A Rota das Igrejas de Madeira ao sul da Pequena Polônia ou Rota das Igrejas de Madeira ao sul de Małopolska foi um dos pontos altos da viagem que fizemos pela Polônia, quando visitamos Cracóvia, Wadowice, Lublin e Zalipie, em maio de 2025. Neste percurso, vimos uma mostra da monumentalidade arquitetônica e religiosa que a região resguarda – belas e preservadas igrejas de madeira, seis delas, tombadas pela Unesco, como Patrimônio Mundial.
Neste post, vamos dividir com você, a nossa experiência na Rota das Igrejas de Madeira da Pequena Polônia, onde vivemos momentos de deslumbramento diante de tanta história, arte, devoção e natureza. Leia o post até o final, deixe-se inspirar e se programe para conhecer este pedacinho mágico da Polônia.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleRota das Igrejas de Madeira da Pequena Polônia
Esta rota é um recorte da Trilha da Arquitetura em Madeira de Małopolska, criada em 2001, que pontua, em 1500 quilômetros, alguns dos monumentos mais valiosos da cultura material popular da Polônia, em madeira: ao todo, são mais de 250 edificações, entre igrejas, campanários, mansões, vilas e museus ao ar livre, dignos de uma visita e contemplação. Nós nos detivemos à Rota das Igrejas de Madeira da Pequena Polônia, um itinerário que destaca antigas e bem preservadas igrejas de madeira que remontam ao século XV e XVI.

As igrejas da Rota de Madeira da Pequena Polônia
Estas edificações se destacam porque são verdadeiros monumentos arquitetônicos e religiosos, muito bem preservados e ainda servindo à comunidade, realizando ritos e cerimônias religiosas. Elas foram construídas por carpinteiros talentosos que empregavam técnicas tradicionais de construção muito comuns desde a Idade Média, como o encaixe com troncos horizontais – o que dispensa o uso de pregos. As igrejas são um exemplo da tradição medieval de construções em madeira dentro da cultura católica romana. Algumas delas foram construídas por famílias ricas da região e simbolizavam o prestígio social de cada uma dessas famílias. Outras, pelos governantes.

Patrimônios Mundiais da UNESCO
Em 2003, seis dessas igrejas foram inscritas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco e a Rota das Igrejas de Madeira da Pequena Polônia se somou a outros bons motivos para visitar a Polônia. Ao percorrê-la, passamos por pequenas cidades e vilarejos pitorescos, com seus prédios históricos – capelas, casas e celeiros envoltos pelas belezas naturais e culturais da região.
Passando por esta região, não hesite em visitar museus, conhecer feiras de produtos regionais, comprar frutas e artesanato em lindas barraquinhas, e desfrutar da culinária local em restaurantes familiares. Deixe-se levar pelos inúmeros apelos que encontramos pelo meio do caminho. Lembre-se de que cada parada ou desvio pode esconder uma história, uma paisagem que transforma a jornada. Foi assim com a gente.
Localização
Considerando a cidade por onde começamos, Skrzyszow, a Rota das Igrejas de Madeira da Pequena Polônia fica a mais ou menos 300 quilômetros de Varsóvia, a mais ou menos 100 quilômetros de Cracóvia, a menos de 40 de Zalipie, de onde saímos. A melhor forma de conhecer esta rota, com tranquilidade, é alugando um carro. Assim, você tem mais liberdade de parar onde quiser e quando quiser, para visitar as seis igrejas góticas de madeira, selecionadas pelas Unesco, que estão nas cidades e vilas de Blizne, Binarowa, Dębno Podhalańskie, Haczów, Lipnica Murowana e Sękowa.

Extensão da Rota das Igrejas de Madeira da Pequena Polônia
Para ver as igrejas de madeira tombadas pela Unesco, como nós fizemos, você percorrerá muito menos que 1500 quilômetros. Nós saímos de Zalipie, percorremos 37 km e chegamos a Skrzyszow, que não está na Rota das Igrejas da Pequena Polônia, mas tem uma igreja impressionante de grande, que nos fez parar para ver. Era a Igreja de São Estanislau, que estava fechada. Seguimos mais 38 km e chegamos a Binarowa, para visitar a Igreja de São Miguel Arcanjo. Mais 21 quilômetros e chegamos a Sekowa, com a Igreja dos santos Filipe e Jacó.

As seis Igrejas de Madeira da Pequena Polônia
Todas essas igrejas tombadas pela Unesco têm uma coisa em comum. Geralmente, estão em meio a bosques, rodeadas por árvores frondosas e são grandes, majestosas – uma imponência que só grandes monumentos impõem.
Haczów – Igreja da Assunção da Virgem Maria e São Miguel Arcanjo
Esta é uma das igreja mais incríveis da região, uma das que se destacam na Rota das Igrejas da Pequena Polônia: a Igreja da Assunção da Virgem Maria. Construída no final da década de 1450, ela é toda feita de madeira de abeto, sobre uma base de pedra. Toras horizontais se sobrepõem nos cantos – esse tipo de construção era feita sem o uso de pregos. Trata-se da maior igreja gótica de madeira da Europa, a mais bem preservada e antiga da Polônia. Assim como as demais, o estilo é gótico, o que a torna ainda mais importante, uma vez que o gótico é mais comumente associado a grandes catedrais de pedra.
Por dentro, a igreja é ainda mais especial, com afrescos e pinturas dos séculos XV e XVI, que mostram cenas bíblicas, flores e imagens da Virgem Maria e uma Pietá do ano de 1400 – um lugar que mistura história, arte e espiritualidade.

Blizne – Igreja de Todos os Santos
Nesta cidade, que fica a cerca de 30 quilômetros de Haczów, está localizada a charmosa igreja de Todos os Santos, construída em torno de 1470. Trata-se de uma igreja também construída com troncos de abeto sobre uma base de pedra. Em torno dela, que fica numa colina, árvores centenárias são o cenário para este monumento. No interior da igreja, pinturas realizadas em 1549 sobrevivem até hoje no presbitério. Essas pintura incluem o ciclo da Paixão de Cristo, assim como a cena da Descida de Cristo ao Inferno, parcialmente preservada. Esta igreja ainda está em atividade e os moradores das imediações têm grande respeito por ela. Abaixo, a foto do AroundUs.

Binarowa – Igreja de São Miguel Arcanjo
Esta igreja é uma das mais antigas do país. A primeira versão da igreja surgiu no início do século XV, mas foi substituída no final daquele século por causa de um incêndio. A Igreja de São Miguel Arcanjo foi construída com toras de madeira horizontais sobrepostas nos cantos, o que significa uma construção sem pregos. A torre, construída em 1596, é a mais antiga extensão preservada desse tipo de igreja de madeira na Polônia.
Por dentro, a decoração com pinturas de vários períodos cobrem as paredes e o teto. As mais antigas, do início do século XVI, foram feitas com moldes especiais para adornar o teto da nave e do presbitério. É possível saber quando partes da igreja foram reformadas graças a datas gravadas na própria construção. Por exemplo, “1596” foi colocado numa das colunas da torre, ano em que ela foi construída. Já na parte superior da torre, está gravada a data de 1646, junto com o nome “Mathias”, que pode ter sido o carpinteiro responsável pela finalização da obra.




Sękowa – Igreja dos Santos Filipe e Jacó
Bem próximo de Binarowa, a cerca de 20 quilômetros, fica Sękowa, com a Igreja dos Santos Filipe e Jacó, erguida por volta de 1520. Esta foi a primeira igreja de madeira a ser reconstruída na Polônia. Isto porque a Primeira Guerra destruiu a igreja, suas tábuas foram usadas pelos soldados como lenha, entre outras heresias. Mas ela já foi a mais bonita da Pequena Polônia.
Com a guerra, preciosidades foram perdidas – altares do final do Renascimento; um sino com a data 1540; pinturas do século XVI, de São Joaquim e a Sagrada Família, Santa Ana e a Virgem Maria com o Menino Jesus, entre outras.
Hoje, a igreja continua impressionando. Podemos ver a pia batismal de 1522, os altares laterais construídos já no século XX, o altar-mor, do século XVII, reconstruído na década de 1940, o crucifixo do início do século XVI e o retábulo-mor do século XVIII. Mais recentemente, a igreja recebeu as imagens dos santos padroeiros da igreja, São Tiago e São Jacó, pintadas em medalhões, como vimos em outras igrejas pela Polônia.
Em 1994, a igreja de São Filipe e São Jacó foi contemplada, pelo trabalho de conservação, com um prêmio internacional e a medalha de honra da Europa Nostra, uma instituição de proteção ao patrimônio cultural e natural da Europa.





Lipnica Murowana – Igreja de São Leonardo
Localizada a 70 quilômetros de Sękowa, esta cidade abriga a igreja de São Leonardo, construída, provavelmente, no final do século XV, em cima de uma antiga igreja pagã, do século XII. Trata-se de um dos maiores e mais importantes monumentos da Trilha da Arquitetura em Madeira de Małopolsk, um exemplo típico medieval da região, no século XV. O que a difere de outras do mesmo período é que ela conserva sua forma original. São Leonardo, o santo protetor dos prisioneiros, dos doentes e dos partos, era o padroeiro da cidade na época, quando mais de 600 igrejas foram nomeadas em sua homenagem.
A Igreja de São Leonardo foi construída com toras de madeira horizontais, sendo encaixadas nas extremidades e sem nenhum prego. Ela está dividida em dois espaços – a nave principal e o presbitério -, com teto de telhas comuns e uma torre sineira do século XVIII. Por dentro, a igreja é escura, tem apenas 4 janelas. Mas é uma penumbra agradável, que nos leva ao recolhimento, à introspecção. O teto é coberto por pinturas e datam de 500 anos atrás. Nas paredes, várias cenas bíblicas e no púlpito, os 4 Evangelistas.
Na Igreja de São Leonardo, há um órgão positivo, instrumento musical da família dos órgãos de tubos, caracterizado por ser menor, portátil e com poucos registros sonoros – um dos 7 instrumentos desse tipo em toda a Polônia, ainda em funcionamento. Com ele, vez por outra, são realizados concertos, na igreja.
Em 1997, a comunidade local protagonizou uma verdadeira luta para preservar a igreja de São Leonardo. Diante da ameaça das águas, encontraram uma solução criativa e ousada: amarraram a igreja a um carvalho centenário nas proximidades. Com raízes firmes de mais de 400 anos, a árvore resistiu à força da enchente, evitando que a igreja fosse levada. No entanto, a estrutura e os equipamentos sofreram sérios danos. Após um cuidadoso processo de restauração, concluído em 2000, a igreja voltou ao seu esplendor original.

Dębno Podhalańskie – Igreja de São Miguel Arcanjo
A cerca de 90 quilômetros de Lipnica, a igreja de São Miguel Arcanjo, que já foi locação para uma antiga série de TV polonesa, é um exemplo do estilo gótico tardio, construída no século XV, em madeira de lariço e abeto, com toras horizontais sobrepostas nos cantos, o que elimina o uso de pregos. Mas o primeiro documento que menciona a igreja e o pároco é de 1335.
De acordo com uma lenda, a atual igreja, que também faz parte da Rota de Madeira da Pequena Polônia, não foi construída por monges e sim, por ladrões para os quais São Miguel apareceu.
Assista a este vídeo incrível, feito pela Unesco, sobre a Igreja de São Miguel Arcanjo, em Debno Podhalanskie, parada importante na Rota das Igrejas de Madeira da Pequena Polônia:

Informações importantes
A Rota das Igrejas de Madeira da Pequena Polônia é bem sinalizada e com o Waze, como a gente fez, fica ainda mais fácil encontrá-las. Pelo caminho, outras igrejas antigas e edificações também aparecem, assim como os ninhos de cegonha – lindo de ver! Vale a pena prestar atenção: muitas estão escondidas em vilarejos tranquilos, bosques e mesmo em campos abertos. Cada uma tem seu charme – afrescos preservados, torres discretas, altares esculpidos à mão e muita história.
Aproveite a Rota das Igrejas de Madeira da Pequena Polônia para desacelerar, vá sem pressa, deixe o caminho levar você. Neste caso, o destino é o trajeto, no qual você poderá colecionar histórias, silêncios, sabores e olhares que transformam a jornada em algo muito maior do que o ponto de chegada.
Pesquisa: Unesco.
Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos. Isso significaria muito para mim! Você também pode me seguir no Instagram e no Facebook, onde você vai encontrar mais sobre as minhas viagens e até me acompanhar nos destinos do momento. E se quiser receber meus posts, inscreva-se na minha newsletter, que fica no final da primeira página do blog.
Até a próxima!