O zoológico de Berlim, projetado pelo paisagista Peter Joseph Lenné e fundado em 1844, é o mais antigo da Alemanha. Pela beleza, diversidade e quantidade de animais, de todas as zonas climáticas, é um programa que agrada crianças e adultos.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleBerlim e o zoológico
Sem falar no conforto para o visitante, que encontra banheiros, restaurantes e cafés, sua localização é ótima, e tem um metrô quase na porta – estação Zoologischer Garten. O zoológico tem o maior aviário da Europa e o seu aquário guarda a maior coleção de espécies marinhas do mundo.
Animais
Lá, vivem mais de 17 mil animais de 1600 espécies diferentes. O espaço é lindo, bem cuidado, e os animais se sentem em casa, com a simulação dos respectivos habitats – temperatura controlada de acordo com a região de origem de cada um, som ambiente do lugar de onde vieram, assim como a vegetação. Tanto é que só lá que todas as espécies de flamingos conseguiram se reproduzir. Outra raridade que o zoológico abriga é o rinoceronte-negro.
Mas, nem só de raridades vive o zoológico de Berlim. Lá, vamos encontrar girafas, elefantes, macacos, tigres, focas, zebras, e até uma fazendinha, com bodes, cabras e carneiros.
Zoológico e aquário de Berlim
O aquário, inaugurado em 1903, fica ao lado, num prédio de 3 andares. Durante a Segunda Guerra, ele e o zoológico chegaram a ser destruídos. Dos 3.715 animais, sobraram, apenas, 91. Mas foram reconstruídos na década de 50 e hoje são uns dos melhores do mundo. Muita gente gostaria de estar no lugar de tartarugas, cobras, crocodilos, tubarões, peixes de todas as espécies – felizes moradores do aquário.
Exibição
As águas vivas se exibem num aquário com iluminação especial. No vídeo abaixo da foto, dá para ter uma ideia da beleza que é a dança das águas vivas. Elas, simplesmente, hipnotizam as pessoas, que esquecem do tempo quando estão diante delas.
A vida, para pinguins imperiais, não mudou quase nada, quando chegaram ao aquário. Acho que até melhorou, para dizer a verdade. Agora, eles não precisam mais “lutar” pela comida. O funcionário sempre chega na hora certa para alimentá-los. Só perderam a privacidade, com tanta gente querendo ver esses bichinhos tão cheios de graça. No aquário, o espaço dos pinguins é um dos mais concorridos. Eles dão um show – desfilando para lá e para cá ou mergulhando.
Mas, há, também, peixes tropicais, crocodilos, uma variedade enorme de insetos, répteis e anfíbios, além do festejado dragão de Komodo – uma espécie de lagarto que vive na ilha de Komodo, na Indonésia.
O zoológico de Berlim está aberto o ano inteiro, das 9 às 18h30 e recebe mais de 3 milhões de visitantes, anualmente. Para entrar, adultos pagam 16 euros e estudantes/portadores de deficiência, 11. Há a possibilidade de visitas guiadas, assim como cadeiras de rodas disponíveis, com o serviço de acompanhamento, desde que seja feita uma reserva, antes.
Respostas de 10
Gostei do zoo!
É um espetáculo!!!
Gosto de aquários e esse deve ser fabuloso. Gostei, Sonia.
Gustavo
Eu também adorei, Gustavo! Esse é pequeno, mas é lindo!
Eu amei essa experiência de vocês e bom que agora sei que esse é um passeio imperdível
Anna, esse zoológico é o máximo!
Nós adoramos!
Obrigada pela visita.
Beijão,
sonia
Que impressionante o zoológico e aquário de Berlim! Esse dragão de Komodo é assustador!
E verdade, Sylvinha. Assusta, mesmo.
Estivemos em Berlin no mês de outubro, pegamos dias de muito frio e chuva fina. Fomos ao zoológico e aquário, mas nossas fotos não são como as suas com esse céu azul lindo. Gostamos do passeio, mas sem dúvida teria sido muito melhor se fosse num dia sem chuva e frio.
Cynara, Realmente, o sol deixa tudo muito mais bonito!