Sirince: descubra os encantos desse vilarejo na Turquia

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Sirince, Turquia
Sirince, Turquia

Sirince foi uma das belas surpresas na nossa viagem de carro pela Turquia em junho de 2023. Nesta pequena vila, vimos, concentrados, toda a beleza da cultura turca, os hábitos e costumes desse povo simpático e hospitaleiro. E aqui, vamos dividir com você, o que vivemos em Sirince e o que nos fez nos apaixonar pela cidade, querer voltar e sugerir a vila a outros viajantes.

Casas antigas de Sirince, Turquia
A vila mais parece uma pintura. Foto: internet

Sirince, uma aldeia turca

Trata-se de uma pequena aldeia na Turquia, situada no alto de uma colina e cercada por pomares de pêssegos.  Acredita-se que Sirince tenha sido fundada no século XV por habitantes de Éfeso que fugiram para o interior para escapar dos piratas. Mas dizem que, de acordo com registros históricos, a vila de Sirince tem sido habitada desde o século I d.C., quando os cristãos de Éfeso foram obrigados a abandonar suas casas, fugindo da perseguição.

Em torno da vila, foram feitas algumas descobertas entre 2001 e 2002, que indicam a presença do homem nos tempos medievais e dá para ver resquícios quando a gente vai chegando à pequena cidade. Sirince, que até 1920 era uma aldeia grega, tem cerca de 600 habitantes e é conhecida por suas ruas de paralelepípedos, casas antigas e bem preservadas e vinícolas – com certeza, um dos mais belos vilarejos da costa do Mar Egeu.

Rua de Sirince, na Turquia
As ruas de Sirince são bem cuidadas e arborizadas

O nome da vila

Sirince, que se pronuncia mais ou menos assim,  Shirindge, já foi chamada de Çirkince, que significa feio, em turco. A ideia era que ninguém se interessasse em conhecer o vilarejo, o nome tinha o propósito desencorajar os visitantes a visitar o lugar que se chamava “feio”. Em 1926, o nome foi trocado pelo governador da província de Izmir, por Sirince, que significa bonito, fazendo justiça ao que a gente encontra quando chega por lá.

Uma rua de Sirince, Turquia
Uma das bem cuidadas e atrativas ruas de Sirince

Localização

Sirince fica na província de Izmir, a 8 quilômetros de Éfeso e Selcuk, a 527 quilômetros de Istambul. De qualquer forma, não importa a distância, Sirince é um destino que a gente precisa conhecer.

Quanto tempo ficar

Conhecemos Sirince na segunda vez que fomos à Turquia. Nós chegamos de manhã cedinho e fomos embora depois do almoço. Em algumas horas, dá para conhecer a vila, comer e comprar lembrancinhas. Mas para ter uma experiência completa, nada como passar, pelo menos, dois dias na vila, experimentar a deliciosa culinária turca, caminhar pelas suas ruas impregnadas de história, conhecer o povo simpático que habita a vila, ver o sol se pôr e aproveitar a noite. Na próxima vez, ficaremos, pelo menos, dois dias na cidade.

Onde se hospedar

O vilarejo oferece várias opções de hospedagem, seja em um hotel boutique charmoso, uma pousada histórica ou uma casa que pode ser alugada por temporada. Certamente, você encontrará um lugar acolhedor para relaxar e aproveitar a beleza desta pitoresca vila turca. Sugiro que você faça a sua escolha considerando a autenticidade do ambiente, a arquitetura e o estilo tradicional da vila.

Optar por uma pousada em uma casa histórica pode proporcionar uma experiência inesquecível e isso pode fazer a diferença na sua viagem. Obviamente, o conforto também precisa ser levado em conta. Ter café da manhã incluído, wi-fi gratuito, ar-condicionado e estacionamento precisam ser considerados pra o conforto de quem vai passar mais dias na vila. No Booking.com, encontramos diárias a partir de 220 reais para o casal. Mas seguem algumas opções interessantes, abaixo:

Nisanyan Evleri Hotel

Este hotel boutique é uma coleção de casas de aldeia autênticas e cabanas de montanha. Conhecido por seu charme rústico e vistas panorâmicas, o Nisanyan Evleri oferece uma boa experiência de hospedagem com um toque de luxo. Tem piscina, banho turco e uma torre medieval, onde se pode ter um jantar privativo, observando as estrelas e, quem sabe, a lua – a depender da fase.

Nisanyan Evleri Hotel
Um dos aconchegantes e belos quartos do Nisanyan Evleri Hotel. Foto: Booking.com

Markiz Konakları Boutique Hotel

Situado em uma casa histórica restaurada, este hotel oferece quartos confortáveis decorados em estilo tradicional, café da manhã e um lindo jardim. O hotel dispõe de estacionamento, spa, banho turco, restaurante, sala de reuniões e tem disponibilidade para o transfer.

Cama com dossel
Cama com dossel é o que espera por você, neste hotel aconchegante . Foto do Booking.com

Kirkinca Boutique Hotel

Localizado no coração de Sirince, este hotel combina o charme rústico tradicional com o conforto moderno. Os quartos são decorados com móveis antigos e oferecem belas vistas da vila e das montanhas ao redor. O hotel também tem estacionamento, restaurante, piscina e wi-fi grátis.

Quarto do Kirkinca Hotel, em Sirince, Turquia
O quarto do Kirkinca Hotel é grande e confortável. Foto do Booking.com

Terrace Houses Sirince

Estas casas são perfeitas para quem busca uma experiência genuína e se sentir parte da aldeia. Os donos, que têm experiência em artesanato, compraram e cuidaram meticulosamente da restauração de cada casa. Equipadas com cozinhas e áreas de estar, as Terrace Houses são um lugar especial em Sirince, 5 casas, cada uma com sua personalidade, abrigam de 4 a 6 pessoas, com conforto.

A suíte do Terrace Houses, em Sirince, Turquia
A suíte de uma das casas do Terrace Houses

Como chegar a Sirince

Não há transporte regular para a aldeia. As alternativas são participar de uma excursão, pegar um táxi ou alugar um carro. Nós ficamos com esta última opção porque estávamos viajando pelo país de carro. A proximidade com Éfeso facilita, pois existe a possibilidade de combinar a visita – Éfeso + Sirince. Independente de qualquer situação, alugar o carro para conhece Sirince ou outras cidades da Turquia é uma ótima solução, uma vez que as rodovias são muito boas, sinalizadas e seguras.

O que fazer em Sirince

Caminhar pelas ruas de paralelepípedo, observar a arquitetura das casas construídas no século XIX, quando ainda era uma aldeia grega, e apreciar a atmosfera autêntica do lugar é o melhor programa. Hoje, muitas das casas de paredes brancas, telhados de terracota e varandas de madeira foram restauradas e convertidas em restaurantes. pousadas e lojas para receber os visitantes. É tudo feito com capricho e a vila surpreende quem chega. Algumas delas foram abertas ao público para que se tenha uma ideia da história arquitetônica da vila. Nada pode ser construído sem que esteja alinhado à estética atual. E os carros estão proibidos de transitar.

Ruas de Sirince, na Turquia
Caminhar é a melhor forma de conhecer a vila

Puro charme

Ao longo das ruas de paralelepípedos, a gente encontra lojas e restaurantes cheios de charme, pousadas e um mercado aberto. Embora o turismo tenha aumentado e contribuído para a economia da aldeia, a agricultura continua sendo a principal atividade. Os habitantes de Sirince produzem azeite e cultivam os melhores pêssegos do país. A localização da vila, numa colina, e os campos férteis fizeram de Sirince um local apropriado para a plantação de figos, maçãs e pêssegos, além dos vinhedos e olivais.

Lojinha de Sirince, na Turquia
Uma das inúmeras lojinhas oferece tudo o que a gente adoraria comprar
Loja
Outra loja irresistível da vila de Sirince
Lojinha de sabonetes em Sirince
Lojinha de sabonetes em Sirince

Vinho e frutas de Sirince

Sirince também é conhecida pelo vinho que produz, que são muito populares, especialmente, os feitos com frutas – maçãs, pêssegos e cerejas. Nas barracas que vendem os vinhos, é possível fazer degustação. Você pode experimentar os vinhos locais, os azeites e observar outros produtos no mercado de artesanato. Não deixe de provar o vinho de semente de amora preta, cujo sabor lembra uma sobremesa, de tão gostoso. O povo de Sirince também produz e vende rendas, roupas, bordados, bonecas de pano, tapetes, joias, sabonetes, cerâmica, frutas secas, especiarias e crochê, entre outras opções, como os produtos à base de ervas. como chá de lavanda e sálvia.

Loja de vinho
Nessa loja, você compra o vinho e bebe um café feito na areia quente
Loja de vinhos
Nessa loja, além de vinho, encontramos sucos, geleias e doces irresistíveis
Café feito na areia quente
Este é o local para fazer o café na areia quente

Onde comer em Sirince

Experimentar a rica culinária turca também é uma programação a fazer na vila. A culinária de Sirince é uma deliciosa combinação de sabores turcos e influências da cozinha grega. Pratos típicos incluem Moussaka, Gozleme e doces como Baklava. A variedade de lugares para comer é grande e você vai ter dificuldade em escolher. Nós almoçamos no que consideramos o mais charmoso: Siricem Pension restaurante e cafe.

A colorida fachada do Sirincem, em Sirince, Turquia
A colorida fachada do Sirincem
O ambiente decorado e arborizado do Siricem, em Sirince, Turquia
O ambiente decorado e arborizado do Siricem
Sonia e João Miguel no restaurante
Eu e João Miguel na entrada do restaurante
João Miguel almoçando no Sirincem, em Sirince, Turquia
Entre os muitospratos da culinária turca, João Miguel escolheu esse kebab
Um dos pratos no Sirincem, em Sirince, Turquia
A minha opção foi frango e estava uma delícia

Conhecida pelos produtos frescos, obviamente, a comida se destaca. O café da manhã de Sirince é famoso e um dos mais completos do país. Nas verdade, um exagero de tantas opções. Queijos, azeitonas, geleias, pepinos, tomates e mais um infinidade de pratos são um verdadeiros banquete para todos os sentidos. Junta tudo isso com a hospitalidade turca e a gente tem uma experiência inesquecível.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

Respostas de 20

    1. Essa vila é simplesmente linda!!! Descobrimos graças a uma brasileira que mora na Turquia há muitos anos e tem um perfil no instagram e um canal no Youtube – Turquia para você.

  1. A Turquia é cheio de cantinhos surpreendentes e descubro vários por intermédio de seu blog! Eu não conhecia a vila de Sirince, Turquia, e fiquei louca para visitar, depois de ler seu post! Obrigada por compartilhar!

    1. A Turquia é nosso vício, Alexandra. Pelo meu marido, a gente voltava todo ano.
      É um país riquíssimo, culturalmente falando. Vale a pena visitar.

  2. Meu Deus! Que sonho conhecer Sirince e outros lugares da Turquia iguais a ele. Estou encantada com as imagens desse vilarejo na Turquia. Atualmente, você teria noção dos gastos de uma viagem para lá, 2 dias?

    1. Deyse, os valores vão depender de onde você sairia. Tem as passagens, mas eu lhe adianto que Sirince é muito acessível, assim como toda a Turquia. Se você entrar no link desses hotéis, você verá o preço da diária. A passagem de avião, de São Paulo para Istambul é em torno de 6 mil reais, este foi o preço que a gente pagou. Nós passamos uma manhã por lá, nossos gastos foram de almoço e lembrancinhas. O almoço deve ter custado em torno de 30 euros, nós dois, ou menos. Acho que menos. A Turquia é muito acessível para nós, brasileiros.

  3. Que delícia viajar pela Turquia com os seus posts! Fiquei apaixonada por Sirince, quantos cantinhos lindos para explorar! Imagino que escolher um restaurante entre tantas opções charmosas deve ter sido mesmo difícil rsrs

    1. A Turquia é um país completo… não me canso de voltar lá…!!! Quero voltar mais vezes.
      E essa cidade, em especial, é uma preciosidade! Ninguém deve deixar de incluir no roteiro.

  4. Que delicia de cidade que parece ser Sirince. A cara da Turquia né? Amo conhecer lugares pequenos assim e charmosinhos, longe das multidões de turistas 🙂

  5. Minha mãe acabou de voltar da Turquia, voltou encantada com o país, mas Sirince não estava no roteiro dela, uma pena. Pretendo ir o mais breve possível, ainda não conheço a Turquia e agora, lendo esse texto, acabei de incluir mais um destino para conhecer quando for :).

  6. Fiquei apaixonada pelos cenários de Sirince naTurquia, não conhecia até então. E que quarto de hotel maravilhoso, agora quero conhecer esse destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos