Elevador Lacerda e a Baía de Todos os Santos

Bairros de Salvador, Bahia, que todo turista precisa conhecer

Quando você ouve falar em Salvador, a capital baiana, quais são as imagens projetadas aí na sua mente? Lindas praias, carnaval, Pelourinho ou o delicioso acarajé? Saiba que Salvador tem muito mais a oferecer, a começar pelos bairros que todo turista precisa conhecer. Na sua próxima visita ao coração do Nordeste, não deixe de explorar os bairros que destacamos abaixo.

Itapuã

Começamos nosso roteiro pelo bairro mais sossegado da lista: Itapuã, uma antiga vila de pescadores de baleia. Um pouco mais afastado do Centro, o lugar é perfeito para quem curte a tranquilidade em meio às belíssimas praias, hospedando-se em hotéis de luxo ou nas aconchegantes pousadas. Nos arredores das casas em Itapuã os moradores e turistas têm a seu dispor a excelente estrutura em comércio, shopping, restaurantes e opções de entretenimento. Pertinho, apenas 10 km, fica o aeroporto.

Farol de Itapuã, em Salvador, BA.
Itapuã é um bairro emblemático da cidade e o seu farol, o cartão postal

Em Itapuã, estão alguns dos pontos turísticos mais famosos da Bahia: a Lagoa do Abaeté e a escultura em tamanho natural do poeta Vinicius de Moraes, que fica pertinho do farol, na praça de mesmo nome. No início dos anos 1970, o poeta morou na cidade por 6 anos, com sua mulher, Gessy Gesse. O monumento foi inaugurado em 2003, quando ele faria 90 anos de idade.

Escultura de Vinícius de Moraes, em Itapuã
Vinícius eternizado na escultura do artista plástico Juarez Paraíso

Perto da praça, está a casa onde ele e a mulher moraram, que se transformou no Memorial Casa di Vina, que abriga várias fotos, documentos e objetos que pertenceram ao casal. A visitação é gratuita e acontece de segunda a domingo, das 12 às 22 horas. O turista que for a Salvador precisa conhecer Itapuã, seja durante os meses mais pacatos, ou durante o agito do carnaval.

Rio Vermelho

Seguindo os bairros de Salvador que todo turista precisa conhecer, chegamos ao Rio Vermelho. Na região, conhecida pela movimentada vida noturna, há bares e restaurantes que oferecem gastronomia de primeira e noites para marcar a viagem. Bairro seguro para morar ou curtir as férias, o Rio Vermelho é rico em cultura e história, sendo um dos locais de inspiração para os romances do escritor baiano Jorge Amado. Aliás, é no Rio Vermelho que o turista encontra o Museu Casa do Rio Vermelho, que foi residência do escritor e de sua esposa Zélia Gatai. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita. Nos outros dias, custa 20 reais.

Casa do Rio Vermelho, Salvador, Bahia
O memorial de Jorge Amado e Zélia Gattai, casa onde o casal viveu por 40 anos
largo de Santana
Largo de Santana, conhecido, também, por Largo da Dinha, uma das famosas baianas do acarajé.
Praia do Buracão, Rio Vermelho, Salvador, Bahia
Na Praia do Buracão, a oportunidade de mergulhar nas águas mornas, verdes e transparentes do Rio Vermelho

Para quem possui um apartamento no Rio Vermelho ou vai alugar um quarto de hotel, recomendamos a parada no Mercado do Rio Vermelho, conhecido como Ceasinha. No local, o visitante encontra peixes fresquinhos, a praça gourmet com temperos baianos e internacionais, artesanato e as lembrancinhas que fazem parte de toda viagem. Curtir um happy hour com os amigos ou a família no pôr do sol é uma ótima pedida.

Barra

No itinerário de todo turista em Salvador tem que estar a Barra, certamente um dos melhores bairros da capital baiana. Com a belíssima vista do nascer e pôr do sol, os visitantes e moradores são testemunhas de um cenário deslumbrante de frente para o mar.

Farol da Barra, Salvador, Bahia
O Farol da Barra, além de ser uma referência, é o melhor cartão postal da capital baiana
Praia da Barra, Salvador, Bahia
O mergulho nesse pedacinho de Salvador é impagável

Para quem adora conhecer a fundo a cultura dos lugares que visita, o bairro é um núcleo cultural e histórico de Salvador. Os traços arquitetônicos e o afamado Farol da Barra, onde encontramos o Museu Náutico da Bahia e alguns de seus objetos submersos há séculos, revelam um lugar que evidencia o passado em sintonia com o presente da cidade. Os serviços essenciais, como supermercados, lojas, escolas e infraestrutura urbana, colaboram para que a região seja bem valorizada. Imóveis na Barra é um sonho de consumo de muita gente que procura bem-estar e o lugar completo para guardar na memória.

Siga a gente no Instagram: https://www.instagram.com/existe_um_lugar/

Conhecer Salvador é mergulhar, literalmente, nos mares da história do Brasil. A capital da Bahia é rica em cultura, praias, gastronomia e, claro, em alegria. A felicidade contagiante do povo baiano se manifesta pelos bairros e no passeio ao Centro Histórico, onde topamos com um dos pontos turísticos mais famosos do país, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Patrimônio da Humanidade: o Pelourinho.

Pelourinho, Salvador, Bahia
O Pelourinho é o ponto turístico mais visitado de Salvador

Post realizado em parceria.

4 comentários em “Bairros de Salvador, Bahia, que todo turista precisa conhecer”

  1. Adoro Salvador e adoro os bairros que você indicou. Muito bom ler sua matéria, me deixou com saudade.

    1. Salvador é demais… toda a cidade é especial!

    1. Você tem razão, Rodrigo, Salvador é uma cidade incrível!
      Valeu pela visita, grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + treze =