Maturi é o nome que as irmãs e empresárias, Kátia Rocha e Lúcia Holanda escolherem para o restaurante que inauguraram em fevereiro de 2007. Com esse nome, elas resgataram o sabor da infância e homenagearam a mãe, dona Maria da Conceição, que utilizava a castanha de caju ainda verde (maturi), para fazer as fritadas, com camarão ou frango, que a família adorava. O prato é da culinária nordestina e está registrado nos livros de Jorge Amado e na fala de Caetano Veloso, que declarou sua paixão pela fritada de maturi que Dona Canô fazia.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleO início do Maturi
Kátia e Lúcia sempre gostaram de cozinhar para a família. Quando as duas iam para a cozinha, todos podiam esperar o melhor! A vocação das irmãs era conhecida, mas nem todos tinham a sorte de provar os quitutes feitos por elas. Até que um dia, para a alegria de muita gente, elas resolveram montar o restaurante.
O Maturi
O restaurante funciona num espaço claro, aconchegante, decorado com produtos artesanais, todo climatizado, numa localização privilegiada, em Aracaju/SE. Ali, elas oferecem comida caseira da melhor qualidade e muita variedade. Por dia, o restaurante atende em torno de 400 pessoas. No fim de semana, entre 500 e 600. Mas, há espaço para todos.
Maturi: variedade e qualidade
O cardápio é baseado no que Kátia e Lúcia gostam de comer, no que elas entendem que o cliente espera encontrar. Por isso, num só dia, podemos escolher, além de coloridas saladas, pratos como moquecas, risotos, massas, peixes e mariscos, frango, carnes, fritadas de maturi, caranguejo e aratu, sarapatel, feijoada, vatapá, caruru, bobó, acarajé, além de pastéis, batata frita, bolinho de bacalhau e de queijo – tudo disposto num fogão de 3,70 X 1,70, especialmente construído, no meio do restaurante, para manter todos os alimentos adequadamente aquecidos.
Saladas
Os pratos coloridos de salada se multiplicam na bancada fria, onde permanecem sempre fresquinhas durante o tempo de funcionamento
Tudo natural
Na hora de cozinhar, nada de temperos prontos, tipo cebola, alho e sal, o que facilitaria o trabalho. Kátia e Lúcia preferem fazer tudo, temperar com o sal de limão e o sal de alho-poró, produzidos na cozinha do Maturi.
As preferências
A carne de panela é o prato preferido dos clientes, não pode faltar. Eles costumam levar para casa, pedir a receita, encomendar para o fim de semana. As sobremesas mais festejadas são o pudim, a torta búlgara e o bolo de milho. Mas uma infinidade de delícias desfilam num carrinho que percorre o restaurante.
E para beber?
No quesito sucos, o Maturi oferece, no seu cardápio, limão, laranja e abacaxi, mas costuma atender a todos os pedidos dos clientes – abacaxi com hortelã, mamão com laranja, laranja com beterraba, com linhaça – não importa a mistura. A ideia é atender, sempre e bem, os clientes.
Maturi: o paraíso das dietas
Este é o restaurante preferido de quem procura uma alimentação saudável, de quem está de dieta, dos diabéticos, dos que fizeram cirurgia bariátrica e dos vegetarianos. Eles sabem que lá, eles encontram de tudo. São executivos, estudantes de escolas próximas, profissionais liberais e, no fim de semana, famílias inteiras, muitos turistas querendo experimentar a culinária local. O Maturi é referência de comida regional e como oferece uma grande variedade de pratos, é a melhor opção para agradar a todos.
Qualidade é o que interessa
Para assegurar a qualidade do restaurante, os fornecedores são selecionados e não basta ter um preço bom. A qualidade está acima de tudo. Os produtos devem chegar devidamente acondicionados, ter a temperatura apropriada e a aparência saudável. Todos os congelados são checados, assim que chegam, com um termômetro especial, próprio para medir a temperatura dos alimentos.
Kátia e Lúcia estão sempre presentes e à frente de tudo, das compras à cozinha, do caixa ao atendimento e recepção dos clientes.
Os funcionários do Maturi
Os funcionários – todos uniformizados – são orientados e treinados por uma nutricionista, periodicamente, e estão sempre a postos no atendimento. Câmeras monitoram todo o ambiente e um vigilante na porta do restaurante garante a segurança de todos.
O Maturi abre de segunda a sábado, de 11 às 15 horas. De segunda à sexta, o quilo custa R$ 49,90. No sábado, 52,90.
Rua Luiz da Hora Santos, 149 – Grageru . CEP 49027-070 – Aracaju/Se
Tel.: (79) 3302-6882
Respostas de 10
Excelente publicação, super completa e bem escrita. Parabéns e muito sucesso! :*
Gabriel, super obrigada!!!! Um grande beijo!
Gosto muito do Maturi, comida deliciosa, lugar agradável , muito boa a publicação, deu água na boca.
Também adoro o Maturi, Claudia!!!!!
Preciso conhecer esse restaurante! Me deu água na boca.
O maturi é maravilhoso e você vai encontrar tudo que gosta!
Quero viajar e levar maturi para fazer para minha família que nunca comeu a viagem é de 5 horas de relógio, como devo levar o maturi para não estragar?
Oi, Mirian! O ideal é que você ligue para o Maturi. Lá, eles vão informar vc melhor do que eu! Grande abraço!
Depois que li seu texto fiquei com muita vontade de conhecer o Maturi.
Uma delícia de restaurante, cheio de opções, você vai gostar, Sylvinha!