Kravice Falls é um dos lugares na Bósnia e Herzegovina capaz de arrancar suspiros dos visitantes. Um verdadeiro refúgio para quem ama belezas naturais, tranquilidade e aquela dose revigorante de aventura. Arrisco dizer: é impossível não se encantar. Estivemos lá duas vezes — em 2019 e novamente em 2024 — e, mesmo já sabendo o que esperar, o deslumbre foi o mesmo. Neste post, compartilho tudo o que vimos, como chegar, enfim, tudo para inspirar você a colocar esse pedacinho de paraíso no seu roteiro pela Bósnia.

O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleO que são as Kravice Falls?
Conhecida também como Kravica, a majestosa Kravice Falls é formada pelas águas do rio Trebižat. Com quedas d’água que chegam a 25 metros de altura e se estendem por impressionantes 120 metros de largura, o local forma um verdadeiro anfiteatro natural — um cenário digno de filme. O entorno é um convite à contemplação: vegetação exuberante emoldura o lugar, criando uma atmosfera de serenidade absoluta. Nesse lugar, a natureza caprichou nos mínimos detalhes. Mas atenção: durante o verão, o paraíso atrai muita gente e fica bem movimentado. Se você quiser aproveitar com mais calma, a dica é chegar cedinho!
Como chegar
Kravice Falls está localizada a cerca de 40 quilômetros ao sul de Mostar. Se você estiver de carro, siga pela M17 em direção ao sul, passando por Čapljina. Em Čapljina, pegue a M6 até a vila de Studenci, onde estão localizadas as cachoeiras.
Se estiver saindo de Dubrovnik, a 140 km de distância, pegue a D8, uma rodovia cênica, com as montanhas da Bósnia, o Mar Adriático e o rio Neretva, que nos acompanha boa parte do caminho. Mas prepare-se para passar pela fronteira. Talvez você tenha que esperar um pouco para isso, a depender do movimento. Quando chegar a Metković, cruze a fronteira com a Bósnia e Herzegovina e continue pela M6 até Čapljina. Em Čapljina, siga as placas para Studenci.
De Sarajevo, são 170 km, quase 3 horas de viagem. Pegue a M5 por um curto trecho até conectar com a M17. Continue pela M17 em direção a Mostar, passando por cidades como Konjic e Jablanica. Após Mostar, continue até Čapljina. Em seguida, siga as placas para Studenci, até a Kravice Falls.
Saindo de Medjugorje, são apenas 20 quilômetros. Siga pela 425a.
E se quiser simplificar, de onde você estiver, ponha Kravice Waterfalls como destino no GPS e vá.


Passeios organizados
Muitas agências de turismo em Mostar, Sarajevo e Dubrovnik oferecem excursões para Kravice Falls, de um dia. É um perfeito bate e volta. Se voc\ê não estiver de carro, sugiro esta opção.
Paradas fotogênicas e charmosas no caminho
Saindo de Mostar, Dubrovnik, Saravejo ou Medjugorje, prepare-se para se deparar com paisagens incríveis, como casinhas de pedra torres antigas, o rio Neretva; Em Blagaj, um mosteiro de dervixes na beira de uma nascente emoldurada por montanhas; muralhas, salinas, edificações otomanas – sabe quando a gente fala que o trajeto é tão ou mais importante que o destino? Nesse caso, deu empate.
O que fazer em Kravice Falls
Mais que apreciar a paisagem, Kravice Falls é um convite para se conectar com a natureza, respirar o ar puro e se divertir. Aqui estão as principais atividades que você pode aproveitar por lá:
Nadar e Relaxar
Durante os meses de verão, que chega a muito mais de 30 graus, as águas cristalinas são perfeitas para um mergulho refrescante. Sim, a água é geladinha, mesmo no verão. Eu fiz isso na primeira vez e confesso que foi um dos melhores da minha vida.


Passeio de barco
Você pode pegar um dos barcos ancorados que saem para os passeios pela lagoa, por 5 euros, com duração de 20 minutos. Se quiser ir até a outra cascata, Mala Kravice, num passeio que dura 40 minutos, o valor é de 10 euros. Este era o preço, em 2024.

Caminhadas
Explore as trilhas ao redor e aproveite para admirar a flora e fauna locais. Eu não me atrevi a fazer uma trilha por causa do calor, que na duas vezes, estava intenso. Mas acho que deve ser uma delícia desbravar a floresta ao redor.
Piqueniques
Há áreas designadas para piqueniques, ideais para um dia em família. Vi muita gente fazendo isso e me deu vontade de fazer. Quem sabe uma próxima vez…?!

Onde comer em Kravice Falls
No complexo de Kravice Falls, tem bares e restaurantes bem próximos às quedas d’água, ideais para quem quer passar o dia por lá sem precisar sair para comer. Você pode experimentar pratos locais no Restoran Vodopad Kravice, que tem ambiente rústico e fica de frente para a cacheira, ótimo para café da manhã ou almoço leve, com uns sanduíches maravilhosos.
A poucos quilômetros de Kravice Falls, estão o La Cascada, especializada em pizzas e pratos italianos, e o Ceveljusa – Mandica jaz, que serve churrasco e cozinha mediterrânea, às margens do rio.


Melhor época para visitar
A primavera (abril a junho) é a melhor época para visitar, quando o volume de água é maior e a vegetação está em seu auge. No verão, as cachoeiras são populares para nadar, mas podem estar mais movimentadas.

Dicas
Leve roupas de banho e toalhas se planeja mergulhar. Aliás, mesmo não fazendo planos, leve. O calor, que pode chegar a 38 graus, somado à beleza do lugar, vai fazer você ter vontade; use calçados confortáveis se pretende explorar as trilhas e não esqueça de um chapéu e protetor solar se sua visita for no verão. O sol é muito forte, pode acreditar.
Ingresso para Kravice Falls
Funcionando de novembro a fevereiro, das 7h às 17h e de junho a setembro, das 7h às 22h. A taxa de entrada para Kravice Falls varia: para estrangeiros, 20 KM; crianças de 7 a 18 anos, 10 KM. Crianças até 7 anos entram gratuitamente. O visitante conta com um estacionamento gratuito, vestiário, banheiros, restaurante e trilhas bem sinalizadas.
Kravice Falls é um destino que combina a serenidade da natureza com a emoção da aventura. Seja para um passeio de um dia ou como parte de um roteiro pelos Bálcãs, como nós fizemos. Este é um lugar que, certamente, ficará na sua memória. Que tal incluir Kravice Falls na sua próxima viagem?
Respostas de 8
Que lindo Sônia. Há muita coisa linda neste mundo.
Um espetáculo, mesmo, Lea. Esse planeta é lindo demais, não me canso e olhar pra ele.
Você sempre mostrando lugares incríveis pra gente conhecer. Nunca tinha ouvido falar em Kravice Falls. Valeu! Já está na minha lista.
Sylvinha, a Bósnia, de um modo geral, é um país muito interessante de conhecer. E Kravice Falls, realmente, é incrível!
Oi Sonia, como sempre suas informações são perfeitas! Cada postagem sobre suas experiências nas suas viagens, nos deixa com vontade de ir imediatamente aos lugares com que você nos brindou com suas excelentes experiências!
Valeuuu amiga!
Manoel Luiz, obrigada! É com muito prazer que divido essas experiências!
Oi Sonia, obrigado pelas maravilhosas informações! Vamos colocar no nosso radar.
Valeuuu
Não há o que agradecer, Manoel Luiz! Gosto de compartilhar essas informações com meus amigos e leitores.