Reconhecida como a cidade mais sustentável da Europa, Liubliana, capital da Eslovênia, tem como herói um poeta, com estátua na praça principal. E um lugar que exalta um poeta, a gente consegue imaginar o nível de civilidade que impera, não é, mesmo? Não é à toa que o nome Liubliana ou, como eles escrevem Ljubljiana, significa amada. A capital eslovena foi eleita a primeira cidade verde da Europa em 2016 e, em 2023, o melhor destino europeu. Por isso, leia este post e deixe-se apaixonar. Está na hora de conhecer a Eslovênia.
O que você vai ler aqui, neste post:
ToggleLiubliana, capital da Eslovênia
Este país já pertenceu a vários impérios, até se tornar independente em 1991, da República Socialista Federativa da Iugoslávia, da qual também faziam parte a Croácia, a Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Montenegro e Macedônia.
São um pouco mais de 2 milhões de habitantes e quase metade vive nos centros urbanos. A língua falada na Eslovênia é o esloveno, sendo que o italiano e o húngaro são bem comuns nas regiões que fazem fronteira com a Itália e a Hungria.
A moeda é o euro desde 2007.
Como chegar a Liubliana
Nós chegamos de carro, um carro alugado em Bucareste, na Romênia. As rodovias são perfeitas e a paisagem ia se transformando aos poucos. Posso dizer que foi uma experiência inesquecível. Mas a capital eslovena é dotada de aeroporto (a 25 quilômetros do centro), estação de trem e de ônibus (a 800 metros do centro). Não existe voo direto do Brasil pra lá, mas uma conexão em outro lugar não é tão ruim assim, desde que você estique essa conexão, como a gente costuma fazer. Você pode fazer uma conexão em Paris, França, se escolher a Air France, em Zurique, se escolher a Swiss ou em Munique, na Alemanha, se escolher a Lufthansa.
Documentos
Como a Eslovênia faz parte da União Europeia, nós, brasileiros, não precisamos de visto. Apenas passaporte válido e a nossa estada pode se estender por até 90 dias. Só no final da viagem, ficamos sabendo: o país exige um selo, o Vignette, tipo o “sem parar”, pra gente colar no para-brisa do carro. Ele é comprado nos postos de combustível, na estrada, custa em torno de 17 euros e vale por uma semana. Como nós não compramos o selo, porque não sabíamos dele, e passamos por alguns pedágios sem pagar, quando chegamos à fronteira da Bulgária com a Romênia, tivemos que pagar uma multa de 38 euros.
Quanto tempo ficar em Liubliana
Com quase 300 mil habitantes, Liubliana é pequena, cheia de charme e vários atrativos. Com algum empenho, dá para conhecê-la em apenas 1 dia. Nós ficamos 4 dias porque fizemos alguns bate e volta e também porque gostamos de curtir o clima da cidade, caminhar sem destino, sentar pra ver a vida passar e descobrir os lugares menos turísticos.
Onde ficar em Liubliana
O centro é o local mais recomendável porque fica perto das atrações que a cidade oferece e você pode explorá-la a pé ou de bicicleta. Mas outros bairros charmosos e descolados oferecem acomodações mais em conta. Nós escolhemos o City Hotel Liubliana, que fica a 300 metros da praça principal da cidade, a Prešeren Square e recomendamos.
O que ver em Liubliana
Uma boa programação é caminhar pelo centro histórico, às margens do rio Liublianica, que corta a cidade. De um lado e do outro, bares, cafés, restaurantes e hotéis enfeitam o caminho. Pedalar também é uma ideia que agrada boa parte dos visitantes. Por toda a cidade, existem bicicletas que você pode pegar e usar por uma hora, de graça. Se quiser continuar, dê um intervalo de 15 minutos e pode pegar a bicicleta de novo.
Prešeren Square
A praça tem esse nome para homenagear o poeta responsável pelo hino nacional do país. A estátua de France Prešeren está no meio da praça e o seu olhar voltado para a casa da sua amada e grande inspiração, Julia, onde tem uma escultura dela entre as janelas. Diga-se de passagem, uma paixão não correspondida. Na minha percepção, o olhar dele não está exatamente voltado para ela. Mas é o que todo mundo diz e quem sou eu para dizer o contrário.
Triple Bridge – Ponte Tripla
É na Prešeren Square que fica a famosa ponte tripla ou Tromostovje, 3 pontes iguais, juntas. A mais antiga é a do meio, construída em 1842. O arquiteto Jože Plečnik projetou as outras duas para melhorar o trânsito. Ele é responsável por outras obras espalhadas pela cidade, 10 delas consideradas obras-primas. Hoje, os carros já não trafegam mais pelo centro. Ele ficou, apenas, para pedestres. Trata-se do cartão postal da cidade, o local mais fotografado.
Dragon Bridge – Ponte do Dragão
Liubliana é cheia de pontes e cada uma tem uma história. Construída em 1901, a Ponte do Dragão carrega o símbolo do país, o dragão. Ele está na bandeira, no selo, na cerveja, nos prédios públicos, nas lojas e em vários outros lugares e produtos eslovenos, além de estar nas cabeceiras da ponte.
Biblioteca Nacional e Universitária
Esta é mais uma obra de Jože Plečnik, realizada entre 1936 e 1941, que chama a atenção por misturar estilos e materiais, à primeira vista, incompatíveis. É considerada a sua obra-prima. O bom de não entender do assunto é que basta ser bonito pra gente gostar. A biblioteca fica no centro da cidade e é uma das instituições mais importantes relacionadas à Educação e Cultura do país.
Galeria Nacional da Eslovênia
Fundada em 1918, é lá que se pode apreciar a arte de artistas plásticos eslovenos. Trata-se de uma referência cultural e artística do país, embora seja o endereço de artistas europeus, também. A visita à Galeria Nacional custa 8 euros.
Opera e Balé Liubliana
Com mais de 100 anos de vida, é nesta casa que são realizados os balés, óperas e concertos clássicos e contemporâneos mais importantes do país.
Universidade de Liubliana
Esta é a mais antiga universidade da Eslovênia, fundada em 1810 e fica da Praça do Congresso, onde muitos eventos acontecem durante o ano. Em torno da praça, muitos prédios históricos enfeitam a paisagem.
Igreja Franciscana da Anunciação
A igreja foi construída entre 1646 e 1660, reconstruída no século 19 e reformada em 1993. A estrutura de cor forte chama a atenção de quem vai à Praça Prešeren, mas é típica da ordem franciscana. No alto, uma imagem de cobre de Nossa Senhora, a maior da cidade. No interior da igreja, vamos um altar do século 18, afrescos do século 19 e uma cruz desenhada por Jože Plečnik.
Passeio pelo Rio Liubliana
Ver a cidade a partir do rio é uma opção, principalmente, durante os meses mais quentes, embora, no inverno, o barco seja aquecido. Você vai poder observar estruturas que lembram os palácios venezianos, ao logo do rio, tudo obra de Jože Plečnik, que idealizou o design luxuoso para abrigar o comércio local. O passeio de barco dura 45 minutos, custa 20 dólares por pessoa, com direito a uma taça de espumante e sai do cais Ribji trg, no centro da cidade.
Castelo de Liubliana
Visita importante para ver a cidade de cima e explorar. O castelo fica bem no centro da cidade e é possível subir a pé, de carro ou de funicular, que custa 8,50 euros. Esse valor cobre a visita ao museu de história da Eslovênia, penitenciária, Capela de St. George e a torre de observação. Lá em cima ainda tem restaurante e loja de suvenirs.
Considerações
Liubliana é uma capital vibrante, cheia de estudantes e, no verão, é um destino que está sendo descoberto aos poucos. A programação no país, que é pequeno e possível de fazer vários bate e voltas, é vasta e diversificada. Confira nos nossos posts sobre o Lago de Bled, Cavernas de Postojna e Castelo de Predjama.
Respostas de 32
Que lugar incrível, deu até vontade de conhecer. Bjosss minha querida.
Dora querida, obrigada pela visita e pelas palavras!
Muito bom, Sônia!
Parabéns!
Valeu, Toinho! Obrigada pela visita!
Valeu, Sônia!
Obrigada, Toinho!
Parabéns Sônia…
Lugar encantador.
Aí que vontade de conhecer.
Beijo amiga..
É uma cidade linda, mesmo, Luzia! Um convite pra ser feliz!
obrigada pela visita!
Beijão!
Que lugar encantador!
Super, Fabi!!!! Lindo demais!
Meu Deus… que lindeza de lugar !!! É tudo de bom que precisamos conhecer !!! Obrigada Sonia Pedrosa por nós levar a lugares fascinantes !!! Bjs 😘
Obrigada a você, Adelina! Esse país é incrível, mesmo, lindo demais!
Muito bonito e bem interessante! Desperta a vontade de conhecê-lo..bj
Sonia, obrigada!
É um lugar hipnótico!!!! Voltamos apaixonados!
Que cidade linda, Leila esteve lá em setembro de 2022 e amou, um dia irei lá.
Beijos Sônia
Acredito!!! A cidade é linda, mesmo!!!!
Obrigada, Aninha, pela visita!
Beijão!
Como sempre uma descoberta nova! Ao ler a descrição e ver as fotos do lugar, sentimos vontade de visitar a cidade e curtir seus bares e uma boa caminhada ao longo do rio.
Obrigada, Rosina!!! Pela visita e pelas palavras
Beijão!
Que especial. Eu nunca tinha ouvido falar em Liubliana na Eslovênia. Mas amei essa dica, agora já tenho mais um destino muito interessante na Eslovênia para conhecer. Amei.
Deyse, é um país tão interessante!!! Recomendo a todos!
Quanta beleza em um só lugar 🤗
Disse tudo, Dilma. É lindo demais e de várias formas!
Belíssima passeio .Belas fotos.Cidade maravilhosa.Realmente fantástico!!A vida é bela e esses momentos de lazer faz a diferença.Obrigada amiga, Sonia!!
Eliana, eu que agradeço a sua visita e as palavras.
Um grande abraço!
Eu amei essa capital, visitei no início desse ano, inverno deles, tava frioo. O que mais gostei de Liubliana foi o passeio de barco. Eslovênia é um país pequeno lotado de belezas. Ver todos esses pontos citados no blog bateu uma saudade😍
Realmente, Tamara, a Eslovênia é um país pequeno e cheio de atrações, especialmente, as naturais. Deus foi muito generoso com eles…!
Fiquei com vontade de conhecer Liubliana. Suas viagens são sensacionais!! Obrigada por compartilhar!
Capital de um país, lindíssimo, Sylvinha!
Muita coisa pra ver, muitas experiências inesquecíveis, vale a pena conhecer.
Já tinha ouvido falar que Liubliana, na Eslovênia, é uma cidade belíssima e seu post me confirmou essa afirmação! Parabéns, ficou ótimo e muito detalhado e certamente irá me ajudar quando eu for visitar o local.
Realmente, é uma cidade linda, Alexandra, com muito a explorar. Vale a visita!
olá sou uma estudante e gostaria que se tiver como vc gravar um video ou me mandar um texto sobre os pontos positivos e negativos da Liubliana.
Oi, Natália, não estou mais lá, infelizmente. Mas existem muitos vídeos na internet sobre Liubliana.