O Teatro de Marionetes na Água – roi nuoc – é uma das tradições do Vietnã. A sua origem é no delta do Rio Vermelho, há mais de mil anos. Trata-se de uma das mais genuínas manifestações culturais do país. No passado, as apresentações aconteciam nas vilas – em lagos, rios e arrozais. Depois, começaram a acontecer nos teatros, transformaram-se num espetáculo reverenciado por todos, de todas as idades e, principalmente, por turistas.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleOrigem do Teatro de Marionetes na Água
Os primeiros grupo a encenar dessa forma são originários da comuna de Nguyên Xá, distrito de Đông Hưng, província de Thai Binh. Portanto, as características culturais do teatro são dessa região. As marionetes foram criadas pelos agricultores que passaram o dia trabalhando nos campos de arroz que, como sabemos, são inundados. Por isso, as cenas acontecem na água.
As marionetes são feitas de madeira resistente à água e pintadas com cores fortes. Eles encenam histórias do campo, com vilões, heróis, guerreiros, fazendeiros corruptos e governantes cruéis, enfim, a vida real. Antigamente, os vietnamitas que viviam na zona rural acreditavam que os espíritos controlavam a vida de todo mundo, em vários aspectos. Por isso, criaram essa forma de satisfazer os espíritos, através do entretenimento.
Teatro de Marionetes na água: onde fica
As encenações chegaram aos dias atuais e permanecem, até hoje, nas proximidades do Delta do Rio Vermelho, como Nam Chan, Dao Thuc, Phu Da, Nguyen Xa, Dong Ca, Dong Ngu e Nhan Hoa. Em Hanói, o Teatro de Marionetes na Água ficava perto do nosso hotel, na região do Lago Roam Kien. As sessões começavam às 15 horas e se repetiam até às 20 horas. Os atores entram em cena, de 4 a 6 vezes ao dia, todos os dias, dependendo da demanda, desde 1994. Todos dizem que Hanói é o melhor lugar para ver o teatro de marionetes na água, no país. Mas, outras cidades também têm os seus teatros.
Programe-se
Eu estava curiosa para ver esse teatro dentro d’água e me surpreendi. Gosto de teatro de marionetes, adoro o Mamulengo de Cheiroso, e a minha expectativa era grande. Compramos os bilhetes logo cedo, para a sessão das 20 horas. Se não fizer isso, corre-se o risco de não encontrar lugar. Pagamos 100 mil dong para entrar, o equivalente a 13 reais. A sessão dura em torno de 30 minutos e conta com músicos e efeitos especiais.
O espetáculo
Quando chegamos, 20 minutos antes de começar, na entrada, uma “pequena multidão” se formava. Mas, era muito organizado e entramos sem tumulto. Lá em cima, um boneco enorme recebe o público. É o boneco principal, o que narra o espetáculo.
Marionetes em cena
No teatro, cabem 200 pessoas, e é igual ao que todos conhecemos. Mas, no centro do palco, tem um tanque cheio de água meio escura. É ali que tudo acontece. Os bonequeiros ficam por trás de uma cortina de bambu e manipulam os bonecos com varas longas, com água pela cintura. Só os bonecos aparecem em cena.
Os músicos do Teatro de Marionetes na Água
A performance dos bonecos é enriquecida pelos músicos e cantores que acompanham todo o espetáculo, ao vivo. Praticamente, uma Broadway! A música mais os efeitos especiais – bombinhas, fogo, fumaça – dão dramaticidade ao espetáculo e mantém o público ligado. Claro, não dá para entender o que eles dizem, mas é possível saber o que se passa em cena.
Quando as marionetes de água se popularizaram, começaram a acontecer as competições entre os grupos. As competições levaram os grupos de teatro de marionetes na água a serem secretas e exclusivas, inclusive, com uma cerimônia de iniciação para novos componentes, que envolvia beber sangue de galo. Pela história e curiosidade, um espetáculo como o Teatro de Marionetes na Água precisa estar no roteiro de quem visita o Vietnã.
Respostas de 4
Não acredito que eu perdi essa?? Eu estive em Hanoi no meu mochilão mas fui bem sem pesquisar roteiros…fui conforme o vento levava e não tinha ficado sabendo desse espetáculo. De certeza na próxima irei conhecer.
Mairim,
O teatro de bonecos vale uma volta nesse país incrível!!!
Grande abraço,
sonia
Que maravilha esse Teatro de Marionetes na água. Já era louca para ir ao Vietnan, agora então estou quase comprando as passagens.
Esse teatro é lindo, mesmo, Sylvinha! Um espetáculo cheio de história e tradição, que os vietnamitas não deixaram morrer. E pelo o que eu vi, vai durar para sempre!
Obrigada pela visita!
Grande abraço.