O Museu de Arte Socialista em Sofia, Bulgária, é uma das muitas opções de lazer oferecidas a quem visita este país da Península Balcânica. Se você gosta de história, especialmente, da história mais recente, não pode deixar de ver este museu, que discorre sobre a história da era comunista, especificamente, nesse pedacinho da Europa.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleMuseu de Arte Socialista: onde fica?
Deixamos para visitar o Museu de Arte Socialista no nosso último dia na capital búlgara e quase que não conseguimos. Ele fica um pouco afastado do centro da cidade, no bairro de Iztok, em frente a um órgão do governo, uma espécie de Detran. Esta foi a conclusão a que chegamos, devido ao movimento de carros e policiais de trânsito.
O Museu de Arte Socialista não tem um nome na porta. Aliás, tem. Mas em búlgaro. Por isso, a dificuldade. Achamos o prédio por dedução, intuição e ousadia. A gente foi entrando num espaço aberto pra ver se via alguma coisa até encontrar um homem numa cabine e perguntar se ali era o museu. Ele deu o ok e aí, sim, entramos para conhecer. Um tempo depois, uma moça entrou para cobrar.
A história do Museu de Arte Socialista de Sófia
O Museu é recente, foi criado em 19 de setembro de 2011 e, inicialmente, o nome proposto era Museu de Arte Totalitária. Muitas das peças estavam sob os cuidados do Ministério da Cultura e da Galeria Nacional da Bulgária. Outras, com as prefeituras e outras organizações. A coleção compreende o período de 1944 a 1989, quando ruiu o comunismo, e está dividido em 3 partes: uma sala de exposição com 60 pinturas, uma sala de vídeos e um cemitério de estátuas referentes ao período – 79 de operários, guerrilheiros e líderes comunistas, além de 8 estátuas de Lenin. Todo esse material deveria ir para um ferro-velho, um grande lixão, mas foi salvo por essa ideia do museu.
Cemitério das esculturas
Começamos pela área descoberta. Logo na entrada, uma estrela vermelha de cinco pontas, com 2 metros e meio de diâmetro e 1200 quilos. Ela ficava no topo da sede do Partido Comunista, no centro da cidade. Do outro lado, o busto do revolucionário argentino, Che Guevara. No espaço grande, outras estátuas, bustos e figuras de líderes e ativistas comunistas populares, poetas, soldados do exército vermelho e trabalhadores felizes se espalham.
Personagens da História
Mais adiante, outras estátuas se misturam às das celebridades locais, como a do secretário-geral da Internacional Comunista, Georgi Dimitrov. A estátua de Vladmir Lenin, criada pelo escultor soviético Lev Kerbel, é a maior de todas. Ela ficava no lugar da Santa Sofia, de frente para a sede do Partido Comunista, uma bela localização no centro da cidade, mas acabou no Museu de Arte Socialista, na periferia da cidade.
Obras de arte socialista
Outras obras estão em exposição no espaço ao ar livre do Museu de Arte Socialista: A República, Mulheres da Cooperativa da Fazenda, O Trabalhador são alguns exemplos.
Na sala de exposição, estão as pinturas produzidas por artistas do regime comunista. Os tema são típicos da arte socialista: trabalhadores, cenas no campo, exaltação do partido, demonização do capitalismo, euforia com o regime
Na inauguração do museu, o primeiro-ministro da época, Simeon Djankov proferiu a seguinte frase: o museu encerra uma página e coloca o socialismo e o comunismo no lugar a que eles pertencem – na história. E eu, Sônia, digo: que permaneçam.
Para visitar o Museu de Arte Socialista:
Rua Lachezar Stanchev 7, Sofia 1756, Bulgária.
Adultos: 6 leva, aproximadamente, 3 dólares.
Crianças e estudantes: 3 leva, aproximadamente, 1,5 dólar.
Para ver outros museus interessantes pelo mundo, acesse os blogs:
Viaje com Norma – Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado e Zélia Gattai em Salvador
Mundo Viajante – Melhores museus de São Paulo
Bate Papo Blog – Museus Pagos em Londres que você deve visitar
Abcdosviajantes – Museus pelo mundo que valem a pena visitar
Descobrir Viajando – Descobrir o Museu do Chiado
O Mundo é Seu – Museu do Templo Mayor
Flor na Cabeça – Casapueblo, Uruguai: uma casa, um museu e muito mais!
Viajando com a Cintia – Beyond van Gogh
Respostas de 45
Que beleza de acervo que tem esse Museu Socialists de Sófia, na Bulgária.. Fiquei com vontade de visita-lo.
Pois é, se é de ir pro lixo, que fique como lembrança e lição, de um tempo triste que não deve se repetir.
Nunca tinha ouvido falar do museu de Arte Socialista de Sofia Bulgária. Achei interessante principalmente pelo registro da história que estava prestes a se perder…
Pois é, Norma, eu também, não deixo passar um museu desses, gosto de história, ainda mais de uma história mais recente, como essa.
Gostei do texto estou acertando uma viagem para a Turquia d depois 3 dias em Sofia já dá para programar em conhecer.
Que legal, Luiz Alberto! Você vai gostar muito de Sófia e esse museu é muito interessante, vale a pena conhecer! Sem falar na Turquia, que é um dos países mais legais para visitar!
Eu sou louca para conhecer Sofia e amei a história do Museu de Arte Socialista. Esse pedaço do mundo é realmente muito especial. Vou precisar das suas dicas com certeza.
Beijos
Olívia,
Sofia é uma cidade linda, com prédios maravilhosos, tenho certeza de que você vai gostar muito de conhecer!
A arte é sempre uma forma de gerar visões diferentes sobre momentos únicos e complicados de nossa história. Nunca imaginei um museu socialista embora também nunca ponderei o quanto de arte um regime assim pode produzir ao longo do tempo. Como diz seu post, que sigam somente como arte e lembrança, na história.
Que fiquem como lembrança de um tempo, uma lição que não se repita. As novas geração precisam conhecer essa história, que muitas fezes é romantizada.
Sónia, amei de paixão seu texto e saber mais saber do Museu de Arte Socialista em Sofia. Eu nem sabia que existia. Amo obras de arte e sei o quanto esses registros nos deixam informações sobre o passado e lições daquilo que não devemos ser e nem seguir.
Mas eu amei sobretudo a frase dita no dia da inauguração do museu pelo primeiro-ministro da época, Simeon Djankov.
Eu concordo plenamente e digo junto com ele e você: “o museu encerra uma página e coloca o socialismo e o comunismo no lugar a que eles pertencem – na história. E eu digo: que permaneçam”.
Excelente, parabéns!!!
Que bom que você gostou, Deyse. É bom que essa história fique, realmente, na história, que a gente não esqueça, que fique, apenas, como lição, não é mesmo?
Que museu interessante esse de Arte Socialista. Principalmente o facto de misturar política com arte. Adorei o cemitério de esculturas.
Muito legal, mesmo, Patrícia.
A ideia deles foi muito boa. Em vez de ir prolixo ou pra um porão, reuniram todas num lugar só e deixaram lá, pra quem quisesse ir ver. Eu não perdi a chance.
Caramba que interessante esse museu eu confesso que desconhecia, mas atrás do seu post, eu pude viajar no tempo e revisitar as minhas aulas de história
Nathalia,
A gente volta no tempo e recorda as aulas de história. E quando a gente tem um professor bom, aí, sim, que a gente se deleita.
Que legal esse museu de arte Socialista em Sofia. Não sabia que existia esse museu. Mas faz muito sentido porque os países da União soviética eram todos socialistas. É bom pra conhecer um pouco mais da histopria cultura e arte daquele lado do planeta.
sim, com certeza, é bom conhecer, é a história ficou aí, pra gente ver e aprender com ela.
Eu não deixo passar um museu como esse.
Todos os Socialistas de Iphone daqui deveriam visitar esse Museu. Iriam se deslumbrar com a arte de uma ideologia que só trouxe Amor, Prosperidade e Liberdade. Seria um momento para descansar a mente. Não deve ser fácil ser socialista e viver num país livre e capitalista como o nosso.
Parabéns Sônia pela postagem! Sempre magnífico e impecável.
Rodrigo, ri demais com a sua colocação.
Realmente, eles deveriam refletir um pouco mais sobre o que essa ideologia trouxe de bom.
Eu confesso que não vi nada de bom por onde andei.
Valeu, Rodrigo!
Nossa Sonia que bacana este museu, eu nunca tinha ouvido falar e achei a ideia super interessante. Acho fantástico as novas atrações que nos dão ainda mais motivos para visitar o velho e o novo em um so lugar.
Jessica, penso como você. Acho muito bom ter a chance de observar o novo e o velho sob a perspectiva de um e do outro. É muito enriquecedor.
Muito legal! Vou anotar aqui para a próxima viagem!
Legal, Fabiane! Programe-se para essa viagem. É, realmente, uma ótima opção para as suas próximas férias!
Já tinha ouvido falar muito do museu de arte Socialista em Sofia. mas não conhecia assim com detalhes. Seu post me encantou, e já quero conhecer. Parabéns !!!
Que bom que você gostou, Hebe!
Realmente, o museu é curioso e vale a visita!
Gente, como o leste europeu guarda história e lugres incríveis né?
Com certeza visitarei esse museu quando for para Sofia
Diego,
Você tem razão. São países muito interessantes, com realidades diferentes, com muito a nos mostrar e ensinar. A gente não pode perder a oportunidade de conhecer.
Que acervo desse museu, fiquei encantada, mas também não posso deixar de comentar sobre as lindas fotos da parte externa, a neve deu todo um charme ao visual.
Cynara,
A neve dá um charme especial, não é, mesmo? Realmente, fica tudo muito bonito quando ela está assim, ainda fofinha.
Sonia amei as suas dicas sobre o museu socialista. Inclusive nunca estive na Bulgária, mas morro de vontade ☺️
Izabela,
Que bom que você gostou. O museu pode fazer parte da sua programação quando for a Sófia. Nós gostamos muito e recomendamos, com certeza.
Desconhecia a existência do Museu de Arte Socialista, interessante ver como o totalitarismo e a ideologia do regime comunista foram expressados através das obras.
Que bacana o Museu de Arte Socialista em Sófia, Bulgária, com tanta neve ao redor me pareceu ainda mais interessante, um cenário de filme, adoraria conhecer também.
Sim, é verdade, ficou um cenário interessante, com a neve.
Não sabia da existência desse Museu de Arte Socialista na Bulgária. Muito interessante conhecer mais dessa fase da história através de obras de arte.
Angela,
Esse museu está meio escondido na cidade, mas vale a pena conhecê-lo. Eu nunca deixo de visitar um museu que fale da história, principalmente, da história mais recente.
Achei super diferente esse museu de Arte Socialista em Sófia, na Bulgária. Tenho tanta vontade de visitar essa região. Fiquei com mais vontade ainda depois desse post, Sonia! Obrigada por compartilhar as dicas!
Letícia,
Os países da península balcânica foram uma grata surpresa para mim, superaram a minha expectativa. Recomendo uma visita à região, sem medo de errar, ao viajante mais exigente!
Eu amei a sugestão do Museu de Arte Socialista em Sófia, na Bulgária. Já quero colocar ele no meu roteiro de viagem para esse destino incrível!
Que bom que você gostou, Luana.
O museu fica um pouco afastado das demais atrações, mas vale a pena sair do centro da cidade para visitá-lo.
Que maneiro esse museu de arte socialista em Sófia! Vou visitar a cidade daqui algumas semanas e fiquei com vontade de conhecer. Me lembrou demais meu tempo de mochilão pela transiberiana 🙂
Marcella, faça uma bela viagem e explore bastante, há muito o que ser conhecido por lá. Já estou lhe seguindo e quero ver muitas fotos!
Não sabia da existência do Museu de Arte Socialista e estou encantada! Que incríveis as esculturas. Eu adoro lugares históricos e acho que a Bulgária deve ser realmente um destino interessante.
Mariana, a Bulgária é uma agradável surpresa. Um país muito interessante, que vale a pena conhecer.
Em breve, publicarei um post sobre Belgrado.