Por Wendell Almeida – São muitos os lugares que disputam o título de melhor destino de praias do Brasil: Maragogi, Fernando de Noronha, João Pessoa, Praia dos Carneiros, Canoa Quebrada, dentre outros. Para não instigar ainda mais esta disputa, de difícil solução, nos limitaremos, neste texto, a destacar as peculiaridades exclusivas, que fazem de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, um verdadeiro paraíso brasileiro.
A 146 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, o município de Arraial do Cabo está localizado na chamada Região dos Lagos ou Costa do Sol, que abrange uma área de 2.004,003 km², e que inclui outros tão procurados destinos turísticos, como Rio das Ostras e Búzios, cujas praias incríveis, você pode conferir no post Praias de Búzios: conheça 15 praias na cidade e escolha sua favorita do blog Fui ser Viajante.
Independente de seu vizinho Cabo Frio desde 1985, Arraial do Cabo tem apenas 30.000 habitantes, o que lhe dá um jeitinho de cidade do interior, que, todavia, ferve na alta estação, com os milhares de turistas, que invadem a cidade em busca das belezas que suas praias oferecem.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleArraial do Cabo: um pouco da história
Em 1503, na segunda expedição à costa brasileira, o colonizador europeu Américo Vespúcio decidiu se separar do resto da tropa, seguindo para a direção sul. Chegando à Praia da Rama – atualmente conhecida como “Praia dos Anjos”, deu ao local o nome de Cabo Frio, devido aos fatores naturais encontrados na região.
Ali construiu um forte, cujas ruínas ainda podem ser visitadas através de uma trilha entre a Praia do Forno e a Prainha. No local foi fundada também a primeira feitoria do Brasil, não se sabendo ao certo se em Cabo Frio ou na própria Arraial do Cabo. Ainda existe na cidade a primeira construção de alvenaria da terra recém-descoberta, a “Casa de Piedra”.
Dentro do local funciona hoje um restaurante do tipo “self service”, onde o visitante pode degustar algumas das delícias da culinária local.
As praias de Arraial do Cabo
Mas, vamos ao que interessa, né? O que mais nos atrai para Arraial do Cabo, senão as suas inesquecíveis praias?
Com exceção da Praia da Ilha do Farol, são todas visitáveis a pé e facilmente acessíveis, o que torna o local ainda mais atraente, dispensando a necessidade de transporte.
Selecionamos o melhor das principais praias de Arraial do Cabo para o leitor programar uma visita inesquecível a um dos melhores destinos brasileiros.
Arraial do Cabo: Praia da Ilha do Farol
Começando pela mais deslumbrante delas, a Praia da Ilha do Farol tem o tom da cor da água capaz de garantir o título de Caribe Brasileiro. Que tal um mergulho em Arraial do Cabo?
Trata-se de uma área de reserva, protegida pela Marinha, onde há controle do número de visitantes e da permanência no local. A estada máxima é de 45 minutos, tempo que ficará para sempre na sua memória e, com certeza, registrado nas inúmeras fotografias que você fará.
No local não há estrutura de bares e banheiros e não é permitido deixar lixo, o qual deverá ser levado de volta com o turista. Mas o tempo passa rápido ali e você não sentirá necessidade de nada, além de apreciar aquela beleza.
A temperatura baixa da água (que pode chegar a 13˚C) até assusta no início, mas, depois de alguns mergulhos, passa a ser revigorante.
Para chegar na Ilha do Farol
Há inúmeras empresas de turismo que levam os visitantes para conhecer a Ilha do Farol em Arraial do Cabo. Falando de nossa experiência pessoal, recomendamos a Arraial Vip Turismo, que oferece um passeio de 5h, num roteiro que inclui, além da Ilha do Farol, uma parada de 1h nas prainhas do Pontal do Atalaia, meia hora na Praia do Forno e uma passeio panorâmico em alto-mar, passando próximo da Fenda de Nossa Senhora, Gruta Azul, Gruta do Amor, Cratera do Meteorito e Pedra do Macaco.
A dica de ouro é fazer o passeio pela manhã, pois à tarde o desembarque na Ilha do Farol não é garantido, devido às regras da Marinha.
O passeio custa em torno de R$ 100 por pessoa.
Contato: @arraialvipturismo (Instagram) e wpp 022 99819-8183.
Arraial do Cabo: Praia do Forno
Acessível de barco e também por uma trilha (a subida exige uma certa disposição), a Praia do Forno não tem limite de permanência no local. É possível, portanto, ficar horas curtindo as suas águas transparentes e refrescantes.
Outro grande atrativo do local é a estrutura de barracas, onde se pode comprar lanches e bebidas, o que convida os visitantes que desejam passar o dia inteiro curtindo. Para quem deseja algo sossegado, há uma área mais afastada, menos frequentada e, portanto, mais tranquila.
Prainhas do Pontal do Atalaia
Apesar de serem separadas por uma pequena faixa de terra, durante a maré baixa as prainhas se misturam, virando uma praia só.
O acesso até lá pode ser feito de carro, a partir do alto do Morro do Pontal do Atalaia, de onde uma imensa escadaria leva às praias lá embaixo. Já na descida, é impossível não se encantar com o visual, um dos mais incríveis de Arraial.
A temperatura da água, sempre transparente, é das mais amenas em relação a das outras praias de Arraial.
Indo para o lado direito da praia, o visitante encontrará a Gruta do Amor, que lhe renderá lindas fotos e, ainda, segundo reza a lenda, a garantia de um amor eterno.
Embora não haja estrutura de bares e restaurantes, em dias de maior movimento é possível encontrar vendedores ambulantes oferecendo lanches e bebidas.
Além da escadaria que parte do alto do Morro do Pontal do Atalaia, pode-se alcançar as prainhas através de uma trilha de aproximadamente 1h, a partir do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM); ou de barco, a partir da Praia dos Anjos.
A praia agrada todos os gostos. Desde quem gosta de movimento, com cadeiras e sombreiros espalhados pela fina e branca areia; até aqueles que preferem um pouco mais de espaço, para ler ou, apenas, contemplar a beleza local.
Praia Grande
A mais centralizada e popular praia de Arraial do Cabo, a Praia Grande é a opção para quem exige infraestrutura, como bares, restaurantes e banheiros; além de facilidade para chegar e deixar o local.
A Praia Grande é a preferida também dos surfistas, em razão da sua extensão e localização em mar aberto, favorecendo à formação de ondas boas para surfar. Outro grande atrativo da Praia Grande é o pôr do sol visto do local, imperdível.
Prainha
A Prainha (não confundir com as Prainhas do Pontal do Atalaia) é uma das praias mais urbanas de Arraial do Cabo, logo ali, na frente dos hotéis e restaurantes próximos do centro da cidade.
É considerada a “porta de entrada” de Arraial do Cabo, por ser acessível logo na entrada da cidade. Sua localização, próximo a hotéis e pousadas, é ideal para quem não deseja se locomover muito.
Arraial do Cabo: Praia do Pontal
Um pouco antes de chegar à cidade de Arraial do Cabo, é possível avistar, à sua esquerda, essa praia, sempre tranquila, e que fica já no final da faixa de terra que se estende desde a cidade de Cabo Frio.
Seu grande diferencial é a tranquila e sossegada área localizada embaixo de árvores, que favorece a estada com a família, para fazer um piquenique e as crianças brincarem a vontade. No local há muito espaço para estacionar seu veículo. Portanto, para aqueles que chegam a Arraial de carro, vale a pena dar uma parada e apreciar a vista.
Praia dos Anjos
A movimentada Praia dos Anjos é o local de onde partem os barcos turísticos com destino à Ilha Grande e onde aportam os barcos pesqueiros que abastecem a região.
Os inúmeros barcos aportados ali deixam na água um pouco de resíduo de óleo diesel, o que impede que a Praia dos Anjos seja considerada uma das praias mais limpas da cidade.
Arraial do Cabo: Praia Brava
Para quem está em busca de calma, sossego e quase isolamento, a Praia Brava é a melhor opção.
Sua pequena extensão (de aproximadamente 400 metros), com algumas escarpas, que chegam a 20m de altura, fazem dela o local ideal para a prática do nudismo por alguns turistas mais desinibidos. O acesso à Praia Brava é através de uma pequena trilha (bem leve), que levará a uma escadaria de pedras, meio desafiadora. É que além de não haver corrimão, o visitante desce a escada íngreme encarando o mar azul, lá embaixo, podendo se desconcentrar um pouco. É possível deixar o carro estacionado na rua Castro Neto e entrar na trilha em direção ao mirante que levará à escadaria.
Arraial do Cabo: quando ir
As águas frias das praias de Arraial do Cabo ficam ainda mais geladas no inverno. Por isso, talvez a estação não seja a melhor para quem deseja se aventurar em mergulhos e banhos de mar. No verão a cidade fica lotada de turistas e, portanto, tudo fica mais concorrido e os preços, conseguintemente, um pouco mais altos. Por isso, se possível, escolha a baixa estação, entre os meses de março e maio e setembro e novembro para visitar a cidade.
Arraial do Cabo: como chegar
A melhor forma de chegar a Arraial do Cabo é de avião até o Rio de Janeiro ou Cabo Frio e partindo de lá, de ônibus ou carro alugado, para a Região dos Lagos. Há estação rodoviária na cidade e também nas cidades vizinhas, como Cabo Frio e Armação dos Búzios.
Arraial do Cabo: onde se hospedar
Inúmeras opções de hotéis, pousadas e até imóveis para locação, nas várias faixas de preços, dão ao turista o conforto de escolher opção que melhor que convém em Arraial do Cabo.
Há, inclusive, hotéis com acessibilidade para PCD. Alguns sites de reserva, com booking.com e hoteis.com, têm o filtro específico para esta pesquisa.
Atenção apenas para a necessidade de reservar com antecedência, principalmente na alta estação.
Há ainda a possibilidade de se acomodar nas cidades vizinhas, como Cabo Frio, Rio das Ostras e Armação dos Búzios, onde há opções mais sofisticadas.
Se quiser saber sobre mais um destino de praia, espetacular, acesse e leia o texto Praia do Aventureiro, Ilha Grande, Rio de Janeiro, do blog www.omundoemlanches.com.br.
Respostas de 27
O Brasil é lindo! Espero que continue sendo dos brasileiros.
Verdade, Doralice. Temos muitas coisas lindas por aqui!!! Obrigado pela visita. Gde bjo
Adorei a matéria! Lindas fotos e tudo descrito como realmente é.
Quando fui, ha 5 anos, a Azul tinha uma rota na alta estação que decolava de SP aos finais de semana e pousava em Cabo Frio, sendo uma otima opção para ficar a semana toda no paraíso. Nao sei se ainda existe.
Parabéns pelos detalhes e obrigada por compartilhar!
Um abraço
Uma semana em Arraial… que sonho, Tati!!! Nós que agradecemos sua visita em nosso blog! Bjo carinhoso
Amei! Agora já quero conhecer!
Faz muito bem!! rs Obrigado por ler e comentar em nosso blog. Beijão
Nossa! Ainda não conheço, mas deu muita vontade de aproveitar todas essas belezas ?☺️ Excelente texto!
Que bom que gostou, minha querida. Arraial do Cabo tem que entrar no roteiro de uma de suas viagens!!! Obrigado por visitar nosso blog. Beijooo
Eu acho essa região de Arraial do Cabo muito linda. Realmente um paraíso. Adorei essas dicas.
É o paraíso brasileiro, não é? Obrigado pelo feedback, Ângela. Gde abco
Muito que conhecer. Paraíso na terra☀️
Definiu bem, Adriana! 🙂
Ah, Muita beleza!!! Parabéns pela matéria !!!!
Amei a matéria, parabéns!
Obrigado, Graziela. Que bom que gostou!! Seja sempre bem vinda por aqui. 🙂
Arraial do Cabo é um paraíso. Fui no ano passado em setembro e infelizmente só peguei chuva :(. A sorte foi que no meu último dia vez um solzinho e corri para conhecer a Praia do Forno, belissima.
http://www.larydilua.com
Que pena, Laryssa! Mas esse risco sempre existe, né? Já tem um motivo para voltar!!! Obrigado por visitar nosso blog!! Gde abco
Um dos destinos mais exuberantes do estado do Rio de Janeiro. Como guia de turismo no Rio, sempre recomendo a todos que, ao visitarem a cidade também maravilhosa, disponham de pelo menos 1 dia a mais para visitar esse paraíso que é Arraial do Cabo.
Que maravilha, Magali. Obrigado por visitar nosso blog. Gde abco
Maravilha de matéria. Amei
Que bom, Lea. Obrigado por visitar e comentar em nosso blog!! Gda abco
Praias lindas demais! Parabéns! Matéria muito bem escrita.
Muito obrigado, querido!! Agradecemos sua visita em nosso blog!! Gde abco
Sou fascinada por Arraial do Cabo, esse Caribe brasileiro. Céu Lindo, Praia Linda, areia linda, clima quente, uma delícia. Dica imperdível de destino.
Arraial é incrível, não é, Deise!! Super destino! Muito obrigado pela visita e feed back. Gde abco
Delícia de lugar, e sua matéria está super completa. Adorei. Tudo anotado.
Que bom que gostou, Sylvia!! Obrigado nos visitar e pelo feedback! Grande abraço.