boston-public-library

Boston – berço da elite americana

Moderna como uma grande metrópole e bonita como um bibelô, Boston, o berço da elite americana, é assim: uma agradável surpresa para quem chega lá, meio por acaso, aproveitando a proximidade com Nova Iorque. Trata-se de uma das cidades mais antigas da América, e a primeira, no país, a receber um sistema de linhas de metrô. 

Boston - skylineO Rio Charles e a Harvard Bridge

Localização

Boston fica no estado de Massachusetts, na região da Nova Inglaterra, onde o outono é dos mais bonitos, nos Estados Unidos. O colorido das ruas e parques da cidade a torna irresistível, nessa época. As folhas das árvores oscilam do amarelo ao marrom, passando por todos os tons de cobre, vermelho e laranja, um verdadeiro espetáculo que a natureza faz questão de exibir. 

AS CORES DO OUTONOas cores do outono num dos parques da cidade

Terra de bem-nascidos: Boston

Boston é a terra dos Kennedy e de outras famílias tão importantes quanto, na produção de líderes e políticos importantes no país. As principais dinastias políticas americanas têm sua origem na cidade, o que dá a Boston uma fama de esnobe. Os moradores de Bosten acham que só ali vive a nata, a elite americana, os verdadeiros donos do país. 

john-f-kennedy-393262_1920John Kennedy, o 35o. presidente americano, um dos muitos filhos ilustres de Boston

Harvard e Mit

Em Boston, na verdade, em Cambridge, do outro lado da ponte, estão duas universidades que merecem destaque: Harvard e MitMassachusetts Institute of Tecnology. As duas instituições abastecem o mercado de trabalho com profissionais considerados brilhantes. É de lá que vêm os indicados e vencedores do Prêmio Nobel, cientistas políticos e sociais de fama mundial, economistas disputados no mercado americano e internacional.

Terra de estudantes

Elas atraem os estudantes mais inteligentes e ambiciosos, com cacife suficiente para serem selecionados e começarem a fazer parte de uma elite estudantil. Futuramente, profissionais idolatrados por muitos. Boston tem em torno de 60 universidades e, portanto, uma população jovem, que se renova a cada ano. 

harvardem Harvard, estudaram 8 dos 44 presidentes americanos.

JOHN HARVARDtocar no sapato de John Harvard – o primeiro grande doador da universidade, dá sorte

mitMIT – entre as 10 melhores universidades do mundo

A cidade

O grande orgulho de Boston, como não poderia deixar de ser, é a Biblioteca Pública, com mais de 15 milhões de livros e com um movimento digno de um supermercado em véspera de feriado. Desconsiderando o exagero, com tantos intelectuais na cidade, não poderia ser diferente.

Boston, cidade movimentada
Boston, cidade movimentada

A programação cultural também está à altura dos moradores. Durante todo o ano, shows, peças teatrais, performances e vários eventos e festivais agitam a vida dos estudantes e dos turistas, que chegam em qualquer época.

Bem servida

A infra-estrutura para recebê-los – estudantes e turistas – é perfeita, com centenas de bons hotéis, restaurantes e bares divertidos, onde o clima de romance e paquera domina o ambiente. Afinal, a maioria dos estudantes é solteira, sem compromisso, e louca para viver uma paixão naquele cenário provinciano e, ao mesmo tempo aristocrático. Ao tempo em que estudam e planejam o seu futuro profissional, podem assegurar, também, o casamento dos sonhos, uma vez que ali estão, em tese, os melhores “partidos” do país.

boston-public-library-529556_1920na entrada, as estátuas da Arte e da Ciência dão as boas-vindas a quem chega

boston-public-librarya Bates hall, com pé direito altíssimo e arredondado, inspira os frequentadores

O bairro mais bonito e sofisticado de Boston é o Back Bay, com casas em estilo vitoriano, e muitos jardins. No outro extremo, fica Waterfront, a área portuária, com parques, aquário, museus, shopping e barcos, claro, muitos barcos. De um lado ao outro, dá para ir caminhando. Aliás, Boston é uma cidade fácil de andar e pronta para isso. Dá para correr toda a cidade a pé, com segurança.

boston-286902_1920uma das lindas ruas do Back Bay – que já foi um pântano, há 200 anos.

boston-portoo aquário da cidade fica às margens do rio

Feita para caminhar

A Trilha da Liberdade é uma marca no calçamento que liga 16 marcos históricos referentes à independência americana.  São 5 quilômetros que contam a história dos rebeldes que se revoltaram com os altos impostos britânicos. É só seguir o traçado, que começa no centro da cidade e termina em Charlestown, do outro lado do rio.

A TRILHA DA LIBERDADE 2

Cosmopolita

A cidade está cheia de orientais, italianos, irlandeses, mineiros e alguns sergipanos. Essa mistura contribui para fama de cidade cosmopolita, com restaurantes de diversas partes do mundo, religiões, hábitos e costumes diferentes que se incorporam à vida da cidade, deixando-a muito mais interessante.   No bairro italiano de North End, as cantinas se superam, cada uma mais sedutora que a outra, onde a pizza é pièce de résistence.

Frutos do mar

Mas o forte na cidade, mesmo, são as lagostas, mundialmente conhecidas. Grandes e gordas, elas chamam a atenção e não negam que são originárias de um país de primeiro mundo. O melhor lugar para degustá-las é no Union Oyster House, o restaurante mais antigo de Boston, de 1826, que conserva as mesmas características de quando foi fundado e fica perto do porto da cidade.

Union_Oyster_House

LAGOSTAlagostas de primeiro mundo: grandes e gordas

Para conhecer Boston e dominá-la em poucos dias, vale fazer um passeio com o chamado Duck-tour, um carro anfíbio, que passa pelos principais pontos da cidade e continua o passeio pelo rio Charles, que corta a cidade.

Duck Tour

Compras

Com o dólar a 4 reais, comprar deixou de ser o objetivo dos brasileiros, em sua grande maioria. Mesmo assim, não deixe de conhecer as ruas Newbury e Charles. Nelas estão distribuídas as melhores lojas americanas e estrangeiras, sendo que, na segunda, decorada com lampiões de gás do século passado, estão os melhores antiquários do país. O Quincy Market é uma área revitalizada do centro da cidade, onde se encontra o melhor artesanato de Boston, além de restaurantes, bares e cafés.

charles streetuma passadinha pela Charles street

Quincy Market, BostonQuincy Market – no coração da cidade

Sol, mar e estilo

Um passeio interessante é sair da cidade e pegar a rodovia 3, que leva a Cape Cod, onde mansões milionárias se espalham por vilarejos sofisticados. Lindas praias de areia branca e fininha cercam a península que tem forma de escorpião. No verão, o trânsito é insuportável, mas durante o resto do ano, dá pra ir até lá facilmente e observar o charme de cidadezinhas como Sandwiche, Falmouth, Chatham e Hyannis, onde a família Kennedy tem casa até hoje. 

HyannisHyannis – a sofisticação está na simplicidade

kitesurfingkitensurfing na praia cheia de estilo

De Nova Iorque a Boston

Boston fica muito próximo a Nova Iorque. Pode-se chegar lá em 40 minutos de avião. Ou de trem, numa viagem de 3 horas e meia, apreciando a linda paisagem – em qualquer estação do ano. Mas, a grande vantagem de ir de trem, além do conforto dos vagões, internet grátis e restaurante, é fugir dos trâmites do aeroporto. É sair do centro de Nova York e chegar no centro de Boston.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *