logo existe um lugar no mundo 1578

Praia do Saco, em Sergipe: uma das mais bonitas do mundo

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Praia do Saco, em Sergipe
Praia do Saco, em Sergipe

A Praia do Saco é uma das melhores opções para fins de semana e férias.  Localizada no município de Estância, em Sergipe, a Praia do Saco oferece um belo cenário. Tanto que, há alguns anos, uma revista francesa publicou que ela é uma das cem mais bonitas do mundo. São dunas, coqueirais, areia branquinha, mar verde e calmo que conquistam qualquer visitante. Saiba mais, aqui, nesse post, por que essa praia é uma referência de paraíso.

Praia_do_Saco
Os coqueiros nos conduzem ao paraíso

Praia do Saco: localização

Localizada ao sul do estado de Sergipe, no Brasil, quase na divisa com a Bahia, a Praia do Saco fica a mais ou menos 60 quilômetros de Aracaju.

Praia_do_Saco
As pedras foram colocadas à frente de residências, bares e restaurantes porque o mar já tentou invadir
Praia_do_Saco
Até agora, as pedras tem funcionado e protegido a praia

Praia do Saco: como chegar lá

O caminho para a Praia do Saco é pela Avenida José Sarney, em Aracaju. Depois de percorrê-la até o fim e encontrar a Orla do Por do Sol, a gente pega a Rodovia Ayrton Senna. No caminho, vale parar na Lagoa dos Tambaquis e ver os peixes de água doce. Seguimos mais um pouco e chegamos à Praia do Saco. A rodovia, com coqueirais e dunas dos dois lados, é bem sinalizada e não tem como errar o caminho.

Praia_do_Saco
Em alguns momentos, as dunas chegam a invadir o asfalto
Praia_do_Saco_dunas
Dunas de todos os tamanhos

Praia do Saco: endereço da tranquilidade

Esse paraíso é feito de dunas, coqueirais, mar verde, de águas cristalinas, mornas e calmas. O lugar perfeito para quem está fugindo do burburinho. A gente entra no mar e esquece de sair de tão gostoso que é – uma verdadeira terapia para o corpo, a mente e a alma. Depois de um dia curtindo a paisagem, os deliciosos banhos de mar, a culinária à base de peixes e crustáceos, a gente sai de lá revigorada.

Praia_do_Saco
A extensão de areia até o mar é pequena.
Praia_do_Saco
Alguns bares oferecem cadeiras pra gente lagartear ao sol
Praia_do_Saco
Arrisco a dizer que este é o melhor banho de mar do estado

A região da Praia do Saco

O vilarejo recebe um número grande de veranistas a cada verão. Os turistas vêm de todos os cantos do Brasil e muita gente passa, apenas, o dia. Mas o Saco está cheio de pousadas e ótimas casas para alugar por temporada. A praia oferece uma boa estrutura de bares e restaurantes, onde se pode degustar as moquecas, os catados de caranguejo, os peixes e outras delícias regionais, além da água de coco e os sucos de frutas diversas.

Praia_do_Saco
Um dos bons e aconchegantes restaurantes da Praia do Saco
Praia do Saco
Um dos principais bares é o Pirata, que aos domingos, fica assim.
Praia do Saco
O Pirata, visto do mar

Praia do Saco: explorando a região

Sãos 5 quilômetros de praia e o ideal é alugar um buggy, para vencer as dunas branquinhas e conhecer pontos inacessíveis como a Ponta do Saco, onde o mar e o Rio Real se encontram e de onde se avista Mangue Seco – mais uma praia que se tornou famosa no país por ter sido cenário da novela Tieta do Agreste, da Rede Globo, há alguns anos.

ale a pena seguir até à Ponta do Saco, um pouco mais ao sul, no encontro do rio com o mar. Por ali, a paisagem combina areias brancas, mangue e a vista para Mangue Seco.
Do outro lado, fica a Ilha da Sogra – parada de barcos e catamarãs
Praia do Saco
E do outro, Mangue Seco, na Bahia

Nossa Senhora da Boa Viagem

Essa igrejinha do século 16, construída pelos jesuítas, está ameaçada pelo mar. Algumas pedras foram colocadas na frente para protegê-la e todos os bens materiais já foram retirados do interior da igreja. A igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é reconhecida como patrimônio histórico-cultural de Estância.

Praia_do_Saco_igrejinha
A igreja ainda corre risco com o avanço das águas do mar.

Quanto tempo ficar

Para fugir do estresse, descansar e voltar revigorada à vida real, eu diria que uma semana seria o ideal. Mas, se a ideia é apenas conhecer, em um dia, é possível percorrer a região. Muitas agências fazem o trajeto de ida e volta. Aviso que, se preferir o sossego, o ideal é evitar o domingo.

E já que estamos falando de paraíso, quero sugerir o post do blog Viajando com Moisés, que destaca a Fazenda Pratinha, na Chapada Diamantina, como destino.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

46 respostas

  1. Realmente mesmo com o avanço do mar a Praia do Saco ainda é a mais bela de Sergipe, principalmente quando é período de maré morta que ocorre a cada 15 dias , fica aqui uma dica para os que pretendem conhecer esse paraíso , vale a pena consultar a tabela de marés para poder aproveitar melhor esse lugar tão lindo.

        1. Excelente apresentação da nossa praia. Aqui é sempre maravilhoso, apesar de não poder investir em melhorias devido a ação civil pública movida pelo ministério público Federal que impede novas construções. Mas a tranquilidade e o mar lindo compensa. Obrigada e volte sempre

          1. Beijanine,
            Voltaremos sempre! A Praia do Saco ée um paraíso e queremos mostrar a todos mundo!
            Grande abraço,
            sonia.

          2. Clélia e Edvaldo,
            sejam bem-vindos! Espero que vocês tenham uma ótima experiência em Aracaju!
            Grande abraço!

    1. Essa referencia da revista francesa foi feita a decadas atras onde a praia foi colocada como uma das cem mais belas do mundo. Com o passar do tempo e o avanço do rio e do mar, esse cenario extremamente paradisiaco foi alterado, mas isso nao quer dizer que ela tenha perdido toda a sua beleza, mas nao esperem o visual xe 10, 20 30 anos atras…

      1. João,
        Obrigada pelo seu esclarecimento. Obtive essa informação com moradores do Saco e vou explicar melhor no texto.
        Agradeço a sua participação.
        Um grande abraço.

    1. É verdade. No dia em que fui lá, ela estava verdinha, transparente, linda demais…! E morninha, o que é muito importante para muita gente.
      Obrigada, Emanuel!
      Grande abraço,
      sonia.

  2. Boa noite! nao conheço a Praia é tenho ótimas referências, porém tenha uma dúvida, me informaram que os turistas não pode levar caixa térmica, essa informação procede?

  3. Lugar incrível. Tive o prazer de conhecer semana passada.
    O lugar é simplesmente maravilhoso, espero voltar em breve.
    Super recomendo.
    Obs: super recomendo também, fazer o passeio de lancha muito top

  4. Essa praia é muito linda mesmo já estive aí e, realmente é revigorante mesmo é uma coisa que dá vontade de volta sempre, um abraço a todos

    1. Cristiano, não há o que agradecer. É um prazer recebê-lo aqui. Ficamos felizes que o post tenha servido para dar uma orientação sobre a Praia do Saco.
      Volte, sempre!
      Grande abraço.

      1. De fato, este cenário não existe. A praia é totalmente deserta. Há uma grande extensão de mar, mas não existe lugar para vc ficar apreciando a beleza do mar. Fiquei decepcionada. Está aquém de ser uma das mais bonitas do Brasil! E do mundo, jamais!

        1. Oi, Lídia,
          Deserta, a praia não é. Você pode ver pelas minhas fotos. E eu não tenho capacidade de criar um cenário e, muito menos, interesse de criar uma realidade que não existe. Não estou ganhando nada para isso.
          Sim, pode não ser a mais bonita do mundo e, com certeza, não é. Ela foi eleita uma das cem e, como em todas as eleições, as injustiças existem.

    1. Realmente, Aloísio, tem um certo exagero, sim. Sem dúvida. Mas o título é real…
      Um grande abraço pra você e obrigada por deixar seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos