Riviera Albanesa: as 9 melhores praias da Albânia para você se apaixonar

Compartilhe esse artigo:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest

Banhada pelo mar Jônico e Adriático e com 476 quilômetros de costa, a Albânia é o destino ideal para quem é apaixonado por praia, mas não só isso. Quem gosta da natureza, vai reconhecer que a Albânia é um destino a ser considerado. Neste país, a natureza é majestosa e as praias, com certeza, estão entre as mais bonitas do mundo.

Aqui, segue uma relação das 9 melhores praias da Albânia, localizadas na Riviera Albanesa, além de informações como localização, como chegar, o que fazer e a infraestrutura disponível. Essas praias, nós conhecemos na nossa passagem pelo país, em junho de 2024 – uma das nossas melhores experiências de verão.

Uma das praias da Riviera Albanesa
Quem resiste a este visual incrível?

Riviera Albanesa

Esta região, banhada pelo mar Jônico, está localizada mais ao sul do país e tem 120 quilômetros de extensão. Na Riviera Albanesa, estão concentradas as praias que combinam águas azuis e cristalinas, paisagens montanhosas e uma atmosfera tranquila. Esta região compreende, entre as principais vilas e cidades:

Saranda: um dos destinos mais populares, na Riviera Albanesa, onde passamos 7 dias maravilhosos, além de uma esticadinha de 3 dias para Corfu, na Grécia.

Ksamil: famosa por suas praias paradisíacas e pequenas ilhas acessíveis a nado ou de caiaque e pequenas embarcações.

Himarë: uma charmosa cidade costeira cercada por montanhas e praias deslumbrantes, onde contratamos um passeio de barco por algumas ilhas da Albânia.

Dhermi: conhecida por suas praias de areia branca e águas azul-turquesa.

Borsh: lar de uma das praias mais longas da Riviera Albanesa, rodeada por oliveiras.

Porto Palermo: um local histórico do Castelo Ali Pasha, um governante (cruel) da Albânia, onde a praia se destaca.

Vlora: embora seja considerada um pouco fora da Riviera Albanesa, é o ponto de entrada para quem vem do norte.

1. Pulebardha Beach

Esta praia é uma das mais bonitas que conhecemos, na Riviera Albanesa. Ela é conhecida por suas águas cristalinas. Para chegar nela, depois que a gente estaciona, desce uma escadaria. Quem tem limitação na mobilidade, deve considerar na hora de escolher a praia. Outra coisa muito importante é usar uma sapatilha, pois as pedrinhas da praia são muito incômodas.

A praia é dividida em duas por um paredão – nem sei se posso falar assim. Achamos que na segunda parte da praia, a água é mais bonita. Dois restaurantes servem os banhistas. Os garçons ficam transitando na “areia” e a gente pode fazer os pedidos. Depois da praia, é subir e almoçar em um deles.

 

praia de Pulebardha vista de cima, Albânia
Pulebardha vista de cima, quando a gente chega à praia
Praia de Pulebardha, na Albânia
A segunda parte da praia de Pulebardha
Praia de Pulebardha, na Albânia
Com o calor que fazia, a água fria da praia era um bálsamo
Praia de Pulebardha, na Albânia
Como nem tudo é perfeito, em vez de areia, pedrinhas.
Praia de Pulebardha, na Albânia
Guarda-sóis e espreguiçadeiras enfileiradas na praia

Importante

É bom que se diga, na Riviera Albanesa, nem sempre, a praia é de areia fina, mas o mar é sempre azul e transparente. Gelado, também. A grande maioria é de pedrinhas – grandes e pequenas. E a minha sugestão é estar sempre com uma sapatilha à mão, caso haja a necessidade.

2. Praia de Ksamil 7

Esta praia foi a primeira que visitamos, na Riviera Albanesa. Ela está localizada na vila de Ksamil, ao sul da Albânia. A água é cristalina, de um azul inacreditável e a areia, fininha, branca e macia. Neste cenário, nós passamos uma manhã inteira. Chegamos às 9 horas e fomos embora depois das 13 horas.

Ali perto, em frente à praia, tem a Ilha de Ksamil e é possível ir até lá, nadando. A profundeza não chega a 2 metros. Portanto, se cansar, é só ir caminhando ou saltitando, como eu fiz. Você também pode alugar um caiaque para alcançar a ilha – em torno de 1000 leks – aproximadamente, 10 dólares.

Como chegar

Ksamil está a mais ou menos 15 quilômetros de Saranda. Nós fomos de carro, mas você também pode pegar um ônibus a partir de Saranda, ou até mesmo um ferry se estiver vindo da ilha grega de Corfu.

Infraestrutura

Ksamil 7 possui diversos beach clubs, restaurantes e bares. Você vai encontrar, na areia, espreguiçadeiras e guarda-sóis para aluguel. Para comer, desde frutos do mar, comida albanesa e internacional e até lanches rápidos. Nós alugamos 2 espreguiçadeiras por 30 euros e esse valor já valeu para ser descontado no almoço, que nos custou 63 euros para 3 pessoas.

Nós almoçamos no Tre Ishujt Restaurant & Lounge e recomendamos.

Praia de Ksamil, na Albânia
Ksamil e a ilha em frente, para onde é possível ir nadando
João Miguel e Sônia na Praia de Ksamil, na Albânia
A água é bem fria, mas com o calor que faz, a temperatura se torna a ideal.
João Miguel e Sônia na Praia de Ksamil, na Albânia
No restaurante da Praia de Ksamil, esperando pelos pratos.
Almoço na Praia de Ksamil, na Albânia
Este foi o meu prato. Como sobremesa, pedi um Crème Brûlée

3. Mucobega Beach

Esta praia, localizada em Saranda, é conhecida por sua tranquilidade e beleza natural. Trata-se da praia do Mucobega Hotel, muito próximo ao apartamento que alugamos. Mesmo não sendo hóspede, é possível estacionar e aproveitar a praia. A areia é fina tem pouquíssimas pedras, e as espreguiçadeiras com guarda-sol estão disponíveis para quem chegar – por 20 euros.

Como chegar

Saranda é acessível de carro, ônibus ou ferry. A partir do centro da cidade, a praia está a uma curta distância de carro.

Infraestrutura

A praia faz parte do Mucobega Hotel, que oferece espreguiçadeiras, guarda-sóis e um bar de praia. Nós pagamos 20 euros por duas espreguiçadeiras e um guarda-sol. O restaurante do hotel serve pratos albaneses e internacionais, sendo a melhor opção de almoço depois da praia. Nós almoçamos lá e recomendamos.

Praia de Mucobega, em Saranda, na Riviera Albanesa
Esta foi a nossa praia preferida, era pertinho de casa, confortável e muito bonita.
Praia de Mucobega, em Saranda, Albânia
Praia tranquila, para quem gosta de sossego
Praia de Mucobega, em Saranda, na Riviera Albanesa
O mar tranquilo, sem ondas, é o que a gente sempre procura

4. Gjiri i Hartës

Também conhecida como Baía de Hartë, esta praia da Riviera Albanesa fica pertinho de Ksamil. O mar, como sempre, com águas azul-turquesa e, no fundo, uma paisagem montanhosa. Nós achamos essa praia por acaso e adoramos. Trata-se de uma praia de pedrinhas e, como já falei, um mar completamente azul e transparente.

Como chegar

Gjiri i Hartës fica a cerca de 5 minutos de carro de Ksamil. Recomendo seguir as placas locais, para achar a praia, que não é muito grande. O mar é calmo e transparente, perfeito para crianças e idosos.

Continua Após Anúncio
Continuação do Conteúdo ↓

Infraestrutura

Há um restaurante no local que serve refeições simples e bebidas. Espreguiçadeiras e guarda-sóis também estão disponíveis, assim como um estacionamento.

Gjiri i Hartës, na Albânia
Gjiri i Hartës é um convite irresistível aos amantes de uma praia
Gjiri i Hartës, na Albânia
Um pedacinho da praia é arborizado.

5. Heaven Beach

Esta praia é meio isolada e menos frequentada, ideal para quem busca paz e contato com a natureza, como é nosso caso. Suas águas cristalinas e a vegetação em volta são um convite ao ócio, à contemplação. A praia é pequena, mas muito bonita.

Como chegar

Localizada ao sul de Saranda, o acesso é feito por uma estrada de terra. Há placas pela estrada indicando o caminho.

Infraestrutura

A praia possui espreguiçadeiras e guarda-sóis, um pequeno bar que serve bebidas e petiscos. Não há muitas opções de restaurantes, mas ninguém passa aperto por sede ou fome.

Heaven Beach, na Albânia
Uma praia pequena e deliciosa

6. Pigeon Cave

A Caverna Pigeon é uma atração única na Riviera Albanesa. Além da praia, a caverna oferece um ambiente misterioso e interessante para explorar. No dia em que estivemos lá, a praia estava praticamente deserta. Talvez porque ela só seja acessível de barco. Acho que isso explica.

Como chegar

A caverna está localizada ao sul de Saranda e pode ser acessada de barco. Passeios de barco são organizados a partir de Saranda, Himarë e Ksamil. Foi um desses passeio que pegamos.

Infraestrutura

A infraestrutura na praia é mínima e aí está a beleza dessa praia da Riviera Albanesa. Como só podemos chegar lá de barco, certamente, o temos que passamos nesta ilha é mais curto. E os barcos de passeio costumam incluir paradas em praias próximas, onde tem restaurantes e bares.

Pigeon Beach, na Albânia
Uma praia de pedrinhas, águas claras e muita paz
Pigeon Beach, na Albânia
Essa caverna dá o toque de mistério na praia
Pigeon Cave, na Riviera Albanesa
A caverna é o chamariz dessa praia. Será?

7. Gjipe Beach

A Praia de Gjipe é um verdadeiro paraíso escondido, localizada no final de um desfiladeiro para quem chega lá por terra. A praia é uma das mais bonitas da Riviera Albanesa e é possível passar uma manhã inteira por lá, perdido naquela beleza toda.

Como chegar

O acesso é feito por uma trilha de cerca de 40 minutos a partir do estacionamento mais próximo. No nosso caso, pegamos um passeio e o barco parou na praia por 3 horas.

Infraestrutura

Há um pequeno bar na praia que serve bebidas e tira-gostos. Tem quem acampe por lá. Deve ser uma experiência única, sem dúvida alguma. Fico imaginando numa noite de lua cheia ou numa noite escura, sem rua, só com as estrelas no céu. Deve ser sensacional.

Praia de Gjipe, Albânia
Acampar é uma opção. Numa noite de lua cheia deve ser a coisa mais linda!
Praia de Gjipe, Albânia
A Praia de Gjipe também estava bem tranquila quando estivemos lá.
Claudia e João Miguel no restaurante na Praia de Gjipe, Albânia
Claudia, minha irmã, e João Miguel esperando o almoço na Praia de Gjipe.

8. Qeparo Beach

Esta praia está localizada numa faixa de areia, em frente à cidade de Qeparo, bem no centro da Riviera Albanesa. Trata-se de uma ampla baía cercada pelo verde, de onde é possível assistir a um belo pôr do sol. A areia é branquinha e a água de um azul inacreditável, como a grande maioria das praias, na região.

Como chegar

A praia é facilmente acessada de carro, pela estrada costeira SH8. Mas Qeparo está conectada, por ônibus, a várias cidades da região. Partindo de Saranda, há um direto, mas você também pode optar por qualquer ônibus que siga rumo a Himarë, Dhermi ou Vlora. Esses ônibus geralmente param na estrada principal, de onde é possível acessar a praia com uma breve caminhada.

Estrutura

Por toda extensão da praia, há um calçadão para pedestres, com vários bares e restaurantes. Você não vai passar aperto. Na praia, você pode alugar espreguiçadeiras com guarda-sóis ou trazer sua própria toalha para lagartear ao sol.

Praia de Qeparo, Albânia
A Praia de Qeparo vista do alto
Praia de Qeparo, Albânia
Guarda-sóis e espreguiçadeiras estão disponíveis para os visitantes

9. Praia de Himarë

Himarë é uma das principais cidades da Riviera Albanesa, situada entre Saranda e Vlora. Localizada em uma ampla baía, a cidade é cercada por praias que se estendem por toda a sua extensão. As praias de Himare podem ser classificadas em quatro áreas distintas: Praia de Potam, Praia de Prinos, Praia de Marachi e Praia de Spile, que visitamos.

Praia de Himarë, Albânia
Essa praia, em Himare, é de areia.
Praia de Himarë, na Riviera Albanesa
O mar é calmo e a praia não enche muito
Praia de Himarë, na Riviera Albanesa
Quem resiste a uma praia como essa?
Praia de Himare, Albânia
No calçadão, vários bares, restaurantes e sorveterias

Passeios de barco

Em Himarë, existe a possibilidade de contratar um barco para um passeio pelas ilhas da Riviera Albanesa. Trata-se de um passeio necessário, que nós recomendamos muito! Nós contratamos um barco pequeno da empresa Seastar. Éramos, apenas, 9 pessoas e o passeio foi muito tranquilo, durou 5 horas, com parada em várias praias e custou 25 euros para cada um de nós. Achamos o melhor custo-benefício e recomendamos.

Tinha passeios privados de 2 horas que custava 170 euros. Outros bacos maiores levam mais de 100 pessoas. Vimos um desses barcos ancorados, lotado de gente, a música super alta. A nossa experiência foi ótima.

Passeio de barco pela Riviera Albanesa
Pegamos este barco pequeno para o passeio

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos. Isso significaria muito para mim! Você também pode me seguir no Instagram e no Facebook, onde você vai encontrar mais sobre as minhas viagens e até me acompanhar nos destinos do momento. E se quiser receber meus posts, inscreva-se na minha newsletter, que fica no final da primeira página do blog.

Até a próxima!

Compartilhe este artigo:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Outros Artigos:
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *