A Praia da Garça Torta é mais uma opção de praia em Alagoas, um estado pródigo em belezas naturais. Trata-se de uma vila de pescadores e fica logo depois do centro de Maceió, no litoral norte, entre os bairros de Guaxuma e Riacho Doce, a pouco mais de 12 quilômetros da Praia de Pajuçara. Se você está em busca de um lugar para recuperar a energia, descansar longe do agito natural das praias do centro, não deixe de ler esse post. O lugar é a Praia da Garça Torta.
O nome Garça Torta tem origens curiosas. Diz-se que antigamente, a região era frequentada por garças que costumavam pousar nas árvores tortas que margeiam a praia, daí o nome da praia, que também é conhecida por sua preservação ambiental. A vegetação nativa e as características naturais do local são mantidas, contribuindo para a atmosfera tranquila e preservada da praia. A tranquilidade que reina no local faz da praia um destino popular para famílias em busca de um ambiente mais calmo e seguro para crianças.
A área ao redor da Praia da Garça Torta é habitat de diversas espécies de aves, peixes e outros animais. A preservação da fauna e flora é uma preocupação constante para manter a área em seu estado natural.
O que fazer na Praia da Garça Torta para voltar revigorado
Nós fomos lá para fazer absolutamente nada. Mas como a praia fica a poucos quilômetros do centro da cidade, as possibilidades são inúmeras para quem tiver esse objetivo. Mas se as suas intenções forem iguais às nossas, prepare-se para:
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleCurtir o mar
Quando a maré está cheia, dá para bons mergulhos, surfar e pescar – a água é sempre morna e transparente. Quando a maré está seca, a atividade é observar a praia, as ondas do mar batendo nas pedras. Quando está cheia, a ideia é ficar de molho na água. Use uma sapatilha aquática para não machucar os pés e, para se proteger do sol, uma camisa e um chapéu, mas esqueça o protetor solar – que prejudica os corais;
Esperar pelas tartarugas
Elas costumam vir depositar seus ovos na areia da praia. Isso acontece no final da tarde, quando a maré está cheia;
Ver o sol nascer
Cedinho, o mar é um espelho de tão calminho e os pescadores estão preparando seus barcos para sair para pescar. Algumas pessoas caminham. O cenário é pura poesia, vale acordar às 5 da manhã para ver tudo isso;
Observar a natureza
Acorde cedo para ficar mais tempo sem fazer nada – catar conchinhas na praia, sentir a dança e o som das palhas dos coqueiros ao vento. O cenário acalma a mente. O espírito e o corpo agradecem.
Para chegar à Praia da Garça Torta
Não há dificuldade para chegar à Praia da Garça Torta. O local é de fácil acesso. Saído de Aracaju, que foi o meu caso, é só seguir o litoral pela AL-101 e chega-se lá. Mais simples ainda é ligar o GPS. Chegando no aeroporto de Maceió, é só pegar um táxi ou um transfer.
Onde se hospedar
Opção de hospedagem é o que não falta, uma vez que Maceió conta com uma rede de hotéis de todas as categorias, para todos os bolsos, além de resorts, pousadas, apartamentos e casas para alugar por temporada. Como o verão é uma época concorrida, o ideal é reservar com antecedência. Mas quem quiser fincar âncora na Praia da Garça torta, existem duas opções e nós escolhemos a Pousada Residência Duna Paraíso, a pousada que recomendamos a todos.
Pousada Residência Duna Paraíso
Dirigida por um casal italiano, Ivan e Graziela, que chegou ao Brasil há 15 anos, a pousada tem em torno de 10 bangalôs em estilo rústico, espaçosos e cheios de charme. A privacidade de cada um é garantida por cortinas de algodão cru, plantas e flores. O staf é bastante atencioso e o casal de proprietários supervisiona tudo de muito perto, uma vez que mora na pousada. A higiene dos bangalôs, assim como da bela área externa, é feita diariamente.
O café da manhã da pousada
Servido a partir das 7 horas, individualmente, numa área ao ar livre coberta por um teto de palha, o café da manhã é uma das boas experiências na pousada. O pão é quentinho, feito por dona Graziela, que também faz a deliciosa geleia de manga. Além disso, tem frutas variadas, pasteizinhos, bolos, banana frita, pequenos sanduíches de queijo e presunto. Sucos, tapiocas, ovos mexidos, a gente pede.
Onde comer na Praia da Garça Torta
Existes algumas opções nas imediações e queremos destacar a pizzaria recomendada por seu Ivan, dono da pousada, que é italiano e, de pizza, ele entende: a SantOrégano Pizzas e Massas. Aberta de domingo a domingo, a SantOrégano é um espaço muito agradável, além de ter um cardápio super variado. Aberto para o almoço e para o jantar, à noite, oferece música ao vivo – som baixo, que nos permite conversar, e de boa qualidade.
À beira-mar, vários bares oferecem almoço e petiscos. O Bar do Carlinhos, Milk Beach Pub e Bar Garça são boas opções para o almoço.
Outros posts sobre praias de Alagoas
Quanto tempo ficar na Praia da Garça Torta
Quem mora em Maceió vai e volta no mesmo dia, é uma praia da cidade, só que mais afastada. Nós ficamos uma semana e recomendamos, sem medo de errar. Para descansar, não há opção melhor.
Respostas de 30
Adorei, está no próximo passeio pra Aracaju
O senhor vai adorar, seu Gilberto! Passamos uma semana sensacional nessa pousada.
Dica maravilhosa, Sônia. A pousada parece bem convidativa!
Rosina, a pousada é uma delícia. Queremos voltar lá!
Que lugar lindo!
E lindo, mesmo, Graziela, um dos mais lindos que conheci!
Adorei saber um pouco mais sobre a bonita Praia da Garça Torta. Nunca tinha ouvido falar mas parece ser um lugar incrível.
Também nunca tinha ouvido falar, Patrícia… Mas fui e adorei!
Lugar maravilhoso! Praia linda e praticamente particular, pousada perfeita com um café da manhã delicioso e farto, e muita paz, barulho só do mar….. é o paraíso! Amei!
Claudia, você descreveu direitinho esse paraíso.
Precisamos voltar!
Babei foi nesse café da manhã !! Quanta coisa deliciosa, e essa praia? Nunca tinha ouvido falar em Garça Torta, mas é um paraíso hein?
Nathalia, eu tb nunca tinha ouvido falar até que conheci essa pousada maravilhosa e fui até lá. foi uma agradabilíssima surpresa.
UAU! Que delicia essa Praia da Garça Torta! Adoro ir pra praia e só curtir a natureza. A pousada Residência Duna Paraíso achei linda! Esses bangalôs são puro charme! E esse café da manhã? Amei tudo! Adorei o post!
Que legal, Cíntia!!! Essa pousada é o máximo!!! Quero voltar mil vezes.
Ainda não tive a oportunidade de conhecer Maceió e vi que estou perdendo muita coisa boa. Achei a descrição da Praia da Garça Torta muito graciosa. Uma linda praia para se passear a curtir o tempo com a família. Certamente ela estará na minha lista de passeios por lá! Obrigada pela dica!
Deyse, Alagoas é um dos meus estados preferidos no nordeste. Há muito o que explorar e o mar maravilhoso está incluído em vários programas.
Não conhecia essa Praia da Garça Torta. Que delícia esse lugar! Adorei essa dica.
Também conheci agora, Angela, e foi uma grata surpresa. Adoramos!
Eu sou apaixonada por esse estado, então já amo tudo que vejo de lá(rs) assim como a praia da Graça Torta. O lugar para ter praia bonita né?
Alagoas é o destino perfeito para quem gosta de praia!
Lugar maravilhoso!
Perfeito para recarregar as baterias, Rodrigo!!!
Que delícia essa praia da garça torta, parece ser um sossego só! Mas eu me apaixonei foi por essa pousada, que paz!
Nathalia,
Quero voltar lá no próximo verão, com certeza. Já saí de lá com saudade!
Eu não conheço a praia da Garça Torta em Maceió, e olha que já estive na região inúmeras vezes. Preciso conhecer, pois fiquei encantada. Realmente o litoral de Alagoas é todo maravilhoso.
Norma, é um estado abençoado por praias tão lindas…
Eu fico impressionada como o Nordeste só tem praia linda. Não conheço a Praia da Garça Torta, mas agora já quero, ainda mais com essa pousada charmosinha. E adorei a dica de “fazer absolutamente nada”, perfeito para um dia de praia.
Mariana,
É muito bom a gente tirar uns dias pra fazer absolutamente nada, não é?
Pra descansar a cabeça, não tem coisa melhor.
Alagoas é realmente campeã de boas praias. Fiquei com vontade de conhecer a Praia da Garça Torta. Obrigada pelas dicas.
Para mim, Alagoas éo destino perfeito!