logo existe um lugar no mundo 1578

LinkedIn
Telegram
10 melhores praias de Corfu

O que faz uma praia ser melhor que a outra? O agito, a música alta, a animação ou a praz e a tranquilidade? Cada um pensa de um jeito. Eu, por exemplo, prefiro a tranquilidade, fujo da muvuca. mas fiz uma seleção entre as praias que conheci, descrevendo o que vi. Afinal, é difícil encontrar alguma praia feia ou ruim, em Corfu, concorda comigo?

Corfu tem inúmeros atrativos e um deles, talvez, o mais apelativo, sejam as suas praias. São 217 quilômetros de costa, desenhadas cuidadosamente pela natureza. Enseadas, penhascos e falésias se revezam só para nos surpreender, a cada curva. Nós estivemos lá em junho de 2024, início do verão, e vamos dividir com você a nossa experiência.

Para ser sincera, é difícil fazer uma seleção de 5 praias, 1o ou mesmo 2o melhores praias de Corfu. Todas têm aquele mar perfeito que já conhecemos das fotos e filmes do instagram, dos folders de turismo sobre as ilhas da Grécia.  Ainda assim, selecionei e passo para você.

Adianto que, para fazer uma viagem confortável, que é o meu foco, você precisa alugar um carro. Dessa forma, você vai poder percorrer boa parte do litoral da ilha e conhecer as melhores praias de Corfu.

Características das praias

As praias da costa leste, que ficam de frente para o continente, são perfeitas para nadar, pois são calmas. As que ficam no nordeste da ilha são mais rasas, boas para quem tem criança; na costa oeste, prepare-se para as ondas que chegam impulsionadas pelo vento. Por causa disso, é nesse lado que estão as praias maiores, de areia, e as formações rochosas mais interessantes. No noroeste da ilha, a costa é rochosa, o que proporciona belos mergulhos para explorar o fundo do mar. E no oeste e sudoeste da ilha, estão inúmeras praias de areia e águas com aquele azul indescritível.

Mapa de Corfu

Dica

Se você quer conhecer as melhores praias de Corfu, lembre-se de usar protetor solar, levar um chapéu e uma sapatilha para entrar na água.  Nem todas as praias são de areia. Sempre tenha um saquinho na bolsa para recolher o lixo que você produzir.

Eu tentei selecionar dez das melhores praias de Corfu. O seu trabalho é só escolher a sua preferida.

1. Barbati: um encontro com a natureza

Situada na costa nordeste de Corfu, Barbati é uma praia de seixos brancos que se estende por mais de um quilômetro ao longo da costa. As águas límpidas e azuis de Barbati são um convite irrecusável ao mergulho. A praia é cercada por colinas verdes que descem até o mar, criando um cenário arrebatador. Certamente, esta é uma das 10 melhores praias de Corfu.

Barbati Beach, uma das melhores praias de Corfu, Grécia
Barbati: uma experiência inesquecível

Nossa passagem por Barbati Beach

Nós estivemos em Barbati num dia em que o sol estava perfeito e isso faz toda a diferença. Para completar, ficamos nas espreguiçadeiras do Verde Blu, um restaurante maravilhoso à beira-mar, lindamente decorado, onde almoçamos depois de um dia de muito sol e banho de mar. Nós pagamos 8 euros pelas 2 espreguiçadeiras e guarda-sol e o almoço, 62 euros para nós 3. Achei muito bom.

Barbati é um destino para visitantes que procuram tranquilidade, sossego, civilidade. Nada de batucada, música alta ou gente bêbada. Existem outras opções ao longo da praia, mas para mim, esta é a melhor opção.

Barbati Beach, uma das melhores praias de Corfu, Grécia
Pagamos 8 euros por um guarda-sol e duas espreguiçadeiras para o dia todo
Restaurante Verde Blu, na Praia de Barbati, uma das melhores praias de Corfu,, Grécia
O Restaurante Verde Blu tem decoração rústica e fica à beira-mar
Restaurante Verde Blu, na Praia de Barbati, em Corfu, Grécia
Nós almoçamos no Verde Blu e a nossa conta deu 62 euros, o que consideramos bem em conta.

2. Paleokastritsa: a cereja do bolo

Localizada na costa oeste de Corfu, Paleokastritsa ocupa o topo da lista de melhores praias de Corfu, senão a melhor, a mais bonita, a de água mais transparente. A área é composta por várias enseadas e baías, cada uma mais incrível que a outra. As águas cristalinas de Paleokastritsa, em tons de azul-turquesa, contrastam maravilhosamente com as colinas verdes ao redor e tornam o local perfeito para atividades como snorkeling e mergulho, onde os visitantes podem explorar cavernas subaquáticas e a rica vida marinha. Também é possível alugar um barco a remo ou um caiaque para explorar as enseadas e as cavernas.

Além das praias, Paleokastritsa é famosa por seu mosteiro, situado no topo de uma colina, de onde se tem uma vista de tirar o fôlego. Se você está em busca de um lugar para se conectar com Deus, com os seres da natureza ou com você mesmo, Paleokastritsa deve estar entre as suas escolhas.

No dia em que estivemos lá, o sol não era dos melhores, as fotos não conseguiram mostrar toda a beleza da praia. Ficamos muito frustrados com isso, mas deu para ter uma ideia da fama de Paleokastritsa e entender o porquê de ela estar entre as melhores praias de Corfu. Em torno da praia, vários hotéis “pegam carona” nessa fama para oferecer os seus serviços aos visitantes. E nós agradecemos.

Paleokastritsa, uma entre as melhores praias de Corfu, na Grécia
Estava tudo perfeito. Só faltou o sol comparecer na Paleokastritsa
Outro ângulo desta praia perfeita
Apesar da ausência do sol, quem disse que eu não demos um mergulho?
Paleokastritsa, uma entre as melhores praias de Corfu, na Grécia
Uma imagem que parece ter saído de um folder de turismo

3. Glyfada: areias douradas e pôr do sol

Esta é uma das praias mais populares de Corfu e está localizada na costa oeste. Ela é conhecida por sua longa extensão de areia e suas águas cristalinas e calmas. A praia é bem animada, com bares e restaurantes bem organizados à beira-mar, cadeiras e guarda-sóis, chuveiros e uma quadra de vôlei. A praia oferece comodidades para quem tem limitações e dificuldade de locomoção.

Glyfada tem vários hotéis, resorts e apartamentos para alugar, além de bares e restaurantes, e muitos jovens escolhem esta localização para ficar.

Um dos maiores destaques da Praia de Glyfada é o pôr do sol. Ao entardecer, o céu se transforma e ganha cores vibrantes, criando um cenário perfeito para fotos. Glyfada também é um excelente local para esportes aquáticos, como windsurf, e oferece atividades para todos os gostos. Nós passamos por lá num final de tarde e pudemos comprovar este espetáculo que só a natureza é capaz de produzir. Por estes e mais alguns bons motivos é que Glyfada está na minha seleção das 10 melhores praias de Corfu.

4. Porto Timoni: um refúgio secreto

Para quem procura um refúgio mais isolado e exclusivo, Porto Timoni é a escolha perfeita. Esta praia dupla, acessível apenas a pé ou de barco, é composta por duas enseadas, formando um cenário único, especialmente, quando visto de cima. As águas azuis esverdeadas de Porto Timoni são assustadoramente claras, fazendo desta praia o local ideal para nadar e fazer snorkeling.

Para chegar lá, é preciso caminhar uns 20 minutos a partir da vila de Afionas, mas a vista panorâmica ao longo do caminho faz com que o esforço valha a pena. Porto Timoni é o tipo de lugar que parece saído de um cartão-postal, com suas enseadas tranquilas e cercadas por vegetação exuberante. Por isso, ela vai estar sempre entre as melhores praias de Corfu.

Antes de ir, lembre-se de levar água.

5. Sidari e o Canal do Amor

Localizada a 36 quilômetros do centro de Corfu, esta praia é famosa por suas formações rochosas e o Canal do Amor, que fazem dela uma das melhores praias de Corfu. Segundo a lenda local, os casais que nadarem juntos pelo canal terão amor eterno. No dia que nós fomos por lá, o céu estava com nuvens e o cenário não era o esperado. Ainda assim, achamos bem bonito e nadamos juntos, claro. Fico imaginando tudo isso com sol.

As praias de Sidari são de areia fina, águas rasas e calmas, perfeitas para crianças. As formações rochosas ao longo da costa criam pequenas baías e enseadas que são perfeitas para explorar de caiaque ou barco. Nas imediações do Canal do Amor, muitos hotéis, a exemplo do Oceanis Beach, bares, restaurantes e lojas de lembrancinhas.

Canal D'Amour - uma das melhores praias de Corfu, Grécia.
As pessoas se espalham no Canal D’Amour para tomar sol.
A erosão soube como esculpir as pedras e formar essas piscinas
Hotel próximo ao Canal do Amor, em Corfu, Grécia
O Oceanis Beach Hotel é uma opção para ficar em Sidari, pertinho do Canal do Amor
Praia de Sidari, em Corfu, Grécia
Uma das praias de Sidari. Nesse dia, o sol estava de folga.

6. Agios Gordios: oásis de tranquilidade

Esta é outra opção entre as melhores praias de Corfu. Localizada a 20 quilômetros da cidade de Corfu, Agios Gordios combina 2 quilômetros e meio de areia dourada com algumas enseadas, emolduradas por colinas cobertas de oliveiras e vinhedos. O imponente rochedo Ortholithi, localizado num dos extremos da praia, é um dos principais cartões-postais de Agios Gordios. É do alto de uma das colinas que saltam os corajosos adeptos do voo livre.

Esta praia é para quem gosta de sossego e tranquilidade, como nós. Por lá, encontramos espreguiçadeiras e guarda-sóis, e restaurantes que servem comida grega autêntica. À noite, é o paraíso dos notívagos, com seus bares e casas noturnas.

7. Faliraki Beach: a praia do centro

Esta praia está localizada abaixo da Cidade Velha de Corfu e tem uma vista maravilhosa da Fortaleza Velha. Trata-se de uma praia pequena e, aparentemente, frequentada pelos locais. Ela tem uma plataforma, boa para tomar banho de sol e aquele mar cristalino que a gente já sabe.

Passamos pela Faliraki Beach por lá por acaso, quando estava visitando as imediações da Fortaleza Velha e, por acaso, olhei para baixo. De repente, vi aquelas pessoas felizes tomando sol, nadando, saltitando dentro d’água. Fiquei com uma vontade de fazer o mesmo… Depois, sentar na cadeiras de uma daquelas tavernas e beber alguma coisa bem refrescante. Mas ficou só no desejo e na promessa. Na próxima vez que eu for a Corfu, quero dar um mergulho nesta praia. Considero esta praia uma das melhores praias de Corfu.

Faliraki Beach, uma das 10 melhores praias de Corfu, Grécia
Como resistir à Praia de Faliraki?
Praia de Faliraki
A água transparente faz toda a diferença. A gente até esquece que é gelada.

8. Kassiopi: charme histórico

Por incrível que pareça, desta praia dá para avistar a vizinha Albânia. Mas é que a Albânia fica muito pertinho, mesmo.  Kassiopi é rodeada por uma série de pequenas enseadas, cada uma proporcionando uma sensação de privacidade e exclusividade.

A vila de Kassiopi tem uma atmosfera charmosa, com suas ruas de paralelepípedos, ruínas de um antigo castelo bizantino e uma marina pitoresca. Esta área é perfeita para quem deseja combinar um dia de praia com uma exploração cultural, apreciando tanto a história quanto a hospitalidade local.

kassiopi Beach, uma das 10 melhores praias de Corfu, Grécia
A beleza estonteante da Praia de kassiopi. Foto: banco de imagens

9. Agios Stefanos: encanto e simplicidade

Esta é uma praia ideal para famílias, com uma longa extensão de areia dourada e águas rasas, seguras para crianças e ótima para caminhadas. Localizada na costa noroeste de Corfu, Agios Stefanos é uma praia considerada tranquila, longe das multidões. A vila de Agios Stefanos também tem seus encantos, com suas tavernas familiares e cafés que oferecem pratos tradicionais gregos e frutos do mar. Vale a pena dar uma passadinha por lá para conferir.

Agios Stefanos, em Corfu, Grécia
De longe, dá para perceber a tranquilidade da praia. Foto: banco de imagens

10. Agios Spiridon

Localizada no Nordeste da Ilha de Corfu, esta praia é uma das mais tranquilas que visitamos, embora tenha uma boa estrutura de bares e restaurantes em torno. Como não poderia deixar de ser, as suas águas são calmas e cristalinas, a praia é muito limpa e de fácil acesso. Certamente, uma das melhores praias de Corfu que visitamos.

Praia Agios Spiridon, em Corfu, Grécia
Impossível deixar de dar um mergulho nessa água, mesmo sem o sol para esquentar

Corfu é um destino de praias inesquecíveis, um verdadeiro destino dos sonhos para os amantes de praia. E para preservar tudo isso, é preciso que sejamos cuidadosos com a natureza e não deixemos, por exemplo, o lixo pra trás. Por mais insignificante que seja, vamos lembrar de recolher o  lixo que produzimos. A natureza agradece.