Halong Bay é o melhor cartão postal do Vietnam. A 170 quilômetros de Hanói, um conjunto de mais de duas mil formações de calcário em forma de picos, de todos os tamanhos, espalhadas por uma área de 1500 quilômetros quadrados, enchem os olhos de quem chega por lá. Trata-se de uma das sete novas maravilhas da natureza, ao lado da Floresta Amazônica e as Cataratas do Iguaçu.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleHalong Bay, Patrimônio da Humanidade.
E nem podia deixar de ser. Esse cenário incrível precisa ser preservado. E como a história do Vietnã é pontuada, também, por lendas, Halong Bay não poderia deixar ter uma: dizem que um dragão gigantesco mergulhou no Golfo de Toquin e, ao chicotear a sua cauda, criou as ilhotas. Já os geólogos explicam que esse relevo cárstico é resultado de uma erosão seletiva milenar, que resulta nessas formações bem características, com cavernas, rios subterrâneos, paredões rochosos – coisas que só a natureza é capaz de produzir.
Para chegar a Halong Bay
Os turistas costumam contratar o passeio no hotel, que pode ser um bate e volta, como nós fizemos, ou fazer um cruzeiro por dois ou mais dias, como foi o caso de Diego, do blog Uma Viagem Diferente. Ele fez um relato bem completo no post Cruzeiro em Halong Bay, no Vietnã e vale a pena dar uma olhadinha.
Em todos os hotéis, a gente encontra os folders e o passeio pode ser contratado lá, mesmo. O de apenas um dia custa em torno de 80 dólares. Às 7 da manhã, a van ou o micro ônibus passa pelo hotel para pegar quem está interessado. Esse valor contempla a viagem até a cidade de Halong e o passeio de barco, com almoço incluído. A Halong Bay Tours é uma empresa especializada em cruzeiros e oferece várias opções.
Sacrifício
A viagem seria cansativa se tudo o que nos espera não fosse tão incrível. Apesar de serem, apenas, 170 quilômetros, o trajeto dura 4 longas e lentas horas. A rodovia que liga Hanói a Halong é péssima e, muitas vezes, o carro vai a 20 km/h. No meio do caminho, ele dá uma paradinha numa loja de artesanato, à beira da estrada, com banheiro e restaurante. Dá para esticar as pernas e renovar o fôlego. Mas, quando chegamos lá e vemos aquele espetáculo, esquecemos de qualquer sacrifício.
No Barco, em Halong Bay
Assim que entramos no barco, o almoço é servido. Sim, porque já chegamos lá ao meio-dia. O almoço é farto e a bebida é à parte. Mas, o que interessa, mesmo, é ver aquele visual. Parece cenário de filme. É, simplesmente, deslumbrante. A cor da baía me lembrou a cor do nosso Rio São Francisco, em Xingó, aonde já fui 8 vezes. O mesmo verde, o mesmo tom, a mesma imensidão.
Hang Bo Nau
Durante o passeio, o barco para em um pier para a gente pegar um barquinho menor. Colocamos uma boia e nos juntamos a mais 5 pessoas no barquinho. Trocamos de embarcação para visitar a caverna mais festejada e concorrida, a preferida dos fotógrafos, pela vista emoldurada que temos, quando estamos no seu interior: a Caverna do Pelicano ou, como eles chamam, Hang Bo Nau.
Tien Cung Cave
Por fim, de volta à terra firme, visitamos a Thien Cung Cave, a Gruta do Palácio Celestial. Essa gruta, descoberta nos anos 90, pode ser acessada por uma escada íngreme. E o visual que temos lá dentro é de estalactites e estalagmites iluminadas por uma luz artificial, suave e colorida. Cada degrau vale o esforço. A visita leva, mais ou menos, uma hora.
À saída da gruta, um visual de tirar o fôlego. Lindo o suficiente para dar forças para fazer a difícil viagem de volta a Hanói. A nossa sorte é que tínhamos pela frente, mais três dias na capital vietnamita e mil coisas interessantes para ver.
À 17 horas, saímos de Halong Bay. Pegamos a mesma rodovia, paramos na mesma loja de artesanato, comemos o mesmo sanduiche. Mas, nós, claro, já não éramos os mesmos. Tínhamos conhecido Halong Bay, uma das paisagens mais lindas do mundo, uma experiência transformadora. Tanta beleza serviu de combustível para a volta. E ainda fomos brindados com um por do sol maravilhoso.
Respostas de 24
Que peninha……perdi de ver essas maravilhas, deslumbrante.
Precisa voltar lá, então! Quer melhor desculpa que essa? rsrsrs Beijos!
Maravilhoso!
Obrigada, querida!
Eu fiz Tailândia, Laos e Camboja, ficou faltando conhecer o Vietnã e Halong Bay, com certeza estará na minha lista.
Obrigada por compartilhar. Adorei esse post tão detalhado.
Beijos
Obrigada, Olívia!
Que você volte ao sudeste da Ásia e conheça o Vietnã, esse país cheio de surpresas!
Lindo prima!!! Viajei junto c vc lendo as descrições dos lugares
Valeu, querida! Obrigada pela visita!
Halong Bay é definitivamente o meu lugar favorito no Vietnã – eu era experiente no mar cercado por montanhas de calcário no mar. É tão lindo!
muito bonito, mesmo, Robert!
Estive lá no ano pasado. Muito lindo, mas choveu o dia inteiro))
Então, precisa voltar lá, Maria!
Com sol, Halong Bay é um lugar mágico!
Beijão,
sonia
Que delícia rever a Halong Bay pelo seu post. Sem dúvidas é o melhor cartão postal do vietnã. Na verdade eu quis muito conhecer o interior do país e não deu pra ir. Fui só em Hanoi e na Halong Bay. Você visitou outros lugares? Acredito que sejam incríveis também.
Visitamos apenas, Hanoi, Halong Bay e Ho Chi Minh. Tínhamos, apenas 9 dias, infelizmente. Mas o Vietnã é um país que consome um mês inteiro, Há muito o que ver! Nós queremos voltar lá!
Grande abraço!
Ainda não conheço nada do Vietnã, mas com certeza já me encantei pelo Halong Bay. Realmente um lindo cartão postal e já quero ver de pertinho.
O Vietnam é uma linda surpresa e eu recomendo a viagem a todos! Você vai amar!
Sempre que eu vejo fotos da Halong Bay eu me sinto atraída por esse lugar! Acho que vou ter uma surpresa quando for ao Vietnã, sinto que vou me conectar com esse lugar tão lindo! Obrigada por compartilhar, vou ficar aqui sonhando 🙂
Marcela, realmente, é um sonho. Nós ficamos surpreendidos com o que vimos em Haling Bat!
O Vietnã está no topo da minha lista. Não vejo a hora de conhecer.
O país é maravilhoso, vale um mês inteirinho pra ele.
Meu Deus, quanta beleza! Eu não imaginava que Halong Bay no Vietam era tão linda assim! Fiquei morrendo de vontade de conhecer! Obrigada por compartilhar!
Alexandra,
Halong Bay é uma linda surpresa no Vietnam! Ficamos apaixonados pelo cenário! Indo ao Vietnam, não dá pra deixar de ver!
O Vietnã está na minha listinha de desejos ainda pra esse ano. Espero conseguir visitar. A Halong Bay parece ser realmente imperdível, um desses lugares únicos no mundo!
Sim, Marcella, você não pode deixar de ir lá. É um lugar icônico! Foi o ponto alto na nossa passagem por Hanói.