Koh Phi Phi, que a gente pronuncia Co Pi Pi, é um daqueles paraísos incríveis que vemos nos folders sobre a Tailândia: mar transparente, de um azul inominável, areia branquinha e paredões enormes. Que tal ver tudo isso de pertinho? Melhor programa não há.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleKoh Phi Phi: onde fica?
Koh Phi Phi fica ao sul da Tailândia e pertence à província de Krabi, no oceano índico (mais precisamente no mar de Andaman). Trata-se de um arquipélago cujas ilhas mais famosas são: Phi Phi Don, que é para onde todos vão, e Phi Phi Leh, onde está localizada Maya Bay, a famosa praia onde Leonardo Di Caprio gravou “A Praia”, além de outras menores e desabitadas.
História
Acredita-se que Koh Phi Phi tenha sido um dos mais antigos assentamentos da Tailândia, datando de milhares de anos. Artefatos arqueológicos indicam que o arquipélago era usado como um local de descanso para marinheiros e comerciantes que viajavam entre a Índia e a China devido à sua localização estratégica. No início, koh Phi Phi era conhecida, apenas, por alpinistas e mergulhadores, desbravadores, gente que não resistia à tanta beleza – seja para avistar aquilo tudo do alto ou do fundo do mar, onde a fauna e a flora abusam da beleza. Com o filme “A Praia”, protagonizado por Leonardo Di Capri, o arquipélago se tornou conhecido e esse pedacinho da Tailândia, definitivamente, nunca mais foi o mesmo.
Tsunami em 2004
Koh Phi Phi foi severamente atingido pelo tsunami do Oceano Índico em 2004, que devastou grande parte da infraestrutura da ilha e afetou a população local. A recuperação foi árdua, com a reconstrução focada em restaurar a infraestrutura turística e melhorar os padrões de segurança. Após o tsunami e anos de turismo excessivo, houve uma crescente conscientização sobre a necessidade de preservar os recursos naturais do arquipélago. Isso levou a esforços tanto governamentais quanto não governamentais para implementar práticas de turismo sustentável, incluindo o fechamento temporário de locais populares como a baía de Maya Bay para permitir a recuperação do ecossistema marinho.
Quando ir
A melhor época para visitar Koh Phi Phi é de dezembro a março. Trata-se da estação seca. Nesse período, faz sol a maior parte do tempo e a temperatura é agradável, em torno dos 30 graus. Sim, faz muito calor na Tailândia e, geralmente, a temperatura é alta durante todo o ano. De abril a novembro é a estação molhada, época de chuva, das monções no sudeste asiático – chuvas torrenciais. É melhor evitar. Abril é o mês mais quente. Em qualquer época, a sugestão é levar roupas leves – camisetas, shorts, vestidinhos e saias.
A nossa experiência
Nós fomos no início de dezembro. O calor era grande, sol o tempo inteiro, mas choveu algumas vezes – o que não atrapalhou em nada a nossa viagem.
Como chegar a Koh Phi Phi
Saindo do Brasil, o caminho é esse: São Paulo – Bangkok – krabi – Koh Phi Phi ou Phuket – Koh Phi Phi. Até Krabi ou Phuket, o trajeto é de avião. Das duas cidades para as ilhas, o transporte é o barco.
Custos
Compramos a passagem para a Tailândia pela Etihad, que não voa mais para o Brasil, mas muitas outras empresas oferecem o voo para Bangkok: Emirates, Qatar Airways e muitas outras. Os voos não são diretos. A passagem custa em torno de 4 mil reais.
Chegamos a Phuket vindos de Siem Riep, no Camboja. A passagem custou em torno de 500 reais, ida e volta – sendo a volta por Krabi. Do aeroporto de Phuket até o Rassada Pier, o táxi nos levou em 50 minutos e cobrou THB 800 (mais ou menos, 80 reais). No Rassada Pier, compramos o ticket para Koh Phi Phi por THB 350 (em torno de 35 reais), mas os preços variam de acordo com o horário, podendo chegar até THB 1000 (mais ou menos, 100 reais). Em menos de duas horas chegamos lá.
Estada em Phi Phi Don
Apesar de ser um lugar badalado, há hotéis, resorts e pousadas para todos os bolsos. Tonsai é o centrinho de Phi Phi Don, onde tudo acontece, onde estão os hotéis, os restaurantes, os bares com música ao vivo, as lojas, os camelôs e o píer principal. Não tem trânsito. As ruas são estreitas e, no máximo, bicicletas circulam, além das pessoas. Dá para fazer tudo a pé.
Dica: prepare-se para puxar a mala ou solicite um carregador ao seu hotel, ou contrate alguém para fazer isso, no píer.
Ao Lo Dalam
Esta é a região do agito, onde os jovens preferem se hospedar, em função da proximidade da praia e das festas que acontecem todas as noites. É muito próximo ao centrinho, onde nós nos hospedamos. Dizem que o ponto negativo de Ao Lo Dalam é o barulho à noite. Portanto, quem quiser sossego, é melhor reservar os hotéis fora desse local.
O que fazer em Phi Phi Don
. Explorar o centrinho
. Conhecer os vários restaurantes e experimentar a comida tailandesa
. Pegar um taxi boat e conhecer os arredores da ilha, as praias escondidas e os resorts mais afastados
. Fazer massagens de corpo inteiro ou só nos pés e pernas
. Estender uma canga na areia branquinha e lagartear ao sol – pra voltar com um bronzeado tailandês
. Fazer um curso de mergulho e apreciar os corais
. Pegar um táxi boat e ir, cedinho, conhecer Maya Bay
. Ver o pôr do sol do viewpoint, que é o ponto mais alto da ilha – mas leve um repelente.
Por fim, faça uma tatuagem para marcar a sua passagem por Koh Phi Phi. Os tatuadores estão por toda a ilha e usam uma técnica antiga, com uma vara de bambu. O estúdio Tapear Tatoo foi fundado em 1994 e é conhecido pela perícia com essa técnica.
Onde e o que comer em Phi Phi Don
Pelas ruas do centrinhos, bares, pizzarias, restaurantes oferecem opções para todos os bolsos: comida tailandesa e europeia, pizzas e hambúrgueres, pães, massas, pães e croissants. Nas barraquinhas de rua, encontramos os sucos maravilhosos de melancia, romã e outras frutas exóticas. Não tivemos dificuldade com a alimentação, muito pelo contrário. Muitas vezes, comemos na rua, tomamos os sucos e não tivemos problema.
Lembrancinhas
Por todas as ruas da ilha, encontramos camisetas com estampa de motivos tailandeses, calças tailandesas de algodão, leves e práticas, cangas, biquínis, bolsas, bermudas, além de deuses, Budas e decoração para casa. O preço é praticamente o mesmo em todas as barraquinhas.
Quanto tempo ficar em Phi Phi Don
Nós ficamos 5 dias e achamos que foi o ideal. Depois de um mês viajando pelo sudeste asiático, queríamos descansar, relaxar e Phi Phi foi o destino perfeito para isso. Sua viagem para a Tailândia pode começar por Bangkok, uma passadinha em Chiang Mai, como nós fizemos, e terminar num paraíso como esse.
Desafios de Koh Phi Phi
O principal desafio que Koh Phi Phi enfrenta hoje é equilibrar o turismo com a sustentabilidade ambiental. A pressão do turismo levou a problemas como poluição, degradação dos recifes de coral e superlotação, que estão sendo abordados por meio de regulamentações mais estritas e campanhas de conscientização. Koh Phi Phi continua a ser um exemplo emblemático dos desafios e recompensas do turismo em locais de beleza natural excepcional. A gestão sustentável é crucial para garantir que continue a ser um paraíso tanto para os visitantes quanto para aqueles que chamam o arquipélago de casa.
Agora, que tal começar a fazer o seu roteiro para o paraíso?
Respostas de 16
Me transporto quando vejo suas publicações………fico encantada. Parabéns menina. Bjo.
Obrigada, querida!!!
Boas dicas e belas fotos. Espero um dia chegar a esse paraíso.
Gustavo.
É só planejar, que vc chega, Gustavo!
Boas dicas, Sonia!
Obrigada, João!
Que maravilha, Soninha! Bela matéria e belo destino. Um dia eu chego lá!! Beijão
Sylvinha, é um destino dos deuses…. todos merecemos Ko Phi Phi! Beijo e obrigada!
Lugar espetaculoso! Ótima matéria.
sim, Rodrigo, um dos espetáculos desse planeta!!!!
Obrigada,
sonia
Realmente um pedaço do paraíso! Adorei as fotos e as informações. A Tailândia está na minha lista de desejos.
Que legal, Ângela!
A Tailândia é um país incrível, que todo mundo deve conhecer!
Obrigada pela visita,
sonia
Esse lugar é um sonho! Estou me planejando para ir no próximo ano e esse post ajudou demais a esclarecer muitas dúvidas que eu tinha 🙂
Que bom, Emmanuele! Ficamos felizes com isso.
Tem outros posts sobre a Tailândia, que podem lhe ajudar.
Grande abraço,
sonia
Eu amei conhecer a Tailândia, principalmente Ko Phi Phi, pois foi o lugar em que passei minha lua de mel. Obrigada por me fazer relembrar esses bom momentos!
Uau… é um cenário maravilhoso pra uma lua de mel! Uma natureza maravilhosa… você escolheu muito bem!