Ksar de Aït-Ben-Haddou

6 locações de série/filme para visitar em seus roteiros de viagem

Por Wendell Almeida – 

Se você, assim como eu, adora cinema, vai gostar de saber um pouco sobre 6 locações de série/filme que podem ser facilmente encontradas em alguns dos destinos mais visitados do mundo. Algumas cidades, como Nova York, Los Angeles e Paris, têm tantos lugares que já serviram de locações, que oferecem roteiros exclusivos para esta finalidade.

Na verdade, é difícil visitar uma grande cidade no mundo que não tenha sido cenário de belas tramas cinematográficas. Só que a grande maioria delas nos passam despercebidas quando estamos viajando.

Reunimos neste post 6 locações de série/filme que se tornaram pontos de interesse de visitantes e fãs de séries e filmes que são verdadeiros campeões de audiência.

Você já segue nosso perfil no Instagram?? https://www.instagram.com/existe_um_lugar/?hl=pt-br

1 – Prédio da série “Friends”

Localizado na esquina da Bedford Street com a Grove Street, em West Village, Manhattan, Nova York, o famoso prédio da série “Friends”, é o primeiro das 6 locações de série/filme que sugerimos. Apesar de encerrada em 2004, a série continua sendo exibida e com milhões de fãs até hoje. Por isso, ainda é um dos pontos mais fotografados da cidade.

Prédio do Friends
O famoso prédio da série Friends, que até hoje está no ar, com milhões de fãs pelo mundo

Para quem curte as referências da série, é emocionante dar uma passada pelo local, mesmo sabendo que não poderá entrar (até porque se trata de um edifício residencial), o que nem tem tanta importância, já que as cenas internas eram, obviamente, gravadas em estúdio.

Os fãs/turistas devem saber, todavia, que o famoso café “Central Perk” , ponto de encontro dos  personagens Joey, Phoebe, Rachel, Ross, Monica e Chandler, não fica localizado no prédio, como na série. (Veja mais sobre Nova York clicando aqui)

2 – Apartamento de Carrie Bradshaw (Sex and the City)

Localizado também em Nova York, a segunda das 6 locações de série/filme sugerida é a fachada do apartamento de Carrie Bradshaw, da inesquecível série, que virou 2 filmes, “Sex and the City”. Embora na série o endereço da personagem, interpretada pela atriz Sara Jessica Parker, fique no Upper East Side, o edifício que servia de locação fica, na verdade, no bairro West Village, na Perry Street.

Apartamento da Carrie Bradshaw
Apartamento de Carrie Bradshaw, da série/filme Sex and the City, em Nova York

O endereço recebe centenas de fãs da série, que chegam a burlar o aviso de proibição de aproximação de estranhos, só para tirar uma foto na escada, por onde a personagem de Carrie teria passado tantas vezes. Os moradores devem adorar!! (alerta de ironia rs). (Veja mais sobre Nova York clicando aqui)

3 – La Fontaine de Mers (O Diabo veste Prada)

Quem não lembra da famosa cena de “O Diabo veste Prada”, em que a personagem Andrea, vivida pela atriz Anne Hathaway, se cansa dos caprichos de sua chefe, Miranda Priestly, interpretada por ninguém mais, ninguém menos, que Meryl Streep, e joga o celular numa fonte?

La Fontane de Mers, em Paris
La Fontane de Mers, onde Andrea, de O Diabo veste Prada, joga o celular, em Paris

Trata-se de “La Fontane de Mers”, uma linda fonte que fica na tão famosa Praça da Concórdia, em Paris. O local é um dos favoritos dos noivos que fazem books de casamento, mas só os turistas mais atentos percebem se tratar da fonte usada no filme. (Veja mais sobre Paris clicando aqui)

4 – A Pirâmide do Louvre (O Código da Vinci)

A polêmica Pirâmide do Louvre ficou ainda mais famosa quando serviu de locação para o filme “O Código da Vinci”, baseado na obra do escritor Dan Brown.

Pirâmide do Louvre, em Paris
A Pirâmide do Louvre, em Paris, que serviu de locação para o filme “O Código da Vinci, de Dan Brown”

Alerta de “Spoiler”!!! rsrs

Na cena final, o personagem do Professor Robert Langdon, vivido pelo consagrado ator Tom Hanks, se dá conta de que a tão procurada “pedra chave”, onde está escondido o “Santo Graal”, ficaria no subsolo do Carrousel du Louvre, justamente na direção do ápice da pirâmide invertida ali localizada.

Pirâmide invertida no Carrossel do Louvre
Pirâmide invertida no Carrossel do Louvre, em Paris, onde estaria a “pedra chave”, guardando o “Santo Graal”

Mesmo sabendo que se trata de uma obra de ficção, é impossível para quem leu o livro ou assistiu ao filme, não se lembrar disso ao se deparar com o monumento e ficar imaginando se realmente há algo escondido ali embaixo. (Veja mais sobre Paris clicando aqui)

5 – Colina de Montmatre (O fabuloso destino de Amelie Poulain)

A famosa cena do filme francês “O fabuloso destino d’Amelie Poulain”, em que a personagem principal, “Amelie Poulain”, vivida pela atriz Audrey Taoutou, flerta com o personagem “Nino”, interpretado pelo ator Mathieu Kassovitz, começa no pequeno carrossel localizado na base da “Colina de Montmartre”, às margens da linda “Basílica de Sacre-Coeur”.

Colina de Montmartre
Colina de Montmartre, em Paris, que serviu de locação para o filme O Fabuloso destino de Amelie Poulain

Há outras diversas referências do filme fáceis de encontrar em Paris, como o Canal St Martin onde Amelie joga pedras e o famoso Café des 2 Moulins, onde a personagem trabalhava como garçonete. Para os fãs do filme, vale a pena a visita.

Canal de St. Martin, em Paris
Canal de St. Martin, em Paris, uma das locações do filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
Cafe les 2 moulins, em Paris
Cafe les 2 moulins, em Paris, que serviu de locação para o filme O Fabuloso destino de Amelie Poulain (foto: Pinterest)
Cafe les 2 moulins, em Paris
As referências do filme O fabuloso destino de Amelie Poulain, no Cafe Les 2 Moulin, em Paris

(Veja mais sobre Paris clicando aqui)

6 – Tiberíades (Maria Magdalena)

A última das 6 locações de série/filme que sugerimos está relacionada à série mexicana “Maria Magdalena”, lançada em 2018. A série narra a trajetória de Maria de Magdala, que teria vivido alguns anos de sua vida como seguidora de Jesus Cristo. Para representar a cidade de Tiberíades, onde Madalena foi escrava do general romano Caio Valério, foi escolhida a cidade marroquina de “Ksar Aït-Ben-Haddou”.

Ksar de Aït-Ben-Haddou
Ksar de Aït-Ben-Haddou, no Marrocos, que representava a cidade de Tiberíades na série Maria Magdalena.

A visita ao vilarejo fortificado realmente nos transporta para uma realidade remota e, por isso mesmo, já serviu de locação para outras obras cinematográficas.

Ksar de Aït-Ben-Haddou, mo Marrocos
Ksar de Aït-Ben-Haddou, no Marrocos, que representava a cidade de Tiberíades na série Maria Magdalena.

(Saiba mais sobre o Marrocos esse passeio clicando aqui).

Que tal nos dizer nos comentários as locações de filme/série que você já visitou, seja porque encontrou, por acaso, no meio do caminho; ou porque já sabia que existia e incluiu no seu roteiro?

27 comentários em “6 locações de série/filme para visitar em seus roteiros de viagem”

  1. Excelente post amigo! Relembrar locais de filmes e séries é um das coisas que mais gostamos de fazer em viagens. Obrigado pelo texto enriquecido com detalhes! Para gente ainda falta o Marrocos…rsrsrs

      1. Que legal…quando for a NY quero conhecer o dos friends!! Acho super legal esse tipo de roteiro para viajar!! Parabéns pelo post!

        1. Obrigado, Amanda!! Que bom que gostou e que nosso post vai servir pro seu próximo roteiro. Obrigado por visitar nosso blog. Grande abraço

  2. Excelente postagem ??????
    Me faz viajar de uma forma tão intensa por cada lugar onde ocorreram essas filmagens.
    Obrigada por acalentar meu coração nesse momento com lindas recordações.
    ??

  3. Parabéns, Wendell! Gostei muito das suas escolhas e das observações feitas. Sucesso, querido. Que venham outras postagens legais e inspiradoras.

  4. Adorei seu texto! Excelente para mostrar com mais realidade os cenários das locações dos filmes! Que emoção estar em Tiberíades.

    1. Sim, Deyse, foi mesmo emocionante!!! Que bom que você gostou. Obrigado por visitar nosso blog. Grande abraço

  5. Adorei esse post. EU amo saber sobre locações e tanto visitar o lugar depois de assistir ao filme ou também de assistir ao filme depois de visitar o lugar. A gente ve com outros olhos, não é? Adorei Obrigada

    1. Siiim… vê com outros olhos e se sente um pouco dentro do filme/série, né?? Rs… Obrigado por visitar nosso blog. Grande abraço.

  6. Adorei esse post! Assistir algum desses filmes e depois conhecer as locações é uma ótima maneira de conhecer um destino. A seleção de filmes está incrível

  7. Eu adoro viajar e conhecer os lugares dos filmes que já assisti. O post ficou muito bom! Vou salvar pra assistir aos filmes! Parabéns!

  8. Eu adoro visitar locações de séries e filmes! Já visitei esses de Paris e já inclui os outros na minha lista! Adorei o post

  9. Amo séries…suas postagens com excelentes referências e belas fotos nos transportam.
    Obrigada pelo tour !!! Parabéns pelos textos??????

  10. São fascinantes os locais das locações de séries que apreciamos. São normalmente lugares magníficos. Amei o post e os pontos elencados!

  11. Deve ser incrível conhecer essas locações, tantas histórias para relembrar! Parabéns pelo post!

    1. Eu adoro, Patricia. Sempre incluo no roteiro :)… Obrigado pela visita em nosso blog e pelo feedback. Abco

  12. Parabéns pelo conteúdo do seu blog e que post incrível, li anotando relembrando cada cena dos filmes citados. Eu estive em alguns lugares também que foram senário de algumas gravações de filmes, a que mais me marcou foi roma onde foi gravado o gladiador, 007… entre tantos outros e também na região de Firenze Toscana na cidade de Monteriggioni onde foi gravado algumas centenas do gladiador entre as muralhas preservadas de um pequeno vilarejo, onde degustamos de um prato perfeito com o cenário bisteca a lá fiorentini

    1. Que delícia… quantas memórias boas. O Coliseu nos transporta direto para Gladiador. Muito obrigado por visitar nosso blog e pelo feedback. Grande abraço.

  13. Sou louca por Friends e este é um passeio que eu com certeza faria quando for à NY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − três =