O Rio de Janeiro, sem sombra de dúvida, é uma das cidades mais lindas do mundo e grande o suficiente para oferecer ao visitante uma programação vasta e diversificada. Há muito o que ver na cidade maravilhosa e mais visitada do país. Mas, vamos destacar aqui, um dos seu pontos turísticos mais instigantes, a Escadaria Selarón, que liga os bairros da Lapa e de Santa Teresa, no centro boêmio do Rio.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleEquipamento urbano ou obra de arte?
A Escadaria Selarón é uma das obras de artista chileno, Jorge Selarón, que depois de rodar o mundo, morar em Nova Iorque e São Paulo, escolheu o Rio de janeiro para viver definitivamente. Agradecido ao povo brasileiro, Selarón se inspirou nas cores da bandeira do Brasil para produzir a obra que durou boa parte da sua vida para ficar pronta.
A grande loucura
Tudo começou em 1990, quando aconteceu a Copa do Mundo e a vizinhança tinha decorado a escadaria de verde e amarelo. Jorge Selarón se empolgou e começou a comprar os azulejos nessas cores até introduzir a sua preferida; o vermelho. O artista considerava a escadaria a sua grande loucura. E a gente concorda. A obra não tinha fim. Por todo o tempo que viveu no Rio, ele trabalhou na escadaria – ora colando azulejos, ora trocando.
A Escadaria Selarón para o Rio
A escadaria é coberta por mais de 2 mil azulejos, comprados por Jorge Selarón e doados por amigos e conhecidos que traziam do mundo inteiro para ele completar o trabalho. Colados ali, também estão pedaços de espelho e cacos de telha, recolhidos pelo bairro, nos restos de construção. Aos poucos, a escadaria do Convento de Santa Teresa, que antes era suja e mal conservada, transformou-se num dos pontos mais visitados do Rio. Não há visitante que resista a essa visita, a uma foto na escadaria.
Uma obra única
A obra é considerada a maior escultura do mundo feita por um só artista. Mas, para dar conta desse projeto, Jorge Selarón contou com a colaboração dos moradores do bairro e dos amigos, além da renda apurada com a venda de quadros de sua autoria.
É interessante observar que não se trata, apenas, de uma colagem de azulejos. Nos detalhes, podemos ver o trabalho minucioso do artista e as muitas homenagens que ele faz ao Rio e ao Brasil. Através dos seus azulejos, Selarón também se manifestava e denunciava o preconceito e a marginalização da mulher negra na favela.
A Escadaria Selarón e os seus números
O trabalho deu vida nova ao centro da cidade do Rio de Janeiro. Com os 215 degraus coloridos e 400 metros de comprimento, a escadaria levou 20 anos para ficar pronta e foi tombada pela Prefeitura do Rio, em 2005, quando o artista recebeu a medalha Pedro Ernesto e se tornou cidadão honorário do município do Rio de Janeiro. A escadaria ganhou matéria nos jornais, em revistas estrangeiras e foi citada nos programas de viagem. Videoclipes, filmes e comerciais foram gravados na Escadaria Selarón.
Localização da Escadaria Selarón
A melhor referência para visitar a Escadaria Selarón é a Rua Joaquim Silva, entre os números 93 e 87, no Bairro da Lapa.
Jorge Selarón
Em 10 de janeiro de 2013, Jorge Selarón foi encontrado morto, queimado, aos 65 anos de idade – suspeita de assassinato. Mas, deixou a obra da sua vida para a cidade que ele adotou e amou como se fosse a sua. Portanto, continua vivo, na vida da cidade e no coração do povo que o acolheu.
Respostas de 23
curioso enriquecedor complementar conhecer detalhes do Brasil
turismoaqui #
Valeu, Nick!!!
Obrigada e um beijão pra vc!
sonia.
Um ícone essa escadaria. Preciso ter minha foto nela.
Realmente!!! Tem que tirar uma foto lá!
Valeu, Mychael!!!
Grande abraço
sonia.
Adorei saber toda história!! Aparece em muitos clipes musicais, curti muito!!!!
É verdade, a escadaria é super requisitada par clipes!
Beijão e obrigada,
sonia.
Muito bacana, Sonia! Quero conhecer! Bjs querida.
Vale a pena, Soraia!
Um grande beijo, querida! Saudade!
sonia.
Esse é um dos atrativos onde mais levo turistas para conhecerem e todos ficam impressionados com a obra em si, a história e o efeito visual.
Posso imaginar, Magali!
Eles devem adorar.
Um beijo grande, querida, e obrigada!
sonia.
Essa escadaria deu ainda mais vida a Lapa. Ela é linda, pena que vive lotada rs. Ótimo post.
http://www.larydilua.com
Super concorrida!
Valeu, querida!
Obrigda, um beijo pra você,
sonia.
Que linda, da próxima vez que eu for ao Rio farei uma foto aí. ????
Precisa voltar lá, mesmo, Grazi!!!
A escadaria merece uma foto!
Obrigada e beijão!
sonia.
Tenho muita vontade de visitar essa escadaria. Uma obra de arte mesmo! Adorei as dicas e informações
Valeu, Angela! Obrigada pela visita.
A escadaria é, realmente, uma obra de arte… vale a visita!
Grande abraço,
sonia.
Eu adorei conhecer essa escadaria quando visitei o Rio de Janeiro, ainda aproveitei para conhecer muitos lugares legais que ficam bem perto dela! 😀
A escadaria Selaron é um ícone do Rio. A gente precisa voltar sempre a cidade e ver essa obra de arte mais vezes.
Obrigada pela visita.
Muito legal sua postagem. Adoro a escadaria Selaron, adoro a Lapa, adoro o Rio hehehe
Quem não ama o Rio e as suas peculiaridades?!
Valeu, Sylvinha!
Grande abraço e obrigada pela visita.
Eu sou encantada pela Escadaria Selaron no Rio de Janeiro. Sempre paro pra fotografar e observar cada detalhe. Muito bom saber mais sobre a história do artista e dessa obra linda.
Mariana,
Também gostamos muito dessa escadaria e consideramos uma verdadeira obra de arte, construída dia a dia. Tem o seu valor!