O azul incrível das praias de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo – o paraíso brasileiro

Por Wendell Almeida – São muitos os lugares que disputam o título de melhor destino de praias do Brasil: Maragogi, Fernando de Noronha, João Pessoa, Praia dos Carneiros, Canoa Quebrada, dentre outros. Para não instigar ainda mais esta disputa, de difícil solução, nos limitaremos, neste texto, a destacar as peculiaridades exclusivas, que fazem de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, um verdadeiro paraíso brasileiro.

O azul da água da água das praias de Arraial do Cabo fazem do lugar um paraíso
O azul da água das praias de Arraial do Cabo, que faz do lugar um paraíso

Siga nosso perfil no Instagram: https://www.instagram.com/existe_um_lugar/

À 146 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, o município de Arraial do Cabo está localizado na chamada Região dos Lagos ou Costa do Sol, que abrange uma área de 2.004,003 km², e que inclui outros tão procurados destinos turísticos, como Armação dos Búzios e Rio das Ostras, por exemplo.

Caminho do Rio de Janeiro para Arraial do Cabo
Caminho do Rio de Janeiro para Arraial do Cabo (Google Maps)

Independente de seu vizinho Cabo Frio desde 1985, Arraial do Cabo tem apenas 30.000 habitantes, o que lhe dá um jeitinho de cidade do interior, que, todavia, ferve na alta estação, com os milhares de turistas, que invadem a cidade em busca das belezas que suas praias oferecem.

Portal de entrada para Arraial do Cabo
Portal de entrada para Arraial do Cabo, dando as boas vindas ao visitante (foto: Pixabay)
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Um pouco de história…

Em 1503, na segunda expedição à costa brasileira, o colonizador europeu Américo Vespúcio decidiu se separar do resto da tropa, seguindo para a direção sul. Chegando à Praia da Rama – atualmente conhecida como “Praia dos Anjos”, deu ao local o nome de Cabo Frio, devido aos fatores naturais encontrados na região.

Ali construiu um forte, cujas ruínas ainda podem ser visitadas através de uma trilha entre a Praia do Forno e a Prainha. No local foi fundada também a primeira feitoria do Brasil, não se sabendo ao certo se em Cabo Frio ou na própria Arraial do Cabo.

Ainda existe na cidade a primeira construção de alvenaria da terra recém-descoberta, a “Casa de Piedra”.

Casa de Piedra em Arraial do Cabo
Casa de Piedra em Arraial do Cabo (foto: Wikipedia)

Dentro do local funciona hoje um restaurante do tipo “self service”, onde o visitante pode degustar algumas das delícias da culinária local.

As praias de Arraial do Cabo

Mas, vamos ao que interessa, né? O que mais nos atrai para Arraial do Cabo, senão as suas inesquecíveis praias?

Com exceção da Praia da Ilha do Farol, são todas visitáveis a pé e facilmente acessíveis, o que torna o local ainda mais atraente, dispensando a necessidade de transporte.

Praias de Arraial do Cabo
As praias de Arraial do Cabo (Foto: Pinterest)

Selecionamos o melhor das principais praias de Arraial do Cabo para o leitor programar uma visita inesquecível a um dos melhores destinos brasileiros.

Praia da Ilha do Farol

Começando pela mais deslumbrante delas, a Praia da Ilha do Farol tem o tom da cor da água capaz de garantir o título de Caribe Brasileiro.

As águas transparentes da praia da Ilha do Farol
As águas transparentes da praia da Ilha do Farol

Trata-se de uma área de reserva, protegida pela Marinha, onde há controle do número de visitantes e da permanência no local. A estada máxima é de 45 minutos, tempo que ficará para sempre na sua memória e, com certeza, registrado nas inúmeras fotografias que você fará.

Impossível não fazer dezenas de fotos na Praia da Ilha do Farol em Arraial do Cabo
Impossível não fazer dezenas de fotos na Praia da Ilha do Farol, em Arraial do Cabo

No local não há estrutura de bares e banheiros e não é permitido deixar lixo, o qual deverá ser levado de volta com o turista. Mas o tempo passa rápido ali e você não sentirá necessidade de nada, além de apreciar aquela beleza.

Reserve um tempo para contemplação da Praia da Ilha do Faro em Arraial do Cabo
Praia da Ilha do Faro em Arraial do Cabo

A temperatura baixa da água (que pode chegar a 13˚C) até assusta no início, mas, depois de alguns mergulhos, passa a ser revigorante.

Apesar das baixas temperaturas da água, o mergulho nas praias de Arraial do Cabo é revigorante
Apesar da baixa temperatura da água, o mergulho nas praias de Arraial do Cabo é revigorante

Para chegar na Ilha do Farol

Há inúmeras empresas de turismo que levam os visitantes para conhecer a Ilha do Farol em Arraial do Cabo. Falando de nossa experiência pessoal, recomendamos a Arraial Vip Turismo, que oferece um passeio de 5h, num roteiro que inclui, além da Ilha do Farol, uma parada de 1h nas prainhas do Pontal do Atalaia, meia hora na Praia do Forno e uma passeio panorâmico em alto-mar, passando próximo da Fenda de Nossa Senhora, Gruta Azul, Gruta do Amor, Cratera do Meteorito e Pedra do Macaco.

A dica de ouro é fazer o passeio pela manhã, pois à tarde o desembarque na Ilha do Farol não é garantido, devido às regras da Marinha.

Gruta do meteorito, em Arraial do Cabo
Gruta do meteorito, vista no passeio de barco pela Ilha do Farol, em Arraial do Cabo
Gruta Azul, em Arraial do Cabo
Gruta Azul, vista no passeio de barco pela Ilha do Farol, em Arraial do Cabo
Um dos barcos da Arraial Vip Turismo, em Arraial do Cabo
Um dos barcos da Arraial Vip Turismo, em Arraial do Cabo

O passeio custa em torno de R$ 100 por pessoa.

Contato: @arraialvipturismo (Instagram) e wpp 022 99819-8183.

Praia do Forno

Acessível de barco e também por uma trilha (a subida exige uma certa disposição), a Praia do Forno não tem limite de permanência no local. É possível, portanto, ficar horas curtindo as suas águas transparentes e refrescantes.

Praia do Forno, em Arraial do Cabo
A beleza da Praia do Forno, em Arraial do Cabo (Foto: Pixabay)

Outro grande atrativo do local é a estrutura de barracas, onde se pode comprar lanches e bebidas, o que convida os visitantes que desejam passar o dia inteiro curtindo.

Para quem deseja algo sossegado, há uma área mais afastada, menos frequentada e, portanto, mais tranquila.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Apesar de serem separadas por uma pequena faixa de terra, durante a maré baixa as prainhas se misturam, virando uma praia só.

O acesso até lá pode ser feito de carro, a partir do alto do Morro do Pontal do Atalaia, de onde uma imensa escadaria leva às praias lá embaixo. Já na descida, é impossível não se encantar com o visual, um dos mais incríveis de Arraial.

Escadaria que leva às prainhas do Pontal do Atalaia
Escadaria que leva às prainhas do Pontal do Atalaia

A temperatura da água, sempre transparente, é das mais amenas em relação a das outras praias de Arraial.

Indo para o lado direito da praia, o visitante encontrará a Gruta do Amor, que lhe renderá lindas fotos e, ainda, segundo reza a lenda, a garantia de um amor eterno.

Embora não haja estrutura de bares e restaurantes, em dias de maior movimento é possível encontrar vendedores ambulantes oferecendo lanches e bebidas.

Além da escadaria que parte do alto do Morro do Pontal do Atalaia, pode-se alcançar as prainhas através de uma trilha de aproximadamente 1h, a partir do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM); ou de barco, a partir da Praia dos Anjos.

A praia agrada todos os gostos. Desde quem gosta de movimento, com cadeiras e sombreiros espalhados pela fina e branca areia; até aqueles que preferem um pouco mais de espaço, para ler ou, apenas, contemplar a beleza local.

Prainhas do Pontal do Atalaia sempre atraindo visitantes para o local
Prainhas do Pontal do Atalaia, sempre atraindo visitantes

Praia Grande

A mais centralizada e popular praia de Arraial do Cabo, a Praia Grande é a opção para quem exige infra-estrutura, como bares, restaurantes e banheiros; além de facilidade para chegar e deixar o local.

A beleza estonteante da Praia Grande em Arraial do Cabo
A beleza estonteante da Praia Grande em Arraial do Cabo

A Praia Grande é a preferida também dos surfistas, em razão da sua extensão e localização em mar aberto, favorecendo à formação de ondas boas para surfar.

Outro grande atrativo da Praia Grande é o pôr do sol visto do local, imperdível.

O lindo pôr do sol da Praia Grande, em Arraial do Cabo
O lindo pôr do sol da Praia Grande, em Arraial do Cabo

Prainha

A Prainha (não confundir com as Prainhas do Pontal do Atalaia) é uma das praias mais urbanas de Arraial do Cabo, logo ali, na frente dos hotéis e restaurantes próximos do centro da cidade.

A Prainha, sempre cheia de turistas, em Arraial do Cabo
A Prainha, sempre cheia de turistas, em Arraial do Cabo (Foto: Pinterest)

É considerada a “porta de entrada” de Arraial do Cabo, por ser acessível logo na entrada da cidade. Sua localização, próximo a hotéis e pousadas, é ideal para quem não deseja se locomover muito.

Praia do Pontal

Um pouco antes de chegar à cidade de Arraial do Cabo, é possível avistar, à sua esquerda, essa praia, sempre tranquila, e que fica já no final da faixa de terra que se estende desde a cidade de Cabo Frio.

As árvores da Praia do Pontal, em Arraial do Cabo
As árvores da Praia do Pontal, em Arraial do Cabo, que convidam a um piquenique em família

Seu grande diferencial é a tranquila e sossegada área localizada embaixo de árvores, que favorece a estada com a família, para fazer um piquenique e as crianças brincarem a vontade.

No local há muito espaço para estacionar seu veículo. Portanto, para aqueles que chegam a Arraial de carro, vale a pena dar uma parada e apreciar a vista.

Praia dos Anjos

A movimentada Praia dos Anjos é o local de onde partem os barcos turísticos com destino à Ilha Grande e onde aportam os barcos pesqueiros que abastecem a região.

Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo
A Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, ao lado do porto de onde saem e chegam os barcos (Foto: Pinterest)

Os inúmeros barcos aportados ali deixam na água um pouco de resíduo de óleo diesel, o que impede que a Praia dos Anjos seja considerada uma das praias mais limpas da cidade.

Praia Brava

Para quem está em busca de calma, sossego e quase isolamento, a Praia Brava é a melhor opção.

O isolamento da Praia Brava, em Arraial do Cabo, favorece o naturismo
A escadaria de pedras que leva à Praia Brava, em Arraial do Cabo

Sua pequena extensão (de aproximadamente 400 metros), com algumas escarpas, que chegam a 20m de altura, fazem dela o local ideal para a prática do nudismo por alguns turistas mais desinibidos.

O acesso à Praia Brava é através de uma pequena trilha (bem leve), que levará a uma escadaria de pedras, meio desafiadora. É que além de não haver corrimão, o visitante desce a escada íngreme encarando o mar azul, lá embaixo, podendo se desconcentrar um pouco.

É possível deixar o carro estacionado na rua Castro Neto e entrar na trilha em direção ao mirante que levará à escadaria.

Quando ir

As águas frias das praias de Arraial do Cabo ficam ainda mais geladas no inverno. Por isso, talvez a estação não seja a melhor para quem deseja se aventurar em mergulhos e banhos de mar.

No verão a cidade fica lotada de turistas e, portanto, tudo fica mais concorrido e os preços, conseguintemente, um pouco mais altos.

Por isso, se possível, escolha a baixa estação, entre os meses de março e maio e setembro e novembro para visitar a cidade.

Como chegar

A melhor forma de chegar a Arraial do Cabo é de avião até o Rio de Janeiro ou Cabo Frio e partindo de lá, de ônibus ou carro alugado, para a Região dos Lagos. Há estação rodoviária na cidade e também nas cidades vizinhas, como Cabo Frio e Armação dos Búzios.

Onde se hospedar

Inúmeras opções de hotéis, pousadas e até imóveis para locação, nas várias faixas de preços, dão ao turista o conforto de escolher opção que melhor que convém em Arraial do Cabo.

Há, inclusive, hotéis com acessibilidade para PCD. Alguns sites de reserva, com booking.com e hoteis.com, têm o filtro específico para esta pesquisa.

Atenção apenas para a necessidade de reservar com antecedência, principalmente na alta estação.

Há ainda a possibilidade de se acomodar nas cidades vizinhas, como Cabo Frio, Rio das Ostras e Armação dos Búzios, onde há opções mais sofisticadas.

21 comentários em “Arraial do Cabo – o paraíso brasileiro”

  1. O Brasil é lindo! Espero que continue sendo dos brasileiros.

  2. Adorei a matéria! Lindas fotos e tudo descrito como realmente é.
    Quando fui, ha 5 anos, a Azul tinha uma rota na alta estação que decolava de SP aos finais de semana e pousava em Cabo Frio, sendo uma otima opção para ficar a semana toda no paraíso. Nao sei se ainda existe.
    Parabéns pelos detalhes e obrigada por compartilhar!
    Um abraço

  3. Nossa! Ainda não conheço, mas deu muita vontade de aproveitar todas essas belezas ?☺️ Excelente texto!

    1. Que bom que gostou, minha querida. Arraial do Cabo tem que entrar no roteiro de uma de suas viagens!!! Obrigado por visitar nosso blog. Beijooo

  4. Muito que conhecer. Paraíso na terra☀️

  5. Ah, Muita beleza!!! Parabéns pela matéria !!!!

    1. Que pena, Laryssa! Mas esse risco sempre existe, né? Já tem um motivo para voltar!!! Obrigado por visitar nosso blog!! Gde abco

  6. Um dos destinos mais exuberantes do estado do Rio de Janeiro. Como guia de turismo no Rio, sempre recomendo a todos que, ao visitarem a cidade também maravilhosa, disponham de pelo menos 1 dia a mais para visitar esse paraíso que é Arraial do Cabo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 11 =