logo existe um lugar no mundo 1578

Summit One Vanderbilt em Nova York: tudo o que você precisa saber antes de ver a cidade do topo

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
IMG_2261

Desde 21 de outubro de 2021, os três últimos andares do 4º edifício mais alto de Nova York (segundo o ranking do site Civitatis) – o One Vanderbilt, abrigam uma das mais novas atrações da cidade: o observatório Summit One Vanderbilt.

Chamar o Summit de observatório, todavia, é limitar o seu potencial a apenas um de seus atrativos. 

Isso porque, além de proporcionar uma das mais incríveis vistas, em 360º, da Ilha de Manhattan e arredores, a atração oferece experiências imersivas, que exploram os sentidos e deixam o visitante de boca aberta.

O Summit One Vanderbilt era a atração que faltava para deixar a visita à “cidade que nunca dorme” (segundo a famosa canção de Frank Sinatra) ainda mais surpreendente e inesquecível, justificando, inclusive, o retorno daqueles que já conhecem e acham que já esgotaram tudo o que o destino tem a oferecer.

Summit One Vanderbilt: a experiência

A experiência imersiva do Summit começa já na entrada, onde os visitantes assistem a um pequeno vídeo promocional de aproximadamente 2 minutos. 

Filme de introdução no Summit One Vanderbilt
Visitantes assistindo ao filme de apresentação na entrada do Summit One Vanderbilt

Em seguida, no elevador que alcança o 92º andar do edifício em aproximadamente 50 segundos, toda uma atmosfera de sons e luzes coloridas deixa o trajeto cheio de mistério, introduzindo o visitante numa amostra da experiência multissensorial que se aproxima. 

Saindo do elevador, um corredor iluminado por cores que variam conforme você passa por ele o leva para o primeiro espaço da atração: Transcendence.

Summit One Vanderbilt: Transcendence 1

Nas paredes de vidro que rodeiam a sala, a extasiante vista de Manhattan, que alcança não só os quatro cantos da ilha; mas também seus arredores, a exemplo do Brooklyn e Queens, do outro lado do East River e Jersey City e Hoboken, na margem oposta do Hudson River.

Arranha-céus do Hudson Yards vistos do alto do Summit One Vanderbilt
Vista de Jersey City e Hoboken, do outro lado do Rio Hudson, a partir do Summit.

Edifícios icônicos como o Chrysler Building e o Empire State Building são vistos de perto, como se você os estivesse sobrevoando de helicóptero.

Vista do Chrysler Building do alto do Summit One Vanderbilt
Vista do Chrysler Building, do East River e do Brooklyn, a partir do Summit One Vanderbilt.
Vista do Empire State Building do aoto do Summit One Vanderbilt
Vista do Empire State Building e, lá atrás, o Financial District, em Manhattan.

Embora mais afastados, porém facilmente identificáveis, você avistará o One World Trade Center e o Financial District, no extremo sul da ilha, o Central Park, no lado oposto, e os arranha-céus do Hudson Yard a oeste.

Já as paredes internas, o chão e o teto da sala do Summit One Vanderbilt são quase totalmente revestidos por espelhos, o que traz para o ambiente uma mistura das cores do céu, lá fora (azul, cinza ou escuro – à noite), com as cores daquela imensa selva de concreto.

Daí o nome da atração: Transcendence.

Transcendence 1, um dos andares do Summit One Vanderbilt
A mistura de cores e imagens refletidas nos espelhos da Transcendence 1, no Summit.

A sensação de olhar para todos os lados e não saber exatamente se o que você está vendo é algo real ou apenas o seu reflexo torna a experiência instigante. Para alguns, todavia, essa “confusão” pode ser meio desconfortável no início.  Por isso é recomendável que se use óculos escuros, os quais podem ser emprestados na entrada da atração, no andar térreo. No final, é só devolver na caixa localizada na porta do elevador.

Summit One Vanderbilt: Clouds

Na sala ao lado é exposta uma obra de arte da artista Yayoi Kusama, intitulada “Clouds”. A sala é climatizada com um barulho de vento, que pode proporcionar certa tranquilidade e relaxamento aos apreciadores. No local há também uma réplica do edifício que abriga a atração, dando ao visitante uma noção da sua grandiosidade arquitetônica.

"Clouds", no Summit One Vanderbilt
Clouds – obra da artista japonesa Yayoi Kusama, em uma das salas do Summit.

Summit One Vanderbilt: Transcendence 2

Acima da Transcendence 1, fica a Transcendence 2, que trata, na verdade, de um mezanino, onde o visitante tem uma vista mais ampla da sala e onde é possível fazer fotografias com ângulos privilegiados.

Transcendence 2, no Summit One Vanderbilt
Vista da Transcendence 2, no Summit One Vanderbilt, em Nova York

A obra foi idealizada pelo artista Kenzo Digital, conhecido por projetar a cenografia de shows de artistas renomados, como Beyoncé e Kanye West, e por ser o autor de outras tantas instalações de arte expostas mundo afora. Uma dica para as mulheres é não ir de saia, já que o chão é espelhado. Saltos altos também são desencorajados a fim de não danificar o piso e evitar acidentes. Todavia, uma proteção de plástico é entregue a cada visitante na entrada para envolver seu calçado e diminuir os riscos.

Summit One Vanderbilt: Affinity

A próxima atração a ser experimentada no Summit é uma sala com parede interna, chão e teto espelhados, “recheada” com centenas de balões prateados (feitos num material mais resistente). Os balões são cheios de gás hélio, e, portanto, flutuam pela sala, conduzidos pelo movimento provocado pelos visitantes.

Affinity, no Summit One Vanderbilt
Experiência multissensorial na Affinity, no Summit One Vanderlbit
Affinity no Summit One Vanderbilt
As centenas de balões prateados e seu reflexo nas paredes, chão e teto espelhados da Affinity, no Summit.

As paredes externas são de vidro e, por isso, além de interagir com os balões, o visitante pode apreciar outros pontos da Ilha de Manhattan localizados fora do alcance de visão nas salas anteriores.

Vista da Affinity, no Summit One Vanderbilt
Vista de Midtown, em Manhattan, a partir da Affinity, no Summit, em Nova York.

É possível fazer fotos e vídeos incríveis nesta sala. Na nossa opinião, é o ponto alto da atração, com maior interação do público.

Summit One Vanderbilt: Levitation

Para aqueles corajosos e que não têm fobia ou vertigem de altura, a sala Levitation pode ser a cereja do bolo. No meio das paredes de vidro da sala há duas plataformas em forma de caixa, também feitas de vidro, onde o visitante entra e se sente realmente levitando, uma vez que abaixo de seus pés estão apenas as ruas da cidade, à 324m de distância.

Levitation, no Summit One Vanderbilt
Sensação de estar flutuando na plataforma de vidro da Levitation, no Summit One Vanderbilt

É verdade que há diversas atrações como esta espalhadas pelo mundo, mas garantir aquela foto numa caixa de vidro, tendo a Ilha de Manhattan como pano de fundo, não tem preço! Eu confesso que não consegui olhar para baixo enquanto fazia as fotos rsrs. Os mais destemidos, porém, fazem várias poses, de vários ângulos… a sensação de desafio pode ser um plus na experiência. No local, há funcionários fazendo fotos dos visitantes, que podem ser adquiridas na saída, mediante pagamento.

Summit One Vanderbilt: Unity

Antes de subir no Summit, o visitante é convidado a escanear o rosto em um dos aparelhos localizados na entrada e, somente mais tarde, entende o porquê. Na entrada da próxima sala, chamada Unity, você vai passar num leitor o QRcode da pulseira que foi colocada no seu braço lá embaixo.  Alguns segundos depois, numa tela gigante que projeta imagens de um céu, cheio de nuvens em movimento, você verá, flutuando, a silhueta do seu rosto no meio das nuvens.

Unity
Unity – projeção de nuvens onde aparecem as silhuetas das faces dos visitantes no Summit.

Après / Observation Deck

Depois de liberar tanta adrenalina o visitante pode relaxar um pouco comendo e bebendo algo enquanto aprecia a estonteante vista da cidade de Nova YorkEstamos falando do Café Après, um lounge que fica no terceiro andar do Summit, com algumas opções de lanches e bebidas para o consumo em mesas espalhadas pelo ambiente.

Après Summit
Pausa para um café no Aprés, lounge do Observation Deck no Summit One Vanderbilt.

Através de uma porta giratória você alcançará o observatório externo, um terraço cercado de paredes de vidro, ideal para continuar admirando a vista, só que ao ar livre. Ali também há um stand de bebidas que serve drinks preparados na hora.

Ascent

Quando você pensa que já não há mais o que fazer no Summit One Vanderbilt, uma outra porta giratória o leva até o acesso para um elevador panorâmico, com paredes de vidro, que sobem por mais 50m de altura, acima do observatório. É realmente de tirar o fôlego!!!

Ascent elevador Summit
Ascent – elevador panorâmico do Summit (foto do site oficial da atração).

A atração não está incluída no ingresso padrão. Mas, caso você só decida subir o elevador depois de já estar no Summit, é possível pagar a diferença e fazer um upgrade nos terminais que ficam, tanto no andar térreo, como na entrada do Observation Deck. 

Localização

O Summit fica no topo do Edifício One Vanderbilt, na esquina da 42nd Street com a Vanderbild Avenue, na região de Midtown, na Ilha de Manhattan, ao lado do famoso Grand Central Terminal.

Summit maps
Localização do Summit, na esquina da 42nd Street com a Vanderbilt Avenue.

O local fica a 15 minutos à pé da Times Square.  Se você preferir ir de metrô, as linhas que servem o local são as 4, 5, 6 e 7. Há um acesso dentro do Grand Central Terminal (no Main Concourse) e outro na 42th Street, entre a Vanderbilt Avenue e a Madison Avenue.

Planejando sua visita ao Summit One Vanderbilt

Na data de publicação deste post os horários de funcionamento da atração eram de 09h00 às 21h30 aos domingos, segundas, quartas e quintas e de 09h00 às 23h00 às sextas e sábados. A atração é fechada às terças-feiras. 

Os valores dos ingressos são U$ 39 (o básico), U$ 59 (incluindo o elevador Ascent) e U$ 73 (incluindo o elevador Ascent e um coquetel de boas vindas). Para a visita noturna (a partir das 18h30), cada ingresso custa U$ 10 a mais. Valores não incluem taxas e impostos, os quais você vai pagar no momento da compra.

Informações Importantes

Lembre de pegar emprestado um par de óculos de sol na entrada da atração (caso não esteja levando os seus) para evitar desconforto visual nas salas Transcendence e Affinity. Não há guarda-volumes no local. A atração proíbe a entrada com sacolas grandes, mochilas e malas. Tampouco é permitido entrar com equipamentos profissionais de fotos e vídeos. Tripés, suportes ou estabilizadores com mais 30cm de comprimento também são proibidos. Estas informações referem-se à vigência na data de publicação deste post. Recomendamos consultar o site oficial da atração antes de planejar a visita.

Acessibilidade no Summit One Vanderbilt

O Summit disponibiliza cadeiras de rodas para aqueles que necessitarem do recurso, incentivando, todavia, os usuários frequentes a levarem suas próprias cadeiras de rodas, dada a quantidade reduzida no local. A atração oferece também recursos audiovisuais em todos os pisos, a fim de estimular a experiência multissensorial dos portadores de necessidades especiais.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Wendell Almeida

Wendell Almeida

comentários

Respostas de 35

  1. Que especial saber dessa novidade!!! Adorei saber do observatório Summit One Vanderbilt em Nova York. Eu adoro ir aos observatórios e levar a minha filha. Adorei as dicas aqui. Quero ir lá, admirar e fazer muitas fotos!

      1. Esse Summit One Vanderbilt em Nova York já está na minha lista de desejos. Adorei o post, super detalhado.
        Eu amo NY e adoro, não só lá, mas em qualquer lugar do mundo, até no Brasil, olhar por uma nova ótica.
        Obrigada por compartilhar

  2. Wendell, já fiquei com vontade de ir. Você fez uma descrição minuciosa e o seu entusiasmo nos incita a conhecer esse lugar futurista e criativo. Obrigada, querido.

  3. Ahhh…..preciso retornar a NY e ver essa novidade inaugurada em 2021. Além de interagir nessas experiências diferenciadas e fantásticas nos andares do Summit One Vanderbilt, já fiquei me sentindo admirando o espetáculo de mais uma vista panorâmica indescritível que 🎼🎶🎶 NY NY nos proporciona.

  4. UAU! Não conhecia so Summit One Vanderbilt em Nova York, que lugar maravilhoso! Já quero conhecer!! Quando eu for a NY vou colocar no roteiro com certeza!

  5. Que lugar incrível o Summit One Vanderbilt! Eu adoro esses observatórios, fora que em NYC é sempre uma maravilha ver a cidade do alto, né! E que legal saber que novas atrações desse tipo estão surgindo!

    1. Pois é, Mariana… Ver NY do alto tem que fazer do roteiro de visita à cidade, né? O Summit é uma ótima opção e ésuper novidade ainda. Muito obrigado pela visita em nosso blog e pelo feedback. Grande abraço

  6. Um parque de diversões nas alturas! Muito instigante esse Summit One Vanderbilt, mas não dá pra mim. Só de pensar me dá vertigem.

    1. Sylvinha, se eu pensar, também me dá. rsrsrs Tenho feito muita coisa no automático, sem prestar atenção. Chegar nessa altura é uma delas!

  7. Estou totalmente impressionada e apaixonada pelo summit, adoro altura e amei cada uma das etapas da visita a atração. Certamente vou querer visitar. Estou mesmo devendo um retorno a Nova York. Agora é correr para renovar meu visto kkk

  8. Eu visitei o Summit em Janeiro desse ano. Eu amei a experiência e agora recomendo como parada obrigatória para todo mundo que eu sei que vai para Nova York! A experiencia é sensacional né?!

    1. Sim, Diego… sensacional! Eu também recomendo muito!! É daquelas coisas que a gente não tem medo de recomendar pq sabe que o risco de não gostarem é zero rsrs. Muito obrigado pelo feedback. Grande abraço

  9. Que experiência incrível visitar o observatório Summit One Vanderbilt. Fiquei impressionada com a sala Levitation. Espero poder visitar em breve!

  10. Quando falando em Nova York, logo vem à cabeça prédios altos e tecnologia! Muito legal essa experiência, eu adoro exposições interativas e summit one me parece valer super a pena

  11. Eu quero muito conhecer o Summit One Vanderbilt. Além da vista incrível para Nova York, essas exposições interativas são bem interessantes! Adorei o post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos