As praias de Pernambuco oferecem mar verde, morno e cristalino, areia branca e fina, além do lindo coqueiral – composição perfeita para atrair gente de todos os cantos do planeta e se destacar, entre tantas outras, no litoral brasileiro. Nativos e visitantes já descobriram e elegeram esse pedacinho do nordeste, um dos destinos preferidos no Brasil. Abaixo, as dicas para conhecer quatro das mais festejadas praias de Pernambuco: Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe e Carneiros.

O que você vai ler aqui, neste post:
TogglePraias de Pernambuco: Porto de Galinhas
A 58 quilômetros da capital, Recife, a vila de Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca. Trata-se de uma das praias mais concorridas do país. Frequentada por jovens de todas as idades, na alta estação, é quase impossível conseguir hospedagem, em cima da hora. A sugestão é programar o passeio com antecedência. Planejamento é tudo!

O centro de Porto de Galinhas
Este é o lugar onde você pode se hospedar, comer, fazer compras, encontrar as pessoas e contratar os passeios. Se você estiver sem carro, é neste lugar que você deve ficar. Além da facilidade e praticidade, você vai poder aproveitar, também, as delícias do mar sempre morninho e protegido por arrecifes, o que o torna calmo e sem ondas. O calçadão, por onde você chega à praia, começa no posto Ipiranga – uma referência na cidade.
Para explorar as praias vizinhas, você pode contratar um passeio de buggy. Você pode conferir todas as dicas desse passeio no post Melhor Passeio de Buggy em Porto de Galinhas, do blog Vamos por aí.





Acessibilidade
Porto de Galinhas é uma das cinco praias pernambucanas que oferecem banho de mar assistido a locais e visitantes com mobilidade reduzida. O projeto Rodas da Liberdade, com o apoio da Empetur garante monitores treinados, rampa de acesso e esteira na areia, além de cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso ao mar e outros passeios – de jangada para as piscinas naturais e de bugue pelas praias de Muro Alto e Maracaípe. Abaixo, fotos da página do projeto, no Facebook.



Onde mora o sossego
Quando o objetivo é descansar, ficar longe da muvuca, a solução é partir para as praias vizinhas e hospedar-se nas imediações – Muro Alto, Gamboa, Cupe, Maracaípe, Serrambi e Toquinho – todas no município de Ipojuca e muito pertinho de Porto de Galinhas.
Muro Alto
Esse nome tem um porquê: as falésias de 3 metros de altura, nos 2 quilômetros de extensão da praia. Muro Alto fica a 6 quilômetros ao norte de Porto de Galinhas e é o endereço de vários dos maiores resorts da região. Protegida pelos arrecifes, a praia é uma grande piscina natural, perfeita para as crianças e para a prática de esportes como stand up paddle e caiaque. O estacionamento custa 15 reais.

Praias de Pernambuco: Maracaípe
A 4 quilômetros de Porto de Galinhas, fica Maracaípe que, por ser tão perto, pode ser uma opção de hospedagem. Mas, adianto que é um lugar tão especial que você vai chegar e não vai querer sair mais daí, principalmente, se estiver hospedado numa pousada como a que escolhemos – pé na areia, de frente para o mar.


Pousada Pontal de Maracaípe
Escolhemos esta pousada por causa das fotos de divulgação, que prometiam o sossego que a gente queria. Simples, rústica e cheia de charme, ela era muito mais do que a gente esperava. O acesso pelos fundos não sugere o que é a frente da pousada: um espaço gramado, com mesas e guarda-sóis, redes e cadeiras – um lugar perfeito para relaxar.








Passeios em Maracaípe
Muito perto da pousada, ficam as jangadas para os passeios até o corais, onde estão aqueles peixinhos coloridos maravilhosos. Nós pagamos 50 reais para duas pessoas. Mas, na praia, falaram que é possível ir a pé, pelos bancos de areia que vão até os corais. Nós pensamos em fazer isso, mas o calor e a distância, que não era pequena, fizeram com que a gente optasse pela jangadinha.


Para preservar os corais
Todo cuidado é pouco. Você deve ir com um sapatinho apropriado, pois os corais podem cortar seu pé – e pise com cuidado, procurando evitar pisar nos corais. Deve, também, esquecer o protetor solar, que prejudica os corais. Use uma camisa e um chapéu para essa atividade. Nós, que somos amigos do sol, fomos, apenas, de maiô.





Fim de tarde em Maracaípe
No nosso último dia em Maracaípe, de onde não queríamos sair nunca mais, fomos brindados com um por do sol incrível. Nesse momento, vimos a natureza atingir seu nível máximo de exuberância. Para ver o por do sol no lugar certo, seguimos para o pontal e atravessamos o mangue, a pé. Depois de vencer o mangue, foi só esperar pela despedida do sol.



Praias de Pernambuco: Carneiros
A nossa viagem para João Pessoa, na Paraíba e por essas praias de Pernambuco, não poderia terminar melhor do que com a belíssima Praia dos Carneiros, a 50 quilômetros de Maracaípe, já no município de Tamandaré.

Capela de São Benedito
A capela de São Benedito é um dos lugares mais pitorescos da praia. Construída no século 18, pelo Visconde de Rio Formoso, dono de muitas terras na região, ela fica no Sítio Boa Esperança, de frente para o mar. Como se trata de uma propriedade particular, o acesso à capela é pela praia ou, se optar em ficar numa das casas do sítio, a poucos passos de caminhada.
Mas se você quer aquelas dicas mastigadinhas de como chegar lá, onde fica, onde ficar e a história dessa igreja, leia o post Igrejinha na Praia dos Carneiros, PE: história, como chegar e mais, do blog Fui ser Viajante. Você já vai chegar sabendo tudo!


O mar
Mas, quem vai à Praia dos Carneiros está interessado no mar, que é a grande vedete do lugar. Sempre verde e cristalino, ele se exibe assim por todo o ano. Várias pousadas, hotéis de luxo e resorts estão espalhados pelo litoral de Tamandaré. Na praia, uma boa referência é o bar e restaurante Bora Bora, com capacidade para atender até 3 mil pessoas.



O que fazer na Praia dos Carneiros
Entre as várias atividades na Praia dos Carneiros, o passeio de catamarãs é uma delas. o roteiro contempla uma visita à Praia de Guadalupe para tomar o banho de argila, visitar um banco de areia, repleto de coqueiros, cuja paisagem é inesquecível.




Praias de Pernambuco: como chegar
Chegar a essas praias de Pernambuco é muito simples. O aeroporto mais próximo é o de Guararapes, em Recife, que recebe voos de todas as partes do Brasil. Lá mesmo, você pode alugar um carro. Se preferir, contrate os serviços de uma agência de turismo ou pegue um ônibus, um táxi, um transfer ou um uber.
[ppromo_passagens origin=”GRU” destination=”REC” limit=”6″ header_text=”Os melhores preços de passagem para as praias de Pernambuco estão aqui” tags=”praias de pernambuco” month=”03″ show_logo=”true” /]
De carro pelas praias de Pernambuco
O trajeto é pela BR-101, que está em perfeitas condições e, em seguida, pela PE-009. Até Muro Alto, são 46 quilômetros; para Porto de Galinhas, 58 quilômetros; do aeroporto até Maracaípe, 54 quilômetros e se esticar até a Praia dos Carneiros, 88. Um táxi até a Praia dos Carneiros, não dá mais do que 200 reais.
De ônibus pelas praias de Pernambuco
Da Rodoviária do Cais de Santa Rita, no centro de Recife, os ônibus saem de hora em hora, das 6 às 21 horas, e fazem o trajeto em menos de 2 horas. O ponto final é um posto de gasolina Ipiranga, que também serve de estacionamento (15 reais), bem no centro de Porto de Galinhas. Desse posto, dá para ir à praia a pé, contratar os passeios ou pegar um táxi para o hotel. O posto também é o ponto para pegar o ônibus de volta. Em Porto de Galinhas, não tem rodoviária.
Se você está em busca de um destino para as próximas férias, esta região, certamente, vai agradar. Sugerimos as praias de Pernambuco sem medo de errar. E se quiser saber mais de Pernambuco, leia o post do blog Lugares de Memória “Oficina Brennand – lugar de transmutação“.
Por Sônia Pedrosa
Respostas de 34
Como o nordeste é lindo, que natureza exuberante, colorida e cheio de energia, só de ver as fotos já nos faz bem , a vontade é de correr pra esses lugares e aproveitar isso tudo.
Exatamente isso… volta de de correr pra lá!
Beijão, Claudia, e obrigada
sonia.
Já não bastassem as lindas paisagens, o banho nesse lindo e tranquilo mar também é maravilhoso.
Nem fale… já estamos pensando em voltar no próximo verão!
Obrigada pela visitinha, querido!!!
Beijão,
sonia
Que lugar lindo!!! Um paraíso!!!!
Grazi, é lindo demais… um mar maravilhoso!!! Povo simpático, comida deliciosa…tudo de bom, amiga!!!
Beijo e obrigada,
sonia.
Pernambuco, assim como todo o Nordeste, possui belezas exuberantes! Difícil dizer qual dessas praias é a melhor. Uma dádiva divina que todos deveriam conhecer.
Também acho, Magali!
Praias maravilhosas… comida fantástica… povo simpático…
Queremos voltar, sempre!
Beijo e obrigada!
Saudade de vc!
sonia.
Woow…que praias. Preciso voltar e conhecer muito mais! Queria um teletransporte para cada um dos cenários mostrados no blog. Fotos para mergulhar no lugar!!
Tamara, que bom que vc gostou!
Nós adoramos essa região e queremos voltar mil vezes!!!
Grande abraço e obrigada!
Maravilho Sônia. Adorei as informações. Vou conhece Maracaipe que não conheco
Lea,
Adoramos Maracaípe… um lugar lindo, maravilhoso.
Quero voltar lá para passar uma semana inteira, acordando cedo e dormindo tarde, para poder ficar mais tempo observando aquilo tudo!
Obrigada pela visita!
Beijão,
sonia.
Realmente Pernambuco é um Estado incrível!Ótimas dicas, como sempre!
Querida, muito obrigada!
Quero voltar mil vezes a essas praias!
Beijão
sonia.
Eu também acho Pernambuco um dos melhores lugares para passar férias de verão! Adorei essa lista de lugares citados aqui. Conheci alguns desses locais e já quero conhecer os outros.
Ângela,
Essas praias de Pernambuco são maravilhosas, mesmo!
Uns 15 dias nessa região curam a alma!
Um brande abraço e obrigada!
Adorei.. quantos lugares maravilhosos nessa região. Fizemos um pequeno passeio na Praia dos Carneiros, precisamos voltar para curtir com mais tempo.
Realmente, Pernambuco é um estado privilegiado! São tantas opções de praia que fica impossível escolher uma.
Também precisamos voltar lá!
obrigada, Claudia!
Estou indo à Pernambuco próxima semana e esse post me ajudou bastante a escolher quais praias vou visitar. Abraços.
Que legal, Emmanuele!
Explore bastante aquela região e descubra novos recantos. Você não poderia ter escolhido local melhor para as férias de verão!
Divirta-se muito!
Grande abraço.
Uau! Adorei.. Amo Pernambuco. A cultura, a gastronomia, o artesanato, a música… E o que dizer das praias? Sem dúvida Pernambuco é o melhor destino para as férias de verão. Adoro acompanhar o blog. Obrigada por compartilhar. Beijinhos
Obrigada, Elizabeth, muito bom ler tudo isso.
Pernambuco é um estado, realmente, privilegiado. Há muito o que ver e o que explorar no estado inteiro. A gente é fã!
Muito obrigada pela visita e um grande abraço.
Como residente no Recife, posso dizer que você mandou muito bem nas dicas de praias de Pernambuco. O Estado é o melhor destino para as férias de verão.
Que bom que vc gostou e aprovou, Sabrina.
Pernambuco é maravilhoso, mil destinos de praias incríveis, difícil escolher uma.
Obrigada pela visita!
“Quando Deus te desenhou, ele estava namorando na beira do mar do amor”…
Realmente, as praias de Pernambuco, são especiais!
Que praias lindas nesse nosso Nordeste!! Mereciam ter a mesma fama do caribe.
É verdade, Sylvinha.
As praias dessa região e todas as outras espalhadas pelo nosso belíssimo litoral precisam ser conhecidas do mundo inteiro, assim como as do Caribe.
Ô felicidade encontrar um post sobre as praias do ‘meu’ Pernambuco. Impossível não sair apaixonado pelo visual e pelo mar de águas mornas não é verdade?
Cynara, você falou certinho! Impossível não se apaixonar! Nós amamos essa região de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. E sempre estamos explorando um cantinho por lá.
Quanto dias eu preciso para conhecer todo esse roteiro? Desses, onde hospedar?
Acho que em dez dias, dá pra você ver tdo e voltar feliz. Quando eu fui, me hospedei em Maracaípe e adorei!
Gostaria de conhecer todas essas praias, porem de uma vez!
Elaine,
Essas praias são, realmente, um paraíso e você deve se programar par isso. Pernambuco tem praias lindíssimas, cada uma mais bonita que a outra, nem saberia dizer qual a melhor. Então, tem que ver todas de uma vez, mesmo!