Boston, Estados Unidos – berço da elite americana

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
boston-public-library
boston-public-library

Moderna como uma grande metrópole e bonita como um bibelô, Boston, o berço da elite americana, é assim: uma agradável surpresa para quem chega lá, meio por acaso, aproveitando a proximidade com Nova Iorque. Trata-se de uma das cidades mais antigas da América, e a primeira, no país, a receber um sistema de linhas de metrô. 

O Rio Charles e a Harvard Bridge, em Boston
O Rio Charles e a Harvard Bridge

Boston – localização

Boston fica no estado de Massachusetts, na região da Nova Inglaterra, onde o outono é dos mais bonitos, nos Estados Unidos. O colorido das ruas e parques da cidade a torna irresistível, nessa época. As folhas das árvores oscilam do amarelo ao marrom, passando por todos os tons de cobre, vermelho e laranja, um verdadeiro espetáculo que a natureza faz questão de exibir. 

Parque de Boston, no outono, Estados Unidos
as cores do outono num dos parques da cidade

Terra de bem-nascidos: Boston

Boston é a terra dos Kennedy e de outras famílias tão importantes quanto, na produção de líderes e políticos importantes no país. As principais dinastias políticas americanas têm sua origem na cidade, o que dá a Boston uma fama de esnobe. 

Estátua de John Kennedy, o 35º. presidente americano
John Kennedy, o 35o. presidente americano, um dos muitos filhos ilustres de Boston

Harvard e Mit

Em Boston, na verdade, em Cambridge, do outro lado da ponte, estão duas universidades que merecem destaque: Harvard e MitMassachusetts Institute of Tecnology. As duas instituições abastecem o mercado de trabalho com profissionais considerados brilhantes. É de lá que vêm os indicados e vencedores do Prêmio Nobel, cientistas políticos e sociais de fama mundial, economistas disputados no mercado americano e internacional.

Terra de estudantes

Elas atraem os estudantes mais inteligentes e ambiciosos, com cacife suficiente para serem selecionados e começarem a fazer parte de uma elite estudantil. Futuramente, profissionais idolatrados por muitos. Boston tem em torno de 60 universidades e, portanto, uma população jovem, que se renova a cada ano. 

Harvard, Boston, Estados Unidos
Em Harvard, estudaram 8 dos 44 presidentes americanos.
Estátua de John Harvard, em Boston, Estados Unidos
Tocar no sapato de John Harvard – o primeiro grande doador da universidade, dá sorte
mit
MIT – entre as 10 melhores universidades do mundo
Centro da cidade de Boston, Massachusetts, Estados Unidos
O movimento do centro da cidade

A cidade

O grande orgulho de Boston, como não poderia deixar de ser, é a Biblioteca Pública, com mais de 15 milhões de livros e com um movimento digno de um supermercado em véspera de feriado. Desconsiderando o exagero, com tantos intelectuais na cidade, não poderia ser diferente. A programação cultural também está à altura dos moradores. Durante todo o ano, shows, peças teatrais, performances e vários eventos e festivais agitam a vida dos estudantes e dos turistas, que chegam em qualquer época.

Biblioteca Pública de Boston, nos Estados Unidos
A Bates hall, com pé direito altíssimo e arredondado, inspira os frequentadores

Boston, onde ficar

A infraestrutura para recebê-los – estudantes e turistas – é perfeita, com centenas de bons hotéis, restaurantes e bares divertidos. Afinal, boa parte da população é de estudantes e eles querem, ao mesmo tempo, estudar e se divertir.

O bairro mais bonito e sofisticado de Boston é o Back Bay, com casas em estilo vitoriano, e muitos jardins. No outro extremo, fica Waterfront, a área portuária, com parques, aquário, museus, shopping e barcos, claro, muitos barcos. De um lado ao outro, dá para ir caminhando. Aliás, Boston é uma cidade fácil de andar e pronta para isso. Dá para correr toda a cidade a pé, com segurança.

Downtown oferece opções mais em conta em se tratando de hospedagem, bares e restaurantes. É aqui que estão a Chinatown e vários teatros.

O Financial District, como o nome já diz, é o centro financeiro da capital de Massachutts. É nesse lugar que se concentram os maiores bancos e empresas, além do aquário da cidade, cuja visita vale a pena.

Back Bay, em Boston, Estados Unidos
uma das lindas ruas do Back Bay – que já foi um pântano, há 200 anos.
O aquário de Boston, Massachutts, Estados Unidos
o aquário da cidade fica às margens do rio

Feita para caminhar

A Trilha da Liberdade é uma marca no calçamento que liga 16 marcos históricos referentes à independência americana.  São 5 quilômetros que contam a história dos rebeldes que se revoltaram com os altos impostos britânicos. É só seguir o traçado, que começa no centro da cidade e termina em Charlestown, do outro lado do rio.

Trilha de Liberdade
ponto de partida da trilha da Liberdade

O que comer em Boston

A cidade está cheia de orientais, italianos, irlandeses, mineiros e alguns sergipanos. Essa mistura contribui para fama de cidade cosmopolita, com restaurantes de diversas partes do mundo, religiões, hábitos e costumes diferentes que se incorporam à vida da cidade, deixando-a muito mais interessante. No bairro italiano de North End, as cantinas se superam, cada uma mais sedutora que a outra, onde a pizza é pièce de résistence.

Frutos do mar

Mas o forte na cidade, mesmo, são as lagostas, mundialmente conhecidas. Grandes e gordas, elas chamam a atenção e não negam que são originárias de um país de primeiro mundo. O melhor lugar para degustá-las é no Union Oyster House, o restaurante mais antigo de Boston, de 1826, que conserva as mesmas características de quando foi fundado e fica perto do porto da cidade.

Placa do Union Oyster House
lagostas de primeiro mundo: grandes e gordas

Para conhecer Boston e dominá-la em poucos dias, vale fazer um passeio com o chamado Duck-tour, um carro anfíbio, que passa pelos principais pontos da cidade e continua o passeio pelo Rio Charles, que corta a cidade.

Duck-tour, em Boston, Massachutts, Estados Unidos
Duck-tour

Compras

Não deixe de conhecer as ruas Newbury e Charles. Nelas estão distribuídas as melhores lojas americanas e estrangeiras, sendo que, na segunda, decorada com lampiões de gás do século passado, estão os melhores antiquários do país. O Quincy Market é uma área revitalizada do centro da cidade, onde se encontra o melhor artesanato de Boston, além de restaurantes, bares e cafés.

Lojas da Charles Street
O charme da Charles Street
Quincy Market
O Quincy Market é passeio obrigatório para quem vai a Boston

Sol, mar e estilo

Um passeio interessante é sair da cidade e pegar a rodovia 3, que leva a Cape Cod, onde mansões milionárias se espalham por vilarejos sofisticados. Lindas praias de areia branca e fininha cercam a península que tem forma de escorpião. No verão, o trânsito é insuportável, mas durante o resto do ano, dá pra ir até lá facilmente e observar o charme de cidadezinhas como Sandwiche, Falmouth, Chatham e Hyannis, onde a família Kennedy tem casa até hoje.

Hyannis, Massachutts, Estados Unidos
Hyannis – a sofisticação está na simplicidade

De Nova Iorque a Boston

Boston fica muito próximo a Nova York. Pode-se chegar lá em 40 minutos de avião. Ou de trem, numa viagem de 3 horas e meia, apreciando a linda paisagem – em qualquer estação do ano. Mas, a grande vantagem de ir de trem, além do conforto dos vagões, internet grátis e restaurante, é fugir dos trâmites do aeroporto. É sair do centro de Nova York e chegar no centro de Boston.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Picture of Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

Respostas de 10

  1. Que explanação perfeita. Muito bom fazer um turismo por Boston se atentando ao viés do berço da elite americana! As edificações são lindas e a biblioteca é maravilhosa!

  2. Que delicia conhecer a cidade de Boston por seus olhos. Realmente a cidade é muito encantadora. Eu conheço pouco dos EUA e Boston é uma das cidades que ainda não visitei. Nunca pensei nisso, na verdade, até ler o seu post. Muito obrigada, já quero…

    1. Norma, Boston é uma cidade muito interessante, que vale a visita. É pertinho de Nova Iorque, dá pra dar um pulinho por lá e conhecer.

      1. Que lindeza é Boston, um belo berço da elite americana. As edificações arquitetônicas são belíssimas. Suas dicas me fizeram ter vontade de visitar a cidade. Obrigada

  3. Fomos a Boston com os filhos e foi uma experiência maravilhosa. Fizemos a Freedom Trail com eles, foi muito bom vê-los empolgados acompanhando o texto sobre cada lugar por onde passávamos, eles se envolveram muito mais do que eu esperava. Ah, e o sanduíche de lagosta (Lobster Roll) da Boston & Maine Fish.Co no Quincy Market? Nossa, aguei só de me lembrar. Adorei Boston e quero voltar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos