Alese

Teatro de Marionetes na água | Hanói

///Teatro de Marionetes na água | Hanói

Teatro de Marionetes na água | Hanói

O teatro de marionetes na água – roi nuoc – é uma das tradições do Vietnã. A sua origem é no delta do Rio Vermelho, há mais de mil anos. Trata-se de uma das mais genuínas manifestações culturais do país. No passado, as apresentações aconteciam nas vilas – em lagos, rios e arrozais. Depois, começaram a acontecer nos teatros, transformaram-se num espetáculo reverenciado por todos, de todas as idades e, principalmente, por turistas.

geralmente, os temas do espetáculo dizem respeito à vida rural dos vietnamitas

Os bonecos são feitos de madeira resistente à água. São pintados com cores fortes e encenam histórias do campo, com vilões, heróis, guerreiros, fazendeiros corruptos e governantes cruéis. Enfim, a vida real.

Onde fica

Em Hanói, o Teatro de Marionetes ficava perto do nosso hotel, na região do Lago Roam Kien. As sessões começavam às 15 horas e se repetiam até às 20 horas. Os atores entram em cena, de 4 a 6 vezes ao dia, todos os dias, dependendo da demanda, desde 1994. Todos dizem que Hanói é o melhor lugar para ver o teatro de marionetes, no país.

Programe-se

Eu estava curiosa para ver esse teatro dentro d’água e me surpreendi. Gosto de teatro de bonecos, adoro o Mamulengo de Cheiroso, e a minha expectativa era grande. Compramos os bilhetes logo cedo, para a sessão das 20 horas. Se não fizer isso, corre-se o risco de não encontrar lugar. Pagamos 100 mil dong para entrar, o equivalente a 13 reais. A sessão dura em torno de 30 minutos e conta com músicos e efeitos especiais.

horários e preços do espetáculo – em cartaz desde 1994

Quando chegamos, 20 minutos antes de começar, na entrada, uma “pequena multidão” se formava. Mas, era muito organizado e entramos sem tumulto. Lá em cima, um boneco enorme recebe o público. É o boneco principal, o que narra o espetáculo.

O teatro de marionetes

No teatro, cabem 200 pessoas, e é igual ao que todos conhecemos. Mas, no centro do palco, tem um tanque cheio de água meio escura. É ali que tudo acontece. Os bonequeiros ficam por trás de uma cortina de bambu e manipulam os bonecos com varas longas, com água pela cintura. Só os bonecos aparecem em cena.

Músicos

A performance dos bonecos é enriquecida pelos músicos e cantores que acompanham todo o espetáculo, ao vivo. Praticamente, uma broadway! A música mais os efeitos especiais – bombinhas, fogo, fumaça – dão dramaticidade ao espetáculo e mantém o público ligado. Claro, não dá para entender o que eles dizem, mas é possível saber o que se passa em cena.

No final, depois de algumas horas dentro d’água, os atores aparecem para receber o aplauso de todos. É muita beleza e delicadeza…

 

2017-08-01T08:35:35+00:00 1 ago 2017|Categorias: Ásia, Vietnam|Tags: , , , , , , , , |0 Comentários

Deixe uma resposta