Penedo, a cidade histórica em Alagoas, é a prova de que nem só de praia vive este estado nordestino aclamado pela grande maioria dos brasileiros apaixonados por praia, como eu. Nós estivemos por lá em dezembro de 2024, fechando o ano com chave de ouro. E agora, dividimos com você o que vimos e vivemos nos três dias na cidade.
O que você vai ler aqui, neste post:
TogglePenedo, cidade histórica
Situada às margens do Rio São Francisco, Penedo é uma cidade repleta de charme colonial, cultura rica e paisagens bucólicas. Fundada no século XVI, Penedo é uma das cidades mais antigas do estado alagoano. Suas ruas de paralelepípedos nos levam de volta ao passado, especialmente, quando encontramos, pelo caminho, as igrejas barrocas e o casario colonial. Penedo foi um importante centro comercial e essa importância está impregnada na arquitetura da cidade, cujo conjunto histórico foi reconhecido pelo IPHAN, com um dos mais importantes do Nordeste.
Localização
Penedo está a situada às margens do Rio São Francisco, na divisa dos estados de Sergipe e Alagoas, a aproximadamente 160 quilômetros de Maceió, a capital, e a 120 de Aracaju.
Como chegar a Penedo
De Aracaju, nós pegamos a BR-101 e SE-335. Foram pouco mais de 2 horas de carro. Se você estiver saindo de Maceió, siga pela BR-101 em direção ao sul por aproximadamente 160 km até chegar a Penedo. A viagem de carro leva cerca de 2 horas e 30 minutos.
Você também pode pegar um ônibus na Rodoviária de Maceió em direção a Penedo. Várias empresas de ônibus oferecem esse trajeto e a viagem dura cerca de 3 a 4 horas.
De avião, você vai chegar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (MCZ) em Maceió e, de lá, pegar um táxi ou alugar um carro para Penedo.
O que ver em Penedo
Grande parte das cidades do litoral alagoano tem o apelo turístico do mar verde, morno e transparente que banha todo o estado. Para conferir, acesses outros posts, aqui, no blog, sobre isso. Penedo, por sua vez, conta com a sua monumentalidade arquitetônica, composta por palacetes, igrejas barrocas, conventos centenários que justificam o título de Patrimônio Histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, recebido em 1996, pelo conjunto histórico e paisagístico. Além disso, tem a história do município, com influências portuguesa, francesa e holandesa, toda a riqueza cultural da região e o Rio São Francisco como parte importante da sua geografia.
Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos
Esta é uma das mais antigas e belas igrejas de Penedo, um belo exemplo da arquitetura barroca, típico da época colonial, construída no século XVIII. Na fachada imponente, pedra calcária ornamentando as portas e janelas. No interior, os altares são esculpidos em madeira e o teto é decorado com pinturas religiosas. São Gonçalo Garcia foi um missionário e mártir português do século XVI. A Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos fica localizada na Praça Floriano Peixoto, Centro Histórico de Penedo
Catedral de Nossa Senhora do Rosário
Localizada na Praça da Matriz, também conhecida como Praça do Canhão, centro da cidade, a construção desta catedral começou no século XVII e foi concluída em meados do século XIX. Ela é conhecida pela sua beleza, que reflete a riqueza cultural e artística da região. Gostei dessa igreja por sua simplicidade e pela paz que sentimos, quando entramos nela.
Convento de São Francisco e Igreja de Santa Maria dos Anjos
Este conjunto arquitetônico também é do século XVII e as duas construções são conhecidas pela beleza arquitetônica e pela tranquilidade que paira ao redor. No interior da igreja, a gente encontra obras de arte sacra e esculturas em madeira.
Igreja Nossa Senhora da Corrente
Tombada pelo IPHAN, esta igreja, assustadoramente linda, reúne detalhes do barroco, rococó e neoclássico. Além disso, tem azulejos portugueses nas suas paredes e piso de cerâmica inglês. Sua construção foi concluída em 1790. Segundo Germain Bazin, um historiador francês que viajou pelo Brasil para estudar a arquitetura religiosa barroca e as obras do Aleijadinho, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente é uma das mais bonitas do Brasil.
Teatro Sete de Setembro
Inaugurado em 1911, este teatro é uma das preciosidades da cidade – por dentro e por fora. Vale super a pena fazer uma visita. A fachada é neoclássica, mas ele mistura vários estilos. De qualquer forma, é um prédio lindo. Ao longo dos anos, ele foi o espaço para muitos eventos importantes da cidade – espetáculos de dança, música e peças teatrais.
Museu do Paço Imperial
Quem gosta de história, esta visita é imperdível, mas quando fomos, estava fechado. Vale a pena visitar para ver este sobrado, que tem paredes forradas com papel da época, portas e teto com friso dourado. Ele pertencia à família Lemos Araújo e foi construído no fim do século XVIII. Em 1859, o sobrado foi transformado em Paço Imperial para receber o Imperador Pedro II, em sua passagem por Penedo. Conta-se que ele adorou tudo o que viu e sugeriu que Penedo fosse a capital da província. Hoje, o palacete abriga o Museu do Paço imperial e o Memorial Raimundo Marinho, com uma coleção de artefatos históricos, documentos e peças de mobiliário que contam a história de Penedo e da região.
Centro de Referência do Rio São Francisco – Biblioteca Francisco Alberto Sales
Este casarão é da segunda década do século XX (1919) e foi construído pelo capitão Francisco Gonçalo Fialho. Nos anos 1920, passou a ser residência da família Lessa. O proprietário, João Lessa, adotou o nome na fachada do imóvel, que se tornou um dos prédios mais icônicos da cidade: a Sede da Biblioteca Francisco Alberto Sales – Centro de Referência do Rio São Francisco. Esse trabalho foi feito pelo médico alagoano Francisco Alberto Sales, que durante 50 anos reuniu obras referenciais para o estudo e pesquisa de variados assuntos a respeito de Penedo, de Alagoas e do Brasil. São mais de 50 mil volumes, obras, mapas e títulos raros.
Cinema São Francisco
Inaugurado em 1959 e com capacidade para mil pessoas, esta já foi a maior e mais moderna sala de cinema do Nordeste, além de ícone do cinema brasileiro. De 1977 a 1982, o Cinema São Francisco, remanescente da arquitetura modernista, foi o endereço de um dos eventos mais conhecidos do país, o Festival Nacional de Cinema, que passou a ser realizado em Gramado, Rio Grande do Sul, por deixar de fazer parte das prioridades do poder público. Depois de restaurado, mais de 61 anos após da sua inauguração, o Cinema São Francisco abriga o Circuito Penedo de Cinema, com mais de dez edições já realizadas.
O Palacete – Cúria Diocesana
Esta casa, originalmente construída para ser uma residência, pertence à cúria diocesana, foi fundado em 1892. Ela pertencia ao comerciante Sizino Barreiros, que trouxe a planta de Paris, em uma de suas viagens. Este homem era um mecenas das artes e exímio violinista, costumava promover saraus em seus salões, com apresentações de ópera, piano e concertos musicais, inusitadas e inesquecíveis.
Casa de Aposentadoria Velha
Este lindo prédio em estilo barroco de 1781, foi construído para servir de hospedagem para os ouvidores. No piso superior, ficavam os aposentos. No térreo, a antiga cadeia pública. Mas não chegou a funcionar como proposto. A Câmara se instalou e mandou construir outro sobrado, ao lado, onde hoje funciona a bela prefeitura da cidade.
Prefeitura Municipal
Localizada ao lado da Casa de Aposentadoria Velha, a construção do século XVIII seria utilizada para acolher os ouvidores. Pelo fato de estar sempre fechado e por ter sido mal construído, foi se deteriorando. Em 1865, foi reedificado, com construção sólida, mais alta e mais espaçosa. Mas foi arrendado, passando então a funcionar o Colégio de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida destinou-se à sede da Prefeitura Municipal.
Oratório da Forca
Nas imediações da praça da Prefeitura e Casa da aposentadoria, encontra-se este pequeno oratório. Na sua fachada, a data de 1769. De acordo com o costume da época, ali se celebrava missa, onde as tropas de soldados, além de rezar, cantavam hinos sacros. Do outro lado da praça, os detentos assistiam ao ato religioso do prédio da antiga cadeia, que fica em frente. Também era o lugar onde os condenados deveriam passar a última noite e aguardar a hora da execução.
Alfândega e Cadeia Pública
Neste lugar ficava a mais antiga instituição tributária do mundo, provavelmente, do segundo milênio antes de Cristo. No Brasil, as primeiras Alfândegas foram instaladas entre 1534 e 1540, junto com as Capitanias Hereditárias – sistema administrativo do território brasileiro, do século XVI que dividia o país em faixas de terra. Em 1904, com o fim dos trabalhos Alfandegários, o prédio foi reformado para acolher os detentos da antiga Cadeia Pública.
Mercado Público
O belo prédio do mercado, que fica no centro da cidade, se destaca pelas linhas simples e cores suaves. As portas centrais de sua fachada são largas e arqueadas e dão acesso ao corredor que se estende por todo o prédio. O mercado é uma opção para comprar lembrancinhas, além de tudo o que se possa imaginar.
O que fazer em Penedo
Além de apreciar todo o casario e prédios importantes da cidade, Penedo ainda oferece passeios pela região.
Passeio de barco pelo Rio São Francisco
Esta é uma das melhores maneira de conhecer a região, explorar as belezas alagoanas. Do barco, você vai ter a oportunidade de observar a paisagem que se descortina ao longo do rio, os pequenos vilarejos ribeirinhos e, certamente, vai ter uma ideia da a importância do rio para a cultura e a economia local.
Praia do Peba
A mais ou menos 40 quilômetros ou uma hora de carro de Penedo, fica a Praia do Peba, um destino imperdível para quem não dispensa o mar, como eu. Areia branquinha e águas bem mornas é o que nos espera.
Melhor época para visitar Penedo
Penedo pode ser visitada durante todo o ano, mas os meses de junho a setembro oferecem um clima mais ameno e são ideais para passeios ao ar livre e à Praia do Peba. Mas Penedo fica bem em qualquer clima, até com chuva. É um passeio garantido. E não pense que Penedo é apenas isso que eu postei. São muitos os prédios históricos pela cidade, a exemplo do prédio dos Correios e o do Tiro de Guerra, entre outros tantos. Há muito o que ver, mas o que eu recomendo, mesmo, é que você vá a Penedo, ver esta joia alagoana com os próprios olhos.
Para saber onde se hospedar, clique neste post.
Respostas de 2
Oi Sônia, muito interessante as informações sobre Penedo. Obrigado pelas dicas e informações.
Obrigada, Manoel Luiz!
Penedo é uma joia alagoana. Ficamos encantados com a cidade, que eu já conhecia mas há muitos anos não ia lá.