
um aparelho de radiotelegrafia lembrou o meu pai
Cruzador Aurora
No museu, a Revolução de 1017 está em destaque
Cruzador Aurora
Guerras e batalhas estão registras em quadros que cobrem as paredes do navio
Cruzador Aurora
Na maquete no Cruzador Aurora, dá para ver detalhes do navio

O destino do Cruzador Aurora

Há algum tempo, existe um movimento dos deputados russos para devolver o navio à frota russa. Já se falou em restaurá-lo na sua forma original, com caldeiras a vapor, ou em condições modernas. Já foi proposto ao Presidente Putin que ele fosse restaurado e transformado em um navio presidencial. Mas, até hoje, nada foi feito nesse sentido. Por via das dúvidas, o melhor é visitar logo o dito cujo, antes de ele voltar às atividades marítimas.

Cruzador Aurora
A visita ao Cruzador Aurora dura em torno de uma hora, de acordo com o interesse do visitante
Cruzador Aurora
Um dos muitos botes espalhados pelo convés do navio
Cruzador Aurora
As balas utilizadas nos canhões do navio

Para visitar o Cruzador Aurora:

Endereço: Petrogradskaya Embankment, São Petersburgo

Metrô: Gorkovskaya e Ploshchad Lenina são as estações de metrô mais próximas.

Valor do ingresso: 400 rublos – aproximadamente, 22 reais.

www.aurora.org.ru

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

33 respostas

  1. A minha chance de visitar o Cruzador Aurora é remota, mas uma coisa é certa: terá que ser enquanto estiver ancorado. No mar, nem pensar!

    1. É, mesmo, Rosina? Você tem medo? Eu tb não gosto, tive várias experiências ruins, no mar.
      Sempre prometo pra mim mesma que nunca mais entro num barco. Quando vejo, estou numa jangada, num navio…rsrsrs mas morro de medo!
      Beijo,
      sonia.

  2. O mundo naval é incrível e tem muita história. Deve ser interessante demais conhecer esse Museu e o Cruzador Aurora. Fica meio claustrofóbico a visita?

    1. Leo,
      O Cruzador fica ancorado num lugar lindo de São Petersburgo e ele é grande. Se fosse pequeno, eu não entraria, não me sinto bem em lugares pequenos, claustrofóbicos. Achei que valeu super a pena, a visita.

  3. Uau! Que especial saber mais a respeito do Cruzador Aurora, e saber que é um atrativo turístico. Realmente, é uma lenda russa no coração de São Petersburgo. Espero conhecer pessoalmente um dia.

  4. Muito bacana sua matéria sobre o Cruzador Aurora. Além de ter se tornado um ponto turístico, essa embarcação tem importância histórica tanto para a história da Rússia como para a história do mundo ocidental.

    1. Angela, obrigada.
      O Cruzador Aurora é peça importante na história russa e conhecê-lo enriqueceu nossa viagem.
      A Rússia é um país incrível, desses que a gente quer voltar e voltar…

  5. Que interessante conhecer uma parte dos acontecimentos da Rússia visitando um navio histórico! Já inclui o Cruzador Aurora na minha lista.

  6. Que incrível a história do Cruzador Aurora. São Petersburgo parece ser uma cidade maravilhosa, tenho muita vontade de conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos