logo existe um lugar no mundo 1578

8 dicas de viagem que podem transformar as suas experiências mundo afora

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
dicas-de-viagem-painel-de-aeroporto
dicas-de-viagem-painel-de-aeroporto

Dicas de viagem para exercer um dos maiores prazeres da vida. Viajar é o tipo de prazer que começa bem antes, na escolha do destino, no planejamento e se prolonga no depois – quando voltamos, revemos as fotos, dividimos a experiência com os amigos e lembramos os momentos mais marcantes. Mas, o sucesso de uma viagem depende de vários fatores, que precisamos considerar antes de sair por aí, desbravando o mundo.

Dicas de viagem: as malas
Levar tantas malas numa viagem tem um custo que precisa ser planejado. Foto: Pixabay

Dicas de viagem

Com base nas nossas experiências, reunimos algumas dicas de viagem que julgamos importantes para o sucesso na sua próxima empreitada.  Obviamente, nem tudo depende de nós, mas se fizermos a nossa parte, temos muito mais chances de voltar com boas histórias para contar.

Dicas de viagem: propósito

Primeiro, você tem que entender o que espera do destino que escolheu. Quer conhecer um lugar novo, quer descansar, quer visitar amigos…? A sua escolha vai determinar todo o resto. Quando fiz 50 anos, estava esgotada, trabalhando muito e só queria descansar. Por isso, fomos para Punta Cana, na República Dominicana. O nosso voo era direto, de São Paulo para esse paraíso. Nem passou pela capital, Santo Domingo. Passamos 7 dias dormindo, comendo, bebendo, mergulhando e lagarteando sob o sol do Caribe. Voltamos revigorados.

Sonia no Mar do Caribe
Eu poderia dizer que pareço um pinto no lixo. Mas este é o Mar do Caribe, que renovou minhas energias

Dicas de viagem: conhecimento

Acho que uma das melhores dicas de viagem é, antes de viajar, ler a respeito dos lugares para onde vamos – em livros, blogs e sites de turismo. Entendemos que podemos viajar muito melhor, aproveitar mais a viagem se soubermos um pouco sobre a história do destino e os costumes locais. É só pesquisar.

Dicas de viagem: ler bastante sobre o destino
Para fazer a minha viagem dos sonhos, li tudo o que pude – em livros, blogs e sites de turismo

Dicas de viagem: roteiro

Conhecer a localização geográfica, condições climáticas e culturais dos destinos que você deseja visitar é mais uma das dicas de viagem básicas para o sucesso do seu roteiro. Esse conhecimento é fundamental e evita combinar destinos muito distantes; com climas e temperaturas opostas (o que tornariam incompatíveis os itens levados na bagagem) e com atmosferas culturais diversas. Imagine combinar no mesmo roteiro as praias do Caribe com as estações de esqui da Suíça? Isso pode tornar a viagem mais cara e menos proveitosa.

Dicas de viagem: local da acomodação

O fato de estarmos fora de casa, muitas vezes, dependendo do metrô ou do táxi, faz da localização um fator fundamental para tudo dar certo. No nosso entendimento, a hospedagem deve ser o mais próximo possível da maioria das atrações, uma distância que dê para ser vencida a pé. Estar perto do metrô também é uma ótima dica de viagem.

Dicas de viagem: consultar mapas
Londres oferece inúmeras boas localizações. E o melhor: o metrô acaba com as distâncias. Mapa Google.

Hospedagem

Este item também faz toda a diferença numa viagem. O conforto deve estar no mesmo nível da nossa exigência, da nossa necessidade. Na maioria das vezes, as pessoas precisam, apenas, de um quarto e banheiros limpos, uma cama confortável. Mas, sem dúvida, tem quem exija quartos maiores e piso do banheiro aquecido, enfim… cada um sabe do que precisa.

Quarto do hotel em Moscou, Rússia
Nosso Hotel em Moscou: novo, bem localizado, quarto limpo, cama queen e banheiro

Dicas de viagem: dinheiro

Você tem que levar o suficiente (em dinheiro ou cartão) para os seus gastos, fazer uma estimativa e levar um pouquinho a mais, para o caso de as coisas saírem do seu controle ou de fazer mais extravagâncias do que pretendia. A quantia deve ser a soma dos gastos com hotel, alimentação, transporte, passeios, visitas a museus e galerias, compras pessoais e lembrancinhas, tudo de acordo com a sua programação. Não dá para dizer quanto você deve levar porque tudo depende de quanto você pode gastar.

Com companhia ou sozinho

Viajar sozinho é uma das melhores experiências da vida. É um exercício de independência, você conta, apenas, com você mesmo, decide a programação do dia, come o que quer, na hora que quer e onde quer. Mas, não tem com quem dividir as belezas que vê, as despesas de táxi, de restaurante e os perrengues. Se quer companhia,  ela precisa ter os mesmos objetivos que você – se acordam cedo para bater perna, se gostam de sair à noite, se topam qualquer programa, se o que querem é fazer compras. Nos dois casos, existem os prós e os contras. Uma boa companhia de viagem é aquela que, além das afinidades já citadas, não impedirá você de fazer uma programação sozinho, caso ela não deseje. A independência nessas horas faz toda a diferença.

Em Bruges, Bélgica
Em Bruges, Bélgica, numa das melhores viagens que fiz sozinha.

Seguro viagem

Esta é uma das melhores dicas de viagem que poderíamos lhe dar. Com um seguro viagem, você não precisa se preocupar com os gastos, caso quebre uma perna, tenha uma dor de dente e pegue uma gripe. Além disso, na União Europeia, o seguro é obrigatório, praticamente, um passe pra você atravessar o portal para o primeiro mundo, com dignidade. Sobre o seguro viagem, você pode encontrar informações mais completas num post exclusivo que escrevemos sobre o assunto. No link abaixo, um portal que reúne várias empresas de seguro, onde você pode avaliar e comparar uma com a outra.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

Respostas de 32

  1. Adiorei as dicas de viagem, elas realmente podem transdormar a experência quando a gente viaja por esse mundo afora! Eu estou planejando um sabático de um ano, em 2022 e vou usar as dicas com certeza, muito obrigado por compartilhar e tenho certeza que vai ajudara um monte de viajantes também! Abraços.

    1. Que bom que você gostou, Roberto.
      Acho que o segredo de uma bela viagem é o planejamento. E quando se trata de um ano sabático… a gente tem que caprichar não é, mesmo?!
      Espero um dia também sair assim pelo mundo, sem hora pra voltar. Desejo sucesso na sua empreitada.
      Grande abraço e obrigada pela visita.

  2. Realmente essas suas 8 dicas podem mesmo transformar nossas experiências pelo mundo afora. Muito bom seus post, vai com certeza ajudar muitas pessoas

  3. Muito útil esse post. Fiquei feliz pois utilizo todas as dicas quando viajo. Amo planejar cada detalhe, pesquisar e anotar todas as dicas para depois compartilhar no blog. Realmente essas dicas podem transformar as experiências. beiijocas

    1. Lílian, que legal que vc gostou.
      Planejamento é fundamental para vida em geral e pra viajar, então, nem se fala!
      Um beijo grande e obrigada pela visita!

  4. Excelentes dicas de viagem. A que acho primordial é a primeira, saber o que esperar do destino escolhido e principalmente quando fazer aquele tipo de viagem. Dessa forma a chance de você não se frustrar é enorme e com isso aproveitar ao máximo aquele destino.

  5. Sensacional!!! Amei as 8 dicas de viagem que podem transformar as minhas experiências mundo afora ! São muito úteis as dicas desse post. Estou sempre atenta às dicas de viagem de bons blogueiros porque sempre as utilizo quando vou montar meus roteiros e planejar toda a viagem! OBrigadaa!

  6. Realmente suas dicas podem transformar experiencias mundo a fora, pois é muito importante ter alguns conhecimentos em viagem. Por isso adorei a dica sobre ler algo referente ao destino, bem como fazer o planejamento dos gastos. Parabéns pelo conteúdo, abraços

  7. Que dicas preciosas para quem está querendo viajar. Eu super concordo. Primeiro temos que definir o propósito de uma viagem para pensarmos aonde vamos. Eu amo pesquisar a historia de todos os meus destinos. Todos os lugares sempre ficam muito mais mágicos quando pesquisamos. E calcular o quanto levar, sempre levar um pouco a mais, estudar a localizacao das hospedagens, verificar as notas e avaliações dos hoteis, eu só incluiria um topico bonus, onde comer, falando para pesquisar os lugares onde vai comer e colocar no roteiro, porque assim você consegue economizar tempo , ou ir em um lugar super especial depende da viagem.

    1. Perfeito, Cíntia.
      Como meu marido é super ruim pra comer, eu pesquiso os restaurantes, vou atrás dos italianos que são os preferidos dele. Mas é tudo isso, mesmo, que vc falo. Planejamento é tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos