A Caverna Postojna é mais um dos destinos muito procurados da Eslovênia. Trata-se de uma opção de passeio bem diferente, que agrada adultos e crianças, dada a sua peculiaridade. Nós fizemos a programação completa e digo que vale investir tempo para conhecê-la – porque não se trata, apenas, de uma caverna e sim do Parque da Caverna Postojna. Abaixo, todas as dicas de como chegar e o que ver na Caverna Postojna e as demais atividades.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleCaverna Postojna
Formada há milhões de anos por gotículas que foram se acumulando e esculpindo as estruturas, a caverna se divide em grandes corredores, câmaras, salões e galerias enormes. Por baixo, corre o rio Pivka e todo esse ambiente promove a vida de mais de 150 espécies de animais.
A visita à Caverna Postojna
Separe uma manhã ou uma tarde inteira para conhecer a caverna e as demais atrações: o Vivarium e uma exposição sobre a caverna. A ordem das visitas fica sujeita ao horário da visita à caverna, que é guiada. A entrada é feita a bordo de um trenzinho que leva todos os visitantes de uma só vez. o trem segue por uns 10 minutos e para em um determinado lugar e dali a gente começa a caminhada. O passeio dura em torno de 1 hora e meia e pode ser feito por gente com criança no colo e portadores de deficiência. Uma dica: vá bem agasalhado, a temperatura durante todo o ano na caverna é de 10°C.
Estruturas da Caverna Postojna
Em fila, os visitantes atravessam corredores que se abrem em espaço abertos, que também são utilizados para a realização de concertos e, no final do ano, para armar o presépio de Natal. No meio do caminho, estruturas chamam a atenção. São estalactites (colunas que se formam a partir do teto), estalagmites (colunas que se formam a partir do chão), espeleotemas (cortinas) e outras formações gigantescas, que tornam a caverna uma referência para a espeleobiologia mundial, que é a ciência que estuda as cavidades naturais subterrâneas.
Spaghetti Hall
Este espaço se caracteriza por estalactites fininhas feito um macarrão. Não se sabe o motivo de, nessa determinada parte da caverna, essas estruturas serem tão fininhas, tão diferentes das demais. O fato é que elas existem e são bem diferentes das outras.
White Hall
Este salão branco exibe estruturas branquíssimas e brilhantes, em função da calcita, um mineral que possibilita a fração da rocha. A mais famosa é a estalagmite Brilhante, com mais de 5 metros de altura, que se tornou símbolo da caverna e um dos ícones eslovenos.
Curiosidade
As estalagmites e estalactites levam uma década para crescer um milímetro. Na Caverna Postojna, os mais altos chegam a mais de 16 metros de altura. Consegue fazer essa conta, de quanto tempo foi preciso para chegar a esse tamanho?
Como chegar à Caverna de Postojna
A caverna fica a 50 quilômetros da capital eslovena, Liubliana, e você pode chegar lá de carro, pela estrada A1. Mas também é possível chegar de trem e de ônibus – o ponto fica pertinho da entrada da caverna.
Compra do ingresso
A bilheteria da Caverna Postojna fica à vista, numa estrutura enorme e lá, você pode comprar o ingresso para a caverna e para as outras opções. O ingresso pode ser individual, só para uma atração, ou combinado com outras – que podem ser conferidas antes ou depois da visita à caverna. Entrada: 46,60 euros – experiência completa.
As outras atrações da Caverna Postojna
Vivarium
Também conhecido como zoológico subterrâneo – trata-se de um laboratório que simula o habitat de mais de 150 espécies de animais que habitam a caverna. Um deles é o peixe humano (Proteus Anguinus) ou olms, também reconhecido como filhote de dragão. Na verdade, é um tipo de salamandra ou lagartixa cega, que mede de 25 a 30 centímetros de comprimento e vive no escuro. Alimenta-se de vermes, caranguejo, caracóis e invertebrados aquáticos. Ele vive até os cem anos e sobrevive sem comida por muitos anos.
Exposição
Esta é a maior exposição do mundo sobre a caverna carst em Postojna. Além disso, é super colorida e interativa, e conta toda a história da caverna. É parte importante da programação. Em seguida, podem ser vistas mais duas exposições: Life within a Billion Years e Butterflies of the World. A primeira é sobre os períodos geológicos, desde a formação da terra até os dias de hoje. E a segunda, sobre borboletas, mais de 3 mil borboletas diurnas e noturnas de todo o mundo.
Experiência na Caverna Postojna
A Caverna Postojna é um bate e volta que não pode ficar de fora do roteiro e quem vai à Eslovênia. Se você tiver boas noções de logística, dá para fazer com o Lago de Bled e o Castelo Predjam num dia só.
Respostas de 42
Estou encantada com a Caverna Postojna na Eslovênia. É maravilhosa. Achei curioso o filhote de drago.
Deyse, realmente, é muito curioso, esse filhote de dragão. Parece, né? rsrs
Que legal, fiquei impressionada com o filhote de drago.
Já pensou…? Eu também, Grazi… e ele parece, mesmo, um bicho estranho….rsrsrs
Essa caverna postojna na Eslovênia me lembrou a caverna do Diabo em São Paulo. A diferença é que lá não tem nem trenzinho nem essa super infra estrutura hahaha com vivarium, exposição e museu. Lá tem uma infraestrutura bacana mas é bem mais simples que esse ai. Que passeio maravilhoso!
Cíntia, esse passeio foi incrível, mesmo. Recomendo a todos!
Lugar mágico ,Sônia 🤗Como a natureza é maravilhosa e tem seus caprichos 👏🏼👏🏼👏🏼Incrível ,adorei o passeio 🥰
Obrigada, Dilma! Você, sempre gentil!
A caverna postojna na Eslovênia é algo gigantesco, impressionante. Local para conhecer, antes de morrer. Simplesmente fantástica. Estive aí no início deste ano. O Vivarium, ou zoológico subterrâneo, é outra coisa diferenciada( Trouxemos um “proteus” de pelúcia). O blog está excelente, demonstrando todo o diferencial deste lugar verdadeiramente inusitado, com interessantes informações e imagens.
Tamara, muito obrigada pelas palavras gentis. E você tem razão: é um lugar que a gente não pode deixar de conhecer. Também estivemos no início deste ano, em fevereiro, e achamos maravilhoso. Estava frio, mas tinha sol – combinação perfeita pra nós.
Sônia, que incrível a caverna postjona na Eslovénia, sondares um país que nunca tinha me despertado curiosidade. Mas nossa esse zoológico deve ser a coisa mais incrível!!!
A Eslovênia é um país muuuuito interessante, tem uma natureza maravilhosa, além de ser um país muito bonito. Vale a pena pensar nele como destino!
Grande abraço.
Passeio e registros muito interessantes……
Quem lê seus textos tem impressão de estar no local, participa do passeio e para quem pretende ir uma excelente orientação….
Parabéns,, vc faz um trabalho maravilhoso.
Muito obrigada, Luciana, pelas alavas generosas!
Grande abraço!
conteúdo erudito, aborda c elegancia , obrigado ! simplicidade inteligente, vc provoca e inspira –
Nick, obrigada por tanta gentileza!
Abração!
Lindas postagens belas imagens imagino a sensação de está presente e curtindo tanta beleza.Aproveitem o passeio.Maravilha sua narração parece até que estamos vivendo como você está de forma presencial e real.Maravilha amiga.Deus te abençoe!!
Eliana, obrigada pela gentileza!
Essa viagem, nós fizemos em fevereiro.
Beijão pra você.
Simplesmente fantástico!
É um lugar, realmente, incrível, Rodrigo!
Que passeio diferente! Confesso que nunca tinha pensado em visitar uma caverna, mas agora lendo todas essas informações sobre a Caverna Postojna me pareceu muito interessante! As estruturas parecem até feitas à mão, de tão perfeitas. Muito bom quando um texto nos mostra novas possibilidades!
Mariana, eu também nunca tinha me imaginado numa caverna, até me deparar com esta. Foi uma experiência muito legal e eu recomendo a todos!
A caverna postojna na Eslovênia é algo impressionante e que eu nao conhevia. Estou curiosa e quero muito conhecer. Encantador.
Iara,
Essa caverna é uma bela surpresa para quem visita a Eslovênia. O país tem muito o que se explorar. É muito bonito!
Caverna Postojna, que incrível. Estou amando revisitar estes posts de pontos turísticos na Eslovênia. A Eslovênia é um destino que eu quero muito conhecer e estou aqui neste seu blog conferindo todas as dicas que eu não posso deixar de ver na minha viagem.
Deyse, a Eslovênia é um país incrível e dá para conhecer bastante porque é pequeno. A nossa experiência foi maravilhosa!
Não conheço a Eslovênia ainda, mas já vou incluir a Caverna Postojna no roteiro para quando visitar o país. Que beleza da natureza mostrada nas fotos… melhor ainda ter outras opções de passeios para fazer no parque. É permitido fazer piqueniques por lá?
Leo, eles têm uma área grande, linda demais, mas não vi uma estrutura para piqueniques. Talvez, seja possível, porque as pessoas adoram fazer, por lá. Mas não vi mesinhas preparadas para isso. Talvez, eu estivesse distraída…
Que demais a caverna Postojna na Eslovênia ! Na verdade não conheço nada da Esclovênia, mas fiquei encantada com seu post. Parabéns!
Hebe,
Este país é lindo demais e merece uma visita!
Esse passeio à Caverna Postojna é a minha cara e da minha família rsrs a gente ama conhecer lugares assim, criados pela natureza e raros de se ver.
Então, você tem que visitar essa caverna, Cíntia! Vocês vão adorar!
Mas que belíssima obra de arte da natureza essa Caverna Postojna, na Eslovênia! O tempo e o clima esculpiram lindamente essas formas curiosas. Adorei saber sobre o lugar! Parabéns pelo post!
Alexandra, eu nem gosto muito de cavernas, mas esta foi uma linda surpresa e eu recomendo a todos!
Nossa, que linda a caverna Postojna na Eslovênia. Infelizmente é bem pouco provável que eu conheça, meu marido tem claustrofobia, só conheci as catacumbas de Paris, por exemplo, numa viagem que fiz com meu filho. Quando viajamos juntos procuramos atividades e passeios que os dois curtam.
Cynara, posso lhe garantir que a caverna é bem grande e seu marido não vai sofrer. Não tem nada muito apertado, nenhum lugar fechado, é tudo largo e grande, vocês podem ir sem medo!!!
Que linda essa Caverna Postojna. Vontade de conhecer,
Linda demais, Sylvinha… a gente adorou!
É muito bonita essa caverna Postonja, especialmente o Salão Branco com essas lindas estalactites. E os filhostes de dragão? impressionantes. Essa caverna é um bom motivo para eu colocar a Eslovênia na minha lista de próximos destinos.
Sylvinha, a Eslovênia oferece vários motivos para a gente visitá-la. A caverna é um deles. A gente voltou apaixonada pelo país.
Com o seu post a Eslovênia já está no meu roteiro! Gostaria de saber se possível do nível de dificuldade nas passarelas e se tem muitos degraus! Obrigada desde já!
Regina, não encontrei grande dificuldade para visitar a caverna. Ela só é muito grande e a gente caminha um bocadinho. No final, eu estava cansada, mas considere que eu já tenho mais de 60 anos e tenho uma vida sedentária. Vi várias pessoas com a minha idade, muito bem dispostas. Na maioria das vezes, o que vemos são rampas e isso facilita muito. Você só precisa estar bem agasalhada porque faz muito frio, lá dentro.