logo existe um lugar no mundo 1578

Cristo Salvador, a Catedral de Moscou

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Linda por fora, mas com um interior surpreendente.

A Catedral Cristo Salvador (Хра́м Христа́ Спаси́теля) é um templo da Igreja Ortodoxa, dos mais importantes, localizado em Moscou. Inaugurada em 1833, com a coroação do Imperador Alexandre III, ela foi construída para homenagear os mortos na luta contra Napoleão. A igreja levou 66 anos para ficar pronta e tem capacidade para receber 10 mil fiéis. Houve um tempo em que a catedral era a construção mais alta de Moscou – quase 103 metros.

Catedral Cristo Salvador
Se por fora ela impressiona, imagine por dentro.
Catedral Cristo Salvador
Um dos sinos da Catedral Cristo Salvador, em Moscou
Cristo salvador
A fachada trabalhada com esculturas

Cristo Salvador: por que conhecer?

O primeiro motivo é que ela tem o interior mais bonito de todas as igrejas ortodoxas, na opinião de várias pessoas. A beleza da Catedral é impactante. Eu nunca vi nada mais bonito em se tratando de igrejas! Apesar do seu tamanho, há muita delicadeza e suavidade nos desenhos, nas cores e nas texturas das paredes, que parecem acetinadas.

Cristo Salvador
Numa das cúpulas, Jesus cercado por anjos. Foto do site

Cristo Salvador: estrutura

Clara por dentro, diferente das outras. Sua fachada é trabalhada, tem paredes com granito finlandês e mármore, além de cinco cúpulas douradas e 14 sinos em quatro delas. O maior deles pesa 24 toneladas. É bom visitá-la com tempo para observar todos os detalhes. Infelizmente, fotografar é proibido. Ainda assim, se eu tivesse fotografado, seria difícil captar toda a beleza do seu interior.

O altar com a iconostase
O altar com a iconostase é de tirar o fôlego. Foto do site.
Cristo Salvador
Na foto do wikipedia, dá para se ter uma ideia do que encontramos lá dentro.
cristo salvador
O teto é um espetáculo que disputa com todo o resto da igreja. A dúvida é: olhamos para cima ou para baixo?

Cristo Salvador: história turbulenta

O segundo motivo é a sua história: a construção da Catedral aconteceu em função da vitória da Rússia sobre o exército francês de Napoleão. Após esse episódio, o país vivenciou uma fase de patriotismo e espiritualidade nunca vista. Era necessário realizar algo que simbolizasse esse momento. Depois de analisar várias opções, o csar Aleksandr 1º escolheu o arquiteto Karl Magnus Vitberg, um sueco que precisou se batizar na igreja ortodoxa para realizar o projeto: a Catedral Cristo Salvador.

Alexander Lavrentevich Whitberg
Alexander Lavrentevich Whitberg, antes da adoção da Ortodoxia – Carl Magnus

O arquiteto caiu no gosto do csar, que o nomeou chefe da construção, embora Vitberg tenha relutando, alegando que não tinha a menor experiência com obras. Mas, em 1825, sete anos depois do início da construção, o csar Aleksandr 1º morreu e Nikolai 1º foi coroado. Imediatamente, a obra foi suspensa, por causa dos custos que eram muito altos. Além disso, descobriram que havia fraudes no projeto. O arquiteto foi julgado e condenado, seus bens foram confiscados e ele foi exilado. Dizem que tudo isso foi uma grande tramoia dos subordinados do arquiteto. Ciúme!

Promessa

Mas Nikolai 1º, muito religioso, queria cumprir a promessa do csar morto, seu irmão. E, em setembro de 1839, a obra foi retomada, mas em outro local. Um novo arquiteto assumiu os trabalhos, numa área próxima a um mosteiro. Mas, uma abadessa incomodada com o barulho, rogou uma praga na construção.

Aos trancos e barrancos, como dizia a minha avó, enfim, a Catedral ficou pronta mas, em 1931, ela foi dinamitada por Stalin, por ser considerada um símbolo do império czarista. Os comunistas queriam construir, no lugar da catedral, o Palácio dos Sovietes, com uma torre de 400 metros de altura e, no topo, uma estátua de 98 metros de Lênin. Pela dificuldade de realização, o projeto nunca foi executado. Em seu lugar, foi construída uma piscina pública, que funcionou até 1994. Com a queda da União Soviética, o Prefeito de Moscou, Yuri Lujkov, com o apoio do povo, devolveu a Catedral à cidade. Em 2000, ela foi reinaugurada, exatamente, como era antes.

Ponte Patriarshy
Ponte Patriarshy: o acesso direto para a Catedral

Cristo Salvador: a reconstrução

Em 1995, um decreto presidencial determinou que o dinheiro público não seria gasto na reconstrução da igreja. Os recursos deveriam vir de doações da população, da própria Igreja Russa ou de empresas estrangeiras no país. E assim aconteceu. Mas, a maior parte, 200 milhões de dólares, veio mesmo do governo federal. O resto, 150 milhões de dólares, veio das doações. Nas paredes da Catedral, os nomes de todos os doadores foram eternizados. Assim que ficou pronta, a catedral se converteu no maior centro espiritual do país. Nela se celebram os ofícios religiosos durante a Páscoa, o Natal e em outras datas importantes para a Igreja Ortodoxa.

doadores
Os nomes do doadores se eternizaram nas paredes da catedral

As cúpulas

O número de cúpulas das igrejas ortodoxas têm um significado. Uma única cúpula revela a fé em um único Deus. Três cúpulas significam a fé na Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Cinco cúpulas – bulbosas -, que é o caso da Catedral Cristo Salvador, simbolizam Cristo e quatro apóstolos evangelistas (formato tradicional das igrejas da Moscou medieval dos séculos 15 a 18). Sete cúpulas personificam os sete dons do Espírito Santo. Nove, as ordens dos poderes eclesiais. E assim por diante, até trinta e três, que são o número de anos de Jesus, na terra.

Cristo Salvador
As cinco cúpulas da Catedral do Cristo Salvador
Cristo Salvador
Numa das cúpulas, o Espírito Santo é representado por uma pomba cercada por sete dons divinos. Foto: site
Cristo Salvador
Em outra, a imagem do Salvador sentado no trono, com um livro e um cetro. Foto: site.

As cores também têm significado

Uma cúpula verde tem relação com a Santíssima Trindade. Azul, com a Virgem Maria. Mas se a cúpula é dourada, ela representa Jesus ou as chamas de uma vela bruxuleando em direção ao céu.

cristo salvador
As cúpulas da Catedral pode ser vistas de vários pontos da cidade

Simbologias

É interessante observar a simbologia da arquitetura: o templo quadrangular é a imagem do mundo celestial. As quatro paredes encarnam os quatro apóstolos evangelistas, os quatro cantos do mundo onde se pregou as leis de Deus. O belíssimo interior é composto por sete áreas de alturas diferentes. Painéis de mármore na direção da nave principal representam as vitória militares da Rússia.

O exterior da Catedral

Nas quatro fachadas, os temas foram escolhidos pelo Patriarca de Moscou. Nos altos-relevos, os protagonistas são as forças celestiais, a Virgem e o Senhor, que protegeram a Rússia durante toda a história. As esculturas têm a mesma disposição ao lado das portas, das janelas, mas os temas, de acordo com os pontos cardeais, são diferentes.

Cristo salvador
Personagens do velho e do novo testamento adornam uma das portas da Catedral

A visita

A Catedral Cristo Salvador está localizada no distrito de Arbatskaya, às margens do rio Moscou. A entrada é grátis, mas a gente passa por um detector de metais e por uma revista na bolsa. Não pode fotografar ou filmar. É possível visitar o mirante, que fica a 40 metros de altura, e observar a cidade de cima. A igreja está aberta das 6:30 às 22 horas.

Cristo salvador
Anjos e santos sobre a porta de entrada

Disputa

A Catedral Cristo Salvador disputa com a São Basílio o grau de importância na cidade, uma vez que as principais solenidades acontecem na primeira. A Catedral de São Basílio chama a atenção pelas cores e formatos das suas cúpulas e estrutura – parece a casa de Joãozinho e Maria (dos contos de fadas) ou um bolo produzido pela Lelê Fuê. Portanto, as duas merecem uma visita e você mesmo pode tirar a sua conclusão.

Catedral de São Basílio
Detalhes que fazem a Catedral de São Basílio, a mais bonita da Rússia
Catedral Cristo Salvador, em Moscou
Linda por fora, mas com um interior surpreendente.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Reddit
Tumblr

você também pode gostar

autor(a)

Sônia Pedrosa

Sônia Pedrosa

Publicitária

comentários

16 respostas

  1. Nossa que texto incrível sobre Cristo Salvador, a catedral de Moscou. Desconhecia o contexto e história com tanta riqueza de detalhes aqui abordados! Parabéns!

  2. Sônia que lindo que é o Cristo Salvador, quero muito conhecer Moscou, acho a Rússia um país super interessante. Seu post aumentou ainda mais minha curiosidade

    1. Hebe,
      Esta é a igreja que achei mais bonita, por dentro, em Moscou. Não vi nada parecido. Uma verdadeira surpresa.
      Moscou é uma cidade que recomendo, sem medo de errar. Linda demais!

  3. Uau, que coisa mais a Igreja do Cristo Salvador em Moscou. Sempre coloco igrejas nos roteiros de minhas viagens, independente do caráter religioso, gosto de ver as histórias que elas contam através de suas imagens, pinturas além do acervo de obras de arte que encontramos. Uma maravilha.

    1. Cynara, também adoro visitar igrejas e essa é especialmente bonita e tem muita história pra contar. Foi reconstruída com a ajuda do povo e uma das mais lindas por dentro. Em Moscou, é a minha preferida.

  4. Mas que maravilha a Igreja Cristo Salvador em Moscou. Eu ainda não conheço a Rússia, e pior que agora está cada vez mais difícil de conhecer.

    1. Já pensou, Norma? Se Deus quiser, tudo vi se normalizar e a gente vai poder circular por esse planeta sem restrições. A Rússia é um país lindíssimo e o mundo merece conhecer.

    1. Marcella,
      Agora, eu ri demais!!!! A casa de Joaozinho e Maria é linda, mesmo. Mas a do Cristo Salvador, por dentro, é deslumbrante! Volte a Moscou. Ela merece a sua volta.
      Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais recentes

Arquivos